A "sorte" de morrer de câncer

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Queixodevidro
Contato:

Re: A "sorte" de morrer de câncer

Mensagem por Queixodevidro » 06 Mar 2015 21:16

Celão escreveu:
M.Vinicius escreveu:

Primeiro um abraço aos dois, um pelo que passou e o outro pelo que está passando.

Segundo parabéns ao Celão pelo ótimo tópico. Sobre o que falou dos tópicos sobre violência eu percebo que muitas pessoas parecem mesmo gostar de ver sangue (dos outros). Sei lá, alguma espécie de conforto bizarro de saber que é o outro que sofre.

Sobre a opinião do Sacks não parece ser uma simples escolha, afinal ele escreveu após descobrir que estava com câncer. No máximo ele comparou o caso dele com outros e, de alguma forma, tentou se confortar e passar uma mensagem àqueles que por ventura sofrem ou irão sofrer com o câncer.

Estou saindo de uma situação que tive um problema no intestino e cheguei a perder 12kg em uma semana. Por sorte, ou não, estava acima do peso, com 100kg (tenho 1,87m). Resumindo, ver minhas filhas me olhando preocupadas com a colite e com minha magreza me deixou muito preocupado e pensei sobre a morte. Por outro lado, eu vi que tinha essa opção de pensar. Talvez, se eu tivesse certeza de uma situação terminal, eu optasse por não vê-las, de conversar por celular, pra que elas não sofressem muito. O que sei é que a maioria das pessoas não sabem lidar com a morte. Acho que essa foi a mensagem do Sacks, poder se preparar e talvez preparar os seus para a sua morte, confortá-los. Uma morte repentina pode ser melhor pra quem morre, mas é muito abrupta, muito violenta. Enfim, isso é algo pessoal.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Jose_
Contato:

Mensagem por Jose_ » 06 Mar 2015 21:36

A ideia do Sacks é interessante, mas requer um nível de sabedoria e reflexão que não é aplicável em todos os casos.
É ok ele encarar o câncer como o último capítulo de uma vida inteira produtiva, outra coisa é ver isso em alguém mais novo ou com filho pequeno pra criar.

Também precisa entrar na análise se vai restar um pouco de dignidade na vida, em geral no câncer não tem aquele aspecto vegetativo de um AVC ou de uma doença cerebral degenerativa. Por outro lado não é todo câncer que dá a chance do paciente preparar a partida.

rei gabiru
Contato:

Mensagem por rei gabiru » 06 Mar 2015 22:29

hfc escreveu:

Exato. Por um lado, é uma morte mais "digna", mas por outro o lado o que eu vejo a morte instantanea é muito melhor!
Fecho contigo.
Quem ja acompanhou alguem ser liquidado pelo cancer sabe o suplicio qe essa doença causa.
Team Tabajara

Rei Gabiru, o "Maldito"

General Moscardo

Mensagem por General Moscardo » 06 Mar 2015 22:39

Pra quem só vive pra obter prazer e evitar a dor a todo custo é óbvio que morrer de cancer é horrível.

Pra quem pretende deixar um legado, preparar a família pra morte, enxerga a dor como algo natural da vida, morrer de câncer é muitíssimo mais digno.

Vai de cada um.

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 06 Mar 2015 22:44

General Moscardo escreveu:Pra quem só vive pra obter prazer e evitar a dor a todo custo é óbvio que morrer de cancer é horrível.

Pra quem pretende deixar um legado, preparar a família pra morte, enxerga a dor como algo natural da vida, morrer de câncer é muitíssimo mais digno.

Vai de cada um.
não

essa é uma visão bastante radical e parcial

Hefe
Contato:

Mensagem por Hefe » 06 Mar 2015 22:59

Não adianta, homem é um bicho xucro e orgulhoso. O cara ta fodido, mas só vai ao médico quando a situação ta realmente preta, e aí fica dificil contornar muitas vezes. Claro que existem exceções, mas de modo geral, homem não vai ao médico, não faz check up, faz porra nenhuma até a situação ficar realmente ruim.

Tem que se cuidar e se prevenir.

General Moscardo

Mensagem por General Moscardo » 06 Mar 2015 23:04

Germer escreveu:
não

essa é uma visão bastante radical e parcial
Hmm...disserte sobre isso então.

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 06 Mar 2015 23:07

Eu, ao contrário do autor da mensagem, preferiria morrer instantaneamente, de preferência dormindo. Não gostaria de fazer contagem regressiva pra minha morte, e aliás, isso nem passa pela minha cabeça.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 06 Mar 2015 23:11

General Moscardo escreveu:Pra quem só vive pra obter prazer e evitar a dor a todo custo é óbvio que morrer de cancer é horrível.

Vai de cada um.

tu diz que a morte pelo câncer é considerada horrível por aqueles que vivem apenas para o prazer e evitando a dor... não tenho que dissertar sobre o fato da tua visão ser radical

da onde tu tirou essa conclusão? com certeza não tem pesquisa alguma que revele isso

General Moscardo

Mensagem por General Moscardo » 06 Mar 2015 23:24

Germer escreveu:

tu diz que a morte pelo câncer é considerada horrível por aqueles que vivem apenas para o prazer e evitando a dor... não tenho que dissertar sobre o fato da tua visão ser radical

da onde tu tirou essa conclusão? com certeza não tem pesquisa alguma que revele isso
Não precisa de pesquisa alguma.

Quem acredita em eternidade da alma, o que uns 80% dos brasileiros acreditam no papel, não tem pq querer morrer rapidamente e de forma indolor.

Pelo contrário. Uma morte sofrida pode até proporcionar um "pós mortem" melhor para a pessoa, pois esta terá tempo de se arrepender de seus erros, expiar alguns pecados etc.

Eu, se morresse hoje de súbito, sem dúvidas estaria no inferno.

Preferia um tempo pra me recuperar.

Porém, se vc é materialista e não tem essa visão espiritual da coisa, achando que tudo vai acabar com a morte e vivendo até então apenas por prazeres mundanos, tudo é bem diferente.

Acho que não preciso explicar mais.

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 06 Mar 2015 23:53

General Moscardo escreveu: Não precisa de pesquisa alguma.

Quem acredita em eternidade da alma, o que uns 80% dos brasileiros acreditam no papel, não tem pq querer morrer rapidamente e de forma indolor.

Pelo contrário. Uma morte sofrida pode até proporcionar um "pós mortem" melhor para a pessoa, pois esta terá tempo de se arrepender de seus erros, expiar alguns pecados etc.

Porém, se vc é materialista e não tem essa visão espiritual da coisa, achando que tudo vai acabar com a morte e vivendo até então apenas por prazeres mundanos, tudo é bem diferente.

de novo: quem não é espiritualizado é materialista? da onde? só existe esses dois, espiritualizado ou materialista? uma pessoa precisa estar conectada a algo espiritual pra não ser materialista, pra saber que a vida é mais do que prazer e afins? isso simplesmente não é verdade

isso é analisar de forma superficial algo tão complexo como a mente humana

não sou espiritualizado, e não preciso estar próximo da morte pra saber onde eu erro... todo dia é dia pra pensar no que vale e no que não vale, tendo ajuda da religião ou não

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 07 Mar 2015 00:34

... E lá vamos nós debater sobre religião e ateísmo em tópico nada a ver... Here we go!
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

rei gabiru
Contato:

Mensagem por rei gabiru » 07 Mar 2015 01:10

De novo....o cara esta sofrendo e se resignando com isso, mais nada.
Team Tabajara

Rei Gabiru, o "Maldito"

General Moscardo

Mensagem por General Moscardo » 07 Mar 2015 01:29

Germer escreveu:

de novo: quem não é espiritualizado é materialista? da onde? só existe esses dois, espiritualizado ou materialista? uma pessoa precisa estar conectada a algo espiritual pra não ser materialista, pra saber que a vida é mais do que prazer e afins? isso simplesmente não é verdade

isso é analisar de forma superficial algo tão complexo como a mente humana

não sou espiritualizado, e não preciso estar próximo da morte pra saber onde eu erro... todo dia é dia pra pensar no que vale e no que não vale, tendo ajuda da religião ou não
Se você não acha que seu espírito vai viver em outro lugar depois, qual a diferença entre "errar e acertar"? No fundo você acredita em alguma entidade superior. Caso contrário aproveite a vida no máximo que a lei permita e qualquer problema vc faz igual o grande fundador da psicanálise e se mata com um veneno.

pauloctba
Contato:

Mensagem por pauloctba » 07 Mar 2015 01:46

General Moscardo escreveu: Não precisa de pesquisa alguma.

Resumindo, você vai querer tempo para tirar o seu da reta antes de morrer. Pq diabos não faz as coisas certas agora? Você não precisa de uma câncer para saber que vai morrer, você sabe disso desde que se conhece por gente.
Não sou religioso, mas se existe um deus ele não deve ser trouxa, e vai mandar para o inferno todo mundo que fica fazendo um monte de merda a vida toda e depois se corrige oportunamente para tentar escapar do inferno. Tipo esses assasinos que viram evangélicos na cadeia.

Responder