Pois é, já me confundiram com o Bene do outro fórum antes. Acho que escolhi mal esse nick.. =/armlock escreveu: Heh... a principio eu tambem pensei que voce fosse o Bene do topico de mercado imobiliario![]()
No Brasil ha duas duvidas no meu pensamento:
1) E necessario ser capaz de rastrear toda a "arvore" de contatos e subcontatos que uma pessoa que seja provada infectada durante pelo menos as ultimas 2 semanas antes dos sintomas surgirem. Isso precisa disciplina investigativa. Coisa que nao costumo ver nem na policia.
2) A tendencia no Brasil eh achar que tudo eh paranoia excessiva. Mas num caso onde a sobrevivencia eh apenas 10% dos casos, tem-se que comecar qualquer avaliacao onde os sintomas comuns estejam presentes como um caso potencial. Por isso ate os responsaveis pelas avaliacoes nos aeroportos, que sao ultimamente inuteis, estao meio que em paranoicos. Eh um caso onde se por um lado excesso de zelo eh caro e estressante , a alternativa pode ser ainda pior.
Em localidades menores, onde os empregados do posto de saude tenham tido contato inapropriado com um paciente que venha a ser confirmado, praticamente todos esses funcionarios terao que ser isolados e monitorados, o que pode comprometer seriamente a capacidade de funcionamento desses postos. E outros medicos enfermeiros teriam que substitui-los enquanto toda a arvore de contatos do paciente E funcionarios teriam que ser isolados.... ja viu ne?
Quanto a cancelar-se voos vindo de certos paises, eh mais uma questao diplomatica que qualquer outra coisa mas ha outras complicacoes. Existe pressao para isso, mas em pratica, pessoas simplesmente voariam para ca com escala em outros paises. Teria-se que guiar por passaportes, mas ate agora, boa parte dos infectados foram ocidentais que viajaram ate a Africa.
A rigor, quem deveria restringir a entrada e saida sao os proprios paises afetados, mas isso tambem complicaria as transacoes economicas/comerciais dos quais esses paises dependem. Nao pode-se obriga-los.
Complicado.
Quanto as dúvidas que você tem, acho que são as de todos nós. Eu penso que o Brasil não tem competência pra rastrear a árvore de contatos dos eventuais infectados que começarem a pipocar por aqui e que se essa doença entrar no país vai ser um Deus nos acuda. Aqui as coisas são bem bagunçadas em todos os aspectos, com relação a contenção desse vírus eu acho que não ia ser diferente.
Também creio que o governo descarte procedimentos mais rigorosos por entender que é paranoia excessiva. Agora mesmo eles estavam dando a coletiva e o secretário dizia que a doença é muito difícil de ser transmitida. Informaram que todo o pessoal que esteve em contato com o doente vai ficar somente medindo a temperatura. Vão esperar o que pra isolar essa gente?? Que os sintomas da doença se manifestem e ela passe a ser transmitida?? Eu tenho a impressão de que eles estão meio que descartando a hipótese de ebola nesse caso, mesmo antes de sair o resultado.