Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Cabeça de Coité
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Out 2015 10:43
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Cabeça de Coité » 15 Nov 2015 16:00

Não sou de me manifestar aqui, mas o colega tocou em um tema com o qual venho lutando há tempos: excesso de trabalho e necessidade de estudo.
Bom, estudo há alguns anos para concursos públicos e creio que não obtive resultado ainda (estou aguardando algumas convocações, mas nunca se sabe se ocorrerão ou não) por que não fiz o que era necessário. Sabemos o que precisamos fazer mas, muitas vezes, a preguiça ou o cansaço nos impede. No meu caso, juntava tudo, com dose muito maior de cansaço (acredito até que a preguiça era efeito do próprio cansaço, que é dose). De uns meses pra cá (fará um ano agora em dezembro), decidi que há coisas que não posso mudar: não posso deixar de trabalhar por que não tenho quem me sustente; não posso deixar de fazer uma série de outras coisas por que também não tenho quem as faça por mim. Então, teria que me ajustar à minha realidade e sacrificar tudo e mais alguma em prol de um projeto, cujo tempo de execução seria inversamente proporcional ao meu sacrifício.
O que passei a fazer foi:

1. Reduzir o ímpeto de me inscrever em tudo quanto é concurso. Eu achava que por que estudo para MPF/Magistratura Federal (sobretudo MPF), podia encarar qualquer outro concurso da área jurídica que surgisse (tipo AGU, PGE's etc). Ledo engano. Inscrições e passagens caríssimas levavam mais do que alguns milhares de reais do meu precioso salário: estavam deixando na lona minha estima pessoal, por que os resultados me afetavam mais do que eu imaginava que afetariam.

2. Ter foco. Decidi que estudaria apenas para as carreiras que citei acima. Gosto delas, e possuem concursos o tempo todo. Basta segurar nas mãos desses editais e partir pra cima, sem receio de ter que estudar português ou raciocínio lógico para algum concurso de analista qualquer, ou direito marítimo para um concurso da Petrobras, ou direito minerário para um concurso de uma PGE e por aí vai. É aquilo e acabou. Tudo bem que o "aquilo" já é mais que uma graduação inteira de Direito, mas o fato de ser um conteúdo "estável" deixou meu estudo mais "estável" também, mais tranquilo.

3. Ter disciplina. Bom, aqui entra o maior problema e, bom, é mesmo pessoal. Eu decidi que estudaria 5 horas por dia, todos os dias. E que não importava que fossem 5 horas de vídeo-aulas, e que essas aulas fossem ouvidas (quando não desse para visualizá-las mesmo), tudo entraria na conta. Esse papo de só começar a cronometrar o tempo de estudo quando sentamos na cadeira é coisa para quem pode. Quem não pode, como eu, tem que apelar para todas as posições (em pé, de banda, do jeito que for!). Se tenho que ficar num ônibus por meia hora, assisto meia hora de aula (e lá se vão trinta minutos daquelas cinco horas diárias que falei logo acima). Se vou para a academia e faço meia hora de esteira, fico ouvindo meia hora de aula também... Mais meia hora daquele estudo... E por aí vai. Claro que não posso fazer isso para conteúdo novo ou mais complexo, mas para disciplinas mais batidas como Administrativo, Constitucional, Civil etc, tudo isso é lembrete e ajuda a reforçar aquele conteúdo que estava escondidinho lá no fundo da memória. E vamos que vamos...

Sabe, sou mulher... Tenho filho, tenho obrigações várias, trabalho em média mais de 8 horas por dia (por que tenho escritório com colegas e o negócio por lá ferve), e estou percebendo um avanço considerável na resolução de provas e questões. Quando começamos a enxergar isso, sentimos que devemos acelerar nosso passo para "ganhar tempo" e encurtar o tempo de caminhada. Ou seja, precisamos ir inserindo coisas que não sejam tão dolorosas no nosso dia-a-dia já tão penoso e, à medida em que notamos algum avanço nos acertos, por mínimo que pareça, isso vai nos motivando e nos dedicarmos mais e mais, até que o cansaço vai começando a ficar pra trás. Hoje, chego em casa e consigo render as cinco horas que citei acima, com a bunda na cadeira. O sono já não me incomoda mais, por que sei que estou avançando. Tudo bem que estou dormindo menos, e há dias em que preciso de verdade passar umas dez horas "de carreirinha" assistindo filmes de terror no dvd (isso acontece em torno de uma vez a cada 10 dias... =D ). Mas sinto que o resultado vai chegar...
Então, depois desse texto imenso (eis por que não me manifesto em foruns - salvo CW), quero apenas dizer ao colega (e a todos que se encontram na mesma situação) para não desanimar, e tentar organizar seus estudos dentro da sua própria rotina,algo que só você conhece. Isso não é algo que um coaching (affffff) possa fazer por você ou por mim. Precisamos ser coaches de nós mesmos, enxergando nossas dificuldades e trabalhando em cima delas, pouco importando o que terceiros pensarão de nós (meu namorado pira quando me vê com um fone no ouvido escutando uma aula e correndo, ou caminhando, ou dirigindo... =P).

Ah, e não coloquei antes do item 1 por que isso deve estar tatuado em nosso coração: fé em Deus, sempre. Ele está conosco (é o único que, de fato, está), e há de nos abençoar ("Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza". Provérbios 14:23).

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 15 Nov 2015 18:21

Cabeça de Coité
legal seu relato, parabéns pela dedicação e esforço...logo será sua vez de ser convocada e tomar posse de seu cargo público!!!

consegui estudar um pouco nesse final de semana e espero continuar assim :book:

a todos uma boa semana e bons estudos!

:hi:
Imagem

Avatar do usuário
filho_do_arona
Mensagens: 1084
Registrado em: 07 Nov 2014 18:52
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por filho_do_arona » 15 Nov 2015 23:39

Alguém fez ANS?

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 16 Nov 2015 09:26

filho_do_arona escreveu:Alguém fez ANS?
eu nao...
Imagem

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 16 Nov 2015 15:27

Guardeiro_123 escreveu:alguém já comprou aqueles cursos de memorização online?
tem um do renato vargas que minha mãe quer comprar...

será que ajuda?

eu tenho uma certa dificuldade tanto para concentração quanto para memorização e também para "começar" a estudar..
diz ele que resolve esses problemas, mas é aquilo, quando a esmola é muita...
nao conheço esse
mas esses cursos ensinam basicamente as tecnicas de memorizaçao aplicadas pelos participantes de torneios de memorização
palacio da memoria.....
o problema é que o objetivo deles é memorizar sequencia de palavras e de cartas
nós temos que memorizar conceitos e etc..

é bem diferente
ninguem explica isso

vc encontra todas essas tecnicas no google,youtube, livros
nao precisa gastar dinheiro com curso

eu ja tentei aplicar essas tecnicas no direito, precisa de adaptaçao pq eu basicamente escolhia a palavra principal de um texto e aí memorizava essa palavra para me forçar a relembrar o seu conteudo

no final das contas nao adiantava muito pq eu tinha que puxar da memoria muita coisa ja que somente tinha usado a tecnica para a ponta do iceberg

outro problema é que a palavra chave normalmente vem na pergunta da prova, o que importa memorizar mesmo é o conteudo

nesse sentido talvez o flashcard seja mais interessante para a memorização, e bem menos complexo para ser feito

mas uma tecnica nao exclui a outra
o flashcard é excelente para memorizar aquele conteudo especifico
ja o palacio da memoria,na pior das hipoteses ajuda a memorizar o todo, o geral..
com isso, aplicando as 2 tecnicas vc consegue memorizar o conteudo e a visao geral
mas isso demanda muito esforço e tempo no início

o que eu tenho feito?
um pouco de cada
algumas coisas fiz palacios da memoria, muitas outras coisas fiz flashcard, outros mapa mental....
e no final das contas tem que fazer muita questao pra ver o que cai em prova e como cai

Guardeiro_123
Mensagens: 185
Registrado em: 04 Out 2014 22:39
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Guardeiro_123 » 16 Nov 2015 21:43

o método que eu tô me dando bem é fazer perguntas sobre o conteúdo, e marcar a página da resposta

e revisar em 3 dias, 7 e 15

deu razoavelmente certo até agora, foda é ter tempo pra todo o conteúdo que recebo na facul...

macet
Mensagens: 550
Registrado em: 10 Out 2014 13:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por macet » 16 Nov 2015 21:48

Guardeiro_123 escreveu:o método que eu tô me dando bem é fazer perguntas sobre o conteúdo, e marcar a página da resposta

e revisar em 3 dias, 7 e 15

deu razoavelmente certo até agora, foda é ter tempo pra todo o conteúdo que recebo na facul...

jÁ OUVI FAALR DISSO TBM, ACHO QUE A fmb USA ESSE MÉTODO NO CURSINHO DELES.

macet
Mensagens: 550
Registrado em: 10 Out 2014 13:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por macet » 16 Nov 2015 21:49

Um amigo meu dava aulas pra alunos imaginários, e fingia que os alunos estavam perguntando as coisas pra eles. Meui doido, mas passou no senado, então.....

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 17 Nov 2015 01:06

Guardeiro_123 escreveu:o método que eu tô me dando bem é fazer perguntas sobre o conteúdo, e marcar a página da resposta

e revisar em 3 dias, 7 e 15

deu razoavelmente certo até agora, foda é ter tempo pra todo o conteúdo que recebo na facul...
Tem uma pesquisa muito grande que concluiu exatamente isso.
A melhor forma de estudar e se esforçar para tentar recuperar a informação
Fazendo exercícios, perguntas e respostas ....
Tentar se lembrar da informação é muito mais eficaz do que reler

E aí tem que fazer isso de tempos em tempos
Para fazer manutenção


Eu prefiro fazer flash cards
Perguntas de um lado e respostas no verso

Mas existem 2 problemas
1-demanda tempo para elaborar
2-perde-se a noção do geral, do sistema
Além disso vc não vai criar perguntas para tudo

Com isso é preciso revisar o livro de a jeito
Sob pena de nós só sabermos exatamente o que estiver no flash card, ignorando o restante da matéria

Sei lá
A verdade é que ao conversar com os recem aprovados em concurso, eu sempre fico com aquela falsa esperança de que agora eu encontro a fórmula mágica da aprovação
Mas eles acabam me falando os velhos métodos de sempre, grifar livros e ler e reler os grifos, ou fazer resumos... E fazer provas anteriores
Eles fazem tudo o que a ciência diz que não deve ser feito

Avatar do usuário
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3558
Registrado em: 03 Fev 2015 20:50
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por fethai » 17 Nov 2015 01:39

Tempo atras foi lançada pela editora saraiva uma coleçao de livros com perguntas e respostas sobre cada assunto de determinada materia. Mas eu acho que nao foi bem recebida pelo publico, pois os titulos nao vem sendo reeditados, os mais recentes sao de 2010. Eu particulamente acho uma boa proposta, principalmente pra revisao pouco antes da prova.

wlamendonca
Mensagens: 44
Registrado em: 08 Abr 2015 21:33
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por wlamendonca » 17 Nov 2015 18:22

macet escreveu:Um amigo meu dava aulas pra alunos imaginários, e fingia que os alunos estavam perguntando as coisas pra eles. Meui doido, mas passou no senado, então.....

Putz, cara. Achei que eu estivesse sozinho. Não me formei no ensino superior, mas enquanto estive na faculdade e fui bem eu fazia isso direto - e por sinal dava super certo mesmo.

:-bd

wlamendonca
Mensagens: 44
Registrado em: 08 Abr 2015 21:33
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por wlamendonca » 17 Nov 2015 18:33

Pessoal, vou fazer TCE SP em breve e preciso de alguma dica/link de material pra APU, ou com os seguintes itens:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Organização do Estado e
Organização da Administração Pública.
Princípios da Administração Pública.
Conceito de Ato Administrativo.
Controle Interno: conceitos, funções, componentes, fundamentos legais.
Controle Externo: conceitos, funções, componentes, fundamentos legais.



Tenho o curso do NEAF (tô gostando), mas pra essa matéria não vai... Tenho muito interesse, mas o professor - que até parece entendido do assunto - me cansa demais e fala sem convicção. Perco o foco.

Procuro algo que seja simples, direto e didático, tanto porque o cargo é nível médio/FCC, então acredito que sabendo bem o básico consigo ir bem no dia da prova.
Tô aqui na torcida!
Valeu, galera.

macet
Mensagens: 550
Registrado em: 10 Out 2014 13:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por macet » 17 Nov 2015 20:42

Alguém faz recurso de questão de direito?

macet
Mensagens: 550
Registrado em: 10 Out 2014 13:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por macet » 17 Nov 2015 22:18

Preciso muito da ajuda da galera.

Guardeiro_123
Mensagens: 185
Registrado em: 04 Out 2014 22:39
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Guardeiro_123 » 17 Nov 2015 23:57

macet escreveu:Um amigo meu dava aulas pra alunos imaginários, e fingia que os alunos estavam perguntando as coisas pra eles. Meui doido, mas passou no senado, então.....

essa eu fazia no cursinho pra explicar as matérias sem calculos, tinha um quadro e canetao
mas agora na facul acabei abandonando, mas tô pensando em voltar.... só tenho que comprar um quadro hahah

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Fedor, Germer, Hags, palmeirense, sewaa, shadowmoon, The Griot e 201 visitantes