Sair do Brasil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PHDookie
Contato:

Re: Sair do Brasil

Mensagem por PHDookie » 27 Mar 2017 11:10

Marido da minha prima que foi para os EUA e voltou é revoltado com essa história de nego ficar com "saudade" da familia, segundo ele se o cara largou tudo para encher o rabo de dinheiro em outro lugar tem que aguentar, nada de mimimi.
Meu irmão que mora nos EUA se adaptou bem(casou com americana), mas mora mais ao norte parece que os estados mais proximos ao Canada são mais "tranquilos" quanto a imigrantes, ele só reclamou uma vez sobre preconceito, mas ja reclamou d+++ sobre trabalhar para brasileiros(exploração), ele evita contato com a comunidade brasileira pq embora grande tem muita fofoca e competição entre brasileiros, tem tbm muito brasileiro la que vira viciado e alcoolatra("muito" dinheiro rapido d++ e toda semana). Ai evita. Tem cara mora la a 15 anos e não fala nada inglês.

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 27 Mar 2017 11:34

PHDookie escreveu:Marido da minha prima que foi para os EUA e voltou é revoltado com essa história de nego ficar com "saudade" da familia, segundo ele se o cara largou tudo para encher o rabo de dinheiro em outro lugar tem que aguentar, nada de mimimi.
Meu irmão que mora nos EUA se adaptou bem(casou com americana), mas mora mais ao norte parece que os estados mais proximos ao Canada são mais "tranquilos" quanto a imigrantes, ele só reclamou uma vez sobre preconceito, mas ja reclamou d+++ sobre trabalhar para brasileiros(exploração), ele evita contato com a comunidade brasileira pq embora grande tem muita fofoca e competição entre brasileiros, tem tbm muito brasileiro la que vira viciado e alcoolatra("muito" dinheiro rapido d++ e toda semana). Ai evita. Tem cara mora la a 15 anos e não fala nada inglês.

Essa parte da exploração, fofoca e competição eh verdade, hj em dia evito lugar com muito brasileiro. Nego n tem dinheiro pra pagar o aluguel mas tá com carro novo.

Mas...
A verdade eh q vai muito do vc, igual o amigo falou aí em cima.
Agora olha a situação do amigo do Dutch, o cara eh gordo, tá com depressão, a mulher largo ele, e a culpa eh do lugar?
Claro q não po, o cara tá com problemas pessoais, só que eh mais fácil falar que eh culpa do lugar, e colocar a culpa nos outros por n estar feliz.
Igual eu quando cheguei aki, passei raiva demais!!!! Era mulecao no ápice da adolescência, era cheio de amizade no brasil vivia em balada,festa pegando mulher aí do nada TUDO isso acaba, só ficava sozinho n conseguia comunicar, quase entro em deprê tbm, mas porra a culpa n era do lugar.
Eu q não estava adaptado a ele, aí comecei a fazer amizade pq comecei a jogar bola e as meninas ficaram loucas, depois entrei no jiu-jítsu aí acabo tudo voltou ao normal, comprei meu 1 carro. E assim foi...

Hj eu me sinto em casa, n sinto preconceito, muito pelo contrário, o que está tendo de protesto a favor dos imigrantes vindo da própria população por causa das coisas q o trump fala, nunca tinha visto tanto.

RuaDeBaixo
Contato:

Mensagem por RuaDeBaixo » 27 Mar 2017 11:49

Talvez para quem tem uma boa posição social no Brasil, com grandes amigos etc não deve ser uma escolha tão óbvia.

No meu caso eu ja sou sub cidadão no br, unica diferença é que eu seria um sub cidadão imigrante em um país desenvolvido, tirando a convívio com o núcleo familiar não teria nada a perder.

Só não vazo por falta de "condi$$ões"

dgm_nrt
Contato:

Mensagem por dgm_nrt » 27 Mar 2017 12:00

aux_ escreveu:morei lá 1 ano e 3 meses. não posso falar muito de Dublin pois só ia para lá passar fim de semana de vez em quando, morei no interior e é outro mundo.

cidadezinha pequena mas que tem tudo, faz tudo a pé ou de bike, sem violência, galera educada receptiva, outro nível, segundo e terceiro mês tu fica meio entediado, mas é só ir pra Dublin ou pegar um voo de ryanair que passa. fora que depois que tu mora lá e se acostuma com o ritmo pacato e a qualidade de vida e vai pra qquer grande capital européia se sente meio que na lei da selva, de tão civilizado que o irlandês é

o custo de vida é barato no inteiror, dá pra trabalhar e juntar dinheiro pra viajar de boa, e indo com cidadania é O ESQUEMA, você não vai querer ir embora nunca mais.

qquer coisa dá um alô no privado que eu passo mais informações.
Show man, qual era o nome da cidade?
O problema maior é a Mineira, ela odeia a língua Inglesa e se e a gente fosse embora ela iria ter q aprender na marra.
Quero ver se tiro a dupla cidadania, pra ir pra lá, passar tipo 1 mês de férias, depois ir de novo e nesse meio tempo fazer a cabeça dela.
Fazer ela vivenciar outros ares pra ver se muda de ideia.

Tenho vontade de conhecer a Ilha de Man, assistir a TT!

Goiaba
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Goiaba » 27 Mar 2017 12:12

Morando em Montreal quase um ano.. Tem dias que penso seriamente em voltar pro Brasilzão!

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 27 Mar 2017 12:17

Goiaba escreveu:Morando em Montreal quase um ano.. Tem dias que penso seriamente em voltar pro Brasilzão!
Canadá né? como ta afim de voltar?
nao se adaptou?
Imagem

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 27 Mar 2017 12:28

tjeua escreveu:Essa parte da exploração, fofoca e competição eh verdade, hj em dia evito lugar com muito brasileiro. Nego n tem dinheiro pra pagar o aluguel mas tá com carro novo.

Mas...
Agora olha a situação do amigo do Dutch, o cara eh gordo, tá com depressão, a mulher largo ele, e a culpa eh do lugar?
Claro q não po, o cara tá com problemas pessoais, só que eh mais fácil falar que eh culpa do lugar, e colocar a culpa nos outros por n estar feliz.
Igual eu quando cheguei aki, passei raiva demais!!!! Era mulecao no ápice da adolescência, era cheio de amizade no brasil vivia em balada,festa pegando mulher aí do nada TUDO isso acaba, só ficava sozinho n conseguia comunicar, quase entro em deprê tbm, mas porra a culpa n era do lugar.
Eu q não estava adaptado a ele, aí comecei a fazer amizade pq comecei a jogar bola e as meninas ficaram loucas, depois entrei no jiu-jítsu aí acabo tudo voltou ao normal, comprei meu 1 carro. E assim foi...

Hj eu me sinto em casa, n sinto preconceito, muito pelo contrário, o que está tendo de protesto a favor dos imigrantes vindo da própria população por causa das coisas q o trump fala, nunca tinha visto tanto.
O cara é meu amigo de infância. Nossos pais são amigos. Você não conhece a história de vida dele para fazer essas afirmações. Ele sempre foi gordinho, isso não mais incomoda ele (incomodava até os 20 e poucos anos) e nunca impediu ele de pegar mulher.

Ademais, ele trabalha numa das maiores e famosas empresas do planeta. Tem uma qualidade de vida em termos de ambiente de trabalho e poder aquisitivo que são meros sonhos para 99% do resto do planeta. É gerente de alto nível, respeitado, e viaja o mundo inteiro fazendo reuniões, dando treinamentos, etc. É um cara diferenciado e já não estava bem mesmo com a esposa. A separação foi apenas o estopim. O relato dele é que ele não consegue fazer alguma amizade mais duradoura, não tem com quem se abrir, não tem com quem simplesmente sentar pra tomar uma cerveja e falar bobagem. Isso gerou ansiedade e ele desenvolveu a Síndrome do Pânico (é um processo nociso que se construiu com o tempo). Isso é um pulo para a depressão. Não é incomum ele implorar pelo WhatsApp para os amigos próximos visitarem ele. Ela já pagou passagem para a irmã dele visita-lo por um final de semana, por estar próximo do seu limite psicológico. Toma um monte de antidepressivos.

E veja, não estou aqui tentando induzir ninguém a sentir pena do cara. Ele batalhou e conquistou o espaço dele. Mas essa vitória não veio sem cicatrizes.

Por fim, se o meu relato não se cola na sua narrativa, o lance é simplesmente desqualificar o relato? Quem sabe, talvez, haja mais no mundo do que você presume entender como sua própria verdade?

Abraço.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 27 Mar 2017 12:41

tjeua escreveu:Essa parte da exploração, fofoca e competição eh verdade, hj em dia evito lugar com muito brasileiro. Nego n tem dinheiro pra pagar o aluguel mas tá com carro novo.

Mas...

Realmente vai de pessoa para pessoa como vc disse. Meu irmão adora ai e não volta nem fudendo, muita gente fala para ele investir aqui e ele fala, pra que? Não tenho vontade de voltar. Ficou um mês aki e ficou doido para voltar kkkkkk.
Tipo meu irmão é carpinteiro ai, acostumado a tomar "porrada da vida" desde de pequeno, tenho uma teoria de que cara cascudo assim se adapta mais fácil a qualquer lugar(ralava de servente de pedreiro aki, e trabalhou em posto de gasolina ganhando um salario mínimo) então o que ele tira ai em um semana é mais do que ganhava em 3 meses de trabalho aki.
Agora tem gente que não se adapta, tinha uma colega na pós que tinha morado na Inglaterra(marido foi contratado pela Amazon e depois outra empresa de TI da Inglaterra chamou ele) e voltou pq não se adaptou, achou as pessoas da Inglaterra frias d++ e como ela era bem falante e zueira d++ houve choque cultural. Ai ela morava aki e o cara la kkk.

Goiaba
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Goiaba » 27 Mar 2017 12:41

renatomp escreveu:Canadá né? como ta afim de voltar?
nao se adaptou?
Sim mano, ledo engano achar que os problemas irão se resolver mudando para um país melhor.
Acho que a única grande vantagem daqui é a segurança. Na minha opinião, lógico!

O malícia mora aqui também, não sei o que ele acha. O francês que é falado aqui me incomada bastante! haha

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 27 Mar 2017 13:08

Goiaba escreveu:Sim mano, ledo engano achar que os problemas irão se resolver mudando para um país melhor.
Acho que a única grande vantagem daqui é a segurança. Na minha opinião, lógico!

O malícia mora aqui também, não sei o que ele acha. O francês que é falado aqui me incomada bastante! haha
eu nao iria pra província de Quebec pelo Francês.
mas sonho com Vancouver. se pudesse, moraria minha vida toda lá, mesmo sem ter conhecido kkk
acho q meu maior obstaculo seria o inglês, fora isso nao acho q teria dificuldades.

de qualquer forma, se vc esta ai legalmente, avalie bem a situação e outras cidades, talvez as coisas possam melhorar por ai.

sinceramente, acho q sair do país já ajuda muito e principalmente pela segurança.
Imagem

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 27 Mar 2017 13:16

Acho que vale a pena levantar alguns pontos para clarificar algumas ideias (preconcebidas?) sobre a sociedade americana. Talvez ajudem em alguma coisa (ou nao... )

1) 40% da populacao americana eh composta de segunda geracao de imigrantes ou menos (imigrantes+primeira geracao+segunda geracao). Ou seja, quase metade da populacao eh composta ou deriva de imigrantes que chegaram aqui nos ultimos 75 anos (depois da segunda guerra mundial). Nao existe um "americano" generico.

2) Menos de 10% da populacao (acho que apenas 7 ou 8%) sao descendentes dos anglo saxoes que colonizaram isso aqui. (por acaso, minha mulher eh uma.) Se eu colocar 20 americanos numa fila de 100 pessoas do mundo todo, voces vao ter dificuldade em identifica-los, principalmente se usarem o estereotipo de um "gringo" louro de pele rosa e olho azul.

3) O ambiente naturalmente competitivo da economia se infiltra na vida do individuo aqui. Seus colegas de trabalho sao "competidores" em essencia. Mesmo que inconscientemente e sem "malicia". Ate certo ponto, as espectativas quanto a sua performance e responsabilidades no trabalho, e etica profissional em geral, sao tao ou mais importantes que suas reponsabilidades familiares. Isso porque no final das contas, quem vai sustentar voce eh o trabalho e nao a familia. Entender essa diferenca pode ser dificil para pessoas de origem latina, onde relacoes pessoais sao vistas como mais importantes que trabalho.

4) Para voce ser bem sucedido aqui, em geral, voce tem que trabalhar "de verdade". Ou seja produzir.
Isso toma o seu tempo (investindo nao so no ato de produzir como tambem em se aperfeicoar e aumentar a sua competitividade). Em consequencia, tempo se torna precioso e nao eh algo a ser desperdicado. Nao se perde tempo "jogando conversa fora" como se diz no Rio... Voce ligar para alguem no telefone, vai direto ao ponto, acabou o que interessava, desliga. Seco e curto. Para marcar um "get together", voce estabelece quando comeca e quando acaba. Todo mundo chega e sai na hora. Porque? Porque provavelmente tem outras coisas planejadas para fazer antes e depois.

4) Vida social voce desenvolve participando das atividades da sociedade. Se voce quiser conversar sobre futebol, voce vai ter muito mais dificuldade de encontrar gente para conversar (dependendo da regiao, obvio) dos que se quizer conversar sobre baseball ou basketball. A melhor forma de fazer "amizades" eh participar de atividades que voce gosta, onde voce vai encontrar outras pessoas que compartilham do mesmo interesse. Agora nao esperem necessariamente que as relacoes que voces desenvolverem dentro de cada uma dessas atividades "cross-over" para outras. Voce tem que aproveitar as companhias dessas pessoas dentro deste ambito comum de interesses, porque fora dele, voces podem nao ter nada em comum.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 27 Mar 2017 15:32

Claro que o Dutch, não inventou isto daí, acho que a uns quatro anos ele já tinha falado uma vez sobre o amigo que mudo para Califórnia onde o custo de vida era alto.
Mas é o que eu falei anteriormente. Dinheiro não resolve todos os problemas, alguns até aumenta, se o cara é arrogante, com dinheiro vai achar que tem o rei na barriga.
O cara saiu do pais para ganhar dinheiro, avançar na carreira e sentiu falta de outras coisas. Se o cara nunca tinha mudado de cidade, provavelmente tinha família e monte de amigo de infância perto. O problema é do pais? Não, se o cara tivesse se mudado do Nordeste para o SP, ou pro sul, poderia ter o mesmo problema, mas no exterior amplifica as características. O que acontece é que se fosse no mesmo país seria um pouco mais perto e talvez teria um mouco mais de familiaridade com certas coisas e estaria um pouco menos fora da zona de conforto. Isso afeta algumas pessoas, outras tiram de letra. Se o cara é extremista, fica mais extremista, se é depressivo fica mais depressivo. O amigo dele separou da mulher, então teve que se ressocializar já velho, longe da família, sem amigos de infância, etc. Tem um tópico no off passei dos 30 sozinho que é mais ou menos a mesma situação.

E não acho problema um cara morando no exterior comer comida brasileira, ter amigos brasileiros, etc. Cada um faz o que quiser, se o cara gosta de comida brasileira, como o que quiser. Pode até perder a chance de experimentar coisas boas como culinária tailandesa, mediterrânea, etc, mas o problema é do cara. O cara pode se relacionar com os locais sem perder a identidade cultural dele. As vezes vão achar até interessante, conheço um monte de gringo que acha maneiro.

E também tem os preconceituosos que em qualquer disputa vão ficar com raiva que o cara pensa diferente e jogar a culpa pq é latino. Não votou no Trump pq é latino, estrangeiro tá dando pitaco na economia, então deveria voltar para o país de onde saiu, etc. Acontece, tu vai fazer o que? Não vai mudar o mundo, seja mais competente que o cara, que o mundo dá uma volta. Geralmente quem está frustrado procura um bode expiatório, mesmo que seja imaginário, o cara não estudou e perde o trabalho para um outro que não sabe nem falar a língua do país. Claro que se aumenta a oferta de trabalhadores, na teoria diminui o salário oferecido. Mas também se aumenta o mercado interno, e se a vaga de emprego iria atender o mercado interno, com um aumento de 20% na população, a economia poderia crescer e gerar também 20% a mais de vagas de emprego. A menos que tenha uma grande distorção localizada, como com o mercado de TI, a imigração não vai causar um efeito tão grande. O que pressiona a estagnação dos salários enquanto a produtividade cresce são outras coisas que tentam empurrar como culpa da imigração. Não que a imigração sem controle não seja problemática.

Cizor
Contato:

Mensagem por Cizor » 27 Mar 2017 16:09

Por favor, se alguém aqui se formou no Brasil e depois validou diploma para trabalhar em outro pais, pode me contar um pouco sobre a sua experiência de mudança? É esse o caminho que pretendo seguir.
Imagem

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 27 Mar 2017 16:23

Cizor escreveu:Por favor, se alguém aqui se formou no Brasil e depois validou diploma para trabalhar em outro pais, pode me contar um pouco sobre a sua experiência de mudança? É esse o caminho que pretendo seguir.
Eu também... Sendo específico: Alemanha ou Suécia.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 27 Mar 2017 17:56

Cizor escreveu:Por favor, se alguém aqui se formou no Brasil e depois validou diploma para trabalhar em outro pais, pode me contar um pouco sobre a sua experiência de mudança? É esse o caminho que pretendo seguir.
Depende da área que se formou e do país.
Por exemplo nos Estados Unidos, computação, o cara deve ser formado, mas o que conta mais são as certificações específicas.
Engenharia pode trabalhar mas não assina projeto até fazer as duas provas, e para fazer a última tem que comprovar experiência. Ainda paga uns 400 dólares para fazerem uma avaliação e confirmarem a equivalência do diploma.
Medicina tem que fazer duas provas tb, pagar uma grana e fazer dois anos de residência independente da experiência.
Direito é completamente diferente e não tem como transferir e por aí vai.

Responder