Eu, pra variar, discordo. Existe uma razão pela qual os moleques na favela idolatram os traficantes e querem seguir esse caminho: a punição não funciona. Se o sistema repressivo do estado fosse mais eficiente e tanto o traficante quanto o pivete que sonha ser traficante tivessem certeza da punição, a criminalidade diminuiria bastante. O problema é que hoje você tem em várias cidades bolsões sem lei onde a força policial não chega e o tráfico impera. É isso o que cria mais e mais bandidos. É lá que está o problema.Buda escreveu:O problema e que cadeia não impede que novos marginais surjam
A população carcerária já e imensa
E o crime só aumenta
Temos que parar de gastar dinheiro com besteiras
Quem tem cultura e emprego não da facada nas pessoas na rua
Pode até aparecer um ou outro maluco ou marginal por opção, mas a maioria não vai fazer issob
Hoje fui a um cartório judicial e fiquei 1 horárias ser atendido
Pega um menor desse, da um treinamento, estudo e uma bola e bota o cara pra fazer algum trabalho mais manual no cartório
Ao invés de pagar mais de mil reais por mês pra um presidiário, faz um projeto com moradia, alimentação, curso com algum serviço público mais simples, só para ajudar, da uma bolsa pro cara
É claro que se você é mais enérgico punindo, tem que fazer um serviço melhor dentro do presídio também, pra evitar que aconteça lá dentro o que acontece na favela. Mas que tem que prender, tem.
Uma segurança pública mais decente aliada a um sistema educacional público minimamente comprometido com o desenvolvimento do indivíduo são, acredito, a única solução pra esse país.
O negócio é que não é porque não se tem educação de qualidade que não se vai prender o bandido mirim. Uma coisa não é diretamente dependente da outra. A redução da maioridade penal melhora o problema no curto/médio prazo e a melhora na educação resolve no médio/longo prazo. Agora não fazer um porque não se faz o outro é que não vai resolver porra nenhuma.