Montfort escreveu:Ok, vc fez um questionamento com uma resposta pré-concebida independente da resposta a lhe ser dada... ótimo, apesar de achar isso uma grande bobagem.
Se vc se der o trabalho de pesquisar as referências q lhe dei, ficará mais do óbvio a influência da Fé no desenvolvimento dessas ciências. Exemplo rápido e básico: a óptica surgiu da necessidade de filtrar a luz solar a fim de iluminar as catedrais góticas e dar vida aos seus extraordinários vitrais. Se isso não for uma contribuição direta da Fé no desenvolvimento da ciência não sei o q pode ser.
Abraço.
De boa, acho que vc não tá entendendo a minha pergunta, sério.
Comecei a te quotar, pois vc disse que não havia cientista relevante ateu. Corrija-me, se eu estiver errado.
Mais para frente, te questionei , em que a Fé foi fator determinante na descoberta de algo?
Esse teu exemplo de ótica é o exemplo claro que vc não entendeu o que te perguntei.
Legal a história das catedrais góticas, não conhecia, mas me diga, de verdade mesmo, vc acha que foi isso que fez surgir a óptica ou os cálculos físico-matemáticos?
Se não existissem essas catedrais, e fossem um cortiço qualquer, por exemplo, usando as mesmas fórmulas e conceitos físico-matemáticos, a óptica tb seria descoberta. Agora, tire esses conceitos e fórmulas, e deixe as catedrais(pode pôr o n de catedrais que quiser), vc acha que surgiria a óptica? Responda-me de coração, sem desviar o assunto, por favor.
Abraço!