Não vi todos do Sandman, mas do que eu vi, tá bem adaptado. Achei bom. Tem participação do autor também na série, por isso tá bem adaptado, mesmo com mudanças, faz parte.
No caso aqui, o que é engraçado, é que eles não podem seguir o material que em tese estariam adaptando, porque tomariam processo (eles só podem seguir os bullet points dos apêndices do Retorno do Rei, e nem podem ligar os bullet points com material real do Tolkien). Logo, aqui é uma outra coisa, nem adaptação é. Eles até nos trailers colocaram um "baseado em", não "adaptado de".
Pra quem leu o que eles deveriam estar adaptando, dá pra ver que não tem nada a ver.
Se fosse um Tarantino da vida, um diretor com visão forte que criasse algo inventado à partir de Tolkien, mesmo diferente, imagino que sairia foda. Até o momento, pra mim, esses 2 episódios estão vanilla demais, fantasia genérica demais. Boa produção visual e tal, mas história ruim.
Se pudessem realmente adaptar Tolkien sairia muito melhor. Ou que tivessem uma visão mais imaginativa.
Mas é só minha opinião, claro. Também pode melhorar com mais episódios.