Coronavirus - Topico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tiago Piauí
Contato:

Re: Coronavirus - Topico Oficial

Mensagem por Tiago Piauí » 10 Abr 2020 09:28

Tonio Kröger escreveu:
09 Abr 2020 22:21
De acordo com um estudo americano, calor e baixa umidade do ar não tem tanta interferência no contágio quanto se imaginava: https://www.nytimes.com/2020/04/08/heal ... ather.html.

P.S.: Li que o Piauí tem apenas 40 casos confirmados e 7 óbitos, o que dá uma taxa de mortalidade de 17,5%. Ou seja, não estão testando quase ninguém no estado e a população deve estar com uma falsa sensação de tranquilidade, quando o número real de casos é pelo menos 10 vezes o que foi confirmado.
Pior que aqui no meu bairro estava bem deserto, pessoal tava respeitando mais e depois do primeiro pronunciamento do nosso presidente a movimentação aumentou consideravelmente. As ruas aqui estão bem mais movimentadas... Eu não estou nem um pouco tranquilo. Mas tem gente próxima que ainda não caiu a ficha e tá indo ver parentes, saindo todo dia pra casa de familiares, não param quietos... Pra mim isso é dar sorte pro azar.....

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 10 Abr 2020 09:31

Boca escreveu:
10 Abr 2020 08:44
Só fizemos 40 mil testes? Com essa falta de dados não dá pra avaliar nada mesmo...
As UTIs estão com cerca de 60%da capacidade(SP epicentro no BR) depois de um mês de quarentena, esse é o melhor dado a analisar, já estamos no pico e estamos levando na boa.
Aqui em SP apenas um quarentena leve, povo médio e podre na rua, só os criado a leite e pera trancados em suas mansões com geladeira cheia e mil atividades disponíveis.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

bigode69
Contato:

Mensagem por bigode69 » 10 Abr 2020 09:39

Brasil está com quase 300 testes / milhão. Última coluna.

https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries

É muito pouco mesmo se comparado aos outros países. Talvez estejam guardando para quando a curva começar a subir ou simplesmente não tem disponível. Os 10 milhões de testes aí acabaram virando lenda. Talvez estivessem encaminhados na época e perdemos para outro país.

Debulho
Contato:

Mensagem por Debulho » 10 Abr 2020 10:00

Garfield escreveu:
10 Abr 2020 09:43
Hahahaha.

Sp é foda já inaugurou hospital de campanha. E mesmo antes disso tem a maior rede pública e privada do Brasil sem concorrente próximo. Acho que é o único estado que passou a meta da oms de leito por mil habitantes.

Eu temo por rio e Fortaleza aqui eu acho que não colapsa.
Claro que não. Curitiba tem 1000 leitos de UTI. Isso da 5,8 leitos de UTI por 10 mil habitantes. Se pegarmos os estado todo da pouco mais de 3 leitos de UTI por 10mil/hab.

A OMS recomenda de 3 a 5 leitos por 10 mil/hab.

Tem várias cidades preparadas pra pandemia. Curitiba mesmo as UPAs e Hospitais estão vazios a espera do pico. Se não acredita veja a reportagem abaixo:
https://www.tribunapr.com.br/noticias/c ... ndo-forca/

Viralatisse achar que somos uma merda em tudo. Tem regiões aqui muito mais preparadas que a Europa pra esse surto.
Editado pela última vez por Debulho em 10 Abr 2020 10:10, em um total de 1 vez.

Debulho
Contato:

Mensagem por Debulho » 10 Abr 2020 10:14

Garfield escreveu:
10 Abr 2020 10:09
Paraná a última vez que eu vi tinha 2 leitos ou algo assim.
Paraná no início de fevereiro tinha 3600 leitos de UTI. Isso da pouco mais de 3 por 10mil/hab.

Para Covid 19 o estado reservou 418 leitos de UTI, os quais 59 estavam ocupados até ontem 09/04.

Esse número já deve estar maior agora já que o governo ia disponibilizar mais de 500 novos leitos.

https://www.gazetadopovo.com.br/parana/ ... -covid-19/

Só estou dizendo que tem vários estados muito mais preparados que a Europa pra essa pandemia. Não que tenhamos que relaxar o combate, mas também não adianta ficar achando que somos péssimos em tudo.

O SUS é excelente em vários lugares do Brasil. Não sei em outros estados, mas aqui no Paraná o serviço é ótimo.

bigode69
Contato:

Mensagem por bigode69 » 10 Abr 2020 10:47

Debulho escreveu:
10 Abr 2020 10:14
Paraná no início de fevereiro tinha 3600 leitos de UTI. Isso da pouco mais de 3 por 10mil/hab.

Para Covid 19 o estado reservou 418 leitos de UTI, os quais 59 estavam ocupados até ontem 09/04.

Esse número já deve estar maior agora já que o governo ia disponibilizar mais de 500 novos leitos.

Só estou dizendo que tem vários estados muito mais preparados que a Europa pra essa pandemia. Não que tenhamos que relaxar o combate, mas também não adianta ficar achando que somos péssimos em tudo.

O SUS é excelente em vários lugares do Brasil. Não sei em outros estados, mas aqui no Paraná o serviço é ótimo.
As vezes é melhor usar o sus que o plano de saúde em Curitiba.

O Pregador

Mensagem por O Pregador » 10 Abr 2020 12:19

Debulho escreveu:
O SUS é algo que os americanos não tem e realmente no geral o nivel é excelente mesmo , digo pelo menos o de SP que eu tive mais contato...

Abss
R.I.P malicia

Masteron
Contato:

Mensagem por Masteron » 10 Abr 2020 12:33

bigode69 escreveu:
10 Abr 2020 10:47
As vezes é melhor usar o sus que o plano de saúde em Curitiba.
Não é só aí.
Eu trabalhei tempos atrás simultaneamente no sus e em hospital de plano de saúde fuleiro, tinha muitas doenças que era melhor tratar no sus, inclusive alguns tipos de câncer.
Eu fui demitido uma vez porque tretei pesado (na vdd eu ameacei mesmo) um auditor que era sócio de um plano de saúde pequeno , que ficou embaçando dias pra liberar um tratamento caro pra um paciente com uma doença grave (nitidamente ele tava esperando o cara morrer logo p o plano não ter que pagar o tratamento), o cara piorando, a família me cobrando e ele todo dia dizia que iam liberar e a porra do remédio não chegava nunca. Situação que no sus raramente ocorria , as X faltava mas não é essas sacanagens, era bem organizado.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 10 Abr 2020 12:54

Todo mundo que reclama do sus se choca qndo vai pro Canadá, por exemplo.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 10 Abr 2020 13:17

bigode69 escreveu:
10 Abr 2020 07:01
Pessoal, estou com novos resultados: comparação Brasil vs EUA.

Mesmo esquema da anterior, Brasil vs Itália. Porém, com um pais com realidade mais próxima a nossa (inicio de pandemia, território, população, etc).

Vamos aos resultados:

Primeiras ocorrências:

USA BR
morte 01/03/2020 18/03/2020 17 dias
caso 21/01/2020 26/02/2020 5 dias

Comparações:

Imagem

Isso fornece um panorama geral de como estariam ambos países em casos extremos e intermediários.
Reparem que a maior diferença possível se dá em no máximo 17 dias de diferença (matematicamente não teria como ser maior essa diferença).
Já para 6 dias de diferença, o resultado também não parece ser palpável. Acredito que seria algo mais próximo aos gráficos da coluna à direita.

Contudo, a diferença do padrão entre 6 e 17 é enorme (e isso fica evidente até no padrão dos gráficos da esquerda). Ok, mas que número seria então o númeno mais adequado? Me veio a cabeça achar a diferença dos dias em que os países atingiram números semelhantes mortos / mi:

Imagem

Na média o cenário que mais se aproxima é o de 12 dias de diferença, que aponta um cenário mais favorável para o Brasil. Contudo, notem que, com o passar do tempo (aumento do número no de mortos) essa diferença de dias parece aumentar (desconsiderando o 14). Sabemos que fisicamente, a defasagem no tempo deve ser fixa, não se pode alterar o passado. Isso indica que o Brasil ta sistematicamente levando mais tempo para atingir as mortes do que os EUA, o que indica um achatamento de curva mais acentuado por aqui. Porém, ainda não da para cravar que estamos melhores que eles, mas esses estudos preliminares indicam que sim.

Enfim, estava pensando sobre o número de testes ser mais baixo aqui, se isso poderia afetar os dados de forma significativa. Vamos imaginar um cenário onde devemos identificar no Brasil quem é homem e quem é mulher (sem divagação progressista aqui, identidade de gênero, traveco e essas merdas: sexo biológico apenas). Vamos supor também que há uma distribuição uniforme de 50% para cada lado. Quantos testes vc precisaria fazer para "descobrir" essa relação de 50%? Precisaria dos 210 milhões de testes para constatar? Não. Talvez com 100 ou 200 testes vc conseguiria chegar bem próximo desse valor. É igual uma pesquisa eleitoral séria. Quanto maior o número de entrevistados mais acurada fica. Porém, há um numero modesto de entrevistados que fornece um resultado razoavelmente satisfatório. E nesse contexto, talvez esse número baixo de testes consiga capturar a tendencia da coisa. Repare, 4/2 = 2 e 600/300=2, grosseiramente falando. Talvez os números nominais do Brasil sejam mais altos mas a tendencia esteja dentro de uma realidade mais palpável. Em outras palavras, a curva só vai ser deslocada para cima (aumentar o número nominal), mas a inclinação (achatamento) "se preservará".

Essa parte de probabilidade e estatística não é minha área e não posso dar certeza. Acredito que, visualmente, podemos "comparar" esse fenômeno da acurácia nos gráficos de índices diários Brasil e EUA.
Spoiler:
Na tendencia de novos casos é notória a falta de sensibilidade do Brasil em capturar corretamente o fenômeno. Contudo no "jeitão" vc percebe que tá crescendo. Por isso não faço análise de número de casos aqui.

Imagem

Imagem

Spoiler:
Já o número de mortos (mais palpável) o Brasil consegue capturar melhor a tendência exponencial (tirando a bizarrice entre os dias 3 e 6 de abril, que pode ser tbm justificada pela "reta constante" no número de casos naquele período, confira). O morto ficou ruim antes de morrer. O morto passou pelo hospital e/ou até mesmo morreu lá dentro. O morto tem a maior probabilidade de ter sido testado a menos que estejam negligenciando isso lá dentro, o que seria uma puta sacanagem.
Imagem

Imagem
Com isso minhas conclusões preliminares, se fosse para chutar, escolheria:

-Brasil está com número oficial de mortos relativamente baixo podendo ser mais alto (mas não muito mais alto).
-Brasil segue melhor que os EUA, a princípio.
-Estamos achatando a curva e o pico está distante.
-Caso o pico venha logo, teremos grandes chances de ter pouquíssimas mortes aqui.
Meu maior medo é que quando olhamos o número de mortes diárias estamos olhando para o passado, cerca de 15 dias aproximadamente, então a análise gráfica reflete o engajamento da população com as medidas de isolamento, só que aqui há um movimento pró flexibilização e pró cloroquina que ta fazendo o povo ir as ruas.
Notei nesses últimos dias que muita gente ta saindo, as ruas estão mais movimentadas e isso vai refletir no número de mortes mais para frente, isso sem contar que o COVID-19 ainda não entrou com força nas comunidades e se a galera voltar a trabalhar isso vai acontecer, vai sair do asfalto para o Morro.
Depois vou te enviar o estudo sobre o modelo de transmissão do imperial college, ainda não tive tempo de olhar com mais atenção.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Tico_Bahiano
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tico_Bahiano » 10 Abr 2020 13:21

:ympray:
O Pregador escreveu:
10 Abr 2020 12:19
O SUS é algo que os americanos não tem e realmente no geral o nivel é excelente mesmo , digo pelo menos o de SP que eu tive mais contato...

Abss
Já usei na Bahia e em Minas e digo o mesmo, excelente atendimento.
[quote=Shin post_id=1786949 time=1617017667 user_id=1029]

Votei gostoso 17. Votei e não me arrependo
[/quote]

Veterano
Contato:

Mensagem por Veterano » 10 Abr 2020 13:24

Maluco do trampo Vai fazer o teste por 720 reais em uma clínica da barra....absurdo isso

berotec
Contato:

Mensagem por berotec » 10 Abr 2020 13:40

Conteúdo bem completo falando de diversos aspectos do Corona vírus, medicações, mecanismos celulares, eficiência de tratamentos... Apesar do título do vídeo estar escrito HIDROXICLOROQUINA, fala realmente de tudo, não é apenas sobre esse remédio.

P.S: É um vídeo grande

https://youtu.be/nTPGCsMT8ww

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Abr 2020 14:03

Debulho escreveu:

Lendo isso e levando em conta o baixíssimo contato social dos curitibanos, cravo sem medo: aí vai ser mais suave que uma gripezinha hahahahaha
P/S se fosse calor então... Seria pique rinite hahaha
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

bigode69
Contato:

Mensagem por bigode69 » 10 Abr 2020 14:09

Masteron escreveu:
10 Abr 2020 12:33
Não é só aí.
Eu trabalhei tempos atrás simultaneamente no sus e em hospital de plano de saúde fuleiro, tinha muitas doenças que era melhor tratar no sus, inclusive alguns tipos de câncer.
Eu fui demitido uma vez porque tretei pesado (na vdd eu ameacei mesmo) um auditor que era sócio de um plano de saúde pequeno , que ficou embaçando dias pra liberar um tratamento caro pra um paciente com uma doença grave (nitidamente ele tava esperando o cara morrer logo p o plano não ter que pagar o tratamento), o cara piorando, a família me cobrando e ele todo dia dizia que iam liberar e a porra do remédio não chegava nunca. Situação que no sus raramente ocorria , as X faltava mas não é essas sacanagens, era bem organizado.
Puta, que merda cara... Infelizmente é uma empresa que tem que minimizar custo. Minha mulher teve problema de cisto no ovário. Foi um parto para identificar. Os médicos ficavam mandando ela no soro e esperando o próximo médico do plantão para fazer a mesma coisa. Quando descobriram o que era ninguém queria tomar frente de uma decisão. Parece que queriam fugir da responsabilidade. Maior merda.
Fora os refugos que vc pega. Vagabundo que não consegue passar em um concurso ou montar um escritório vai trabalhar no plano. Ultimamente eu evito de ir no médico para não passar raiva.

Responder