[HELP] Maldito WI-FI...
Re: [HELP] Maldito WI-FI...
5ghz é mais rapido mas o alcance é menor
-Descubra qual tipo de placa wifi do dispositivo que vc vai conectar. Se a lentidão é no notebook, descubra se ele é banda g,n etc.
-Compre um roteador wifi que possua largura de banda equivalente (ou superior). Por exemplo, nao adianta você ter uma antena que lhe transmite 150mb e seu note só consegue trabalhar a 100 (por exemplo).
-No roteador novo, puxe um cabo que conecte uma das portas LAN do roteador da operadora e plugue este cabo na porta WAN do roteador novo que vai comprar.
-Neste roteador novo, configure os parametros de wifi como nome da rede, senha e etc.
E seja feliz.
Novamente, 5GHz é muito legal, mas tem um alcance MUITO menor. Mesmo em equipamentos corporativos. Na empresa que eu trabalho comprei cisco 280I que entrega em 2.4 e 5ghz. 2.4 é muito melhor na maioria dos casos. POREM, se seu dispositivo suporta 5ghz e a barra de sinal de antena fica cheia, be happy.
Boas punhetas.
-Descubra qual tipo de placa wifi do dispositivo que vc vai conectar. Se a lentidão é no notebook, descubra se ele é banda g,n etc.
-Compre um roteador wifi que possua largura de banda equivalente (ou superior). Por exemplo, nao adianta você ter uma antena que lhe transmite 150mb e seu note só consegue trabalhar a 100 (por exemplo).
-No roteador novo, puxe um cabo que conecte uma das portas LAN do roteador da operadora e plugue este cabo na porta WAN do roteador novo que vai comprar.
-Neste roteador novo, configure os parametros de wifi como nome da rede, senha e etc.
E seja feliz.
Novamente, 5GHz é muito legal, mas tem um alcance MUITO menor. Mesmo em equipamentos corporativos. Na empresa que eu trabalho comprei cisco 280I que entrega em 2.4 e 5ghz. 2.4 é muito melhor na maioria dos casos. POREM, se seu dispositivo suporta 5ghz e a barra de sinal de antena fica cheia, be happy.
Boas punhetas.

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
Obrigado pela resposta! Meu plano tem 5G e testei a velocidade do Wifi no celular e deu 24Mb... O Roteador entraria direto no aparelho da Net (pergunta de leigo total!Maestro escreveu: ↑11 Ago 2020 00:58Confere a velocidade upload do seu plano(geralmente é metade do download, mas planos não fibra podem entregar bem menos), e peça pra trocar a unidade se ele não possuir um protocolo Wi-fi 5.
Depois, tente usar no fio aquilo que precisar de mais estabilidade.
Por último, invista em roteadores.
Sempre que colocarem internet pessoal, coloquem o modem em uma área central da casa( ou no lugar mais utilizado)
Em uma posição mais alta, para que o sinal se espalhe melhor.
É importante entender que essas unidades 2 em 1 (bridge que recebe a internet e roteador wi-fi) nunca vão fazer as duas coisas bem, como um equipamento dedicado faria, isso é especialmente verdade na questão do wi-fi, que é parte do dia a dia de todos. Não adianta investir num celular top, tv top, e um plano de internet competente, sem pensar a rede e a disposição dela na sua casa antes, o provedor não sabe suas necessidades, vícios, locais onde mais fica com celular, esses pormenores estruturais apenas você pode entender, e é essencial investir num projeto de longo prazo nesse quesito. Dessa forma, o provedor muitas vezes vira apenas um detalhe.
Espero ter ajudado a todos !
Sim, mas antes tem que seguir uns passos, como desativar o wi-fi do roteador( acho que tem que entrar em contato com o provedor, pra pedir senha e user pra ele)
E configurar o roteador pra sua rede, essa parte depende muito do modelo que escolher.
muito bom, explicou passo a passo. ajudou muito.thiagobjj escreveu: ↑11 Ago 2020 20:025ghz é mais rapido mas o alcance é menor
E seja feliz.
Boas punhetas.
- Zé Tempero
- Contato:
Eu tenho TIM Fibra e a resposta é a mesma. Inclusive liguei semana passada e foi isso que falaram. Raiva desses fdp.
Já falaram, roteador plugado no modem em modo bridge, não tem erro. 2.4 e 5.
Se atentar para desligar o wifi do modem, se souber testar o canal de 2.4 (se mora em apto, normal ter canal lotado), roteador num local alto é melhor e água interfere na rede, então prestar atenção onde coloca, pode fazer uma boa diferença.
Em um apto de 100m2 num local central o 5g vai servir bem em toda casa, mais que isso vai penar ai é rede mesh mesmo. Pc ou note preferência no cabo, já tv, se for ver 4k, prefira wifi pq é comum vir com placa de rede 100/10, aí não é tão bom como no 5g.
E reforçando, vários aparelhos atuam em frequência 2.4, micro-ondas, telefone sem fio, babá eletrônica, laser de apresentação, é padrão para muita coisa. Ponto do roteador e obstáculos pode fazer perder muita qualidade.
Se atentar para desligar o wifi do modem, se souber testar o canal de 2.4 (se mora em apto, normal ter canal lotado), roteador num local alto é melhor e água interfere na rede, então prestar atenção onde coloca, pode fazer uma boa diferença.
Em um apto de 100m2 num local central o 5g vai servir bem em toda casa, mais que isso vai penar ai é rede mesh mesmo. Pc ou note preferência no cabo, já tv, se for ver 4k, prefira wifi pq é comum vir com placa de rede 100/10, aí não é tão bom como no 5g.
E reforçando, vários aparelhos atuam em frequência 2.4, micro-ondas, telefone sem fio, babá eletrônica, laser de apresentação, é padrão para muita coisa. Ponto do roteador e obstáculos pode fazer perder muita qualidade.
Obrigado! Vou entrar em contato com a Net pra ver se eles disponibilizam ou se vão perturbar...rs
Eles estao certos. Nenhuma empresa vai garantir o wi-fi por causa da possibilidade de interferência de outras redes, obstáculos p sinal, tipo paredes, cômodos diferentes, etc.Zé Tempero escreveu: ↑11 Ago 2020 23:48Eu tenho TIM Fibra e a resposta é a mesma. Inclusive liguei semana passada e foi isso que falaram. Raiva desses fdp.
O melhor é tentar instalar o modem o próximo de onde vc for usar mais (tipo escritório ou sala, quarto). Se conseguir cobrir a casa toda com apenas 1 roteador, compra um bem potente, dual-band (2.4 e 5 GHz) e substitui a da operadora.
Se não der com 1 só, mantém o da operadora e faz um 'puxadinho' com cabo de rede e liga mais um roteador WiFi próximo de onde vc quer, pra estender a rede. Pro meu velho eu comprei um Intelbras e liguei ao modem da Net que tá em outro andar. Acabaram-se os problemas.
- Zé Tempero
- Contato:
Eu fiz o teste com o cabo e deu 106MB de download é 50MB de upload (internet de 100MB) e no Wi-Fi, com o notebook literalmente ao lado do modem, 36MB de DL e 55MB de ULPai Mei escreveu: ↑12 Ago 2020 20:39Eles estao certos. Nenhuma empresa vai garantir o wi-fi por causa da possibilidade de interferência de outras redes, obstáculos p sinal, tipo paredes, cômodos diferentes, etc.
O melhor é tentar instalar o modem o próximo de onde vc for usar mais (tipo escritório ou sala, quarto). Se conseguir cobrir a casa toda com apenas 1 roteador, compra um bem potente, dual-band (2.4 e 5 GHz) e substitui a da operadora.
Se não der com 1 só, mantém o da operadora e faz um 'puxadinho' com cabo de rede e liga mais um roteador WiFi próximo de onde vc quer, pra estender a rede. Pro meu velho eu comprei um Intelbras e liguei ao modem da Net que tá em outro andar. Acabaram-se os problemas.

Claro que não quero a mesma potência de Wi-Fi que do Cabo, mas pelo menos um DL/UL decente no mesmo ambiente e não essa aberração.
As vezes da 2MB de DL é 50MB de UL. Maluquice isso
Mas você não vai trocar.
O aparelho receptor do sinal tem que ser sempre o que a empresa disponibiliza, salvo negociações antes do plano.
O que você vai fazer é conectar um cabo na porta LAN do aparelho da companhia(se chama ONU se for fibra óptica) com a outra ponta na porta WAN do roteador, que possui, via de regra, tecnologia, sinal e estabilidade mais robustos que a ONU( que exerce dois papéis, receber o sinal do provedor e repassar, ou seja, uma "Bridge", além do wi-fi).
A partir daí você toma uma decisão: configura ele pra repetir o sinal(se for é melhor conectar por cabo ), mantendo o Wi-fi da ONU.
Ou desativar o wi-fi do equipamento, e configurar o roteador como principal, esse processo envolve criar uma nova rede, e aí COM CERTEZA você vai precisar conectar por fio.
Tenho o cabo de rede que veio com o aparelho e que já liguei no BTV e funcionou sem travar. Vou ver se faço essa conexão do aparelho da Net (ONU) - cabo - roteador, pra melhorar o sinal.Maestro escreveu: ↑13 Ago 2020 16:40Mas você não vai trocar.
O aparelho receptor do sinal tem que ser sempre o que a empresa disponibiliza, salvo negociações antes do plano.
O que você vai fazer é conectar um cabo na porta LAN do aparelho da companhia(se chama ONU se for fibra óptica) com a outra ponta na porta WAN do roteador, que possui, via de regra, tecnologia, sinal e estabilidade mais robustos que a ONU( que exerce dois papéis, receber o sinal do provedor e repassar, ou seja, uma "Bridge", além do wi-fi).
A partir daí você toma uma decisão: configura ele pra repetir o sinal(se for é melhor conectar por cabo ), mantendo o Wi-fi da ONU.
Ou desativar o wi-fi do equipamento, e configurar o roteador como principal, esse processo envolve criar uma nova rede, e aí COM CERTEZA você vai precisar conectar por fio.
Obrigado!
P.S.: sem querer abusar, mas qual reparador teria um bom custo/benefício pra isso?
Assim como alguns colegas aqui, acabei cedendo e importando o xiaomi mi router 1800 AX pelo Aliexpress.Carl escreveu: ↑13 Ago 2020 16:55Tenho o cabo de rede que veio com o aparelho e que já liguei no BTV e funcionou sem travar. Vou ver se faço essa conexão do aparelho da Net (ONU) - cabo - roteador, pra melhorar o sinal.
Obrigado!
P.S.: sem querer abusar, mas qual reparador teria um bom custo/benefício pra isso?
Só que pode correr o risco de não entrar devido uns rolos da Anatel ( a Xiaomi não trouxe ele oficialmente pro país, mas ele é homologado mundialmente, já que existe um órgão mundial que faz o trabalho da Anatel muito melhor que a mesma )
Aqui no Brasil, siga os posts que eu coloquei antes, inseri aqui um link com 10 roteadores bons, o autor do artigo tem um site e um canal voltado a montagem da rede, ele sempre testa roteadores e repetidores.
Características fundamentais ao aparelho ( em ordem de importância:
Sinal potente(antenas dedicadas ou amplificadores, se for só antena interna, corre )
Wi-fi 5 dual Band(2.4 e 5.8 GHz)
Suporte a rede mesh( você vai poder comprar mais deles conforme sua necessidade e residência, aqui é importante você conhecer seus vícios, locais onde mais usa e etc)
Suporte MU-MIMO
Wi-fi 6( próxima tecnologia wi-fi, celulares topo de linha desse ano já vem com ela, e intermediários começarão a vir ano que vem, logo, se a ideia é muitos anos com um bom aparelho, é interesse esse suporte ).
Pior que estou bem tentado em pegar esse roteador, mas sou um lixo pra configuração.