Massa: Se tem falsa ideia que na epoca do Senna era melhor
Re: Massa: Se tem falsa ideia que na epoca do Senna era melh
Eu acho que cada coisa no seu tempo... Senna seria o mesmo pilotando um carro atual, assim como Alonso teria a mesma competitividade na década de 90... Massa seria o mesmo piloto mediano sem sorte em 90, assim como Mansell seria um piloto extremamente rápido mas trapalhão em tempos atuais.
A maioria dos pilotos atuais entendem da parte mecânica, os caras correm desde moleques no kart e chegam até as categorias de base mexendo e aprendendo a configurar seus carros, não são leigos como todos pensam, não... a vantagem é que hoje em dia na F-1, os computadores já detectam a maioria das falhas na máquina sem que o piloto precise opinar.
Nos tempos atuais, quem poderia se dar bem eu acho que é o Mansell... era reconhecidamente rápido, mas sem muito talento para ajustar o carro... talvez se naquela época existisse a tecnologia de hoje, ele teria muito mais títulos... quem poderia se dar mal talvez fosse o Piquet, que era um exímio acertador de carros, mas hoje em dia não seria necessário tanta destreza de sua parte, o pior acertador de carros da F-1 atual teria um carro bem configurado sem fazer esforço.
Antigamente era acelerador, freio, embreagem e câmbio... hoje em dia o piloto tem muito mais funções para controlar dentro do carro... mas eu acho que o básico não muda, ganha aquele que souber andar no limite economizando combustível e pneus simultaneamente... tem que ter um talento diferenciado hoje em dia também.
A maioria dos pilotos atuais entendem da parte mecânica, os caras correm desde moleques no kart e chegam até as categorias de base mexendo e aprendendo a configurar seus carros, não são leigos como todos pensam, não... a vantagem é que hoje em dia na F-1, os computadores já detectam a maioria das falhas na máquina sem que o piloto precise opinar.
Nos tempos atuais, quem poderia se dar bem eu acho que é o Mansell... era reconhecidamente rápido, mas sem muito talento para ajustar o carro... talvez se naquela época existisse a tecnologia de hoje, ele teria muito mais títulos... quem poderia se dar mal talvez fosse o Piquet, que era um exímio acertador de carros, mas hoje em dia não seria necessário tanta destreza de sua parte, o pior acertador de carros da F-1 atual teria um carro bem configurado sem fazer esforço.
Antigamente era acelerador, freio, embreagem e câmbio... hoje em dia o piloto tem muito mais funções para controlar dentro do carro... mas eu acho que o básico não muda, ganha aquele que souber andar no limite economizando combustível e pneus simultaneamente... tem que ter um talento diferenciado hoje em dia também.
Esperando os comentários do tempo e do juliojr
- ilicosttite
Snickt escreveu: Vamos lá:
Senna: O cara que queria ganhar tudo. Rápido e preciso, não tinha pra ninguém na chuva ou quando seu equipamento o dava condições de vitória.
Piquet: O piloto "engenheiro". Pra começar no automobilismo, teve se tornar mêcanico, o que dava a ele um conhecimento absurdo a respeito do seu equipamento.
Prost: O professor. Frio e calculista, sabia como ninguém dosar sua velocidade pra não arriscar quebrar ou bater, grandes qualidade numa época em que os carros não eram tão inquebráveis.
Mansell: O ousado. Não era tão bom piloto, mas era muito rápido e não tinha medo de arriscar.
Dos 4 maiores pilotos da atualidade que citei, o único que ainda mostra alguma habilidade diferente de só saber acelerar (e errar pouco) é justamente o Alonso, que tem muita inteligência de corrida, me lembra até um pouco o Prost, e que acredito que se daria bem "nas antigas".
Antes de mais nada preciso dizer que o achava foda dos "old generation" era justamente as nuances de personalidade/características entre eles, o q fazia com q determinada corrida ou circuito fosse favorável a alguns e não pra outros. Acredito que alguns dos grandes de ontem, como Piquet e Prost, por exemplo, talvez não fossem tão grandes hoje, justamente por suas características casarem mais com as necessidades daquela época do que a atual. Mas é inegável que os carros antigos eram muito mais difícieis de guiar e levar à vitória.
Se antes o melhor carro dava uma boa vantagem, agora é o único fator que conta.
Mansell virou chacota muitas vezes por expor seu carro ao limite extremo e ficar a pé, justamente por ser rápido demais e guiar numa época aonde as equipes não conseguiam monitorar os carros durante a corrida e avisar ao piloto que deveria "aliviar". Quando recebeu um carro "inquebrável", ele passeou e foi campeão com um pé nas costas... não tenho dúvidas que se corresse hoje em dia estaria entre os tops.
Comparar Alonso e Mansell, pra mim, é mais ou menos como comparar Mansell com Prost... o piloto mais inteligente leva vantagem, mas era muito divertido e emocionante ver o Leão indo pra cima de maneira insana, muitas vezes pagando o preço por isso!
Nigel estava mais pra Montoya do que pra prost.
Zero de inteligência, zero de calma, zero de pensamento fora da caixa, zero psicológico, zero de estratégia, zero de aproveitamento do carro.
Unica coisa que o inglÊs sabia era enfiar o pé de chumbo como se não houvesse amanhã. Isso é coisa de piloto de circuito oval e não de F-1. Quantas vezes mansel perdeu campeonato com carro melhor? Quantas vezes girou tão acima do motor que perdeu roda, motor, deu pane seca nas ultimas voltas? Quantas vezes não perdeu o carro correndo igual maluco com pista limpa?
Fórmula 1 é uma corrida de carros. Ninguém jamais foi campeão com carro defasado ou ruim. Todos foram campeões com seus carros bons. Mas Nigel conseguiu a façanha de perder VÁRIOS campeonatos com carro superior aos outros. Isso sim é prova de fracasso.
Perdeu titulo 86, 87. Até piquet sendo boicotado dentro da equipe. 91 a mesma coisa. O senna tinha muito bom, mas ainda inferior ao do ingles. 92 só venceu porque o carro só fazia falar e mesmo assim depois de séculos de cagadas. Até o patrese foi vice campeão com aquele carro, pra provar que até os retardatários conseguiam ir ao pódio com ele. Nigel é um montoya com título.
"If you don't have ability you end up playing in a rock band”
Buddy Rich
https://www.youtube.com/watch?v=9esWG6A6g-k" onclick="window.open(this.href);return false;
Buddy Rich
https://www.youtube.com/watch?v=9esWG6A6g-k" onclick="window.open(this.href);return false;
- ilicosttite
aquela época ao menos era divertido demais.
Buddy Rich
Buddy Rich
Concordo. Não sei se ficou claro no meu post, mas Alonso pra mim é comparável a Prost, sabe a hora de acelerar fundo e quando é melhor segurar o segundo ou terceiro lugar pra marcar pontos no campeonato e ficar na frente.ilicosttite escreveu: Nigel estava mais pra Montoya do que pra prost.Spoiler:
Só acho que com os carros de hoje, difíceis de destruir, Mansell ganharia muito mais campeonatos.
-
- Colaborador
- Contato:
No quesito equipes sim, uma cada vez mais moderna do que a outra.
Piquet sempre foi meu ídolo brasileiro na F1. Alguns podem falar isso ou aquilo dele, mas sempre foi um cara genuíno e que não se escondia atrás de imagens fabricadas, fora a habilidade incomparável de desenvolver novas tecnologias e acertar o carro para que ficasse da melhor forma pra ele guiar.ilicosttite escreveu:aquela época ao menos era divertido demais.
Agora, acho um pouco de síndrome de vira-lata querer desconstruir o Senna como ídolo brasileiro. O cara tinha seus defeitos, como qualquer um de nós, mas como profissional era exemplar, sempre em busca das vitórias e de fazer o melhor, exaltava o orgulho de ser brasileiro em uma época em que estávamos por baixo, carentes de referências e sem nenhuma perspectiva de melhora pro nosso povo.
Se a Globo trabalhou a imagem dele ou se o Galvão babava seu ovo, acho que isso não é motivo pra querer jogar pedra no Ayrton. Só pelo fato de alegrar milhões de brasileiros nas manhãs de domingo e fazer nosso povo sentir que poderia ser o melhor em algo desde que se esforçasse para tal, ele tem seu lugar garantido na galeria de heróis do esporte.
Será que daqui a 20 ou 30 anos veremos os grandes pilotos de hoje serem lembrados e celebrados dessa maneira???
- Reencontrar velhos amigos é fantástico. Ver campeões como Prost e Lauda, e ter um tempo com eles aqui é muito bom – celebrou Piquet.
O brasileiro reencontrou a Brabham BT52 do bicampeonato com a qual conquistou sua segunda taça em 1983. Não é a primeira vez que Nelson Piquet se reencontra com o carro do bi. Em 2013, nos 30 anos de seu bicampeonato, o brasileiro andou com o carro no Festival Histórico de Goodwood, na Inglaterra. Hoje dirigente da Mercedes, Lauda matou a saudade do McLaren MP4/2, do campeonato de 1984. Prost também guiou uma McLaren, a MP4/2B, com a qual foi campeão pela primeira vez, em 1985.
O trio esteve acompanhado de outros grandes nomes, todos a bordo de carros clássicos: o austríaco Gerhard Berger (Ferrari F1-87/88C), o italiano Riccardo Patrese (Renault RE50-03), o francês Jean Alesi (Sauber C14), o italiano Pierluigi Martini (Minardi M186-01) e o alemão Christian Danner (Zakspeed 871).
Pierluigi Martini levou o grande susto do dia. O motor de sua Minardi explodiu e ele teve que mostrar disposição aos 54 anos para pular rapidamente do carro em chamas. Já o irreverente Piquet protagonizou a cena mais divertida. O tricampeão foi fazer zerinhos em frente à torcida, mas a Brabham apagou e ele teve que voltar à pé para os boxes. Ao menos, precisou andar pouco, já que estava na reta principal.
No sábado, os ex-pilotos tiveram a oportunidade de se guiar os bólidos em voltas testes depois da realização do treino classificatório, para se familiarizar com o circuito para o evento deste domingo. Em um clima de descontração, eles botaram o papo em dia e posaram para fotos que ficaram na história do circuito austríaco. O desfile faz parte de uma série de eventos em Spielberg. Nova proprietária do autódromo, a companhia de energéticos dona da RBR e STR tem como proposta com o GP da Áustria mostrar um modelo ideal para um fim de semana de F-1.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/motor/for ... stria.html" onclick="window.open(this.href);return false;
"Desfile de Lendas": Piquet, Lauda e Prost guiam carros clássicos na Áustria
Grandes nomes da Fórmula 1 reencontram carros que marcaram época na categoria em evento antes da corrida deste domingo. Brasileiro reencontra Brabham do bi de 83

Foi uma manhã inesquecível em Spielberg, palco do GP da Áustria deste domingo. Na pista, uma dezena de títulos mundiais de pilotos. Os tricampeões Nelson Piquet e Niki Lauda e o tetracampeão Alain Prost foram as grandes atrações do “Legends Parade” (Desfile de Lendas), apresentação de pilotos e carros que fizeram história na Fórmula 1. O evento ocorre pelo segundo ano seguido no autódromo austríaco. Veja no vídeo acima.Grandes nomes da Fórmula 1 reencontram carros que marcaram época na categoria em evento antes da corrida deste domingo. Brasileiro reencontra Brabham do bi de 83

- Reencontrar velhos amigos é fantástico. Ver campeões como Prost e Lauda, e ter um tempo com eles aqui é muito bom – celebrou Piquet.

- Queixodevidro
- Contato:
Show a matéria Snickt
Mas o Piquet sempre foi um show man. Devia ser difícil pra ele ver outro fenômeno aparecer bem debaixo de seus bigodes, e brasileiro rsrsrs No mais, o que eu mais admiro no Piquet é a personalidade. Tirava onda com todo mundo, com europeu, com milionários, empresários, etc. Era show. Essas coisas fazem falta. Hoje, sinceramente, claro que a tecnologia evoluiu e os pilotos são bons, mas pra mim falta personalidade, carisma, coragem. As loucuras que o Piquet, o Senna, o tal Gilles Villeneuve faziam, eram só pros fortes.

Mas o Piquet sempre foi um show man. Devia ser difícil pra ele ver outro fenômeno aparecer bem debaixo de seus bigodes, e brasileiro rsrsrs No mais, o que eu mais admiro no Piquet é a personalidade. Tirava onda com todo mundo, com europeu, com milionários, empresários, etc. Era show. Essas coisas fazem falta. Hoje, sinceramente, claro que a tecnologia evoluiu e os pilotos são bons, mas pra mim falta personalidade, carisma, coragem. As loucuras que o Piquet, o Senna, o tal Gilles Villeneuve faziam, eram só pros fortes.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
- ilicosttite
Snickt escreveu: Piquet sempre foi meu ídolo brasileiro na F1. Alguns podem falar isso ou aquilo dele, mas sempre foi um cara genuíno e que não se escondia atrás de imagens fabricadas, fora a habilidade incomparável de desenvolver novas tecnologias e acertar o carro para que ficasse da melhor forma pra ele guiar.
Agora, acho um pouco de síndrome de vira-lata querer desconstruir o Senna como ídolo brasileiro. O cara tinha seus defeitos, como qualquer um de nós, mas como profissional era exemplar, sempre em busca das vitórias e de fazer o melhor, exaltava o orgulho de ser brasileiro em uma época em que estávamos por baixo, carentes de referências e sem nenhuma perspectiva de melhora pro nosso povo.
Se a Globo trabalhou a imagem dele ou se o Galvão babava seu ovo, acho que isso não é motivo pra querer jogar pedra no Ayrton. Só pelo fato de alegrar milhões de brasileiros nas manhãs de domingo e fazer nosso povo sentir que poderia ser o melhor em algo desde que se esforçasse para tal, ele tem seu lugar garantido na galeria de heróis do esporte.
Mas o video ele nem descontroi a imagem do senna. Pegaram várias falas dele e pegaram algumas que ele mandava o senna tomar no cu.

Como eu queria que a briga entre prost e senna tivesse sido entre prost e piquet. O prost iria pagar os pecados na terra e não faria metade do que fez em cima do Senna.
Buddy Rich
Buddy Rich
A parte do Piquet é trollagem né? mas na dúvida vou postar um papel higiênico by mestre jeff pra vc limpar a merda que vc postou.ilicosttite escreveu:
Cara, alonso e hamilton pilotam muito mais que o nigel. Arrisco a dizer que alonso seria campeão fácil na década passada. Mas seria só exercício de imaginação. Piquet foi muito mais estrategista que piloto. Ganhava tempo com artimanhas nos boxes criando todo tipo de parafernalha possível e guiando no limite das regras dentro da lei.
Piquet nem seria mais pra comparar com o Senna, é mais pra turma do lauda e do brabham. Do pessoal que terminava carreira como tri campeão e tinha pouco mais de 20 vitórias, pois o que importava era fazer o carro ir ao pódio.
Alonso é um puta piloto sim. Acho até ofensa compararem com o nigel.

Queixodevidro escreveu:Show a matéria Snickt![]()
Pô eu fui até reler meu comentário e realmente do jeito que escrevi, ficou algo de interpretação dúbia.ilicosttite escreveu: Mas o video ele nem descontroi a imagem do senna. Pegaram várias falas dele e pegaram algumas que ele mandava o senna tomar no cu.Mas o grande massacrado do piquet era o mansell. Coitado do ingles.
![]()
Como eu queria que a briga entre prost e senna tivesse sido entre prost e piquet. O prost iria pagar os pecados na terra e não faria metade do que fez em cima do Senna.
Quando eu me referi a desconstruir o Senna, não me referi às críticas do Piquet, na qual eu concordo com muitas delas e que na maioria das vezes, na verdade, eram meras gozações.
Eu estava criticando é a opinião de alguns foristas que tentaram diminuir o Senna afirmando que ele foi inventado pela Globo.
Eu particularmente prefiro o Piquet ao Senna, mas nem por isso desconsidero ou faço pouco caso da imagem de ídolo do Ayrton para milhões de brasileiros.
Fico revoltado em ver brasileiros sempre querendo derrubar os caras que se destacam no nosso país, seja por recalque, inveja ou puro vira-latismo mesmo.
fellipesl escreveu:Esperando os comentários do tempo e do juliojr
Vai no fórum Borg

Octacampeão Brasileiro
Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆
Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆