Minha opinião:Puime escreveu: ↑09 Out 2022 22:55Eu também tinha preconceito com iPhone até pouco tempo atrás. Tinha (tenho ainda) um Xiaomi legal, me atendia bem, mas depois de 1 ano já tava pedindo arrego. E como meu trabalho envolve fazer vídeos pra redes sociais, peguei um iPhone 11 ano passado quando lançou o 13. O salto na qualidade dos vídeos e fotos é absurdo, sem comparação. Claro que é um celular que custa o dobro, mas comparando com um Samsung s20 de um brother, as fotos e vídeos do meu ficaram bem melhores (isso que não é nem dos modelos mais novos e nem dos mais tops). Pra quem trabalha com isso, não tem comparação, até os apps são otimizados pra ele.
Esse ano tive que trocar de notebook e um Dell do modelo que eu tinha tava quase 7k. Peguei um MacBook Pro M1 com uma amiga vindo do Paraguai, me custou 6k e foi o melhor notebook que tive na vida. Leve, bonito, tela foda, bateria dura o dia inteiro (8h pelo menos) usando umas 20 abas, Excel, Powerpoint, e umas 6h de vídeo chamada pelo menos. Meu Dell antigo era i7, ssd , modelo na mesma faixa de preço e nunca chegou nem perto. Tem algumas coisas chatas, vc tem que comprar adaptador pra USB, teclado e mouse pra funcionar bem tem que ser da Apple ou algum bem caro, tem jogos que não funcionam, porém a integração com o celular é foda. Fotos, documentos, fica tudo interligado na nuvem, digito alguma coisa no Bloco de notas e continuo no celular de onde parei, transferência de arquivos por AirDrop, digita em um aparelho e cola no outro, para quem trabalha com música também é outro nível. É uma necessidade?! Não. Mas entrega um produto de qualidade garantida sem ter que fazer muita coisa. Enfim, não tô dizendo que, mas pra quem trabalha com mídias, música ou redes sociais, realmente entrega um produto melhor.
Eu tive os mesmos celulares que tu citou simultaneamente (iphone 11 da empresa e galaxy s20 pessoal), e o galaxy era melhor em tudo que não fosse se integrar com outros aparelhos da apple e postar fotos no instagram (que é otimizado para ios). Inclusive a câmera do Galaxy era muito melhor. Na época o Galaxy custava 3000 e o Iphone 4000, o custo benefício é incomparável.
O Iphone faz sentido no high-end, pois aí não tem tanta diferença de preço (comprei agora o 14 pro, o s22 ultra tá quase o mesmo preço), o aparelho no geral é melhor e no Brasil ele tem um valor residual muito bom (a galera compra até quebrado).
No mid-tier eu acho que é só pela marca mesmo.
Quanto ao computador, a Apple virou o jogo com o M1. Era uma piada com a intel (performance muito pior pelo preço), quando fui trocar meu note no final de 2020 o melhor custo benefício de longe era um macbook air M1, e eu achava o air uma piada de mal gosto até então.