Raul Nutti escreveu: ↑05 Abr 2020 12:56
Bom, tem muitos users aqui que eu considero "amigos" então vou dar meus dois minutos de assunto, espero que entenda que eu estou tentando lhe ajudar e dar minha opinião.
Meu pai sempre me cobrou muito, muito mesmo. Eu não tive uma criação difícil, nunca me faltou nada e tinha minhas pequenas obrigações: arrumar o quarto, arrumar os brinquedos, lavar a louça, etc.
Só que quando se é jovem tarefas tão triviais muitas vezes são muito desinteressantes, e vez ou outra eu dava uma vacilada nisso.
Sempre fui um bom aluno, minha irmã dava muito problema tanto na escola como na rua e eu sempre fui o filho modelo: sempre tirava 10, nunca ia pra balada, etc
Um dia eu passei aspirador na casa e não arrastei a poltrona pra passar embaixo. Meu pai gritou "VOCÊ É UM MERDA QUE NÃO SERVE PRA NADA".
Eu tinha 14 anos, nunca esqueci disso e acho que nunca vou esquecer, a partir daquele momento eu decidi que iria viver minha vida COMO EU quisesse. Uma vez meu pai decidiu me inscrever pro colégio militar e me trancava no quarto pra eu estudar. Eu só não estudava mesmo.
Quando fiquei mais velho meu pai montou uma empresa, eu acabei escolhendo um curso superior mais ou menos na área, me agradava e seria útil futuramente. Só que eu levantava 4:30 da manhã, chegava em casa 14:30 sem ter almoçado, ainda tinha trabalho da faculdade pra fazer, 19:00 eu ia pra academia chegava às 22:00 e ia conseguir dormir lá pelas 00:00. Chegava 16:00 ele queria que eu fosse trabalhar com ele, muitas vezes eu ia principalmente quando era serviço mais pesado e ficava difícil com menos gente, mas meu, era uma cobrança tão absurda em cima de mim, se eu não tivesse toda manhã batendo pneu pra ver se tinha algum furado eu era um vagabundo, eu ia enfiar a empresa no cu quando ele morresse, etc.
A cerca de dois anos meu pai morreu, eu tenho estado frente a empresa desde então: nunca amadureci tanto e tão rápido, minha fase de insegurança passou, já consigo traçar metas, lidar com documentação e administrar, além de claro, fazer basicamente todo o serviço.
A lição que eu quero deixar é: essas cobranças tuas podem estar fazendo um mal desgraçado pra ele, meu pai cresceu em roça, foi colocar um calçado no pé a primeira vez aos 12 quando entrou no colégio militar e mais toda uma vida sofrida, eu admiro muito isso e sou grato a tudo que ele me deixou, e vejo que sua luta foi pra deixar pra mim algo que me deu um futuro e esse presente não existe nada maior, ENTRETANTO, se eu fechar os olhos eu consigo me lembrar chorando que eu era o merda que não servia pra nada, precisava?
Minha sugestão é: fala pra ele largar tudo esses cursos aí e pegar uma vaga qualquer de auxiliar administrativo. Deixa ele trabalhar um ano, ter suas coisas e suas contas e descobrir o que ele quer da vida. Quando eu fiz estágio aos 17 eu decidi que não quero nunca na minha vida trabalhar dentro de escritório, hoje em dia sou muito feliz trabalhando com caminhões e não tendo aquela rotina massante.
Converse com seu filho, quando olhar pra ele não fique pensando em quanto esforço você empreendeu nele, que eu não duvido que foram muitos, não se compare, se vocês não tiverem respeito um pelo outro essa relação ruiu e vocês vão ter que construir de novo, mas a amizade é a melhor parte, você não precisa aceitar tudo, você não precisa ditar tudo, não faça como meu pai cuja necessidade doentia de controle me deixou com menos lembranças boas do que ruins.
Boa sorte