'Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil encanador passar fome', diz Weintraub ao defender ensino técnico

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
mng
Contato:

Re: 'Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil encanador passar fome', diz Weintraub ao defender ensino técnico

Mensagem por mng » 08 Out 2019 15:02

codematrixbr escreveu:
08 Out 2019 14:20
Curso técnico e bom para o jovem ter experiência de vida, me arrependo de não ter feito pelo menos uns 2 cursos técnicos, como:mecânica automotiva, eletricista, ia agregar muito na minha vida como pessoa, trocar tomada, peça automotiva da fácil reposição etc..., ia me economizar uns bons trocados, agora como profissão não da, vai de cada um, não tem como generalizar nada, agora o principal problema é a quantidade de cursos que não agregam em nada, vejo mestres em geografia fazendo doutorado em diversas besteiras que não agregam em nada na sociedade, principalmente no ambiente regional, ex: aqui no meu estado temos muito problema com solo, há pouquíssimos trabalhos de pesquisa nessa area, aí teve um tiozinho morador da roça cujo ramal no período do inverno não passava nem trator, teve a ideia de usar a casca da castanha-do-pará (que na verdade é do Acre) que era jogada no lixo, como elemento para ser jogado em cima do barro, pronto, resolveu o problema dele e ele pode transitar no inverno. Porra nego se enfia no mundo da federal em uma bola de dce,une,comunismo,esquerdismo parece que no Brasil só tem assunto nas federais temas como: “modo burguês se ver o mundo” “críticas a sociedade homofóbica e machista” “estudo profundo da obra de marx”, aí e foda!
Falou tudo.
Existe um status muito grande em torno do ensino superior, diploma, mestrado e doutorado. E o fato é que muitas pessoas estudam coisas que não suprem as necessidades do mercado ou da região.
PRIDE - Eternamente!

Fedor, CroCop e Minotauro-heróis do MMA!

Minowaman|Sakuraba|Don Frye|Mousasi|Josh Barnett|Mark Hunt|Mark Coleman

Tico_Bahiano
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: 'Está cheio de doutor sem emprego, mas é difícil encanador passar fome', diz Weintraub ao defender ensino técnico

Mensagem por Tico_Bahiano » 08 Out 2019 15:08

A elite tentando convencer o proletariado que é ruim tentar ascender socialmente, legal mesmo é ser trabalhador braçal.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]

Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 08 Out 2019 15:30

Tico_Bahiano escreveu:
08 Out 2019 15:08
A elite tentando convencer o proletariado que é ruim tentar ascender socialmente, legal mesmo é ser trabalhador braçal.
Mas a elite q frequenta universidade federal, não o pobre... O cara q precisa trabalhar vai estudar como se a aula começa às 2 da tarde?? Ou estuda ou trabalha ou vai para uma particular a noite para trabalhar de dia e dever o Fies.

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 08 Out 2019 15:33

Tico_Bahiano escreveu:
Essa entra naquele mesmo livro de anedotas q tem a piada do "a situação do trabalhador irá melhorar se tirarmos alguns direitos deles"
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 08 Out 2019 15:47

Esquema é botar salário mínimo de 10k, e conceder título de Dr. para todos que sabem cantar algum hit do Mestre Belo

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 08 Out 2019 15:53

São muitos os pontos a debater. Questão complexa. Mas eu reparei até em alguns posts o quanto o status vale mais do que outras coisas (dinheiro, por exemplo). Essa de querer o filho 'doutor' em detrimento de outras coisas, eu acho natural até certo ponto pois em geral as pessoas associam isso a ascensão social, só que não necessariamente isso vai ocorrer, ainda mais pelo título unicamente. Em tudo que é área tem altos e baixos, mas como falaram, pode ocorrer da pessoa negar vagas por orgulho ou por sempre achar que merece mais (e ok, cabe somente a cada um medir o seu valor), porém às vezes falta essa mentalidade de ir galgando alguns degraus até conseguir o tal emprego sonhado.

Hoje, caminhoneiro nos EUA ganha mais do que muito engravatado com diploma, só um exemplo. Guardadas as proporções, até aqui no Brasil tem exemplos semelhantes.

Já vi mestrado sendo praticamente vendido em particulares, e hoje em dia é visível que o título banalizou. Não sei se ocorre o mesmo no doutorado...

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 08 Out 2019 15:56

Nego critica, mas vai dar graças a deus quando for preso e tiver direito a cela especial! Vide o Eike Batista

Z.R.E.A.M
Contato:

Mensagem por Z.R.E.A.M » 08 Out 2019 15:57

kyo_spirit escreveu:
08 Out 2019 15:33
Essa entra naquele mesmo livro de anedotas q tem a piada do "a situação do trabalhador irá melhorar se tirarmos alguns direitos deles"
Que direito é esse que pode ser dado e tirado pelo Estado? :silly:

É apenas lógico que as relações trabalhistas funcionariam de maneira mais eficaz se apenas as partes voluntariamente envolvidas tomassem as decisões sobre as obrigações salariais e benefícios condicionados na troca de serviços, quanto maior a participação de uma terceira parte cuja subsistência advém da escravização dos indivíduos, pior será para todos.

Alterações na CLT são necessárias. As leis trabalhistas atuais são arcaicas e mais prejudicam do que ajudam.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 08 Out 2019 16:01

Eu racho o bico com esse reducionismo tosco do papel do ensino técnico/ profissionalizante. Meu velho, o meu filho aprenderá uma profissão antes dos 18 anos. Se ele seguirá em uma universidade ou não, quem decidirá é o próprio (e com o dinheiro dele).

Nego entra na faculdade aos 17~18, estuda por 4 anos. Alguns sequer estagiam, pra se dedicar inteiramente aos estudos. Daí terminam a faculdade, ingressam em um mestrado e lá se vão mais 2~3 anos. O cara sai aos ~25 anos. Jovem, formado e cheio de qualificação, mas sem experiência nenhuma. E esse perfil não aceita um emprego de entrada, pois é qualificado demais pra aceitar um emprego de Jr.

Muitos desse bolo vão fazer doutorado e vivem da bolsa, morando com os pais, claro. Daí você põe mais 4~5 anos de estudos. Pronto, temos alguém aos ~30, ainda sem experiência profissional nenhuma, mas altamente qualificado. E, claro, esse cara jamais aceitará um emprego de Jr.

É o típico perfil do concurseiro padrão. Alguém que estudou muito e não aceita um salário baseado apenas na sua produtividade, pois 5~6 paus é pouco pra quem estudou ~10 anos da sua vida. LoL
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Tico_Bahiano
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tico_Bahiano » 08 Out 2019 16:07

Z.R.E.A.M escreveu:
08 Out 2019 15:57
Que direito é esse que pode ser dado e tirado pelo Estado? :silly:

É apenas lógico que as relações trabalhistas funcionariam de maneira mais eficaz se apenas as partes voluntariamente envolvidas tomassem as decisões sobre as obrigações salariais e benefícios condicionados na troca de serviços, quanto maior a participação de uma terceira parte cuja subsistência advém da escravização dos indivíduos, pior será para todos.

Alterações na CLT são necessárias. As leis trabalhistas atuais são arcaicas e mais prejudicam do que ajudam.
Tá de brincadeira né? Leia sobre a história das relações trabalhistas antes de postar um loucura dessas.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]

Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 08 Out 2019 16:20

kyo_spirit escreveu:
08 Out 2019 15:33
Vc trabalha de carteira assinada???

Z.R.E.A.M
Contato:

Mensagem por Z.R.E.A.M » 08 Out 2019 16:22

A banalização do acesso ao ensino superior no Brasil criou um número enorme de novos profissionais entrando num mercado sem crescimento. A realidade é que esse país de bosta não tem mercado pra tanto nego. Seguindo o prognóstico atual, com o governo tendo suas pautas travadas pela oposição, não vejo esse lugar crescendo muito nos próximos anos.

É questão de tempo até diploma de Direito ou Engenharia virar pré requisito pra dirigir Uber. Isso vale para todos cursos, exceção de Medicina, já que o forte lobby da classe impediu a criação de novos cursos ( resultado = número enorme de BR´s cursando medicina em Paraguai, Bolívia, Argentina etc ), sendo assim, ainda serão alguns anos de médico recém formado tirando 10k.

O alto investimento nas federais e sucateamento do ensino básico atrasou o Brasil.

xavier
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por xavier » 08 Out 2019 16:30

Tico_Bahiano escreveu:
Verdade, e viver com mil dinheiros por mês, é triste isso.

Z.R.E.A.M
Contato:

Mensagem por Z.R.E.A.M » 08 Out 2019 16:32

patola escreveu:
08 Out 2019 16:02
Categoricamente errado. Já leu um livro qualquer de história do século 19-20?
Alguns, atualmente estou lendo o livro da imagem. Todavia, me indique alguma autor e livro de visões opostas, prometo dar uma chance nas minhas férias.

Imagem

Tico_Bahiano escreveu:
08 Out 2019 16:07
Tá de brincadeira né? Leia sobre a história das relações trabalhistas antes de postar um loucura dessas.
Não estou brincando. Acredito que uma maior participação do Estado nas relações trabalhistas causa efeitos negativos para todas partes envolvidas.

O que faz você pensar que o Estado contribui positivamente para o empregado?

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 08 Out 2019 16:39

Filipe escreveu:
08 Out 2019 16:22
Boa sorte pro teu filho pra conseguir bancar algum curso em uma universidade que preste com salário de técnico em informática ou passar pra algum curso decente em universidade pública trabalhando o dia inteiro e só estudando a noite...

Acabei de me formar e no último semestre minha mensalidade passava dos 5k. Isso com boa parte dos dias sendo integral.

A realidade é outra, bicho

E que generalização boba vc fez do ensino superior... Agiu com o mesmo preconceito q condenou ao ensino profissionalizante...

A realidade é: Tu é fudido? Faz curso pra peão. Não é? Vai fazer cursinho ou universidade particular com ajuda dos pais. Fato.
Terminei o ensino médio e fiz um curso técnico de administração. Estagiei e depois fui contratado como auxiliar administrativo. Com essa grana, paguei um curso técnico de desenvolvimento de sistemas. Larguei o trampo como auxiliar administrativo e fui estagiar com programação, suporte e testes. Segui com desenvolvimento (o que curti mais), até que fui contratado, o que viabilizou fazer faculdade de sistemas de informação.

Após muitos anos, fiz mestrado profissional, além dos trocentos cursos de reciclagem e afins no meio do caminho, porque tecnologia muda o tempo todo. Hoje, além de atuar na minha área, dou aula em faculdade particular, para um perfil muito próximo do meu (início de carreira).

Se eu ainda fosse um técnico em desenvolvimento, estaria recebendo, fácil, 3~4 paus. Isso é pouco pra você, mano? Isso é ser fodido? Pra mim, é o jeito mais imediato de encarar o mercado. Você aprende o necessário pra ingressar numa profissão já no primeiro semestre. Em 2 anos de curso, você já estará, no mínimo, atuando como Júnior em alguma empresa e ganhando uns 2~3 paus.

E não generalizei nada. O perfil de quem só estudou e nunca trabalhou é exatamente esse. Muita qualificação e zero experiência. Logo, não aceita qualquer emprego (pois se acha superior) e nem consegue nada do seu naipe. Se você não concorda, beleza. Não tem preconceito algum aí. Eu conheço alguns nessa barca aí de estudar há mais de 10 anos e não ter experiência profissional nenhuma. Tenho um amigo formado bacharel em química e com mestrado na mesma coisa, agora cursando o doutorado. Nunca trampou e não arruma emprego, pq não quer dar aula em ensino médio e nem consegue vaga como professor universitário, mesmo só para as disciplinas de cálculo. E até consegue, mas pagando 20~25 paus por hora aula.

Esse vai terminar o doutorado e tentar concurso pra professor substituto em alguma federal. Se não rolar, nem imagino o que fará da vida. E nem sei se os pais vão segurar a sua onda por muito mais tempo, pq já tem mais de 30 na lata. Hahaha
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Responder