Cara , se vc consegue ir pra trabalhar em Portugal, vai nessa. E um país muito parecido com o Brasil, mas violência e qualidade de vida não tem nem comparação.FaEL escreveu:Galera que foi embora pra outro país. Quanto mais ou menos juntar pra sobreviver nos primeiros meses?
Eu estou amadurecendo a ideia. Dei entrada no pedido de cidadania portuguesa (meu pai é português) e estou juntando dinheiro, pesquisando muito.
Minha ideia é Europa. Até pela facilidade com a cidadania portuguesa, em comparação com EUA ou Canadá.
Os meus obstáculos: inglês e qualificação profissional.
Sou formado em administração. Mas, trabalho praticamente minha vida toda em DP/RH. É muito voltado pro sistema daqui, leis daqui. Minha vida profissional estagnou, virei analista, domino minha area, mas, to parado nisso.
Não é uma coisa ampla como engenharia, área de tecnologia. Que é "universal".
Retomei curso de inglês. Isso eu consigo correr atrás, estudar por minha conta também.
O que me causa mais temor é o lado profissional. Embora eu aceitaria cargo "operacional" num primeiro momento, numa boa, pra me manter inicialmente.
Minha sugestão é pensar simples. Primeira coisa e relaxa de aprender inglês. Na Europa e praticamente inútil, a menos que vc vá pro Reino Unido ou trabalhe numa multinacional de um país que fala inglês. Em Portugal, todo mundo trabalha em português , mesma coisa na Espanha, Itália, França, Alemanha , todos os países nórdicos neguinho fala a própria língua e foda-se.
Foca na qualificação profissional . Não subestime a área de RH. E uma parada que toda empresa tem e hoje em dia que informação e tecnologia e tão acessível, tá na moda cuidar das pessoas como se fossem bens de valor. Faz algum curso maneiro de reciclagem em gerenciamento de pessoal , especializa em gerenciamento de milenials , da uma upada no CV e mete a cara .
quanto a grana, 1000 euros por mês + acomodação da pra viver tranquilo. 600-800 da pra viver com alguma contingência e 500 da pra viver no limite.