rei gabiru escreveu:
Exato!
Eu comecei assim, fazendo 5 litros.
Já fiz quase 30 lotes, uns de 5, de 10 e 20.
Se tu for usar kit extrato de malte, faz a 1a vez exatamente como manda a receita, cuidando pra respeitar o tempo de fervura do lupulo, pois se tu deixar ferver 5 minutos a mais, a cerveja pode ficar intragável.
Boa sorte.
Gabiru, não sei o que aconteceu, mas errar 5 minutos na lupulagem não vai deixar a tua cerveja intrgável. Após 60 minutos de fervura, já foram extraídos quase todos os alpha ácidos do lúpulo. Não faz tanta diferença ferver o lúpulo de amargor por mais 5 minutos.
O que pode acontecer é você ter uma rampa de lupulagem com lúpulos para amargor, sabor e aroma e colocar tudo à 60 minutos. Isso vai deixar tua cerveja bem amarga.
Mesmo assim, dependendo dos lúpulos usados e da quantidade de alpha ácido deles, ainda há chance de um lúpulo maníaco como eu gostar da cerveja.
Como foi que fizeste a lupulagem?
Lev,
Malte já moído não tem problema se estiveres próximo do fornecedor, vier bem embalado e usares logo. Caso contrário, pode oxidar e contaminar o amido que está exposto. Pode usar aquele gosto de cerveja em lata que ficou muito tempo no supermercado.