Mais poderoso do que o Xbox One X e PS4 Pro juntos: Stadia é a aposta do Google no mundo dos games!

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Mais poderoso do que o Xbox One X e PS4 Pro juntos: Stadia é a aposta do Google no mundo dos games!

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 19 Mar 2019 21:19

Eu joguei na época na onlive antes da sony comprar ela, a qualidade nem era problema a resolução ate era legal pra época, de via ser uns 720p não real, mas o ping era foda coisa de 300 a 400ms
TEAM Sagraódio

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Mais poderoso do que o Xbox One X e PS4 Pro juntos: Stadia é a aposta do Google no mundo dos games!

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 19 Mar 2019 21:23

Olha o google pode ter uma carta na manga, se eles estiverem com um método de compressão revolucionário ai vai da certo
TEAM Sagraódio

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 19 Mar 2019 21:55

Qui-Gon Jinn escreveu:
19 Mar 2019 21:23
Olha o google pode ter uma carta na manga, se eles estiverem com um método de compressão revolucionário ai vai da certo
Não tem mágica pra latência, ou estão perto (os video games ou seja lá o que for que vai rodar esses jogos) ou fodeu.

Claro, o google tem data center espalhado pelo mundo todo e talvez hoje as coisas sejam melhores.

Garotinha

Mensagem por Garotinha » 19 Mar 2019 22:50

VBB escreveu:
19 Mar 2019 20:03
Porra, os caras fizeram uma apresentação de uma hora explicando todo o conceito e o público não entende nada nem lendo notícia mastigada. Em resumo, o sistema funciona em streaming e não necessita de hardware local. Roda em qualquer computador, celular, ipad, que tenha um google chrome funcionando normalmente. O cálculo de potência se deu em cima do kit básico de cada UNIDADE de processamento na nuvem, o que não impede que se use um número maior, tornando o hardware ilimitado. Uma máquina dedicada ao sistema na nuvem terá 10.7 teraflops, o que por si só é com absoluta certeza inferior ao que será o PS5 e o XBOX novo mas se torna irrelevante pois usando duas máquinas a diferença pode ser contornada e superada. Você poderá, por exemplo, assistir um video de um jogo no youtube e continuar do ponto que quiser, jogando, aquilo que assistia, com um loading semelhante ao do netflix para iniciar. O sistema parece interessante e é provavelmente o rumo que a indústria levará. Não pensem que precisará de muita internet. Provavelmente qualquer conexão de 20 mb consiga rodar sem problemas pois o processamento será todo no servidor, basicamente será o streaming em video tal qual o youtube funciona hoje mas com o usuário jogando. Resta saber se o inputlag será razoável.
amigo, só não entendi a questão da jogabilidade em si. se não precisa de hardware local, basta ter só um controle? e como linkaria com a TV? só isso q não entendi :giveup:

Colt
Contato:

Mensagem por Colt » 19 Mar 2019 23:15

Qual seria a velocidade de conexão mínima pra jogar sem um lag fudido?

Achei muito foda a ideia e assinaria esse serviço numa boa, se o preço não for um absurdo é claro...

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 19 Mar 2019 23:26

Garotão escreveu:
19 Mar 2019 22:50
amigo, só não entendi a questão da jogabilidade em si. se não precisa de hardware local, basta ter só um controle? e como linkaria com a TV? só isso q não entendi :giveup:
Qualquer dispositivo que tenha acesso ao navegador atualizado, internet e conexão USB para o controle funcionará supostamente bem. O controle pode ser o que o google anunciou ou qualquer outro.

Garotinha

Re:

Mensagem por Garotinha » 19 Mar 2019 23:39

VBB escreveu:
19 Mar 2019 23:26
Qualquer dispositivo que tenha acesso ao navegador atualizado, internet e conexão USB para o controle funcionará supostamente bem. O controle pode ser o que o google anunciou ou qualquer outro.
em tese, poderia jogar isso ai pelo próprio ps4, certo? bem "Inception" isso ae...

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 20 Mar 2019 00:21

Colt escreveu:
19 Mar 2019 23:15
Qual seria a velocidade de conexão mínima pra jogar sem um lag fudido?

Achei muito foda a ideia e assinaria esse serviço numa boa, se o preço não for um absurdo é claro...
Velocidade não é a mesma coisa que latência, tu pode ter uma net de 1 giga e ter uma latência (o tempo que o pacote, que é a informação digamos assim, leva pra sair do teu dispositivo e chegar no destino e vice versa) alta para jogar, com toda ctz se teu ping for acima de 100 esquece.
Garotão escreveu:
19 Mar 2019 23:39
em tese, poderia jogar isso ai pelo próprio ps4, certo? bem "Inception" isso ae...
Ps4 tem chrome?

Garotinha

Mensagem por Garotinha » 20 Mar 2019 00:54

PescadorParrudo escreveu:
20 Mar 2019 00:21
Velocidade não é a mesma coisa que latência, tu pode ter uma net de 1 giga e ter uma latência (o tempo que o pacote, que é a informação digamos assim, leva pra sair do teu dispositivo e chegar no destino e vice versa) alta para jogar, com toda ctz se teu ping for acima de 100 esquece.

Ps4 tem chrome?
Não sei.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mais poderoso do que o Xbox One X e PS4 Pro juntos: Stadia é a aposta do Google no mundo dos games!

Mensagem por Shin » 20 Mar 2019 02:06

Em tese, qualquer aparelho com conexão que roda Netflix vai poder rodar esse negócio. O que me intriga é a latência.

Pra quem ainda ao entendeu, o que ele faz é basicamente transformar o jogo, que é processado nos servidores do Google, em vídeo e transmitir via streaming pro aparelho que você estiver usando. Assim, em tese, qualquer aparelho que rode o Netflix em alta qualidade vai poder rodar esse novo serviço tão bem quanto, já que é um streaming de vídeo como qualquer outro.

O que me intriga é a latência. Duvido muito que qualquer provedor de internet no Brasil consiga garantir esse Ping monstruoso pra que o imputlag seja imperceptível.

Também vamos precisar ver como o serviço vai lidar com as oscilações de velocidade. Porque o sistema pode ser revolucionário e o caralho a quatro, mas se tiver muita latência ou se a qualidade do vídeo oscilar muito, pixelizando a imagem o tempo todo, ninguém vai usar.

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 20 Mar 2019 09:21

RequintesDePuberdade escreveu:
20 Mar 2019 09:03
PS4 não tem chrome.
Rapaz, se a única limitação em não rodar no PS4 é não ter chrome, isso jajá a cai, nem que seja em futuros homebrews.
Imagem

Kr4yzieBone
Contato:

Mensagem por Kr4yzieBone » 20 Mar 2019 09:51

Esse era uma passo normal para os games, virar serviço... a própria Microsoft tentou vender esta ideia no lançamento do XONE (era uma solução hibrida , onde jogos poderiam ter um up nos graficos por meio da Cloud, além de abandonar a mídia física), a ideia na época foi nao bem recebida e tiveram voltaram atras. Alias, esses foi um dos fracassos no lançamento do XONE.

Sony e Nintendo terão que procurar algum parceiro de Cloud para oferecer este tipo de serviço, já a MS tem a Azure e provavelmente deve lançar um serviço parecido em breve, e até outros players, como a Amazon podem também entrar no mercado de jogos.

Sobre o Stadia, a Google disse que uma conexão de 25Mb é o necessário para rodar os jogos. Não acho que a latência vai ser o principal obstaculo, acho que a eliminação de um hardware no meio (console, pcs) junto com o direcionamento para clouds regionais vai compensar um pouco o problema de latência. O maior problema que eu vejo é como será o tratamento para as instabilidades de conexões, já que transmissão deverá ser por protocolo UDP.

Alias um OFF, é engraçado como o Smartphone, Cloud Computing e DevOPs estão transformando o nosso conceito de possuir bens, para consumo de serviço on demand.

Acho que no máximo 10 anos praticamente tudo será oferecido como serviço, por exemplo: você quer ir numa festa, mas não tem roupas de grife e não quer comprar por ser caro... dai vem uma empresa e criar um serviço para você alugar uma calça jeans da Diesel por R$20,00 por um dia, vc aluga, alguém ou drone te entrega, na casa que você alugou no 5andar. Por sim vc chama um Uber para chegar na festa, vendo netflix no celular até chegar no destino.... resumindo, tudo vai virar serviço on demand.
Editado pela última vez por Kr4yzieBone em 20 Mar 2019 09:58, em um total de 1 vez.

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 20 Mar 2019 11:18

Sky escreveu:
20 Mar 2019 09:02
O esquema do controle do Google é que ele conecta diretamente no wifi, então dá uma ajudada no lance da latência
:silly:
Kr4yzieBone escreveu:
20 Mar 2019 09:51
Esse era uma passo normal para os games, virar serviço... a própria Microsoft tentou vender esta ideia no lançamento do XONE (era uma solução hibrida , onde jogos poderiam ter um up nos graficos por meio da Cloud, além de abandonar a mídia física), a ideia na época foi nao bem recebida e tiveram voltaram atras. Alias, esses foi um dos fracassos no lançamento do XONE.

Sony e Nintendo terão que procurar algum parceiro de Cloud para oferecer este tipo de serviço, já a MS tem a Azure e provavelmente deve lançar um serviço parecido em breve, e até outros players, como a Amazon podem também entrar no mercado de jogos.

Sobre o Stadia, a Google disse que uma conexão de 25Mb é o necessário para rodar os jogos. Não acho que a latência vai ser o principal obstaculo, acho que a eliminação de um hardware no meio (console, pcs) junto com o direcionamento para clouds regionais vai compensar um pouco o problema de latência. O maior problema que eu vejo é como será o tratamento para as instabilidades de conexões, já que transmissão deverá ser por protocolo UDP.

Alias um OFF, é engraçado como o Smartphone, Cloud Computing e DevOPs estão transformando o nosso conceito de possuir bens, para consumo de serviço on demand.

Acho que no máximo 10 anos praticamente tudo será oferecido como serviço, por exemplo: você quer ir numa festa, mas não tem roupas de grife e não quer comprar por ser caro... dai vem uma empresa e criar um serviço para você alugar uma calça jeans da Diesel por R$20,00 por um dia, vc aluga, alguém ou drone te entrega, na casa que você alugou no 5andar. Por sim vc chama um Uber para chegar na festa, vendo netflix no celular até chegar no destino.... resumindo, tudo vai virar serviço on demand.
Conexão será o primeiro impeditivo, 25mb não é qualquer pessoa ou lugar que tem (A nível BR), mas acredito que se não rodar em 4k deve baixar pra FHD diminuindo o requisito de banda.

A latência, na minha opinião, será o principal obstáculo a nível BR, é muito mais caro ter um Data Center aqui do que em outros lugares naturalmente frios, a regionalização do serviço minimizaria essa questão, mas fatalmente o serviço deve ser iniciado com as operações apenas a nível US, depois Europa e por fim no resto do mundo.

Tratamento de instabilidade de conexão, não entendi essa parte ... UDP é isso aí, perdeu pacote, ele manda o próximo e que se exploda, no caso pode ocorrer uma perda temporária da conexão ou ainda só diminuir a qualidade da imagem temporariamente, tudo tranquilo e com impacto pequeno.

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 20 Mar 2019 11:26

Kr4yzieBone escreveu:
20 Mar 2019 09:51

Se for UDP ai é que não vai ter tratamento mesmo. Como o chrome é um browser cheio de possibilidades, eles devem criar algum tipo de protocolo especial para tratar a conexão sem ter o problema do handshake. Quanto aos clouds regionais eu não sei. Hoje a Aws tem uma AZ em SP e uma CDN no Rio, não faço ideia como é a infra do google.

Enfim, vamos ver né, eu acho que pode dar certo para um certo nicho (grandes capitais e bom poder aquisitivo). Mas se a moda pegar até eu vou acabar jogando um fifa aqui e um KOF acolá.
"O segundo lugar fede"

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 20 Mar 2019 11:34

PescadorParrudo escreveu:
20 Mar 2019 11:18
:silly:

Conexão será o primeiro impeditivo, 25mb não é qualquer pessoa ou lugar que tem (A nível BR), mas acredito que se não rodar em 4k deve baixar pra FHD diminuindo o requisito de banda.

A latência, na minha opinião, será o principal obstáculo a nível BR, é muito mais caro ter um Data Center aqui do que em outros lugares naturalmente frios, a regionalização do serviço minimizaria essa questão, mas fatalmente o serviço deve ser iniciado com as operações apenas a nível US, depois Europa e por fim no resto do mundo.

Tratamento de instabilidade de conexão, não entendi essa parte ... UDP é isso aí, perdeu pacote, ele manda o próximo e que se exploda, no caso pode ocorrer uma perda temporária da conexão ou ainda só diminuir a qualidade da imagem temporariamente, tudo tranquilo e com impacto pequeno.
Na aws os preços pra certos serviços na AZ de SP se comparado as de N.Virginia são um absurdo. O GCP deve seguir a mesma pegada.

Só por curiosidade, fui olhar a infra da GCP. Já é enorme também.

Imagem

Imagem
"O segundo lugar fede"

Responder