Treta sobre racismo e cotas na USP

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Fu Manchu
Contato:

Re: Treta sobre racismo e cotas na USP

Mensagem por Fu Manchu » 19 Mar 2015 14:01

Caralho urso, que parada desnecessária.

King James
Contato:

Mensagem por King James » 19 Mar 2015 14:25

Garfield escreveu:Num sei se da mais vergonha alheia do video ou dos comentários racistas daqui.
Quais comentarios racistas ??
Ou vc entrou aqui so pra inflamar e tocar o foda-se

andretatame
Contato:

Mensagem por andretatame » 19 Mar 2015 14:27

Urso_Verde escreveu:Imagem
Depois de 1 minuto que fui entender. kkkk
As pessoas são loucas pra brigar por qualquer coisa, ao invés de viver suas vidas e rirem dela.

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 19 Mar 2015 14:42

gorba escreveu:
Peguei o Censo de 2010, mas dá pra ter uma ideia:

"Em comparação com o Censo realizado em 2000, o percentual de pardos cresceu de 38,5% para 43,1% (82 milhões de pessoas) em 2010. A proporção de negros também subiu de 6,2% para 7,6% (15 milhões) no mesmo período. Esse resultado também aponta que a população que se autodeclara branca caiu de 53,7% para 47,7% (91 milhões de brasileiros)."

A jogada ai nos números é colocar negros e pardos no mesmo balaio, dai vc pode aditivar o pleito das cotas a vontade.

O rapaz no movimento negro cita no final que na ETEC que ele estudou tinha apenas ele e mais 3 negros, e ele achou um absurdo isso. Pois bem, em uma sala de 50 alunos, ter 4 negros no Brasil está ESTATISTICAMENTE proporcional, não a nada de errado nisso, assim como em uma sala de 100 alunos na Universidade ter 5 negros proporcionalmente tb não esta errado. Outra coisa que passou despercebido no vídeo e já cantaram a pedra no facebook, é que o próprio rapaz que fez o vídeo pode ser enquadrado como pardo, pra grande ironia do movimento negro.
Quando cursei Direito em uma Universidade particular no RJ, optei por uma que tinha credenciamento com instituições públicas. Dessa forma, eu conseguiria, através da minha mãe, que é professora aposentada do município, um desconto bom na mensalidade. Minha surpresa foi grande quando vi que na minha turma era tipo 60% branco e 40% negro. Fiquei felizão com a iniciativa da faculdade, pois isso permitia que pessoas com mais dificuldade financeira, o que inclui boa parte dos negros, tivessem acesso ao ensino superior. Entre os negros da turma, tinha muito PM e Guarda Municipal, ou seja, pelo vínculo com as instituições, eles tinham ótimos descontos. Pra minha surpresa, já no 2º semestre caiu de forma significativamente o número de negros. Até onde eu sei, muitos abandonaram. E foi assim até a conclusão do curso. Uma pena!!

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 19 Mar 2015 14:51

Sou a favor das cotas pelos seguintes motivos :
1-os negros eram escravos. Quando acabou a escravidão eles só sabiam trabalhos braçais e ainda sofriam preconceitos
Com a vinda de imigrantes europeus eles ocuparam as vagas de trabalho braçal dos negros que ficaram ainda mais excluídos
E permaneceram excluídos em todos os sentidos
Sem estudo, sem emprego, sem
Moradia
Isso deu início ao processo de favelizacao
E isso ocorreu durante anos e anos comprometendo várias gerações de negros
Por isso a dívida que temos em relação a eles e imensa
Dar vaga em faculdades e o mínimo para recuperar gerações e gerações perdidas

O problema e que no Brasil também existem outras exclusões
A dos negros tem origem histórica
A da mulher também
E a de nordestinos, pobres e etc se dão por conta de problemas econômicos, sociais e culturais

Mas a questão dos negros e a mais gritante de todas
Não tem nada a ver com a existência ou não de preconceito hj
Mas sim com os anos e anos de exclusão dos negros os que comprometeu gerações e gerações
Quantos médicos, engenheiros e etc são negros?
Então as quotas devem ser temporárias até entendermos que preenchemos na sociedade Uma quantidade considerável de negros

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 19 Mar 2015 15:18

Problema é o grande Estado onipresente mensurar isso

Lógico que foi mais difícil para os negros, mas em que ponto vai ser atingido o equilíbrio? Como mensurar o esforço individual do sujeito?

Seria melhor cotas sociais e financiamento voltado para alunos carentes, não precisaria despertar esse revanchismo todo como da barraqueira no bideo. Como se a culpa pela condição dos negros fosse do aluno que estudou em colégio particular, com o pai ralando para pagar as mensalidades!

A menina fala que o outro não conhece o racismo, que não são iguais, mas na cabecinha dela, o sujeito branco na USP deve ser um playboy em berço de ouro, que recebeu tudo de mão beijada.

Gangster Silva Pelé
Contato:

Mensagem por Gangster Silva Pelé » 19 Mar 2015 15:23

Se racismo é crime, o estado não tem que ter o direito de ser racista.
Qualquer branco que não passou em um vestibular ou concurso com cota para negro pode dizer que sofreu racismo, pq sofreu mesmo.
Se tiver que ter cota, tem que ser cota para pobre, não para negro.
Editado pela última vez por Gangster Silva Pelé em 19 Mar 2015 15:37, em um total de 2 vezes.

Rodripe
Contato:

Mensagem por Rodripe » 19 Mar 2015 15:31

Favelas tem negros, brancos, pardos e etc.. Bairros pobres também..

Não é justo apenas os negros se beneficiarem de Cotas enquanto outros grupos socialmente vulneráveis não podem ter a mesma chance.

A Oportunidade de pegar um livro e estudar nem que seja de madrugada é a mesma pra todos.

Quem quer dá um jeito, as chances estão ai existe Federal, Prouni, Pronatec, FIES.. é só correr atrás.

zico
Contato:

Mensagem por zico » 19 Mar 2015 15:41

Quem mais merece ganhar uma bolsa na universidade, um negro da classe média que estudou em colégios particulares ou um branco da favela que estudou em colégios públicos?

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 19 Mar 2015 15:42

Imagem

:))

Pitbulldog
Contato:

Mensagem por Pitbulldog » 19 Mar 2015 16:10

Querem ver o que é racismo de verdade?!

Procurem alguma dessas entidades que "defendem" os direitos afro.

Quem acha que o Mano Brown é racista, vai entrar em choque.
O espírito Samurai nunca morre!!!

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 19 Mar 2015 16:23

Rodripe escreveu:Favelas tem negros, brancos, pardos e etc.. Bairros pobres também..

Não é justo apenas os negros se beneficiarem de Cotas enquanto outros grupos socialmente vulneráveis não podem ter a mesma chance.

A Oportunidade de pegar um livro e estudar nem que seja de madrugada é a mesma pra todos.

Quem quer dá um jeito, as chances estão ai existe Federal, Prouni, Pronatec, FIES.. é só correr atrás.
A questão não e de oportunidade
A questão e de deficit de representatividade e inserção do negro na sociedade
E evidente que várias gerações de negros foram prejudicadas
Qual e o problema de agora tentar promover uma maior inserção deles na sociedade?
A quantidade de negros que exercem profissões de nível superior, tem
Cargos tops de gerência, direção, supervisão, medicina, engenharia..... E muito pequeno em relação a quantidade de negros no Brasil
E desproporcional demais e isso se deve a escravidão
Não me venham falar que não e por isso pq senão a única explicação seria a de qu os brancos são superiores e prosperaram e o negro não
O que seria discurso totalmente racista

Não vejo nenhum problema nas cotas
O problema pode ser a forma pela qual ela se da

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 19 Mar 2015 16:24

Eu sou a favor. E não é por questão de divida histórica, não vejo lógica em brancos pagarem o que seus tetravós fizeram com negros.

Eu sou a favor porque acho que as cotas sempre existiram, só que pros brancos. Se você trabalha em um emprego bacana, de nivel superior e salário bom, olhe pro lado e conte quantos negros tem. Faça a mesma contagem em um emprego pior, tipo gari. Conte quantas crianças negras estudam em colégio particular caro e quantas tem na mesma série em uma escola pública. Quantos negros moram em um bairro de elite e quantos existem em uma favela.

As cotas sempre existiram de forma invisível para quem era branco, vejo as cotas raciais como forma de equilibrar a balança. Em duas gerações talvez não precisemos mais delas.

Tonho
Contato:

Mensagem por Tonho » 19 Mar 2015 16:46

Buda escreveu: A questão não e de oportunidade
A questão e de deficit de representatividade e inserção do negro na sociedade
E evidente que várias gerações de negros foram prejudicadas
Qual e o problema de agora tentar promover uma maior inserção deles na sociedade?
A quantidade de negros que exercem profissões de nível superior, tem
Cargos tops de gerência, direção, supervisão, medicina, engenharia..... E muito pequeno em relação a quantidade de negros no Brasil
E desproporcional demais e isso se deve a escravidão
Não me venham falar que não e por isso pq senão a única explicação seria a de qu os brancos são superiores e prosperaram e o negro não
O que seria discurso totalmente racista

Não vejo nenhum problema nas cotas
O problema pode ser a forma pela qual ela se da
Você esta enxergando o problema pela ótica errada, tirando os racistas assumidos ninguém ve problemas em negros bem sucedidos.

Todos sabem que alguns negros foram escravizados e isso foi uma injustiça, agora o grande problema é tentar reparar uma injustiça passada com uma injustiça presente, porque os maiores prejudicados com as cotas são os seus semelhantes sociais, podemos exemplificar o caso com dois vizinhos da favela um branco e outro negro, o branco tira uma nota até um pouco melhor que o negro, mas o negro fica com a vaga devido a reserva de cotas, e ai? você realmente acredita que os antepassados deste branco favelado, eram repressores ou um senhor feudal com 200 escravos?

Por que as verdadeiras famílias ricas te garanto que não tem filhos estudando feito loucos para passar em concursos e ganhar7-15k por mês, e também não estão preocupados com vagas na usp se podem mandar seus filhos fazerem universidade nos eua, europa, etc

frankshamrock

Mensagem por frankshamrock » 19 Mar 2015 16:51

totalmente contra qualquer tipo de bolsa ou privilegio para NEgro...

Tem que receber algum auxilio para estudar os POBRES, independente do tom da pele.

Tem um monte de branco ou asiático fudido que mora na periferia.

Responder