INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
The Griot
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por The Griot » 18 Ago 2020 18:41

Sacanagem terem afastado um cara que compartilhou tanta coisa legal como o Kratos aqui do tópico... povo é foda!

cantanomicrofone

Mensagem por cantanomicrofone » 18 Ago 2020 20:26

Pergunta geral: o que acham de fundos de investimento? Fundos de ações, multimercado, internacionais, cambiais, etc?

A carteira de vocês costuma performar melhor que a de grandes fundos?

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 18 Ago 2020 20:43

SUICIDAL escreveu:
18 Ago 2020 18:11
Mestre Kratos,

Tá off aqui do off, mandou um "não tenho nada a perder" com um forista aí. Vai olhar o balanço para chorar mesmo ou só na resenha?
Sério? Perdi a treta...enfim. De fato, os posts dele são os mais úteis aqui. Pena.

Vou ver o balanço depois, com mais calma. Mas se puder, manda um resumão pra nós ae ✌️.

rafanake
Contato:

Mensagem por rafanake » 18 Ago 2020 20:56

Dartagnan escreveu:
18 Ago 2020 20:43
Sério? Perdi a treta...enfim. De fato, os posts dele são os mais úteis aqui. Pena.

Vou ver o balanço depois, com mais calma. Mas se puder, manda um resumão pra nós ae ✌️.
O Resumão é que o IRB que sempre foi extremamente "lucrativo", na verdade fraudava os balanços para manipular a cotação pois os diretores eram remunerados com base no valor de mercado da empresa! No trimestre passado (primeiro após o escândalo) a empresa deu seu "primeiro" prejuízo...

Ou seja, ninguém sabe oq vai sair dessa merda de empresa! Mas eu estou comprado com PM de 7.65, então estou meio tranquilo em relação a isso, eu realmente acho que com uma boa gestão a empresa pode voltar a ter lucros!

Ps: KRATOS deu uma surtada monstra! Acho que vai fazer bem para ele um período off para relaxar a cabeça

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 18 Ago 2020 21:06

Valeu Rafanake.

Então, na real, isso dos balanços é um negócio relativo, apesar de MUITO importante. Eu tenho um pouco de OIBR4 em carteira, que teoricamente é roubada, se for analisar os números desse ano e dos dois últimos. Mas aí surge um fato novo e...voilá, a empresa volta aos holofotes.

A gente tem que filtrar muita coisa, principalmente as mais "óbvias" ditas por geral. Me arrependo até hoje de não ter enchido o carrinho de PETR4 na época das más notícias e custando 4,40(!!). Nunca mais vai custar isso de novo... Mas essa eu não comprei porque não tinha dinheiro pra ações mesmo.

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 18 Ago 2020 22:49

cantanomicrofone escreveu:
18 Ago 2020 20:26
Pergunta geral: o que acham de fundos de investimento? Fundos de ações, multimercado, internacionais, cambiais, etc?

A carteira de vocês costuma performar melhor que a de grandes fundos?
Com esses fundos você não ganha dividendos e paga taxas de administração e performance (na maioria, se não me engano), mas você não tem tanta dor de cabeça de ficar checando mercado toda hora e o IR e mais tranquilo. Em termos de performance, os melhores ganham do índice por uma boa vantagem ao longe de 12-24 meses.

cantanomicrofone

Mensagem por cantanomicrofone » 18 Ago 2020 23:04

Carl escreveu:
18 Ago 2020 22:49
Com esses fundos você não ganha dividendos e paga taxas de administração e performance (na maioria, se não me engano), mas você não tem tanta dor de cabeça de ficar checando mercado toda hora e o IR e mais tranquilo. Em termos de performance, os melhores ganham do índice por uma boa vantagem ao longe de 12-24 meses.
Me parece que essa questão dos dividendos é um dos pontos principais que faz o pessoal optar por investir diretamente em ações, que é algo que dá também mais trabalho pois a pessoa tem que realmente entender e ficar por dentro das ações que está negociando.

Eu comecei a investir via fundos recentemente (início deste ano, em janeiro, antes da porra da pandemia), pois sou leigo no assunto. Essa questão de taxas de performance e administração é irrelevante na prática para fundos que não sejam de renda fixa. Ao analisar a performance gráfica de um fundo essas taxas já estão descontadas, a única coisa que não está descontada ali é o IR.

Uma dúvida que tenho é se um investidor isolado usual consegue, em média, performar melhor investindo por conta própria, do que tendo uma carteira de fundos. Eu acho, intuitivamente, isso algo meio difícil de ocorrer, pois esses fundos tem gestores e equipes de análises formadas por profissionais com currículos bem gabaritados. E, como você disse, esses fundos no médio-longo prazo costumam apresentar performances substancialmente superiores aos benchmarks de suas categorias (CDI ou Ibovespa, por exemplo).

Agora, quando se leva em conta a questão dos dividendos, realmente isso é algo a que o investidor não tem acesso aplicando em fundos.

Eu comecei recentemente, no início do ano, mas esse é um ano atípico. Seria interessante depois de alguns anos postar aqui a performance da minha carteira de fundos e comparar com a performance da carteira de investimentos (não apenas de ações) do pessoal que investe por conta própria, para ter uma ideia dos desempenhos. Mas é algo que, caso mais alguém queira colaborar, vai demorar ainda para se ter uma ideia clara. O ideal seria comparar uma performance acumulada num período mínimo de 3 anos. Tipo, 2020-2023, e aí comparar as performances.

Uma coisa que eu tinha curiosidade de saber é qual o percentual de buy and holders e de traders que "se dão bem" no longo prazo seguindo suas respectivas estratégias. Isso olhando um espaço amostral grande de investidores...

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 18 Ago 2020 23:15

18 Ago 2020 23:04
.
Uma coisa que eu tinha curiosidade de saber é qual o percentual de buy and holders e de traders que "se dão bem" no longo prazo seguindo suas respectivas estratégias. Isso olhando um espaço amostral grande de investidores...
B&H só tem prejuízo ou lucro se realizarem, se são holders de verdade ainda estão segurando...rs e os traders nunca vão dar o braço a torcer... :giveup:
Tem um estudo mostrando (se não me engano) que mais de 90% dos day traders têm prejuízo.

cantanomicrofone

Mensagem por cantanomicrofone » 18 Ago 2020 23:23

Carl escreveu:
18 Ago 2020 23:15
B&H só tem prejuízo ou lucro se realizarem, se são holders de verdade ainda estão segurando...rs e os traders nunca vão dar o braço a torcer... :giveup:
Tem um estudo mostrando (se não me engano) que mais de 90% dos day traders têm prejuízo.
Eu acho que eu vi isso que você mencionou. Acho que era até maior, 97%, mas como não me lembrava da fonte acabei não mencionando.

Pois é, essa questão do B&H eu ainda vou ter que ler mais. O Barsi já disse várias vezes que ele não vende as ações dele e que vive dos dividendos gerados. Mas eu não acredito muito em tudo o que essa galera alega não, haha. Eu não sei também bem a história do Barsi e como ele chegou onde chegou, exatamente. Claro que ali é uma exceção.

Mas entendi o teu ponto, em tese se o cara segura por um longo tempo, ele não está realizando o prejuízo teórico da carteira. De todo modo, o B&H pode se dar mal mesmo com essa elasticidade argumentativa, pois tem algo objetivo que não tem como ser ludibriado por malabarismos argumentativos que é o padrão de vida. Se o padrão de vida do cara está estagnado no tempo, ou decrescendo, ele está se dando mal. E mesmo um cara que esteja tendo o seu padrão de vida elevado no tempo, esse ganho tem que estar acima de algum benchmark para que se possa dizer que a estratégia dele foi/está sendo realmente bem sucedida!

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 19 Ago 2020 00:05

SUICIDAL escreveu:
18 Ago 2020 11:34
Pois é... vão acabar de dilapidar o restinho da poupança dos coitados. Foda, Cadê o MPF junto com a CVM.
Foram SESSENTA MILHÕES em calls expiradas fora do dinheiro ontem.

Viva o PumpersClub!

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 19 Ago 2020 00:22

Shin escreveu:
19 Ago 2020 00:05
Foram SESSENTA MILHÕES em calls expiradas fora do dinheiro ontem.

Viva o PumpersClub!
Segunda foi dia de vencimento de opções, e 9 das 13 calls mais negociadas eram COGN3. Só as 6 calls mais negociadas tinham mais de 200 milhões de contratos em aberto.

Falei sobre o tamanho da manipulação que o TC tá fazendo no mercado e em alguns papeis em específico há algumas páginas atrás e o pessoal tirou sarro, então nem vale a pena insistir no assunto, mas é um absurdo estar rolando um negócio tão descarado debaixo do nariz da CVM e nada acontecer...

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 19 Ago 2020 00:36

The Griot escreveu:
19 Ago 2020 00:22
Segunda foi dia de vencimento de opções, e 9 das 13 calls mais negociadas eram COGN3. Só as 6 calls mais negociadas tinham mais de 200 milhões de contratos em aberto.

Falei sobre o tamanho da manipulação que o TC tá fazendo no mercado e em alguns papeis em específico há algumas páginas atrás e o pessoal tirou sarro, então nem vale a pena insistir no assunto, mas é um absurdo estar rolando um negócio tão descarado debaixo do nariz da CVM e nada acontecer...
A diferença entre lançadores e tomadores foi GIGANTESCA.

Vagabundo poucas vezes ganhou tanto dinheiro quanto ontem. Ficou um negócio ridículo de tão exposto que nego foi hoje “alertar” que não faz recomendação de investimentos, depois de ter lavado a burra com o dinheiro dos otarios.

O pior é que esses caras têm gado! Fui alertar um amigo que começou a investir há pouco tempo e ele ficou indignado defendendo, dizendo que eu tinha cabeça de institucional mas que a bolsa agora é das PFs! HAHAHAAHHAHAHA.

A CVM é uma palhaçada. Não faz porra nenhuma. Quem vai resolver isso cedo ou tarde vai ser o MP. Aposto um pacote de pirulito que se forem revirar os lançadores desse exercício vão aparecer vínculos com um certo alicateiro e seu amigo astronauta.

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 19 Ago 2020 00:56

Pior que o marketing dos caras foca pesado em falar do poder das sardinhas, sardinha unidas vão comer tubarao, etc... hahahahahhaha

cantanomicrofone

Mensagem por cantanomicrofone » 19 Ago 2020 01:18

Shin escreveu:
19 Ago 2020 00:36
A diferença entre lançadores e tomadores foi GIGANTESCA.

Vagabundo poucas vezes ganhou tanto dinheiro quanto ontem. Ficou um negócio ridículo de tão exposto que nego foi hoje “alertar” que não faz recomendação de investimentos, depois de ter lavado a burra com o dinheiro dos otarios.

O pior é que esses caras têm gado! Fui alertar um amigo que começou a investir há pouco tempo e ele ficou indignado defendendo, dizendo que eu tinha cabeça de institucional mas que a bolsa agora é das PFs! HAHAHAAHHAHAHA.

A CVM é uma palhaçada. Não faz porra nenhuma. Quem vai resolver isso cedo ou tarde vai ser o MP. Aposto um pacote de pirulito que se forem revirar os lançadores desse exercício vão aparecer vínculos com um certo alicateiro e seu amigo astronauta.
Opa, poderia explanar um pouco sobre o que ocorreu ontem (segunda)? Totalmente leigo aqui! A única coisa que vi foi que o Ibovespa caiu razoavelmente na segunda. Tem alguma relação com isso que vocês estão falando?

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 19 Ago 2020 01:46

19 Ago 2020 01:18
Opa, poderia explanar um pouco sobre o que ocorreu ontem (segunda)? Totalmente leigo aqui! A única coisa que vi foi que o Ibovespa caiu razoavelmente na segunda. Tem alguma relação com isso que vocês estão falando?
Não tem nada a ver com o movimento do Ibov. Aquilo foi principalmente tensão a respeito do boato sobre a saída do Guedes do governo. Hoje subiu praticamente o mesmo tanto porque ele resolveu ficar.

Basicamente o que aconteceu ontem foi que um monte de gente nova no mercado caiu no velho conto do vigário de quem recomendou compra de um ativo não porque acreditava na valorização do ativo mas porque estava ganhando dinheiro das pessoas que o compraram. Ontem a “tese” deles deu ruim, como claramente daria, e estima-se que 60 milhões de reais foram dos bolsos dos desavisados, comumente conhecidos como sardinhas, pra quem ganhou muito dinheiro vendendo esses mesmos ativos pra eles. Suspeita-se obviamente que quem ganhou esse dinheiro foi quem recomendou a compra.

Responder