JAZZ - tópico oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Baden
Contato:

Re: JAZZ - tópico oficial

Mensagem por Baden » 04 Abr 2015 20:52

San Vicente é uma música linda, de um álbum também sensacional, que é o clube da esquina. Pois é, acabei começando a apreciar a obra do Milton depois de ouvir um monte de coisas. Por um lado acho que isso se deveu à imagem divulgada do Milton, com aqueles sucessos que nem se comparam às coisas que ele realmente fez. Depois, porque passei muito tempo ouvindo jazz, rock e João Gilberto, sem dar muita bola pro resto das coisas incríveis da música brasileira.

Acho que o Chico é um letrista de primeira. Mas, de maneira geral, as músicas dele que acho mais bonitas são sempre parceria com caras como Edu Lobo e Tom Jobim, esses certamente compositores fantásticos. Pra mim, Milton está à altura dos 2. João Gilberto é um caso à parte... Jorge Ben também acho que junto desses aí. - Falando como ouvinte, claro...
Modern Samurai escreveu:O trabalho do Milton eu conheci bem cedo, na época quando estava aprendendo a ler partitura. E uma das primeiras músicas que aprendi nessa fase foi "San Vicente". E instrumental, nunca até então havia ouvido a voz do Milton. O Milton no Brasil não é tão citado quanto caras como Chico, Vinicius e Jobim. Mas fora do país ele tem um reconhecimento absurdo. E em países onde você menos espera ouvir o nome dele. Eu, por exemplo, não gosto das músicas do Chico, mesmo reconhecendo a grandiosidade de algumas delas. Ouço pouco Jobim, gosto de algumas coisas do Vinicius, mas são bem poucas.
Toninho Horta tocou com muitos feras. Conheço o trabalho dele mais com esse pessoal, aê. Vou dar uma ouvida nesse album do Edu Lobo, conheço pouca coisa do trabalho dele.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

crazydiamond
Contato:

Mensagem por crazydiamond » 05 Abr 2015 00:06

Baden escreveu: Eu acho que toda a mpb, ou pelo menos boa parte dela, tendo se desenvolvido a partir da bossa nova, estabelece facilmente algum diálogo com o jazz.
Sem dúvidas, quando usei a palavra "distância" não pretendi eliminar a relação, que é inegável. Vou procurar esse álbum, obrigado pela dica.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 05 Abr 2015 11:56

Jorge Ben tem aquele album "Samba Esquema Novo" que é sensacional. O Brasil foi muito rico de artistas de samba/rock/soul. Lembrei agora do Carlos Dafé, que cantava muito. Cara eu curto muito as músicas dessa época. Você já ouviu Jards Macalé? George Mautner?
Baden escreveu:San Vicente é uma música linda, de um álbum também sensacional, que é o clube da esquina. Pois é, acabei começando a apreciar a obra do Milton depois de ouvir um monte de coisas. Por um lado acho que isso se deveu à imagem divulgada do Milton, com aqueles sucessos que nem se comparam às coisas que ele realmente fez. Depois, porque passei muito tempo ouvindo jazz, rock e João Gilberto, sem dar muita bola pro resto das coisas incríveis da música brasileira.

Acho que o Chico é um letrista de primeira. Mas, de maneira geral, as músicas dele que acho mais bonitas são sempre parceria com caras como Edu Lobo e Tom Jobim, esses certamente compositores fantásticos. Pra mim, Milton está à altura dos 2. João Gilberto é um caso à parte... Jorge Ben também acho que junto desses aí. - Falando como ouvinte, claro...

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 05 Abr 2015 12:17

Hamiet Bluiett [Resolution]

phpBB [video]

Grachan Moncur III [Some Other Stuff]

phpBB [video]

Eric Dolphy [Out To Lunch]

phpBB [video]

(idem) [Live at the University of Illinois, Champaign]

phpBB [video]

John Zorn [ The Book Of Heads]

phpBB [video]

Não achei esse album do John no youtube, então postei essa dele. Sou fã de todo trabalho do cara. Experimentalismo puro.

crazydiamond
Contato:

Mensagem por crazydiamond » 05 Abr 2015 12:25

Do Jorge Ben prefiro o Tábua de Esmeralda, gosto também, embora bem menos, do Força Bruta. Putz, Jards Macalé é fantástico, escuto direto o disco homônimo de 1972 e o Aprender a Nadar de 74, além de ser o cara por trás dos violões e de diversos arranjos do Transa, melhor disco do Caetano, Já o Jorge Mautner não me sensibiliza tanto, mas também tem discos bons do início da década de 70.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 05 Abr 2015 23:30

crazydiamond escreveu:Do Jorge Ben prefiro o Tábua de Esmeralda, gosto também, embora bem menos, do Força Bruta. Putz, Jards Macalé é fantástico, escuto direto o disco homônimo de 1972 e o Aprender a Nadar de 74, além de ser o cara por trás dos violões e de diversos arranjos do Transa, melhor disco do Caetano, Já o Jorge Mautner não me sensibiliza tanto, mas também tem discos bons do início da década de 70.
Samurai, o crazy respondeu por mim. Tábua de Esmeralda é um dos discos mais impressionantes que já escutei. Do Jards, sou ligadão tbm nesses 2 citados aí, que são foda. Não conheço muito o trabalho do Mautner... Vou procurar ouvir o Dafé tbm.

Já que estamos falando de brasileiros... Vocês acham que o som do Marcos Valle tem uma ponte com o jazz, como o de Jobim e Donato?
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

crazydiamond
Contato:

Mensagem por crazydiamond » 06 Abr 2015 02:22

Sinceramente, por pura ignorância, nunca escutei Marcos Valle com tanto afinco, mas do pouco que conheço acho que sim, mais distante, mas sim, bebeu na fonte. Tenho ouvido nesses dias Egberto Gismonti, também flerta com o jazz, embora bastante "experimental". Indico o disco "Trem Caipira".

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 06 Abr 2015 03:12

crazydiamond escreveu:Sinceramente, por pura ignorância, nunca escutei Marcos Valle com tanto afinco, mas do pouco que conheço acho que sim, mais distante, mas sim, bebeu na fonte. Tenho ouvido nesses dias Egberto Gismonti, também flerta com o jazz, embora bastante "experimental". Indico o disco "Trem Caipira".
Eu acho que ele tem uma pegada mais jazzística que outros caras da mpb. Mas talvez isso seja até mais pra cá, de coisas de que só ouvi pedaços. Discos eu escutei mesmo os antigos, que não têm tanto a ver com jazz. Mas são muito bons, alta qualidade. Se quiser dar uma olhada tem o Garra e o Previsão do tempo. Grandes álbuns, como tanta coisa daquela época. E ainda acreditam em progresso...

Egberto ouço bastante também. Acho que não tenho o trem caipira. Gosto muito do sonho 70. Aliás, botei agora pra ouvir, depois da tua lembrança.

phpBB [video]

Tarantino
Contato:

Mensagem por Tarantino » 06 Abr 2015 11:28

Modern Samurai escreveu:Livro é foda. Você já usou o Skoob? Eu não sei como anda aquilo lá, agora, mas há uns 4 anos atrás, mais ou menos, eu fiz umas boas trocas de livros por lá. É mais fácil do que vender, eu tentei vender meus livros, mas as pessoas sempre ficavam tentando conseguir um desconto e o fato de ir até o correio, embalar, quotar frete, sempre fora muito estressante, pelo menos para mim. Teve umas trocas que eu me arrependi, como a coleção dos romances do Dosto que eu tinha e alguns livros de poesia. Eu tava numa fase de comprar e trocar livros sobre o jornalismo literário, mas acabei me arrependendo. Hoje em dia eu só tenho um do Fernando de Morais. O resto eu distribui de presente para amigos e doei para uma ong séria de uma cidade vizinha que tem um projeto social interessante voltado para literatura.
Valeu pela dica, só uso o skoob para ler resenhas. Nesse feriado eu vendi bem pelo mercado livre, mas eram livros mais famosos ou "raros". Qual do Fernando de Morais, ele é o autor de Chatô, não é? O melhor biógrafo do Brasil.

Eu coloco para vender no ML, semana que vem vou em alguns sebinhos aqui em Brasília e caso ainda sobre livros eu doo para uma biblioteca de rua aqui em Brasília.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 06 Abr 2015 15:06

Vou tentar escutar esse do Jorgen Ben que citaram. Eu ouvi pouca coisa do Marcos, também. Só aquele disco "Viola Enluarada" que tem a participação do Milton.
Baden escreveu:
Samurai, o crazy respondeu por mim. Tábua de Esmeralda é um dos discos mais impressionantes que já escutei. Do Jards, sou ligadão tbm nesses 2 citados aí, que são foda. Não conheço muito o trabalho do Mautner... Vou procurar ouvir o Dafé tbm.

Já que estamos falando de brasileiros... Vocês acham que o som do Marcos Valle tem uma ponte com o jazz, como o de Jobim e Donato?

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 06 Abr 2015 15:19

Fazia tempo que não ouvia algo do Gismonti, valeu o post. Nessa mesma vibe aí eu citaria o Guinga, não sei se vocês já ouviram. Nem sei que disco recomendar. Eu curto o "Suite Leopoldina", mas tem o "Noturno Copacabana" dele que é o mais reconhecido, creio.

phpBB [video]
Baden escreveu:
Eu acho que ele tem uma pegada mais jazzística que outros caras da mpb. Mas talvez isso seja até mais pra cá, de coisas de que só ouvi pedaços. Discos eu escutei mesmo os antigos, que não têm tanto a ver com jazz. Mas são muito bons, alta qualidade. Se quiser dar uma olhada tem o Garra e o Previsão do tempo. Grandes álbuns, como tanta coisa daquela época. E ainda acreditam em progresso...

Egberto ouço bastante também. Acho que não tenho o trem caipira. Gosto muito do sonho 70. Aliás, botei agora pra ouvir, depois da tua lembrança.

phpBB [video]

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 06 Abr 2015 15:39

Isso, mesmo. Dele eu só tenho o "Cem Quilos de Ouro". É uma aula de jornalismo. Mas eu li outros dele, como "A Ilha", "Olga", o próprio Chatô e "Corações Sujos". Boa sorte nas vendas.
Tarantino escreveu:
Valeu pela dica, só uso o skoob para ler resenhas. Nesse feriado eu vendi bem pelo mercado livre, mas eram livros mais famosos ou "raros". Qual do Fernando de Morais, ele é o autor de Chatô, não é? O melhor biógrafo do Brasil.

Eu coloco para vender no ML, semana que vem vou em alguns sebinhos aqui em Brasília e caso ainda sobre livros eu doo para uma biblioteca de rua aqui em Brasília.

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 07 Abr 2015 08:22

O tópico de MPB aqui no BJJF não foi pra frente, mas vocês estão dando contribuições valiosas nesse tópico! Boa, companheiros!

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 07 Abr 2015 08:23

Modern Samurai escreveu:Fazia tempo que não ouvia algo do Gismonti, valeu o post. Nessa mesma vibe aí eu citaria o Guinga, não sei se vocês já ouviram. Nem sei que disco recomendar. Eu curto o "Suite Leopoldina", mas tem o "Noturno Copacabana" dele que é o mais reconhecido, creio.

phpBB [video]
Guinga... um dos maiores e mais subestimados compositores e instrumentistas brasileiros de todos os tempos. Esse cara é fenomenal! Fenomenal!

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 07 Abr 2015 14:05

The Griot escreveu: Guinga... um dos maiores e mais subestimados compositores e instrumentistas brasileiros de todos os tempos. Esse cara é fenomenal! Fenomenal!
O Guinga já é bastante reconhecido pelos músicos e pessoas mais ligadas à área, só não tem o reconhecimento do grande público, porque também a obra dele não é de fácil assimilação a meu ver- não é feita pro mercado..

Tinha uma época em que eu praticamente só ouvia Guinga, é realmente uma coisa incrível. Além dos discos citados, vale a pena ouvir pelos menos 3 outros: Delírio Carioca (onde se encontra o 'maior sucesso' dele, catavento e girassol), Cine Baronesa e, se não me engano o último solo lançado por ele, Casa de Villa- talvez meu preferido.

Quando a Esperanza Spalding esteve no Brasil (da última vez, acho), se apresentou junto com o Guinga- tem uns vídeos no youtube pra quem quiser conferir.

Vou terminar deixando aqui uma das obras-primas dele com o Aldir Blanc, pra quem ainda não conhece o mestre.

phpBB [video]

Responder