GÊNIOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACREDITAVAM EM DEUS

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Montfort
Contato:

Re: GÊNIOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACREDITAVAM EM DEUS

Mensagem por Montfort » 09 Abr 2015 21:44

Molecula escreveu:
Marie Curie, Linus Pauling etc.

Mas isso é irrelevante, a descrença(ou crença) da pessoa em nada significa para o trabalho cientifico da mesma.

Já que vc gosta de perguntas .. pergunto-te, qual trabalho científico teve a religião como a principal auxiliadora(e influenciadora intelectual) na descoberta do mesmo? Digo em relação a crença em deus ser determinante para a descoberta..

Abraço!
O Método Científico, desenvolvido na Idade Média pelos clérigos católicos. Pesquise sobre Roger Bacon, Nicolau Copérnico, Nicolau de Cusa, Jean de Salysbury, óptica, astrofísica, sismologia (a ciência jesuítica) e todos os desdobramentos do Método Científico q são inestimáveis.

Abraços.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 09 Abr 2015 21:47

Fu Manchu escreveu:Ateísmo era o mesmo nos tempos gregos? Nem o cristianismo existia la meu jovem. Quanta bobagem. Um salto de 1500 anos de história faz o mesmo pensamento ressurgir. E se diz estudioso no assunto...
A claro, esqueci q o ateísmo é uma briguinha recente do mundo contra os Cristãos. Desculpe cara, mas vc perdeu a linha. Já q vc gosta da escola dos Annales, um link para distrair a acidez:

http://www.lanacion.com.ar/746748-segui ... es-le-goff
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”

Nile

Mensagem por Nile » 09 Abr 2015 21:52

Montfort escreveu:
O Método Científico, desenvolvido na Idade Média pelos clérigos católicos. Pesquise sobre Roger Bacon, Nicolau Copérnico, Nicolau de Cusa, Jean de Salysbury, óptica, astrofísica, sismologia (a ciência jesuítica) e todos os desdobramentos do Método Científico q são inestimáveis.

Abraços.
Vc não respondeu a pergunta
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 09 Abr 2015 21:52

Montfort escreveu:
A claro, esqueci q o ateísmo é uma briguinha recente do mundo contra os Cristãos. Desculpe cara, mas vc perdeu a linha. Já q vc gosta da escola dos Annales, um link para distrair a acidez:

http://www.lanacion.com.ar/746748-segui ... es-le-goff
Você falou merda cara. Assuma. Desde meu primeiro post eu recortei em relação ao ateísmo moderno. Pergunta pro LeGoff o que ele acha de ateísmo na Idade Média quando você for visita-lo no paraíso, pra ver se ele não dá risada.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 09 Abr 2015 21:56

Montfort escreveu:O Método Científico, desenvolvido na Idade Média pelos clérigos católicos. Pesquise sobre Roger Bacon, Nicolau Copérnico, Nicolau de Cusa, Jean de Salysbury, óptica, astrofísica, sismologia (a ciência jesuítica) e todos os desdobramentos do Método Científico q são inestimáveis.

Abraços.
Bixo, mais uma vez..

Disse em relação a crença ser determinante na descoberta de algo. Não sei se vc já foi em um laboratório, realizou algum experimento, ou assistiu alguma dissertação no meio biomédico, mas diga-me em que a crença(ou descrença) de alguém auxilia no trabalho da mesma? Tu acha que foi a fé(ou a falta de fé) que fez alguém descobrir microRNA, por exemplo? Em que alguém acreditar(ou desacreditar) em Deus influencia no estudo de cálculos etc?

Eu te digo, nada.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 09 Abr 2015 22:00

A maioria das pessoas são teístas. Cientistas, como qualquer ser humano, não estão livres dos aspectos culturais e filosóficos de cada sociedade, então faz sentido que a maioria também o seja. Não vejo a relação da fé com a produção científica.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 09 Abr 2015 22:05

Molecula escreveu:
Bixo, mais uma vez..

Disse em relação a crença ser determinante na descoberta de algo. Não sei se vc já foi em um laboratório, realizou algum experimento, ou assistiu alguma dissertação no meio biomédico, mas diga-me em que a crença(ou descrença) de alguém auxilia no trabalho da mesma? Tu acha que foi a fé(ou a falta de fé) que fez alguém descobrir microRNA, por exemplo? Em que alguém acreditar(ou desacreditar) em Deus influencia no estudo de cálculos etc?

Eu te digo, nada.

Abraço!
Ok, vc fez um questionamento com uma resposta pré-concebida independente da resposta a lhe ser dada... ótimo, apesar de achar isso uma grande bobagem.

Se vc se der o trabalho de pesquisar as referências q lhe dei, ficará mais do óbvio a influência da Fé no desenvolvimento dessas ciências. Exemplo rápido e básico: a óptica surgiu da necessidade de filtrar a luz solar a fim de iluminar as catedrais góticas e dar vida aos seus extraordinários vitrais. Se isso não for uma contribuição direta da Fé no desenvolvimento da ciência não sei o q pode ser.

Abraço.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 09 Abr 2015 22:06

Fu Manchu escreveu: Você falou merda cara. Assuma. Desde meu primeiro post eu recortei em relação ao ateísmo moderno. Pergunta pro LeGoff o que ele acha de ateísmo na Idade Média quando você for visita-lo no paraíso, pra ver se ele não dá risada.

Desde q seja no Paraíso, espero rirmos juntos.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 09 Abr 2015 22:14

Montfort escreveu:Ok, vc fez um questionamento com uma resposta pré-concebida independente da resposta a lhe ser dada... ótimo, apesar de achar isso uma grande bobagem.

Se vc se der o trabalho de pesquisar as referências q lhe dei, ficará mais do óbvio a influência da Fé no desenvolvimento dessas ciências. Exemplo rápido e básico: a óptica surgiu da necessidade de filtrar a luz solar a fim de iluminar as catedrais góticas e dar vida aos seus extraordinários vitrais. Se isso não for uma contribuição direta da Fé no desenvolvimento da ciência não sei o q pode ser.

Abraço.
De boa, acho que vc não tá entendendo a minha pergunta, sério.

Comecei a te quotar, pois vc disse que não havia cientista relevante ateu. Corrija-me, se eu estiver errado.

Mais para frente, te questionei , em que a Fé foi fator determinante na descoberta de algo?

Esse teu exemplo de ótica é o exemplo claro que vc não entendeu o que te perguntei.

Legal a história das catedrais góticas, não conhecia, mas me diga, de verdade mesmo, vc acha que foi isso que fez surgir a óptica ou os cálculos físico-matemáticos?

Se não existissem essas catedrais, e fossem um cortiço qualquer, por exemplo, usando as mesmas fórmulas e conceitos físico-matemáticos, a óptica tb seria descoberta. Agora, tire esses conceitos e fórmulas, e deixe as catedrais(pode pôr o n de catedrais que quiser), vc acha que surgiria a óptica? Responda-me de coração, sem desviar o assunto, por favor.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

DarkFallz
Contato:

Re: GÊNIOS DA HISTÓRIA DA HUMANEu IDADE ACREDITAVAM EM DEUS

Mensagem por DarkFallz » 09 Abr 2015 22:22

Eu já vejo essa pesquisa com outros olhos.

Se 80% da população dos EUA é cristã, ao passo que dentre os cientistas apenas 40% são religiosos, isso quer dizer algo.

No que tange a ser religioso e cientista, não há absolutamente o menor problema enquanto não levarem deus para dentro do laboratório.

Até Isaac Newton, talvez o maior gênio da humanidade, recorreu ao apelo a ignorância quando ele chegou no limite do seu conhecimento. Ele não conseguiu resolver a movimentação de todo o nosso sistema solar, disse que era impossível tudo ficar junto e em harmonia e disse que só poderia ser deus... Quando o cara chega nesse ponto é que ele se torna inútil, cientificamente falando. E mais tarde resolveram o problema.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 09 Abr 2015 22:26

É importante considerar a diferença entre homens de ciência atuando antes e depois do chamado desencantamento do mundo. Não dá pra equiparar a ligação deles com a crença em deus ou com dogmas religiosos, muito menos a liberdade que eles podiam ter em relação a isso.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 09 Abr 2015 22:29

O desvio mental e de conduta é inerente a raça humana. A burrice e estupidez não tem relação religião.

Não acredito em ateu idiota, crente imbecil... acredito em seres humanos imbecis e idiotas. E esses seres, idiotas e imbecis seriam, independetemente da religiao (ou ausencia dela) que escolhecem.
Editado pela última vez por Esolf em 09 Abr 2015 22:35, em um total de 1 vez.

Ittocs
Contato:

Mensagem por Ittocs » 09 Abr 2015 22:30

Montfort escreveu:
Ok, vc fez um questionamento com uma resposta pré-concebida independente da resposta a lhe ser dada... ótimo, apesar de achar isso uma grande bobagem.

Abraço.
É sério isso?
=)) =)) =)) =)) =))

Queria ter doutorado em conhecimentos gerais assim como o senhor.
A Man Got to Have a Code

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 09 Abr 2015 22:36

Montfort escreveu: Se vc se der o trabalho de pesquisar as referências q lhe dei, ficará mais do óbvio a influência da Fé no desenvolvimento dessas ciências. Exemplo rápido e básico: a óptica surgiu da necessidade de filtrar a luz solar a fim de iluminar as catedrais góticas e dar vida aos seus extraordinários vitrais. Se isso não for uma contribuição direta da Fé no desenvolvimento da ciência não sei o q pode ser.

Abraço.
Po, que forçada de barra monstruosa...

Além desse fato (se verdadeiro) não apresentar qualquer influência da Fé na formulação de um problema físico-matemático, ainda é uma demonstra que a produção científica se adapta a qualquer contexto histórico.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 09 Abr 2015 22:47

Os argumentos do Montfort se resumem somente da religião como sendo parte do meio em que viveram os cientistas.

Esse tipo de argumento é igual dizer, que se um futuro Nobel for formado na PUC(Pontifícia Universidade Católica), a fé teve um fator especial na Ciência.

Abraço!

Responder