10 coisas que você não sabia sobre samurais

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JackmAtAll
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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por JackmAtAll » 09 Abr 2015 12:30

Lancaster escreveu:
As lutas de sabre do Star Wars a gente até dá um desconto, uma vez que os caras tem poderes e habilidades acima de um ser humano... afinal, eles são Jedi... :lol:
Cara, nos filmes japoneses tem um samurai que é muito conhecido, talvez o mais famoso deles, um excelente espadachim, e detalhe que era cego, chamado Zatoichi... eu diria que ele já entrava com uma desvantagem enorme nas lutas, e quando a luta era contra um outro samurai de elite, dava trabalho, a luta era longa... fazer o quê, o povo gosta da imagem desse samurai bonzinho e aparentemente inofensivo.

phpBB [video]
Sempre achei que Zatoichi era só aquele filme meio fanfarrão que saiu faz um tempo, que o samurai chega no final e fala:"O ruim não é não enxergar, mas não ver". =))
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PHDookie
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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por PHDookie » 09 Abr 2015 13:19

A KATANA

Quando você segue um código de conduta de vida pessoal, calçado em valores como honra, disciplina,
busca de conhecimento marcial, compromisso com um mestre, você chega à palavra BUSHIDO.
BU significa militar, SHI-homem e DO- caminho. O código rígido do Bushido ditava cada aspecto de
sua conduta e exigia que o Samurai desse a vida pelo senhor a qualquer hora sem hesitação.
A quebra de um compromisso por um Samurai ou um erro de conduta, colocava toda uma família e
até um clã inteiro em perigo.
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As primeiras armas Samurais foram o arco e as flechas, que deram origem ao Kyujitsu e depois ao
Kyudo, a arte do arqueiro. Entre o ano de 1100-1200 os Samurais portavam a Tachi, espada com
ângulo de curvatura que começa desde a saída do punho inicio do Tsuba, carregando a espada
com seu cortante (chamado Há) voltado para baixo do lado esquerdo, pendurada por uma faixa (nobin).
Nas histórias Japonesas sacar essa espada significava “terra ao céu”.
A partir de 1200 começa a utilização da Katana e a Tachi fica sendo utilizada pela Cavalaria devido a
sua curvatura, que permitia um melhor ângulo de corte de cima da montaria de um cavalo.
A Katana era carregada do lado esquerdo com seu fio voltado para cima, segura pelo Obi do Samurais.
A Katana não possui nenhum tipo de encordoamento (Sayaito) na Saya,pois isto não permite o
movimento da Saya na hora de sacar a espada.

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Mais uma espada fazia parte do armamento do Samurai, a Wakisashi,
que junto com o Tanto (punhal) formavam um conjunto.
Este conjunto ( Katana, wakisashi e Tanto ) tinha que ser confeccionado
pelo mesmo armeiro com todas características iguais: Tsuba, Tsuka,
Saya, Munukis, Kojiri, Kissaki, Polimento, Hamon, Habaki (todas as
partes). Esse conjunto de armas era chamado Daisho.
O Samurai quando andava em lugares fechados, casas ou edifícios
públicos, andava com a Katana na mão com o Tsuka (punho ) para trás
e o fio cortante para cima, o que tornava impossível saca-la.
A wakisashi não saia da sua vestimenta e apenas o Samurai tinha o
direito de portar e transitar pelo Japão com as duas espadas.

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As Katanas eram totalmente pessoais. O Armeiro tirava todas as medidas do samurai, antes de
confeccionar as espadas. As medidas de altura comprimento dos braços e quadris eram
fundamentais. De forma básica a Katana, sendo segurada pela sua guarda, paralela ao corpo,
devia ficar com uma distância de 5cm do chão. A Katana yinha um comprimento de 60 à 75 cm,
a Wakisashi de 35 cm à 59 cm.
O Samurai que imortalizou a wakisashi criando o estilo Ito Nicho ryu “Duas espadas um estilo “, foi Musashi. Este Samurai, antes dos 30 anos de idade, já tinha participado de 58 duelos. Musashi era poeta, calígrafo, sabia trabalhar metais e aprendeu o básico de carpintaria, pois produzia os seus bokens e Suburitos.
Musashi defendia que um Samurai devia ter ambidestrismo total ou seja
deveria usar de maneira independente as espadas em cada mão.
A título de curiosidade, outros grandes nomes que tinham essa
preocupação e desenvolveram esse dom ao máximo foram Mozart e
Leonardo Da Vinci.
Mozart escrevia uma partitura de Melodia com a mão esquerda enquanto a direita escrevia a Harmonia correspondente, ele também falava fluentemente de
trás para frente invertendo silabicamente todas as palavras. Leonardo da
Vinci para dificultar a leitura por estranhos, escrevia com as duas mãos,
e invertia escrita como vista num espelho
.
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Outra arma que fazia parte do armamento Samurai era o Tanto, um punhal que tinha sua lâmina com até
30 cm e era usado para defesa e para cometer o ritual do Seppuku, chamado de maneira vulgar de
Harakiri (cortar a barriga ).

Algumas Katanas, a pedido dos Samurais, possuíam aberturas paralelas a saya chamadas de Hitsu,
onde guardavam um espeto pontiagudo chamado Kogai (usado como talher e arremesso ) e uma
pequena faca chamada Kogatana (usada para higiene pessoal e defesa ). Alguns carregavam o Hashi
(talheres de Bambu),também embutidos no Saya.

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O Samurai colocava no campo de batalha a sua vida em jogo, por isso, tinha que ter certeza que estava
carregando a melhor de todas as espadas. Existiam vários testes de corte para dar a certeza que a
espada não falharia na hora de um duelo, ou em combate. Era comum um armeiro pagar a um carrasco
para ocupar o seu lugar, para testar a perfeição de corte de uma lâmina. Estes testes de corte nas
espadas originais Japonesas, são encontrados gravados (cinzelado) na parte final e escondida pelo
Tsuka a Espiga .

“Corte de 7 cabeças em ângulos diferentes, Shintogo Kunimitsu, dia, ano, endereço do mestre armeiro “

Outras informações como linhagem da Família, uma frase Samurai, um pensamento Budista, Zen ou da
religião do mestre armeiro eram outras escrituras que podiam ser cinzeladas na espiga.

Chamei este artigo de introdução devido ao fato que para cada parte da Katana e suas etapas de manufatura temos assunto para um livro. No próximo artigo falarei da parte principal que às vezes levava mais de 5 anos para ser confeccionada: A lâmina ( HÁ ) e suas técnicas de forja e também o porque de algumas lâminas produzidas ainda hoje no Japão valerem 10 vezes mais que o seu peso em ouro.
A KATANA

Nesse artigo continuaremos a falar sobre a Katana.
Nos concentraremos na alma da espada, sua lâmina.

Estamos no século 13, um furacão se aproxima das ilhas japonesas e afunda uma esquadra de 340 navios com 120.000 mongóis que se preparavam para invadir o Japão. Esse furacão seria mais tarde chamado de KAMIKAZE cuja tradução é o “Vento Divino”.


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Neste século iria nascer um jovem que seria discípulo do grande mestre armeiro, Shintogo Kunimitsu. Seu nome era Massamune.Para contar um pouco da história e manufatura da Katana vou falar sobre Massamune.

A primeira das espadas japonesas era a Tachi, espada de curvatura longa, com ângulo de curvatura da lâmina começando no punho. O exército japonês encontrou muita dificuldade de cortar as armaduras de mongóis nos campos de batalha. As armaduras eram confeccionadas com camadas de couro muito resistentes e tratadas (curtidas) de forma que possuíam uma resistência superior a da madeira.
Algumas armaduras mongóis possuíam mais de 1000 camadas e formavam uma armadura de muita qualidade.

Isso fez que a curvatura da espada mudasse para o meio da lâmina, aumentando o ponto de impacto e ângulo de corte. Aprimorar a qualidade da fundição do aço. Foi primordial para que as diferenças de têmpera, associadas à inclusão do carbono, produzissem lâminas mais resistentes.



A produção das espadas Samurais começa sempre da mesma forma, criada antes da era de Massamune.

O método de fundição do aço mudou muito pouco. O Mestre caminhava até um rio com seus discípulos e pegava uma areia chamada SATETSO, produto da erosão do minério de ferro e encontrada nos leitos dos rios.

A fundição começava na produção de uma estrutura de barro retangular ou oval chamada TATARA. A cada ciclo de fundição, que demorava de 5 à 08 dias (dependendo da quantidade de aço produzido ) uma TATARA era utilizada.

Sempre que era necessário o fogo na fundição da Katana, o mesmo era criado de uma maneira quase mágica: golpeando-se um espeto de metal até que sua ponta ficasse incandescente. Nesse momento o mestre pegava papel de arroz que tocava no metal e acendia a TATARA.

Após 72 horas o carvalho, o carvão de pinho e alguns tipos de palhas naturais eram adicionados ao SATETSO. A 1500 graus o carvão se combina ao ferro e ao carbono e nascia o aço chamado TAMARRAGAM. No quinto dia 21 toneladas de ferro dariam origem a 1 tonelada de Aço. O bloco era partido em várias partes, ainda cheias de impurezas.

O segredo de Massamune foi usar essas impurezas a seu favor. Depois de escolher uma parte que daria origem à lâmina da Katana, uma nova fundição era iniciada. Um aprendiz seguindo as especificações, golpeava o aço, tornando a distribuição de carbono mais homogênea.

Depois de formada, a primeira chapa de aço era quebrada em vários pedaços que eram arrumados e empilhados em papel de arroz como num quebra cabeça.Cada pedaço possuía características singulares, que só o mestre mais experiente sabia identificar. O segredo de Massamune foi usar essas impurezas na proporção exata (distribuição de carbono) a seu favor.

Depois de empilhados corretamente era derramada argila liquida sobre os metais: essa argila não permitia que o aço queimasse.

O Aço então seria dobrado 6 vezes em uma direção e 6 vezes na direção oposta, criando uma serie de camadas que davam resistência máxima ao aço. Após 10 dobras tínhamos 1000 camadas.
Algumas espadas levavam anos para terem suas lâminas concluídas. Existem espadas japonesas com 500.000 camadas. Alguns projetos de armeiros levavam anos para ficarem prontos.
Uma espada deixada a um filho como último trabalho de uma vida, ou uma encomenda de um Shogun poderia levar mais de 3 anos até sua conclusão.

Quando uma espada tinha, no meio do processo de produção, uma dobra em direção errada, todo o bloco era descartado e começava-se tudo de novo.

Uma das principais características da espada Samurai é o desenho da têmpera da lâmina denominada Hamon. O que produz esse desenho na lâmina é a diferença do Aço nas camadas principais. Embora de grande beleza,Mamassamune, quando criou o Hamon, tinha como objetivo tornar prática àrestauração de espadas com desgaste de batalha, serrilhado de combate, dentesde quebra, oxidações etc.
O Hamom permitia a Massamune não deixar visível a correção da lâmina.

Quando a lâmina toma sua primeira forma ainda sem curvatura o mestre desenha seu fio com argila líquida e pó de carvão misturado, usando pincéis de bambu. A argila fará que os desenhos marquem o aço com ondas, nuvens, as pétalas de um crisântemo e grafias próprias. Nesse momento o Mestre se torna um artista e deixa a sua marca. Quando a espada volta ao fogo uma das etapas mais difíceis e que requer maior conhecimento irá acontecer. Uma tina com comprimento de (200x100x100cm) de altura é cheia de água. A temperatura da água é escolhida de acordo com o mês do ano, temperatura ambiente e umidade relativa do ar.

A lâmina é segura e é mergulhada em ângulo certo na água. Nesse momento, as diferentes camadas esfriam em tempos diferentes fazendo a curvatura da lâmina. Em 3 segundos uma lâmina poderá nascer ou morrer se acontecer um pequeno erro.

Então o Mestre armeiro mandava sua espada para o polimento. O processo de polimento era feito por outro mestre, que levava 10 dias até a entrega da espada. Eram usados pelo mestre polidor 50 tipos de pedras diferentes, cada uma menos abrasiva do que a outra. A última pedra era usada com dois dedos e era fina como papel.Era que lá fazia aparecer o Hamon!

Depois que a espada retornava ao Mestre Armeiro ele podia analisar os erros e acertos de sua obra.


O TSUBA

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Um pássaro numa árvore, um pescador à beira de um rio, flores a frente de um Tori, um sol poente ou apenas uma grafia do emblema da família, Todos esses elementos são encontrados entalhados noTSUBA(a guarda da Katana) e contam uma história.

soten_shakudo_huge_kinko_tsuba_sm2Nas espadas tradicionais japonesas existem um ou dois pinos de bambu que travam qualquer movimento ou deslocamento da lâmina para fora do TSUKA (o punho da Katana). Quando estes pinos são retirados é possível soltar as partes básicas, para manutenção da lâmina e troca do TSUBA na Katana.

Alguns samurais possuíam um conjunto de tsubas para sua Katana .

Em combate usavam um TSUBA maciço, às vezes só com duas perfurações, chamadas Hitsu, por onde
tinha acesso ao Kogai e a Kogatana (pequenas facas).

Um Tsuba para visitar uma autoridade ou andar em lugares públicos era todo trabalhado com ricos entalhes e
folhado de diversos metais nobres, como prata, ouro, cobre, bronze, etc.

Honami: este nome indentifica no Japão o mestre especialista na avaliação e autenticidade de uma espada.
Para esse profissional o TSUBA e as incrições na espiga da lâmina, contam uma história. Se o Samurai
vinha de uma família de pescadores, se a sua religião era Xintoísta, Budista ou até o seu lugar de nascimento
em determinada província Japonesa.

japanese-swords-samurai-ryumon-bushido-katana-tsuba

O TSUKA (punho) é feito de uma madeira muito mais resistente que a saya , pois ele recebe toda tensão dos
movimentos e dos golpes. Ele é revestido de same (couro de arraia ou de algumas espécies de tubarão).

hand_forged_serpent_katana_tsuka_design

A função do same não é decorativa a sua função real é não deixar deslizar a amarração, (Tsukaito) que nas
espadas originais eram trançadas com cordas de seda.

ktn5tsuka-lrg

A amarração é feita de maneira que a trança de nós não deixe a mão escorregar. A seda também ajudava na
absorção do suor das mãos em treinamentos e combates.
Outro item que acompanha a grafia do Tsuba são os MENUKIS.
Eles se encontram em lados opostos do punho da Katana e além
de decorativos, marcam a posição onde as mãos devem ficar no
Tsuka.Os menukis são muito colecionados no Japão.

No ano de 1977 um empresário Japonês do grupo Matsushita pagou a quantia de 700.000 dólares num par
de menukis que faziam parte de uma Katana de Tsukahara Bokuden.
MENUKIS – DRAGÕES ETERNOS

menukis1

O Tsuka também é composto de duas partes de acabamento: a KASHIRA, que finaliza o punho e o FUCHI ou manga, que faz o acabamento com o Tsuba.

fuchi-kashira-after-solder

Mestres em metalurgia, carpintaria, pintura e escultura , todos se encontrarm e deixam um lugar na história
na produção e criação desta obra de arte que é a Katana Japonesa.

fonte: http://www.megacurioso.com.br/historia- ... murais.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por Adamastor » 09 Abr 2015 13:23

Esse negócio da baitolagem tem de tomar cuidado.

Pra tudo os ativistas falam que ser gay é normal.
Já andaram falando que até bufalos e cavalos são gays às vezes.

Os próximos serão os dinossauros.

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por FCB » 09 Abr 2015 14:22

muito bom o artigo!

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por RicardoBJJ » 09 Abr 2015 14:42

essa da baitolagem me deixou cabreiro... vai ver apenas se tratava de casos isolados de homossexualismo. Isso sempre existiu.
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PHDookie
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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por PHDookie » 09 Abr 2015 15:11

Os Maiores Samurais da História



No Japão medieval, o clã Yamato se estabelece como a família soberana divina, mas o arroz, a coisa mais preciosa, está sendo roubada por ladrões e esse arroz tem a função de dinheiro naquele lugar. O imperador recorre para pessoas que sejam leais a ele e protejam as pessoas, o arroz e matem os ladrões. Esses são aqueles que servem que em japonês é samurai.
Ao longo da história do japão medieval, feudal até o fim da era dos samurais quando o país se industrializou, houve muitos samurais, mas só alguns entraram na história por terem subido ao poder, por terem revolucionado, por terem lutado e mostrado seu valor. Veja aqui alguns deles.

Miyamoto Musashi
(1584-1645) viveu metade final de sua vida na era Tokugawa, onde as armas de fogo começaram a ser introduzidas no Japão. Miyamoto é considerado o melhor espadachim que já existiu entre os samurais, nunca foi derrotado em nenhuma de suas mais de sessenta lutas, mesmo quando lutava contra mais de um oponente ao mesmo tempo. Ele descobriu seu talento quando aos 13 anos derrotou Arima Kihei, um samurai que desafiara a aldeia em que vivia e o matou com um bastão enquanto Arima lutou com uma espada. Miyamoto criou o estilo de luta com duas espadas, Niten Ichi Ryu, uma coisa inédita e mortal que usa outras espadas e o bastão. Miyamoto também era um artista, com escriba, pintura e escultura. Escreveu até livros de esgrima e estratégia, o mais famoso é O Livro dos Cinco Anéis, escrito em 1645, (de gênero parecido com A Arte da Guerra)ano em que Miyamoto vivia como eremita numa caverna e morreu de causas naturais. Miyamoto Musashi até hoje é um herói nacional e serve de inspiração para filmes, séries e games. É também o mais famoso samurai do mundo.

Minamoto no Tametomo
(1139-1170) é considerado o melhor arqueiro samurai que já existiu. Seu pote físico já era assustador, tendo mais de 1,80 m (é bem alto naquela região e época) e segundo o registro da época, o braço esquerdo era 6 cm mais comprido que o direito, dando maior tração e alcance ao usar o arco e flecha. Dizem que ele afundou um barco com uma flecha. Minamoto lutou na Rebelião Hogen, em que o clã Minamoto, o mais poderoso, caiu para os Taira. Em 1170, os clãs Minamoto, o qual Tametomo fazia parte, continuaram a lutar contra o clã Taira. Os Minamoto perderam e Minamoto no Tametomo ficou exilado numa ilhazinha em que barcos foram enviados para matar-lo. Minamoto atirou flechas, afundando um, mas vendo que não sairia vivo, cometeu o seppuku. É o primeiro samurai a praticar seppuku nos registros, apesar de não ser considerado o primeiro a fazer isso.


Oda Nobunaga (1534-1582), nascido no castelo de Nagoya, na província de Owari, tinha um comportamento peculiar na passagem da infância para a adolescência e nessa época o apelidaram com um nome que em português quer dizer Tolo de Owari. Enquanto crescia, as peculiaridades continuaram, como a de gostar das Tanegashimas (armas de fogo, as primeiras introduzidas no Japão) e por andar com garotos de classes mais baixas. Os samurais preferiam o arco e flecha a espingarda. Oda incrementou a arma no seu exército até ter 3000 artilheiros e fez estratégias que fizeram a arma (demorada de carregar e frágil na época) se tornasse mortífera. Oda Nobunaga foi derrotando cada senhor, que na época dividiam o Japão em feudos. Ele revolucionou o país, fazendo comércio na Ásia e Europa e pondo sistemas bancários e mudando o sistema militar, fortificando castelos e navios. Oda Nobunaga queria unificar o país e quase conseguiu. Oda adotou o cristianismo na época em que apareceu e usou isso para perseguir monges. Com todas essas reformas, violentas, ele foi morto por um de seus generais em 1582.

Toyotomi Hideyoshi (1536-1598), do clã Oda, sem origem samurai ou sobrenome, apelidado de pequeno macaco quando novo por sua aparência, por seu senhor Oda Nobunaga. Toyotomi tinha um dedo a mais na mão direita. Não aparentava muito futuro suas origens. Ele foi estudar em um templo, onde fugiu para servir a um clã, que depois fugiu com o dinheiro que lhe fora dado para proteger. Ele então se serviu para Oda Nobunaga Hideyoshi negociou com muitos clãs e os fez se juntarem ao clã Oda . Hideyoshi assim foi elevado para general e depois para samurai por Nobunaga. Hideyoshi matou o general que matou Nobunaga e o filho dele e depois de uma batalha pela herança de poder de Nobunaga, inclusive com o outro filho de Oda, Hideyoshi sucedeu Oda Nobunaga e unificou o Japão (com muitas mortes) e impôs fim ao Período Sengoku, período de batalhas para o poder. Hideyoshi não parou e expulsou os cristãos, pôs fim ao comércio internacional e proibiu camponeses de terem espadas. Hideyoshi nomeou seu sobrinho como herdeiro, mas quando o 2º filho nasceu (1º morreu) fez com que o sobrinho morresse junto com sua família. Hideyoshi tentou invadir a China, mas não conseguiu vencer as tropas chinesas e fez então um cessar-fogo. A morte de Hideyoshi, quando virou um "imperador aposentado" foi normal.

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por Lancaster » 09 Abr 2015 19:24

Hall escreveu: Treinei kenjutsu qdo era mais novo e eh exatamente como vc descreveu.

Uma ou duas passagens e já era.

Negócio de trocar muitos golpes eh só em Hollywood.
Exato, Hall... no Kendô, se o adversário vem pra acertar a cabeça, o outro joga a cabeça para o lado ou para trás e o golpe não sai perfeito, não conta ponto... mas se o cara joga a cabeça para o lado, o shinai pega em algum lugar, seja orelha, pescoço ou ombro... em uma luta com espada verdadeira, em algum lugar vai pegar, e é game over, independente se acertou de jeito ou não... :lol:

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por Anônimo » 09 Abr 2015 21:50

Visitei o Museu do Ouro em Lima e lá havia um museu com uma coleção de armas. Havia armaduras da Idade Média e dá para você notar como as pessoas eram baixas, porém, observando as armaduras dos samurais, alguns eram quase anões. Minha filha de 9 anos (completa 10 anos em maio) mede 1,42m. PQP, mas ela cabia em algumas daquelas armaduras. As máscaras são assustadoras. Fico imaginando uma aldeia sendo invadida por um bando com aquelas máscaras horrendas. Se pensarmos que os guerreiros deveriam estar entre os mais fortes, aqueles japas eram quase todos anões.

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por JackmAtAll » 09 Abr 2015 22:05

Japones já são baixos no geral, lá na terra natal deles parece que é media de altura não é alta.

Na idade média quando ele viviam com um punhado de arroz por dia deviam ter 1,50m para baixo.
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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por Kozak » 10 Abr 2015 00:34

Andarilho escreveu:Rússia, China, Sudeste Asiático e até os países nórdicos possuem diversidade étnica!
A Rússia enquanto país sim, há mais de duzentas minorias étnicas lá. O povo Russo é bem homogêneo.

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por LAWYER » 10 Abr 2015 13:56

PHDookie escreveu:Os Maiores Samurais da História



No Japão medieval, o clã Yamato se estabelece como a família soberana divina, mas o arroz, a coisa mais preciosa, está sendo roubada por ladrões e esse arroz tem a função de dinheiro naquele lugar. O imperador recorre para pessoas que sejam leais a ele e protejam as pessoas, o arroz e matem os ladrões. Esses são aqueles que servem que em japonês é samurai.
Ao longo da história do japão medieval, feudal até o fim da era dos samurais quando o país se industrializou, houve muitos samurais, mas só alguns entraram na história por terem subido ao poder, por terem revolucionado, por terem lutado e mostrado seu valor. Veja aqui alguns deles.

Miyamoto Musashi
(1584-1645) viveu metade final de sua vida na era Tokugawa, onde as armas de fogo começaram a ser introduzidas no Japão. Miyamoto é considerado o melhor espadachim que já existiu entre os samurais, nunca foi derrotado em nenhuma de suas mais de sessenta lutas, mesmo quando lutava contra mais de um oponente ao mesmo tempo. Ele descobriu seu talento quando aos 13 anos derrotou Arima Kihei, um samurai que desafiara a aldeia em que vivia e o matou com um bastão enquanto Arima lutou com uma espada. Miyamoto criou o estilo de luta com duas espadas, Niten Ichi Ryu, uma coisa inédita e mortal que usa outras espadas e o bastão. Miyamoto também era um artista, com escriba, pintura e escultura. Escreveu até livros de esgrima e estratégia, o mais famoso é O Livro dos Cinco Anéis, escrito em 1645, (de gênero parecido com A Arte da Guerra)ano em que Miyamoto vivia como eremita numa caverna e morreu de causas naturais. Miyamoto Musashi até hoje é um herói nacional e serve de inspiração para filmes, séries e games. É também o mais famoso samurai do mundo.



A invencibilidade de Musashi não pode ser historicamente comprovada... Há relatos de que ele tenha perdido ao menos um combate para um guerreiro de nome Gonnosuke, um especialista no bastão bo. De qualquer forma, ele foi um revolucionário com o uso das duas espadas e valia-se muito bem de uma estatura bem avantajada para a época...
Tópico muito bom! :gunthug:
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por PHDookie » 10 Abr 2015 14:39

LAWYER escreveu:
A invencibilidade de Musashi não pode ser historicamente comprovada... Há relatos de que ele tenha perdido ao menos um combate para um guerreiro de nome Gonnosuke, um especialista no bastão bo. De qualquer forma, ele foi um revolucionário com o uso das duas espadas e valia-se muito bem de uma estatura bem avantajada para a época...
Tópico muito bom! :gunthug:
Realmente mestre ja tinha lido algo sobre isso, e achei uma matéria interessante.

Transformando a Derrota em Vitória: O bastão JO

Uma das principais armas do aikido é o bastão Jo. Versátil, este bastão com aproximadamente 1,2m a 1,4m (a altura ideal deve ser a do ombro do praticante) de comprimento por 2,6 cm de diâmetro foi desenvolvido de uma forma muito curiosa. Reza a lenda que o samurai Muso Gonnosuke Katsuyoshi, que era perito em bastão longo (bo) e esgrima (kenjutsu) certa vez desafiou o samurai Myamoto Musashi. Até aquele momento nenhum dos dois homens havia sido derrotado. Alguns falam que travaram o duelo com boken (espadas de madeira) outros dizem que Muno Gonosuke utilizou o bo . A única certeza que se tem é que Muso foi derrotado. Estranhamente, Musashi conhecido por raramente deixar seus adversários vivos, resolveu poupar seu contendor.

Meses se passaram e Muso Gonnosuke se retirou para as montanhas a fim de realizar um treinamento intenso (shugyo) e perceber a razão de sua derrota. Certa noite visualizou em um sonho a maneira de vencer Musahi e desenvolveu uma arma curta, de pequeno diâmetro .
Novamente, após intenso treinamento, pediu então a revanche, no qual foi atendido.
Musashi utilizava a sua já conhecida técnica com duas espadas (Niten). Gonnosuke partiu para um ataque fulminante, fazendo Musashi recuar e, este, ao avançar para dar o contragolpe, foi surpreendido pelo bastão. Não é possível saber exatamente que técnica Gonnosuke utilizou. O fato é que, no Niten–Ki ( livro escrito após a morte de Musahsi por seus seguidores) afirma que o espachim foi totalmente e convincentemente derrotado, pela única vez em sua vida. O espadachim mais célebre e pitoresco do Japão foi superado pela arte do simples bastão. Entretanto, o tempo em que passou no autoexílio haviam mudado a personalidade de Gonnosuke, que tendo provado a eficácia de sua nova arte, preferiu dizer que Musashi venceu pela segunda vez.



Posteriormente, Gonnosuke se retirou tranqüilamente, aceitando uma posição de professor de artes marciais no clã dos Kuroda em Kyushu. Para um número seleto de alunos, ele revelou a arte de seu jo, mas o estilo Shindo Muso permaneceu como um assunto de okuden (ensinamentos secretos).


Devido à sua característica física, o jo permite um manuseio fácil e uma grande variação de movimentos contra os ataques da espada, podendo estocar como a lança, dar pancada como a espada e ser arremessado como uma foice, sem que, necessariamente, provoque a morte do adversário. Além disso, o Jo, com um golpe perfeito pode quebrar a lâmina da espada, enquanto que esta não consegue parti-lo em combate. Este é um dos motivos pelos quais inúmeras artes marciais japonesas, estudam o Jo. Algumas delas são: Aikido; Kukishin Ryu; Kumite Ryu Jujutsu; Koga Ha Kurokawa Ryu ; Shinto Muso Ryu; Sho Bu Do Bu Jitsu Ju Jitsu ; Suio Ryu - Koryū que inclui Jojutsu; Takenouchi Ryu; Taura Muso Ryu Kobudo ; Tendo Ryu – Naginata ; Toda Ha Buko Ryu e Yamate Ryu.

No aikido as técnicas com Jo se denominam Aikijo. Trabalha-se basicamente o Jo no Suburi (ataques com jo) e Jo Tori (desarme de jo). O aikidoca que mais se destacou no mundo em aikijo foi o saudoso sensei Morihiro Saito (falecido em 2002), chegando inclusive a criar um sistema de graduação específico para aikijo e aikiken. No Brasil, a melhor pessoa para ensinar o aikijo é o mestre Ichitami Shikani (Associação Aizen de Aikido), além é claro dos representantes do estilo de sensei Saito, o Iwama ryu. Fora do aikido é o sensei Jorge Kishikawa, do Instituto Niten.

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Muso Gonnosuke Katsuyoshi

Muso Gonnosuke Katsuyoshi nasceu no século 16 no Japão, numa época em que o Shogun Tokugawa Ieyasu estava empenhado em unificar toda a nação sob o seu domínio. Uma época em que os senhores feudais lutavam ferozmente entre si e as artes marciais passavam por uma transformação dramática que resultou num refinamento sem precedentes da técnica e dos métodos de treinamento. Vários ryu foram criados com a motivação de se aperfeiçoar os conceitos das escolas mais antigas e outros tiveram sua sistematização ampliada. Não é coincidência, considerando-se a violência da época e as oportunidades de luta, que a maioria dos mestres de artes marciais japoneses tenha vivido nesse perío Katsuyoshi e Gonnosuke são nomes comumente usados por famílias samurai na época. Portanto, podemos supor que ele pertencia a um legado samurai. Além disso, consta em registros que Gonnosuke estudou no Katori Shinto-ryu e mais tarde no Kashima Shinto-ryu, se aprofundando no ensinamento de ambas as escolas. Não fosse ele de uma família tradicional, o ingresso em nenhuma desses ryu teria sido admitido.Gonnosuke se interessou particularmente pelo bojutsu do Katori- e Kashima-ryu, se destacando nos ensinamentos de ambos os estilos. Ele viajou então para Edo (atualmente Tókio), onde adotou o costumeiro rito do musha shugyo. Trata-se da prática de visitar inúmeros dojo e mestres de diferentes escolas e solicitar instrução ou um desafio aberto. O Musha-shugyo podia ser perigoso, é claro. Mesmo os melhores artistas marciais tinham a sua cota de injurias. Mas, era uma excelente maneira de testar sua habilidade e de aprender o máximo possível sobre as estratégias dos outros estilos de arte marcial. Gonnosuke deve ter sido extraordinariamente hábil com o bo, porque ele nunca foi derrotado em seus combates contra expoentes de outros ryu. Freqüentemente aproveitava a oportunidade para treinar em seus dojos, refinando a sua arte. Foi durante esse período de musha-shugyo que Gonnosuke se deparou com o espadachim Miyamoto Musashi. Devem existir uma dúzia ou mais de relatos sobre as climáticas batalhas entre Musashi e Muso Gonnosuke, a maioria delas baseadas em pouco mais do que a fértil imaginação dos escritores de ficção. Além dos kodan (contos folclóricos), existem poucas informações sobre os duelos. Uma das fontes é o Niten-Ki, uma biografia sobre o Musashi que menciona o primeiro encontro deles. O Niten-Ki é uma coleção de contos sobre Musashi escrito por seus seguidores e conhecidos que só foram compilados em livro vários anos após a morte de Musashi. A sua descrição do conflito deve portanto ser encarada com ressalvas. Segundo o Niten-Ki, o primeiro encontro entre Muso Gonnosuke e Musashi ocorreu quando Musashi encontrava-se perto de Kofu, nas vizinhanças de Edo. Musashi estava sentado num jardim trabalhando num arco que ele estava fazendo de amoreira. Sem nenhum aviso, Gonnosuke se aproximou e, dispensando qualquer introdução ou mesmo uma reverência, anunciou um desafio a Musashi e imediatamente lançou um ataque potencialmente fatal com o seu bo. Quase sem se levantar, Musashi evitou o ataque e contratacou, atingindo com maestria Gonnosuke com o pedaço de madeira que tinha em mãos. O livro registra esse incidente como tendo ocorrido depois das conhecidas batalhas de Musashi com a família Yoshioka e antes de ele se tornar um vassalo do clã dos Hosokawa, portanto, por volta de 1610. Musashi teria 20 e poucos anos, assim como Gonnosuke. Essa derrota infame do jovem guerreiro Gonnosuke deve ter sido devastadora. Ele não estava ferido, a não ser em seu orgulho, mas a convicção em sua habilidade com o bo tinha certamente sido abalada. Decepcionado, ele retira-se para Kyushu, a ilha mais ao sul no arquipélago do Japão e que na época de Gonnosuke era uma fronteira selvagem e inóspita. Gonnosuke isola-se em Homan-Zan, uma montanha ao norte de Kyushu, cercada por florestas espessas, fontes de água quente e despenhadeiros profundos. Ele passa os dias em meditação e em práticas extenuantes com o bo, ao mesmo tempo em que realiza rituais religioso austeros. Passado um período dessa existência monástica, Gonnosuke teve um sonho.Gonnosuke atribuiu ao seu sonho uma manifestação divina. Essas visões celestiais não eram inusitadas nas artes marciais do Japão antigo. Alguns ryu foram fundados, de acordo com seus pergaminhos e tradições orais, por mestres que tiveram uma revelação dos deuses quanto aos modos de combate. É um fenômeno tão antigo na história quanto um general Minamoto, Yoshitsune, que foi instruído na arte da guerra pelos tengu (espíritos alados das montanhas) que revelaram princípios de combate ao mestre da guerra quando ele era ainda uma criança. De modo geral, esse tipo de inspiração divina era anunciado quando o mestre afixava ao nome de seu recém nascido estilo os termos tenshin sho ou tenshin shoden. As palavras indicam que os fundamentos da arte resultam do tenshin, uma "presença divina". O sonho de Gonnosuke foi preservado no detalhe, mas a sua revelação pode desapontar aqueles que esperam dele alguma iluminação. "Maruki o motte, suigetsu o shirei" (empunhe um bastão e assuma o controle dos elementos vitais). Essa foi a maneira como o próprio Gonnosuke o descreveu. Embora abstrato, esse comando divino foi a inspiração que encorajou Gonnosuke a reavaliar a sua arma. Ele prontamente removeu vários centímetros de seu comprimento e passou a usa-lo de uma maneira totalmente inovadora. Esse evento marca o nascimento do Shindo Muso-ryu e também o começo do jo. Gonnosuke se referia a sua arte como Shindo Muso, ou o Divino Caminho do Pensamento Sonhado. Treinando sozinho, ele acumulou uma variedade de estratégias com o bastão mais curto que eram especificamente projetadas para anular o ponto forte das outras armas do bugeisha (principalmente a espada) e a explorar suas fraquezas.Com esse conhecimento, Gonnosuke deixa seu retiro na montanha a procura do homem que o tinha derrotado tão facilmente. Ele não precisou procurar muito, pois Musashi estava também na ilha de Kyushu empregado a serviço do Lorde Hosokawa. Mais uma vez Gonnosuke desafiou Musashi e os dois se engajaram em uma luta furiosa. Não é possível saber exatamente com que técnica Gonnosuke derrotou Musashi, mas o fato é que Musashi foi totalmente e convincentemente derrotado, pela única vez em sua vida. O espadachim mais célebre e pitoresco do Japão foi superado pela arte do simples bastão. Se Gonnosuke fosse um homem de qualidade inferior, ele certamente teria alardeado a sua vitória e acumulado uma fortuna ensinando a sua arte. Mas, os anos de auto exílio tinham mudado a sua personalidade. Uma vez provada a eficácia de sua nova arte ele se retirou tranqüilamente, aceitando uma posição de professor de artes marciais no clan dos Kuroda em Kyushu. Para um numero seleto de alunos ele revelou a arte de seu jo, mas o estilo Shindo Muso permaneceu como um assunto de okuden (ensinamentos secretos). Por muitos séculos, os segredos do jojutsu foram transmitidos cuidadosamente e sigilosamente. Ao longo do tempo, alguns bugeisha especialistas adicionaram suas próprias contribuições e ao estilo Shindo Muso de jo foi acrescentado métodos de esgrima do Shinto ryu, como também os dos ryu que lidavam com a foice e a corrente e com as técnicas de amarrar o oponente com um pequeno pedaço de corda (hojojutsu).

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o bastão JO ou BO não sei ao certo

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por KYO » 10 Abr 2015 15:30

Me desculpem a ignorância

Mas o bastão Jo é um cabo de vassoura? :hehe:

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worac
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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por worac » 10 Abr 2015 15:47

Se liga nesse habilidoso samurai moderno:

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Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por KYO » 10 Abr 2015 16:20

Garfield escreveu:
Um grande mestre nesta arte era o Chaves, ele fingia que estava equilibrando sua poderosa arma e quando o seu barriga menos esperava tomava um golpe que o levava a Loucate.
phpBB [video]


Eh, mas para ser mestre tem que encarar alguém com uma espada ou peixeira =))

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