Interestelar - novo filme do Nolan

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Re: Interestelar - novo filme do Nolan

Mensagem por Shin » 28 Nov 2014 01:47

E. Benes escreveu:
Spoiler:
Esse foi o pedaço do filme que eu não entendi. Porque se foi por conta daquele contato, do MM com a filha, que os humanos na Terra conseguiram inventar a tecnologia pra criar aquele canal, ele não poderia ser anterior ao proprio contato. Ele ja tinha que estar la antes mesmo de a comunicaçao se estabelecer entre ele e a filha. Essa parte foi que me pegou.
Spoiler:
Pois é. Mas existe um paradoxo de viagem temporal que prevê isso, que é o Paradoxo do Continuum. Segundo ele, o destino influencia o passado, que é a causa do próprio destino. Ou seja, como o tempo é um só e é contínuo, ininterrupto, é como se o Cooper houvesse saído da terra já destinado a influenciar o futuro e salvar a humanidade antes mesmo de ele ter feito isso.

Mas essa é apenas uma das especulações a respeito do final do filme. Pode ser também que eles tenham se valido da possibilidade de a distorção do espaço-tempo na singularidade crie ele mesmo um ambiente "tesseract-like" onde o espaço-tempo é tão comprimido que o tempo se torna espacial e uma quinta dimensão surge onde é possível navegar pelo tempo de vida do ser que ali estivesse. Como a singularidade é uma das grandes fronteiras da física e ninguém sabe o que acontece ali dentro, já que nem a relatividade geral e nem a física qântica, as duas grandes teorias atuais, explicam a matemática envolvida, as especulações são inúmeras.

Uma delas diz que a distorção do espaço-tempo na singularidade é tão extrema que ela acabaria criando um buraco de minhoca que expele a massa engolida pelo buraco negro para outro canto do espaço - e há quem diga, para outra dimensão. Assim, talvez o Cooper tenha caído numa região cuja compressão era tão extrema que o tempo deixou de ser um continuum para ser um lugar, uma posição, a concepção exata do modelo matemático do tesseract.

Fedor Machida
Contato:

Mensagem por Fedor Machida » 28 Nov 2014 10:05

Carrapeta escreveu:
Spoiler:
Vamo lá, vamo falar do final doido.

A parte q eu disse ser impossivel de acontecer foi a q matthew mcconaughey cai no buraco negro e não morre. Serio!!! O cara caiu la naquela bagaça escura e não morreu!!!! Vai SF!!! Alias, antes disso já aconteceu algo absurdo, q foi ele ir da um "passeio" na orbita do buraco negro...pelamordedeus...é tanto furo....sei não eim...pra começar, alem da nave ser esmagada pela gravidade gigantesca do buraco, e isso de muito longe, eles seriam vaporizados pela imensa radiação emitida. Não tem pra onde correr! Eles nunca poderiam chegar se quer na "unha" do buraco negro, never!!!

Mas blz, os caras foram dar um passeio no olho do monstro e talz, dai matthew mcconaughey joga a nave dentro do buraco negro e a nave consegue se manter de boas por um tempo consideravel...dai a nave começa a se despedaçar e ele ejeta do cockpit e fica lá flutuando... na maré mansa dentro do buraco negro, vivinho da silva, sem ser esmagado pela gravidade extraordinária e sem ser vaporizado pela radiação do buraco...NINJA!!!!!

Como dentro do buraco negro as leis da fisica não se aplicam (pelo q andei lendo), não existe mais o tempo e nem o espaço, ele parece q vai para uma outra dimensão, vai parar na estante de livros do quarto da filha dele, e lá ele tem acesso a todo o passado da filha naquele recinto. É como se fosse uma dimensão alem dos limites da realidade...pelo q eu li isso é possivel...na teoria da relatividade...eu acho...kkkkkkk. E ainda diz q "seres avançados" q criaram aquilo...q seres? Os homens dum futuro distante? Deus?

Esse filme é muita onda!!!!
Mas cara... não sei se vc se esqueceu mas aquilo q vc viu é ficção!!!!! kkkkkk Desculpa mas tive que zuar!!!! Os aspectos da física da moderna abordados no filme são apenas o tempero de uma grande ficção!! Vejo esses filmes como se fossem um eterno .... e se?.... e se acontecesse isso? e se acontecesse aquilo? e se isso for verdade? e se o desdobramento dessa teoria fosse assim assim e assado como vc reagiria? É como o filme Lucy: e se fosse possível usarmos 100% do nosso cérebro? E aí começa a viagem. Isso não significa que as cenas do filme são a verdade sobre o assunto. Enfim... Interestelar é uma "realidade ficctícia" que te leva à reflexão e que não é de forma nenhuma dogmática cientificamente pois nesses momentos o autor se vale da ficção. No mais, é mais uma história muito bem contada com elementos da ciência mas que não deve ser levada ao pé da letra. Não devemos cair no erro de achar que os roteiristas tinham que ter escrito uma história do nosso jeito pois seria mais plausível, ou no caso, ter escrito o que a ciencia moderna tem a dizer sobre o final. Nada a ver isso. Se for assim temos que ver apenas os documentários da Discovery ora.... Nós é que temos que embarcar no que estão nos contando.
Repito: achei o filme bom. Mas sinceramente não acho essa coisa toda que estão dizendo.. que será um cult e tal. Não saí do cinema com essa sensação.

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 28 Nov 2014 11:26

??? Ficção tudo mundo sabe q é, mas não vejo problema em apontar coisas q eu achei "absurdas", mesmo numa ficção.

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 28 Nov 2014 16:47

Shin escreveu:
Cara, tem Rápido e Devagar, do Kahneman, O Andar do Bêbado, do Mlodinow, Subliminar, também do Mlodinow e A Lógica do Cisne Negro, do Taleb.

Os quatro são muito bons mas o mais divertido deles é O Andar do Bêbado. O do Kahneman é sensacional mas a leitura é estupidamente chata.
:punk:
BÓ VOVÔ!!!!

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 28 Nov 2014 16:52

Spoiler:
ve se eu to certo: o filme até o buraco negro, mostra a visao dele na terra, mas ele ja estava no buraco negro pq ele na terra ja via o fantasma
ha entao 2 visoes:
1-a visao dele na terra
2-a visao dele após o buraco negro

entao o filme inteiro até o buraco negro mostra a visao dele na terra, sendo que ele ja estava no buraco negro pq ele na terra ja via as manifestações dele no buraco negro tentando avisar, derrubando livro e etc.
certo?
mas, eu to enganado ou alguem no filme, na hora do buraco negro disse que ele nao podia modificar o passado?
como que ele nao podia modificar se ele era capaz de se manifestar tentando passar mensagem derrubando livro e etc?
e se ele conseguisse mudar o passado e nao fosse parar no buraco negro, como que ficaria o eu dele que estava no buraco negro?
quanto ao filme, o que eu achei foda é que coloca em pratica teorias que sao debatidas e etc e elas mexem até com religiao e etc
é uma reflexao ainda mais complexa
nao é um filme de ação, aventura...heroi x vilaõ, tiro, morte.....

discordo de uma galera que achou que o filme deu muitas explicações, deu muitas respostas
acho o oposto
o filme criou varias questoes
pq e se uma dessas teorias estiver um pouco certa, toda a concepção de existencia muda
as religioes praticamente caem por terra
parece que quanto mais a ciencia avança, mas temos respostas sobre o nosso conhecimento anterior, mas ainda continuam as interrogações das questoes
a nossa existencia nao deve se limitar à nossa percepção pq a nossa percepçao é extremamente limitada

Zocalo

Mensagem por Zocalo » 28 Nov 2014 19:35

Porra o filme é quase perfeito tanto é que os debates sobre ele nunca acabam, claro que tudo ali é teoria mas nada impede que seja real (tirando as famigeradas nuvens de gelo), diferente de um filme do Homem Aranha ou afins.

E. Benes
Contato:

Mensagem por E. Benes » 29 Nov 2014 12:06

Shin escreveu:
Spoiler:
Pois é. Mas existe um paradoxo de viagem temporal que prevê isso, que é o Paradoxo do Continuum. Segundo ele, o destino influencia o passado, que é a causa do próprio destino. Ou seja, como o tempo é um só e é contínuo, ininterrupto, é como se o Cooper houvesse saído da terra já destinado a influenciar o futuro e salvar a humanidade antes mesmo de ele ter feito isso.

Mas essa é apenas uma das especulações a respeito do final do filme. Pode ser também que eles tenham se valido da possibilidade de a distorção do espaço-tempo na singularidade crie ele mesmo um ambiente "tesseract-like" onde o espaço-tempo é tão comprimido que o tempo se torna espacial e uma quinta dimensão surge onde é possível navegar pelo tempo de vida do ser que ali estivesse. Como a singularidade é uma das grandes fronteiras da física e ninguém sabe o que acontece ali dentro, já que nem a relatividade geral e nem a física qântica, as duas grandes teorias atuais, explicam a matemática envolvida, as especulações são inúmeras.

Uma delas diz que a distorção do espaço-tempo na singularidade é tão extrema que ela acabaria criando um buraco de minhoca que expele a massa engolida pelo buraco negro para outro canto do espaço - e há quem diga, para outra dimensão. Assim, talvez o Cooper tenha caído numa região cuja compressão era tão extrema que o tempo deixou de ser um continuum para ser um lugar, uma posição, a concepção exata do modelo matemático do tesseract.
Spoiler:
Shin, é esse paradoxo do continuum que eu nao consigo entender no filme. Tudo bem a hipotese de haver uma comunicaçao entre dois momentos no tempo com intenção de modificar o passado e a partir daí, mudar o futuro. Eu acho que compreendo essa ideia. Mas pra chegar a essa comunicação, MM precisaria de uma via que fosse criada por esse passado, antes de ter interferido nele. Ao que me parece, na historia, foi enviada uma mensagem atraves de um canal que só foi criado por conta daquele contato. Mas pro contato se estabelecer, o meio nao teria que ser preexistente a ele?? É essa explicação que me foge.

Quando voce falou "destino" logo acima, eu interpretei como futuro. A teoria fala em destino mesmo?

Outra coisa, eu tambem entendi que além daquela comunicaçao dentro do buraco negro, os seres humanos que criaram a passagem via buraco de minhoca pra exploraçao dos outros planetas, e isso tambem devido a soluçao passada atraves das mensagens. Mas até pra isso, a passagem teria que ser posterior a mensagem, pra ter sido criada por conta dela. Nao entendo mesmo. =/
"Try and be nice to people, avoid eating fat, read a good book every now and then, get some walking in, and try and live together in peace and harmony with people of all creeds and nations." Monty Python's The Meaning of Life

DarkFallz
Contato:

Mensagem por DarkFallz » 29 Nov 2014 12:20

já já to saindo pra ver.

Hype hype!

DarkFallz
Contato:

Mensagem por DarkFallz » 29 Nov 2014 20:52

Acabei de assistir.

GOAT. pqp. Principalmente para quem gosta do tema.

Mas entendo que não gostou do filme, inclusive teve um casalzinho do meu lado que ficou se pegando a primeira meia hora do filme e depois vazou kkkk. Heresia com o mestre Nolan.
Spoiler:
Quanto ao paradoxo, também fiquei me perguntando isso no meio do filme.

Se eles precisavam da informação contida no interior do buraco negro para poder criar a tecnologia do buraco de minhoca/tesseract, como eles poderiam ter essa tecnologia no futuro "antes" do fato ter acontecido? Para eles terem essa tecnologia o cooper precisava se jogar la no buraco negro, mas para se jogar la no buraco negro o cooper precisaria dessa tecnologia haha. Mas ai você pensa, "se eles estavam no futuro, então o fato já havia acontecido". É realmente muito loco.

Mas como falaram, é um paradoxo e a mania que temos de pensar de forma cronológica/linear só serve para nos deixar mais confusos ainda uhauha.

E. Benes
Contato:

Mensagem por E. Benes » 29 Nov 2014 22:06

DarkFallz escreveu:Acabei de assistir.

GOAT. pqp. Principalmente para quem gosta do tema.

Mas entendo que não gostou do filme, inclusive teve um casalzinho do meu lado que ficou se pegando a primeira meia hora do filme e depois vazou kkkk. Heresia com o mestre Nolan.
Spoiler:
Quanto ao paradoxo, também fiquei me perguntando isso no meio do filme.

Se eles precisavam da informação contida no interior do buraco negro para poder criar a tecnologia do buraco de minhoca/tesseract, como eles poderiam ter essa tecnologia no futuro "antes" do fato ter acontecido? Para eles terem essa tecnologia o cooper precisava se jogar la no buraco negro, mas para se jogar la no buraco negro o cooper precisaria dessa tecnologia haha. Mas ai você pensa, "se eles estavam no futuro, então o fato já havia acontecido". É realmente muito loco.

Mas como falaram, é um paradoxo e a mania que temos de pensar de forma cronológica/linear só serve para nos deixar mais confusos ainda uhauha.
Spoiler:
E pelo que eu entendi, a comunicaçao de dentro do buraco negro tambem foi estabelecida por conta de alguma tecnologia que foi criada pelas pessoas, e ao que parece, por conta desse mesmo contato. =S Eu to ha dias pensando num maneira de compreender essas questões. =P Ainda acho que a gente ta deixando escapar algum detalhe. Né possivel...
"Try and be nice to people, avoid eating fat, read a good book every now and then, get some walking in, and try and live together in peace and harmony with people of all creeds and nations." Monty Python's The Meaning of Life

vitoandolini
Contato:

Mensagem por vitoandolini » 29 Nov 2014 23:01

Acabei de assistir. Gostei pra porra! Me falta conhecimento, mas gostei. Confesso que o final achei mó viagem.
Sheldon Cooper é parente do protagonista? Mesmos sobrenomes..

DarkFallz
Contato:

Mensagem por DarkFallz » 30 Nov 2014 09:47

Não sei se foi proposital, mas na parte que o negão está explicando como funciona o worm hole, ele explica exatamente da mesma forma que é explicado no filme event horizon (1997), talvez tenha sido coincidência e esse seja o jeito mais fácil de explicar mesmo rs, mas achei maneiro pois eu gostava pra kct desse filme quando era mais novo haha.

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 30 Nov 2014 11:29

DarkFallz escreveu:Não sei se foi proposital, mas na parte que o negão está explicando como funciona o worm hole, ele explica exatamente da mesma forma que é explicado no filme event horizon (1997), talvez tenha sido coincidência e esse seja o jeito mais fácil de explicar mesmo rs, mas achei maneiro pois eu gostava pra kct desse filme quando era mais novo haha.
No Stargate de 1994 tb foi explicado da mesma forma, com direito a furinhos e dobra do papel.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Nov 2014 15:13

E. Benes escreveu:
Spoiler:
Shin, é esse paradoxo do continuum que eu nao consigo entender no filme. Tudo bem a hipotese de haver uma comunicaçao entre dois momentos no tempo com intenção de modificar o passado e a partir daí, mudar o futuro. Eu acho que compreendo essa ideia. Mas pra chegar a essa comunicação, MM precisaria de uma via que fosse criada por esse passado, antes de ter interferido nele. Ao que me parece, na historia, foi enviada uma mensagem atraves de um canal que só foi criado por conta daquele contato. Mas pro contato se estabelecer, o meio nao teria que ser preexistente a ele?? É essa explicação que me foge.

Quando voce falou "destino" logo acima, eu interpretei como futuro. A teoria fala em destino mesmo?

Outra coisa, eu tambem entendi que além daquela comunicaçao dentro do buraco negro, os seres humanos que criaram a passagem via buraco de minhoca pra exploraçao dos outros planetas, e isso tambem devido a soluçao passada atraves das mensagens. Mas até pra isso, a passagem teria que ser posterior a mensagem, pra ter sido criada por conta dela. Nao entendo mesmo. =/
Spoiler:
Pois é, Benes. O negócio do Paradoxo é justamente o fato de a informação que cria o futuro vem do próprio futuro. É como se o tecido do espaço-tempo já tivesse traçado o futuro antes mesmo de o Cooper sair da Terra. É como se ele, no fim, não tivesse escolha. Não importam as decisões que ele toma; ele sempre acabaria fazendo exatamente a mesma coisa porque o destino dele e da humanidade já estaria traçado. Por isso é o paradoxo do Continuum.

Pra nós, que estamos presos no presente e não podemos viajar para o futuro ou voltar ao passado, o tempo é linear e nada parece poder acontecer antes da sua própria causa.

Pro Cooper de dentro do Tesseract, contudo, o tempo era uma dimensão espacial e ele podia estar em mais de um momento ao mesmo tempo, então para ele o passado, o presente e o futuro eram um mesmo lugar; não havia distinção de momento.

Foi assim que eu entendi.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Nov 2014 19:46

rafael escreveu:
Cacete isso da um nó na cabeca mesmo ahahha... Mas tipo, ate chegar no tessecrat o tempo eh linear, certo? Só se transforma ou ele alcança esse estágio quando chega lá. Esse eh o ponto, o filme mostra A percepção linear do cara ate chegar nesse ponto, como se fosse a primeira vez certo?[/quote

É. Foi assim que eu entendi também. A linearidade do tempo é uma só. Se ele teve acesso ao passado no futuro e o alterou, o passado a partir daquele ponto nunca existiu, nem mesmo pra ele.

Se um dia alguém viajar pelo tempo e esse paradoxo for confirmado, as implicações serão bem maiores que a viagem no tempo em si. Mudará a própria concepção humana de destino, futuro e livre arbítrio.

Responder