Sim mas essa ótica do Hawking é baseada naquilo q ele conhece(muito) mas experiências humanas. Do ponto de vista e histórico humano haveria disputa e competição. Mas e de um ser extraterrestre existiria?? Teria o mesmo comportamento animal q existe Aki??jotaerre escreveu: ↑20 Set 2019 14:35Cara, eu vi um documentário com a visão de stephen hawking sobre como seriam seres de outros planetas.
Ele levantou um ponto muito bom, do qual concordo inteiramente: em um planeta habitado por várias espécies, um delas só conseguiria se sobressair e evoluir através da competição e domínio sobre as demais. Em algum ponto da evolução, essa espécie ficou superior e sub-julgou as outras. Uma forma de vida não competitiva não evoluiria e seria ela sub-julgada.
Então, se existir uma forma de vida que evoluiu o suficiente para atravessar o espaço, essa evolução muito provavelmente foi alcançada por competição com outras espécies, e depois de dominá-las, competição entre a própria espécie. É só olhar pra gente e vê que nos tempos de guerra e guerra fria, o tanto que a gente desenvolveu em tecnologia.
Então, provavelmente de novo, qualquer espécie que venha visitar a gente pode não estar apenas buscando conhecimento, mas sim buscando tirar algum proveito da exploração
Eu acho q não... A não ser q venham todos do mesmo " molde"