Amigo, acho q você não sabe do que está falando.
Em primeiro lugar: música boa não quer dizer música complicada. Não é porque uma música percorre todas as tonalidades, todos modos gregos, faz uma fuga no modo lócrio, numa alternancia entre compasso composto, simples, quinário e ternário, cheia de hemíolas, com direito a polifonia, modal e tonal, seja lá o que for, que ela será boa. Música boa n tem que ser difícil. Tem composição do Chopin com dois acordes. Você já ouviu Erik Satie? Também não precisa de muita nota, nem de rapidez. Existe uma miríade de coisas para se perceber numa musica: agógica, rubato, técnica, feeling, criatividade, fluência no estilo... em relação a "complicar", acredite, os melhores são aqueles que falam mais com menos. Pode ver que muitos músicos vão ficando cada vez mais concisos com o passar do tempo. Mais refinados, escolhem melhor as notas.
Segundo, o rótulo de MPB é controverso. Música popular instrumental brasileira, pra algun, se enquadra em MPB. Yamandu, Rafael Rabello, Marco Pereira, Guinga, só pra citar do violão, é tecnicamente fácil pra você? Baden Powell é tecnicamente fácil pra você?
Se formos citar só o que a grande mídia (num contexto fora da academia) considera MPB, tem muita coisa boa. Edu Lobo, Gilberto Gil, Milton Nascimento são excelentes violonistas. O Milton, mesmo, é muito criativo e original. Procure ouvir "Leila (venha ser feliz)" e tente reproduzir o que ele faz no violão, os padrões rítmicos.
Quanto à harmonia e melodia: Tente analisar a harmonia de "Luiza", do Tom Jobim, ou "Flora", do Gilberto Gil. "Milagre dos peixes", do Milton. Nessa ultima você encontrará "variações exóticas de compasso", embora isso, mais uma vez não quer dizer que uma música é boa ou não.
Ouvi as coisas q vc postou, não é muito o meu estilo, mas curti a versão de sultans of swing. Já ouvi coisa boa do Tommy Emmanuel.
Essa versão de "samba triste" do Baden é meio rápida demais pro meu gosto, um pouco apressada, mas enfim, é uma amostra. veja como ele decresce a dinâmica no meio da música, citando o estilo barroco, com muita classe e ideia.
Enfim, não quero desvirtuar o tópico. To compartilhando meu conhecimento contigo de boa
Obs: Também toco violão
Obs2: Meu TCC foi sobre um músico popular brasileiro que tem como carro chefe o violão
Obs3: O que a música brasileira produziu no século XX está de igual pra igual com qualquer período da história da música. Não deixa nada a desejar perante Bach, Miles Davis e Stravinsky. O Milton Nascimento, que pra mim é o melhor músico do século XX, está no mesmo nivel que os citados.