Celão escreveu:
M.Vinicius escreveu:
Primeiro um abraço aos dois, um pelo que passou e o outro pelo que está passando.
Segundo parabéns ao Celão pelo ótimo tópico. Sobre o que falou dos tópicos sobre violência eu percebo que muitas pessoas parecem mesmo gostar de ver sangue (dos outros). Sei lá, alguma espécie de conforto bizarro de saber que é o outro que sofre.
Sobre a opinião do Sacks não parece ser uma simples escolha, afinal ele escreveu após descobrir que estava com câncer. No máximo ele comparou o caso dele com outros e, de alguma forma, tentou se confortar e passar uma mensagem àqueles que por ventura sofrem ou irão sofrer com o câncer.
Estou saindo de uma situação que tive um problema no intestino e cheguei a perder 12kg em uma semana. Por sorte, ou não, estava acima do peso, com 100kg (tenho 1,87m). Resumindo, ver minhas filhas me olhando preocupadas com a colite e com minha magreza me deixou muito preocupado e pensei sobre a morte. Por outro lado, eu vi que tinha essa opção de pensar. Talvez, se eu tivesse certeza de uma situação terminal, eu optasse por não vê-las, de conversar por celular, pra que elas não sofressem muito. O que sei é que a maioria das pessoas não sabem lidar com a morte. Acho que essa foi a mensagem do Sacks, poder se preparar e talvez preparar os seus para a sua morte, confortá-los. Uma morte repentina pode ser melhor pra quem morre, mas é muito abrupta, muito violenta. Enfim, isso é algo pessoal.