Motorista de aplicativo é baleado por PM em posto de gasolina

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Gladiador_JiuJitsu
Contato:

Re: Motorista de aplicativo é baleado por PM em posto de gasolina

Mensagem por Gladiador_JiuJitsu » 18 Nov 2020 18:50

Em que pese sucessivos erros de todos ali...
Quando cair a ficha dessa mulher que deixou o (a) filho(a) órfão(ã), o remorso vai consumir ela.
Inegavelmente ela foi o estopim da tragédia.
Todos erraram, mas ela foi o gatilho.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 18 Nov 2020 20:18

terroso escreveu:
18 Nov 2020 18:17
O cara morreu de graça.
Eu numa situação dessa, supondo que o policial estivesse errado, simplesmente iria embora sem falar nada e abasteceria em outro posto.
Tem gente que gosta de arrumar treta de graça, qualquer coisa já sai xingando, não tenho paciência para isso.
O pior é o seguinte. Ele nao estava na frente dela na fila. A fila dela era a outra e ela já estava abastecendo na bomba do lado. Então ele não a estava prejudicando em coisa alguma. Mas mesmo assim ela foi dar uma chamada nele dizendo que ele tava atrasando a vida dos outros.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 18 Nov 2020 20:19

Hans de Sulivan escreveu:
18 Nov 2020 14:59
Pow cara. Mas um cara que anda armado não pode cair em qualquer pegadinha assim saca? Se o PM não tivesse saído do carro isso não teria acontecido. Pelo visto a mulher gosta de uma confusão. usou o fato Do PM estar arrumando confusão p caçar outra confusão.

Tão pouco um cara que anda armado pode ficar discutindo atoa não rua. Isso porque quando vc está armado ou é 8 ou 80. Não tem meio termo. Se alguém se aproximar de vc vc tem que No mínimo sacar a arma p ver se o cara afasta. Se deixar chegar perto o cara pode tomar sua arma é te matar.

E vai saber o porque da confusão com o frentista.

Esse cara correndo poderia ter uma arma, faca, espada, taco de beisebol, na minha opinião foi uma reação ocasionada por uma ação imbecil.
Tapirus terrestris

abimaelpirak
Contato:

Mensagem por abimaelpirak » 18 Nov 2020 20:38

Mestre Santana escreveu:
18 Nov 2020 16:54
Legitima defesa?

Ta doido! Vai se fuder merecidamente

Se até em bandido, q quer pegar tua arma e te matar, é complicado atirar sem q ele esteja armado, imagina num doido qq...
Colega, acho q vc está equivocado.

Pelo menos até agora, a conduta do policial se enquadra sim no conceito jurídico de legítima defesa.

Claro que vai responder inquérito, processo e pode ser que ele chegue até um tribunal do juri, mas o argumento principal é esse mesmo. Tanto é que nem foi preso em flagrante, o que significa que o Delegado entendeu pela legítima defesa.

Não existe isso de que alguém armado não pode atirar em alguém desarmado, tudo depende das circunstâncias.

O próprio exemplo que vc postou é um caso clássico, no qual o bandido tenta desarmar o policial, atirar contra esse tipo de agressor desarmado é completamente plausível.

No caso em análise o PM parou imediatamente de atirar depois que o cara caiu, isso já demonstra que ele não tinha a intenção primária de matar, mas apenas cessar a agressão.

O pior de tudo pra mim é o título da matéria, esse G1 se falar que é policial envolvido já o põe como o bandido da situação.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 18 Nov 2020 20:48

Todo mundo poderia ter deixado a questão para lá mas todos resolveram bater boca e brigar, agora o que vai rolar? Um perdeu a vida, o outro pode perder o emprego e até ser preso, vai gastar muito dinheiro e saúde mental com advogado e a mulher que vai ter um filho orfão para criar. Todo mundo errado...

didigo
Contato:

Mensagem por didigo » 18 Nov 2020 21:43

Legítima defesa? Vou te dar um soco e tomo um tiro? Existe proporcionalidade, até em bandido quando vc da tiro e ele não está armado isso dá uma merda do caramba, imagina nesse caso...

Mulher mata o homem, quando ela fala vai deixar ele falar assim CMG?

Conhecido meu matou um segurança de shopping mais ou menos assim, em uma discussão para sair do shopping e o segurança xingou a mulher dele.

Mestre Santana
Contato:

Mensagem por Mestre Santana » 19 Nov 2020 01:00

didigo escreveu:
18 Nov 2020 21:43
Legítima defesa? Vou te dar um soco e tomo um tiro? Existe proporcionalidade, até em bandido quando vc da tiro e ele não está armado isso dá uma merda do caramba, imagina nesse caso...

Mulher mata o homem, quando ela fala vai deixar ele falar assim CMG?

Conhecido meu matou um segurança de shopping mais ou menos assim, em uma discussão para sair do shopping e o segurança xingou a mulher dele.
Exatamente

Legitima defesa só existe qdo há proporcionalidade. N da p alegar legitima defesa em vc tirar uma vida de alguem, pq iria tomar umas porradas.

N era uma questao de vida ou morte. Maluco n tava c uma faca ou um barra de ferro. N tinha pegado a a chave de roda ou a tranca do carro. Maluco foi p porrada na mão.

Mestre Santana
Contato:

Mensagem por Mestre Santana » 19 Nov 2020 01:08

AçoitaBjj escreveu:
18 Nov 2020 18:35
Mestre acho que enquadra sim em legitima defesa. Pelo eu me lembre é repelir injusta agressão não provocada com os meios necessários.
O cara deu uma voadora nele (injusta agressão), um pipoco (repeliu a injusta agressão). Cessou a agressão ele parou.

Talvez sem vídeo e somente com o testemunho da mulher ficasse difícil enquadrar.
Nao é bem assim. Eu sei q parece simples, mas n é assim q a banda toca.

Vc n pode equiparar uma arma de fogo, a um soco, um chute, etc.

Um causa lesão corporal, getalmente leve. outro causa morte.

Discussao boba, maluco muito provavelmente n era bandido, só um valentão idiota. O máximo de prejuízo q o mike iria tomar, seria umas porradas. Quem se mete em cofusao ta sujeito a isso.

Mestre Santana
Contato:

Mensagem por Mestre Santana » 19 Nov 2020 01:17

abimaelpirak escreveu:
18 Nov 2020 20:38
Colega, acho q vc está equivocado.

Pelo menos até agora, a conduta do policial se enquadra sim no conceito jurídico de legítima defesa.

Claro que vai responder inquérito, processo e pode ser que ele chegue até um tribunal do juri, mas o argumento principal é esse mesmo. Tanto é que nem foi preso em flagrante, o que significa que o Delegado entendeu pela legítima defesa.

Não existe isso de que alguém armado não pode atirar em alguém desarmado, tudo depende das circunstâncias.

O próprio exemplo que vc postou é um caso clássico, no qual o bandido tenta desarmar o policial, atirar contra esse tipo de agressor desarmado é completamente plausível.

No caso em análise o PM parou imediatamente de atirar depois que o cara caiu, isso já demonstra que ele não tinha a intenção primária de matar, mas apenas cessar a agressão.

O pior de tudo pra mim é o título da matéria, esse G1 se falar que é policial envolvido já o põe como o bandido da situação.
Exatamente isso, depende das circunstâncias. O agressor poderia meter a porrada no mike, pegar a arma e matá-lo?
Sim, poderia. Mas é absurdamente improvável.

1 pq o cara nem devia saber q o outro era policial, muito menos tinha uma arma. Pouca gente é doida de bater de frente c gente armada

2 q o doido tava c a esposa. Mesmo q ganhasse a briga, dificilmente iria bater no cara até causar um dano mais grave

3 q n era uma discussao por algo serio. Pareceu uma discussao idiota, em q 99,9%, rola meia duzia de mata cobra, e nego vem separar.

4 o agressor n pareceu estar armado

Se fosse assim, qq briga q policial se metesse, lhe daria o direito de atirar. Ate mesmo briga de terceiros.
Nao funciona desse jeito. Ha de se ter o minimo de proporcionalidade na agressao, pra se legitimar o uso de uma arma de fogo.

Isso se Chama de progressao do uso da força.

abimaelpirak
Contato:

Mensagem por abimaelpirak » 19 Nov 2020 05:46

Mestre Santana escreveu:
19 Nov 2020 01:17
Exatamente isso, depende das circunstâncias. O agressor poderia meter a porrada no mike, pegar a arma e matá-lo?
Sim, poderia. Mas é absurdamente improvável.

1 pq o cara nem devia saber q o outro era policial, muito menos tinha uma arma. Pouca gente é doida de bater de frente c gente armada

2 q o doido tava c a esposa. Mesmo q ganhasse a briga, dificilmente iria bater no cara até causar um dano mais grave

3 q n era uma discussao por algo serio. Pareceu uma discussao idiota, em q 99,9%, rola meia duzia de mata cobra, e nego vem separar.

4 o agressor n pareceu estar armado

Se fosse assim, qq briga q policial se metesse, lhe daria o direito de atirar. Ate mesmo briga de terceiros.
Nao funciona desse jeito. Ha de se ter o minimo de proporcionalidade na agressao, pra se legitimar o uso de uma arma de fogo.

Isso se Chama de progressao do uso da força.
Esse tal "uso progressivo da força" nem nas academias de policia se está usando mais esse conceito. Isso era o absurdo de começar com a verbalizacao, depois passar para apontar a arma, atirar no braço ou perna e por ai vai. Claramente não se aplica à realidade, por isso não vigora na vida real, e nenhuma doutrina jurídica correlaciona isso ao Instituto da legítima defesa.

Além de ser um conceito apenas teóretico, que não se ajusta a caso concretos, obrigaria alguém a ter sempre vários"meios adequados" em suas mãos para reagir.

A legítima defesa exige apenas repelir a injusta agressão atual ou imentente com os meios q vc tinha, só isso.

Mas sempre haverá brecha para interpretações, vc já tem a sua.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 19 Nov 2020 06:45

Só p tentar ilustrar. Eu sei que é difícil entender. Quem porta arma ou é policial sabe:

1- são mts os casos de brigas em que alguém toma a arma do outro e atira nele.

2- dito isso, o melhor é sempre quem está com arma se evadir.

3- não se briga portando arma, a não ser que seja policial, esteja de serviço e aí o coldre que vc vai usar será com retenção e ainda assim vc vai brigar colocando na frente a base oposta da sua mão de tiro com a finalidade de evitar que a pessoa alcance a sua arma. Mesmo assim é melhor ter uma faca tática também p usar como 2 recurso.

4- num conflito qualquer vc não deve permitir que alguém chegue perto de vc. Armado então, de forma alguma.

5- infelizmente isso é todo o ônus de quem anda armado. E o ônus de quem arruma briga. Arma é para-raios de desgraça. Quanto a legítima defesa. Vc vai usar os meios disponíveis. É o que tinha no momento.

6- o cara que porta uma arma também está correndo o risco de ser morto com ela mesma. Assim como o cara que arruma uma briga corre o risco de ser morto por alguém. Briga é coisa mt seria. Vc naonsabe se o cara do outro lado vai fazer. Ele pode te dar um soco na cara ir embora, ou ele pode Dar um soco na cara e pisar na sua cabeça. Quem será que vc vai encontrar?

7- é diferente do cara ir em casa e pegar uma arma p duelar com alguém na mão, ou p cobrar um prejuízo que tomou na porrada. Nesse caso do policial, o cara porta uma arma p defender a si e não pode deixar ngm pegar ele pq se isso acontece é risco de morte iminente.

8- seria desproporcional e injustificável se ele visse alguém brigando, sem ameacar a sua Própria integridade e Atirasse em um dos envolvidos em legítima defesa de terceiro. Nesse caso ele teria que dar um aviso, mandar parar e ainda que as agressões que o terceiro estivesse cometendo fossem muito graves.

terroso
Contato:

Mensagem por terroso » 19 Nov 2020 07:17

Hans de Sulivan escreveu:
18 Nov 2020 20:18
O pior é o seguinte. Ele nao estava na frente dela na fila. A fila dela era a outra e ela já estava abastecendo na bomba do lado. Então ele não a estava prejudicando em coisa alguma. Mas mesmo assim ela foi dar uma chamada nele dizendo que ele tava atrasando a vida dos outros.
Pois é, algo totalmente sem sentido. Como eu postei, parece que tem gente que sai de casa querendo arrumar treta.

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 19 Nov 2020 08:17

É bem capaz que seja aplicado o instituto da legítima defesa sim. Não é obrigatório essa paridade total de armas para caracterizá-la.

O tipo penal fala em usar moderadamente os meios necessários para repelir a injusta agressão, isso não quer dizer que uma arma não possa ser usada. O que pode e acontece muitas vezes é um excesso na legítima defesa, mas o policial para de atirar quando o cara cai no chão. O cara que morreu vai pra cima do PM com tudo e a única coisa que ele tem pra se defender é a sua arma. Acontece bastante sim de quem porta a arma ser desarmado e morto com sua própria arma.

Mas várias coisas vão ser analisadas aí.. quem começou, se houve provocação por parte do PM, etc.

Mas mulher que sai na rua arrumando confusão é uma desgraça. Essa aí meteu o louco, o marido quis mostrar que mandava e morreu. Olha o preju que a mulher arrumou pra família dela. Acabou, pô, marido dela tá morto, a filha tá sem o pai. Vale a pena ir atrás disso em vez de ficar como bundão e continuar do lado da família?
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 19 Nov 2020 08:20

Eu sempre fui esquentado e normalmente quando o cara é assim ele tende a arranjar muita confusão. Tanto pela sua falta de paciência, como pela incapacidade de aguentar desaforo e voltar pra casa com o pensamento de "porra, vai deixar esse cara falar isso e sair fora sem quebrar a cara dele?".

Mas tu cresce e vê que vale muito mais a pena continuar do lado de quem te ama do que dar uma surra em quem merece. Não que o sangue não ferva ainda hoje, é difícil controlar sim, mas tu vai colocando na balança e vendo o que vale mais a pena.

Sendo criança/adolescente, preferiria mil vezes que meu pai voltasse pra casa sendo um bundão do que um morto valente. É triste.
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

Coconut
Contato:

Mensagem por Coconut » 19 Nov 2020 08:25

Não era só falar que era policial e que estava resolvendo a situação e que os demais tivessem calma?

Mas observem... O policial desceu com arma mesmo sabendo que havia um casal no outro carro. Ele no mínimo iria dar um carteirada violenta, ou já esperava briga porque xingou a mulher do cara. Só que ao invés do cara "ir tranquilo" ele foi no modo Lindomar...
Talvez a mulher tenha se incomodado com o cara brigando com o frentista.

Olha, parece legitima defesa, mas acho que o policial poderia sim ter evitado tudo isso.
Mermão, mulher irritada marido nenhum segura.

Responder