JAZZ - tópico oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
The Griot
Contato:

Re: JAZZ - tópico oficial

Mensagem por The Griot » 23 Mar 2015 08:33

Eu gostaria muito de comprar vinil. Pretendo começar a colecionar daqui a uns anos. Por enquanto o misto de falta de tempo pra degustar + falta de espaço para armazenar me faz ficar só nos MP3 da vida...

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 23 Mar 2015 09:42

Modern Samurai escreveu:Apenas por curiosidade: alguém aqui compra vinil ainda? Ou como eu, só mp3 (ou FLAC, a qualidade é melhor)? Eu colecionava discos, mas com o tempo, fui presenteando amigos e vendendo o que tinha de bacana. Enfim, quem curte comprar, colecionar, em sampa tem umas lojas bacanas como a "Barato Afins", "London Calling", entre outras. Eu gostava muito da "Velvet Cds", mas não sei se a loja ainda existe, faz uma cara que não compro mais nada.
Eu só baixo da internet mesmo. Até porque é no trabalho que passo a maior parte do tempo ouvindo música: das 8 horas de trabalho, eu passo umas 5 horas ouvindo os meus álbuns de jazz (e mais 1 hora ouvindo o resto: mpb, bossa, clássica, rock, fado, flamenco, etc). Eu trabalho em frente ao computador o dia todo e me concentro bem mais na tarefa se estiver ouvindo um som.
E como o local que mais ouço música é no trabalho, pra mim o melhor é mp3 mesmo.

E eu, diferente do Delta.40, não vejo nem a qualidade do arquivo. Muitas vezes tô procurando um disco de jazz e não encontro pra fazer o download dele inteiro, aí vou baixando música por música do youtube mesmo. x_x

Mas acho legal quem tem vinil e o toca discos.
BÓ VOVÔ!!!!

Delta.40
Contato:

Mensagem por Delta.40 » 23 Mar 2015 13:22

hahahahaha

Mas cara, se você só escuta enquanto está com o pensamento voltado para o trabalho e nas caixinhas do PC, MP3 está bom demais, mesmo de baixa qualidade. Você não notará diferença.

Eu entendo quem gosta de colecionar vinil. Só fico puto com nego que compra porque diz que o som é melhor e tem um sistema xingling, compra qualquer prensagem e não sabe do que está falando. Na verdade está comprando por moda e tentando se justificar.

Para extrair a qualidade do vinil tem que gastar e entender muito. É uma arte.

Abs.
SALINHO escreveu:
E eu, diferente do Delta.40, não vejo nem a qualidade do arquivo. Muitas vezes tô procurando um disco de jazz e não encontro pra fazer o download dele inteiro, aí vou baixando música por música do youtube mesmo. x_x

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 23 Mar 2015 14:23

Agora uma pergunta para os amigos: como vocês deixam salvos os álbuns de jazz?

Eu baixo o álbum numa pasta, que é nomeada com o nome do artista, depois o nome do ábum e depois entre parênteses o ano do álbum.
Eu prefiro colocar o nome do artista antes do nome do álbum porque fica mais fácil procurar entre as várias pastas de álbuns.
Fica tipo assim:

Art Tatum & Ben Webster - The Tatum Group Masterpieces, Vol 8 (1956)
Clifford Brown and Max Roach (1954)
John Coltrane - Giant Steps (1960)
Lee Morgan - Candy (1957)
etc.

Depois salvo pra dentro da pasta a imagem da capa do álbum.

E por último salvo um arquivo do word com um resumo da história do álbum (no mínimo com os nomes dos músicos), pra eu saber quem faz aquele lindo solo de piano ou quem tá arrasando no baixo.

Todos os meus álbuns são salvos dessa forma.

A pasta:
Charlie Parker - Live at Storyville (1953)

Dentro dela as músicas em mp3

Um arquivo jpg com a imagem da capa do álbum:
Imagem

E um arquivo do word contendo informações do álbum:
"Este LP contém duas transmissões apresentando Charlie Parker em Storyville, famoso jazz club de Boston, em 1953. Em um set ele foi acompanhado pelo Red Garland Trio (dois anos antes Garland havia ficado famoso tocando com Miles Davis), enquanto no outro set foi acompanhado pelo trompetista Herb Pomeroy e um trio liderado pelo pianista Sir Charles Thompson. A qualidade da gravação é ruim, mas Bird estava em ótima forma para estas sessões, tocando versões quentes de seu repertório habitual.

Um set foi gravado com o Red Garland Trio:
Red Garland - Piano
Bernie Griggs - Baixo
Roy Haynes - Bateria

O segundo set tinha os seguintes músicos:
Sir Charles Thompson - Piano
Herb Pomeroy - Trompete
Jimmy Woode - Baixo
Kenny Clarke - Bateria"
Editado pela última vez por SALINHO em 23 Mar 2015 15:11, em um total de 1 vez.
BÓ VOVÔ!!!!

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 23 Mar 2015 15:11

Depende. Eu pelo menos noto a diferença do mp3 à 320kbps para um lossless. Vai do player que você usa e no caso, headphones.
Delta.40 escreveu:Só arquivos lossless, a maioria flac.

Vinil, na maioria dos casos, é só modinha. Há quem goste de colecionar também.

Nos equipamentos de som convencionais, basta um mp3 em 320kbps. Duvido que se note diferença pra um lossless.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 23 Mar 2015 15:14

A parte mais gostosa é essa: garimpar, passar um tempo nas lojas. Com a correria de hoje, é impossível para mim. Eu invejo quem consegue fazer isso.
crazydiamond escreveu:Eu compro com certa frequência, tenho um pequeno acervo, escuto quase que diariamente. Gosto da arte, do hábito, das lojas, dos garimpos, enfim, gosto de todo o ritual.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 23 Mar 2015 15:20

Tô ligado. Então, dependendo o tipo de música, eu tento baixar só FLAC. A diferença de qualidade é nitida. Eu que tenho tinitus, percebo haha. Se um dia puder, invista num headphone bacana, como um Seinnheiser. Eu uso um desses e é maravilhoso. Recomendo pra quem puder investir num desses, é grana bem gasta.
SALINHO escreveu: Eu só baixo da internet mesmo. Até porque é no trabalho que passo a maior parte do tempo ouvindo música: das 8 horas de trabalho, eu passo umas 5 horas ouvindo os meus álbuns de jazz (e mais 1 hora ouvindo o resto: mpb, bossa, clássica, rock, fado, flamenco, etc). Eu trabalho em frente ao computador o dia todo e me concentro bem mais na tarefa se estiver ouvindo um som.
E como o local que mais ouço música é no trabalho, pra mim o melhor é mp3 mesmo.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 23 Mar 2015 15:24

haha você ficha os albuns, velho!!! Mas é bacana. Esse algum do Art com o Webster é sensacional.
SALINHO escreveu:Agora uma pergunta para os amigos: como vocês deixam salvos os álbuns de jazz?

Eu baixo o álbum numa pasta, que é nomeada com o nome do artista, depois o nome do ábum e depois entre parênteses o ano do álbum.
Eu prefiro colocar o nome do artista antes do nome do álbum porque fica mais fácil procurar entre as várias pastas de álbuns.
Fica tipo assim:

Art Tatum & Ben Webster - The Tatum Group Masterpieces, Vol 8 (1956)
Clifford Brown and Max Roach (1954)
John Coltrane - Giant Steps (1960)
Lee Morgan - Candy (1957)
etc.

Depois salvo pra dentro da pasta a imagem da capa do álbum.

E por último salvo um arquivo do word com um resumo da história do álbum (no mínimo com os nomes dos músicos), pra eu saber quem faz aquele lindo solo de piano ou quem tá arrasando no baixo.

Todos os meus álbuns são salvos dessa forma.

A pasta:
Charlie Parker - Live at Storyville (1953)

Dentro dela as músicas em mp3

Um arquivo jpg com a imagem da capa do álbum:
Imagem

E um arquivo do word contendo informações do álbum:
"Este LP contém duas transmissões apresentando Charlie Parker em Storyville, famoso jazz club de Boston, em 1953. Em um set ele foi acompanhado pelo Red Garland Trio (dois anos antes Garland havia ficado famoso tocando com Miles Davis), enquanto no outro set foi acompanhado pelo trompetista Herb Pomeroy e um trio liderado pelo pianista Sir Charles Thompson. A qualidade da gravação é ruim, mas Bird estava em ótima forma para estas sessões, tocando versões quentes de seu repertório habitual.

Um set foi gravado com o Red Garland Trio:
Red Garland - Piano
Bernie Griggs - Baixo
Roy Haynes - Bateria

O segundo set tinha os seguintes músicos:
Sir Charles Thompson - Piano
Herb Pomeroy - Trompete
Jimmy Woode - Baixo
Kenny Clarke - Bateria"

Delta.40
Contato:

Mensagem por Delta.40 » 23 Mar 2015 16:36

Foi como falei, nos sistemas de som convencionais, não dá para notar. Nesses vendidos em lojas de departamento, de marcas populares, Sony, Philips, ou nesses Docks da Bose, qualquer mp3 em 320kbps está bom para um sonzinho sem compromisso.

Se você usa um heaphone diferenciado, é outra coisa.

Eu tenho um sistema de som estéreo de alta fidelidade e nem me atrevo a baixar MP3. Meu player é o Foobar.

Abs.
Modern Samurai escreveu:Depende. Eu pelo menos noto a diferença do mp3 à 320kbps para um lossless. Vai do player que você usa e no caso, headphones.
Editado pela última vez por Delta.40 em 23 Mar 2015 16:50, em um total de 2 vezes.

Delta.40
Contato:

Mensagem por Delta.40 » 23 Mar 2015 16:40

Apenas pastas por gênero musical, depois por artistas, e solto os álbuns lá.

Salvo apenas as capas porque aparece no ipad quando controlo o foobar.
SALINHO escreveu:Agora uma pergunta para os amigos: como vocês deixam salvos os álbuns de jazz?

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 01 Abr 2015 19:59

Dizzy no trompete - "Blues After Dark"

phpBB [video]
BÓ VOVÔ!!!!

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 02 Abr 2015 07:57

O mestre maior da música brasileira, na minha opinião (sorry Jobim, sorry Hermeto, sorry todo mundo)...

Moacir Santos... (e pq nunca lembramos dele?!)

phpBB [video]

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 02 Abr 2015 15:30

SALINHO escreveu: O que tá achando do documentário?
E pensar que eu gastei R$ 240,00 pra comprá-lo há alguns anos e agora o bicho tá disponível legendado no youtube. kkkkkkkkkkk
Mas valeu cada centavo. Acho uma obra prima.

Foi sim.
Eu acho que tem que ser feita duas litas com o quinteto ideal: a primeira com os músicos que você acha os maiores (e mais importantes) da história; a segunda com os músicos que você mais gosta de ouvir.
Por exemplo, na minha lista de maiores do trompete estaria o Dizzy ou o Miles, na minha lista de preferidos estaria Lee Morgan ou Donald Byrd.

É óbvio que Dizzy, Miles ou Armstrong são mais importantes pra história do jazz, já que foram precursores, inovadores, criadores e desenvolvedores de estilos, etc.
Mas prefiro muito mais ouvir Lee Morgan, Donald Byrd ou Chat Baker que ouvir o Armstrong.

Essa história de lista é polêmica... kkkkkkkkkk :assassin:
Poderíamos reviver essas listas aqui. Acho bacana, não vai rolar xingamento e aumentará o conhecimento de todos.

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 02 Abr 2015 15:37

Modern Samurai escreveu:Apenas por curiosidade: alguém aqui compra vinil ainda? Ou como eu, só mp3 (ou FLAC, a qualidade é melhor)? Eu colecionava discos, mas com o tempo, fui presenteando amigos e vendendo o que tinha de bacana. Enfim, quem curte comprar, colecionar, em sampa tem umas lojas bacanas como a "Barato Afins", "London Calling", entre outras. Eu gostava muito da "Velvet Cds", mas não sei se a loja ainda existe, faz uma cara que não compro mais nada.
Flac e MP3, na verdade na minha casa não tem reprodutor de mídia que não seja digital. Hoje em dia só livro mesmo que eu ainda compro, isso quando não existe ebook.

Semana passada eu tirei quase cem livros para vender, pois achei arquivos digitais. Porém, mantive todos os meus livros de jazz.

crazydiamond
Contato:

Mensagem por crazydiamond » 02 Abr 2015 17:13

Spoiler:
The Griot escreveu:O mestre maior da música brasileira, na minha opinião (sorry Jobim, sorry Hermeto, sorry todo mundo)...

Moacir Santos... (e pq nunca lembramos dele?!)

phpBB [video]
Esse disco é muito bom mesmo!
Mais algumas misturas e sons experimentais: Hermeto; Pedro Santos; Di Melo; Moondog; Sweet Smoke; Taiguara.

Spoiler:
phpBB [video]
Spoiler:
phpBB [video]
Spoiler:
phpBB [video]
Spoiler:
phpBB [video]
Spoiler:
phpBB [video]
Spoiler:
phpBB [video]