Esse equipamento aguenta bem robalos até bem grandes, mas eu dei uma dimensionada para segurar a barra no caso de pegar um espada, que não toma linha ou briga realmente correndo, mas que faz um puta peso e é foda de levantar na vertical.
Uma vara 6' ou 6'6"de comprimento
, de ação média (Para facilitar arremessar longos chicotes e amaciar a fisgada em casos de peixes de boca mole) para molinete, na faixa de 12-25lb (Uma 10-20 serve bem se você não for pescar espada com frequência).
Como você falou que tá bem sem grana, eu vou fugir de materiais caros como carbonos mais nobres como IM7+, embora os considerem essenciais hoje pra mim, embora no meu tempo de iniciante e menos fresco eu usava materiais mais baratos sem maiores limitações.
Aqui um exemplo de modelo (Fuja de marcas que são as inferiores das inferiores, como Ottoni ou demais chinesas desconhecidas)
http://www.pescapinheiros.com.br/vara-d ... --2-partes
Para molinete, você vai precisar ter até 100m da linha que vai utilizar, equilibrando o conjunto, com capacidade máxima para 25lb da vara, dá uma linha monofilamento 0.30mm
Portanto, um modelo de molinete que comporte 100m de linha 0.30mm (O que dá nas marcas tradicionais, um tamanho 2000 ou 2500)
Aqui, eu vou dar uma exagerada, e já colocar um produto mais "caro", mas que você possa aproveitar melhor mais pra frente. Varas mais caras são relativamente mais baratas que molinetes de igual nível.
http://www.pescapinheiros.com.br/moline ... a-2500-5bi
Já tive muitos molinetes baratos da Marine Sports, não recomendo
Linha: Monofilamento de 0.30mm, se puder comprar de uma marca melhor (Fuja de Platinum XT, Max Force, etc) melhor, você acaba tendo uma linha que dura muito mais, mais firme e com menos memória. Montei com mono porque passadores de varas mais baratas não comportam bem linhas multifilamentos, e também porque uma mono boa é cerca de 1/4 do preço de uma multi boa.
Basicamente é isso, os chicotes e montagens de leader vão variar com o que, como, e onde vai pescar. Um conjunto desse é mais pesadinho, mas você já ta pensando em um 5'6" com molinete 1000 mesmo, esse daria conta dos peixes maiores.