Crossfit x Artes Marciais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Crossfit x Artes Marciais

Mensagem por kyo_spirit » 06 Mai 2022 11:22

winstrol escreveu:
06 Mai 2022 11:10
Estudos de incidência e prevalência de lesões, óbvio que no judô eu falei brincando, mas se não me falha a memória o judô tá em torno 8/9 lesões a cada mil horas de treino e crossfit 2/3 lesões.
Lembro que num estudo o squash foi o mais lesivo com cerca de 13 lesões a cada mil horas, o vôlei ficou abaixo, mas com uma incidência ainda muito grande.
Quando o crossfit apareceu todo mundo foi estudar lesões e existem diversas meta análises publicadas, já é assunto batido e ninguém pesquisa mais sobre isso.
Hmmmm tendi.
Squash? Caramba, essa foi uma surpresa.
Nunca imaginaria q seria um dos maiores causadores, mas talvez seja pq nunca pratiquei
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Garfield
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Garfield » 06 Mai 2022 11:24

Monsoon escreveu:
06 Mai 2022 10:16
Tu sentiu um BOOM no gás? É um dos motivos pelo qual eu tenho alguma curiosidade em fazer Cross. Apesar de parecer o irmão do Slenderman, eu sou pesado, se eu paro com cardio um mês é certeza de bufar até pra subir um morro, mas cardio é uma merda de fazer.
Muito, da um puta gás e é um treino divertido de fazer.

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 06 Mai 2022 11:46

Monsoon escreveu:
06 Mai 2022 10:16
Tu sentiu um BOOM no gás? É um dos motivos pelo qual eu tenho alguma curiosidade em fazer Cross. Apesar de parecer o irmão do Slenderman, eu sou pesado, se eu paro com cardio um mês é certeza de bufar até pra subir um morro, mas cardio é uma merda de fazer.
Eu senti um maior aumento na força e potência, na minha volta aos treinos depois de 5 anos fui logo fazer um sparring de mma e fiz uma entrada de double leg muito rápida. Com o tempo percebi que meu double leg evoluiu muito por causa do aumento da potência e meu bodylock melhorou por causa do grip.

Meu vo2max é de 61 o que é alto, mas as exigências do MMA são bem diferentes e eu demorei a adaptar as demandas para a luta, o gás do MMA é basicamente utilizar as pernas para dissipar a fadiga gerada nos braços, então isso depende da prática por conta de uma gestão quase que estratégica do gás.

Hoje eu canso bem pouco treinando e sinto que meu gás é bem maior do que quando eu somente lutava e fazia musculação.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

galahad
Contato:

Mensagem por galahad » 06 Mai 2022 11:46

As pessoas e até os profissionais de Ed. Física têm uma dificuldade tremenda em entender que o Crossfit é um esporte, e ficam comparando de forma errada com a musculação que não é um esporte.

Tetem imaginar uma pessoa de 30 anos que foi sedentária a vida toda e começou a praticar basquete. Ela pegou gosto e tá fazendo aulas e jogando 5 vezes na semana… É provável que ela vá ter alguma lesão? Podem colocar qualquer outro esporte no exemplo que a resposta vai ser a mesma.

No Crossfit tem treino para iniciante, intermediário e avançado, o problema do Cross é o mesmo problema de praticar outros esportes, que é do praticante se empolgar. Exemplo do futebol de fim de semana que nego encarna o espirito Libertadores.

O que acontece é que você não vê pessoas depois de adultas começarem a praticar algum esporte, e o Crossfit conseguiu atingir esse publico.

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 06 Mai 2022 11:49

kyo_spirit escreveu:
06 Mai 2022 11:22
Hmmmm tendi.
Squash? Caramba, essa foi uma surpresa.
Nunca imaginaria q seria um dos maiores causadores, mas talvez seja pq nunca pratiquei
Acho que o MMA causa ainda mais lesões, mas nunca procurei nenhum estudo sobre.
Esses esportes com movimentos de potência altamente repetitivos lesiona muito, acho que o squash lesiona mais que o tênis por conta disso, é porrada na bolinha o tempo inteiro
Oremos por Bolsonaro

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 06 Mai 2022 11:54

winstrol escreveu:
06 Mai 2022 11:04
Mas existem diversos tipos de muscle up, no MU ginástico se utiliza ainda mais balanço (glide kip), o calistenico é o menos técnico e precisa de uma exigência maior de força, ainda tem o MU com false grip, tem uma infinidade de técnicas que são utilizadas em diversos momentos do treinamento.

E sobre a ginástica, os maiores e melhores cursos de ginástica para o Crossfit são ministrados por ginastas, hj a galera da ginástica que se aposenta (lesiona ou para por algum motivo) vai para o Crossfit para dar aula ou competir. A nossa melhor atleta é ex ginasta, uma das melhores atletas do mundo é ex ginasta, a galera da ginástica se amarra em cross.

E não é estranho para eles pq todos os movimentos tem base na Ginástica, eu digo isso pq sou treinador de ginástica e na minha formação estudei ginástica mesmo e não ela adaptada para o cross.
A gente fazia todos esses, uns poucos mais e outros menos. Não tenho mais acompanhado tanto, mas vi que tava tendo uma migração de profissionais pro Cross. Até porque era inevitável, o negócio tá na moda.

O que eu falei sobre movimentos de força, explosão e aeróbico junto, não tem algo a ver com a segurança da prática, na sua opinião?

Treinei com o Felipe Venturino, da CWB. Na minha época ainda chamava o espaço de Cia da Trupe, porque tinha uma galera que treinava visando a ginástica para o circo. Ele tem viajado pelo Brasil dando aulas. Conhece ele?

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 06 Mai 2022 12:22

Dartagnan escreveu:
06 Mai 2022 11:54
A gente fazia todos esses, uns poucos mais e outros menos. Não tenho mais acompanhado tanto, mas vi que tava tendo uma migração de profissionais pro Cross. Até porque era inevitável, o negócio tá na moda.

O que eu falei sobre movimentos de força, explosão e aeróbico junto, não tem algo a ver com a segurança da prática, na sua opinião?

Treinei com o Felipe Venturino, da CWB. Na minha época ainda chamava o espaço de Cia da Trupe, porque tinha uma galera que treinava visando a ginástica para o circo. Ele tem viajado pelo Brasil dando aulas. Conhece ele?
Ele é um dos melhores professores de ginástica do Brasil, o cara consegue usar os conceitos da ginástica para treinar qualquer esporte, além de ser um teórico muito foda. Eu fiz 2 formações em ginástica com ele e aprendi muito.

Em relação a treinar força, potência e cardio juntos na realidade atenua o problema a longo prazo. O problema maior é treinar muita potência e muito cardio em dias seguidos, por isso que os corredores e a galera do vôlei estão sempre quebrados.

Só para exemplificar, a fadiga gerada por um exercício de força não é periférica e sim central, então eu posso colocar um exercício com exigência de força e depois um com exigência de potência e um corrida no fim.
Os cuidados que devo tomar é não colocar um range de reps no exercício de força que ocasiona a falha, se o cara faz 5/6 reps com aquela carga, ele irá executar 3 no treino, ele terá "estoque" de energia para executar os movimentos de potência e a corrida no fim vai ajudar a dissipar essa fadiga.

Se eu coloco um treino longo de corrida, a chance desse aluno se lesionar é maior do que fazendo o treino misto.

O legal desse tipo de treino é que eu potencializo os ganhos em vários tipos de força, quando o cara faz um treino de força, ele aumenta a força máxima obviamente, mas o movimento é lento (quanto maior a carga, menor a velocidade) por conta da ativação de um tipo de fibra, se ele repete muito esse treino acaba ficando forte e lento (ruim para a maioria dos esportes), quando eu incluo um exercício de potência logo após as fibras de contração rápida são ativadas e ele consegue usar a força estimulada anteriormente na potência (potência é força multiplicada pela velocidade). A corrida acaba utilizando um produto da fadiga gerada no corpo (lactato) como combustível para as pernas através do ciclo de cori, se vc repetir esse tipo de treino constantemente a sua recuperação acaba sendo cada vez mais rápida pq seu corpo passa a usar a própria fadiga como energia de forma mais rápida e eficiente.

O bagulho é doido rs
Oremos por Bolsonaro

Chander
Contato:

Mensagem por Chander » 06 Mai 2022 12:35

Cara, muito fácil saber pq existem poucas academias de lutas hoje em dia.

Sou professor de JJ, mas não vivo da luta, tenho minha profissão e tal, e o que eu vejo na academia é um monte de alunos enrolando o máximo que podem pra pagar a mensalidade.

Como não dependo disso pra viver vou levando, agora imagina pro cara que tira o sustento da família da luta.

Ou muda o nicho ou morre de fome.
[img]http://i.imgur.com/vbXdqhR.png[/img]

Monsoon
Contato:

Mensagem por Monsoon » 06 Mai 2022 12:44

winstrol escreveu:
06 Mai 2022 12:22
Ele é um dos melhores professores de ginástica do Brasil, o cara consegue usar os conceitos da ginástica para treinar qualquer esporte, além de ser um teórico muito foda. Eu fiz 2 formações em ginástica com ele e aprendi muito.

Em relação a treinar força, potência e cardio juntos na realidade atenua o problema a longo prazo. O problema maior é treinar muita potência e muito cardio em dias seguidos, por isso que os corredores e a galera do vôlei estão sempre quebrados.

Só para exemplificar, a fadiga gerada por um exercício de força não é periférica e sim central, então eu posso colocar um exercício com exigência de força e depois um com exigência de potência e um corrida no fim.
Os cuidados que devo tomar é não colocar um range de reps no exercício de força que ocasiona a falha, se o cara faz 5/6 reps com aquela carga, ele irá executar 3 no treino, ele terá "estoque" de energia para executar os movimentos de potência e a corrida no fim vai ajudar a dissipar essa fadiga.

Se eu coloco um treino longo de corrida, a chance desse aluno se lesionar é maior do que fazendo o treino misto.

O legal desse tipo de treino é que eu potencializo os ganhos em vários tipos de força, quando o cara faz um treino de força, ele aumenta a força máxima obviamente, mas o movimento é lento (quanto maior a carga, menor a velocidade) por conta da ativação de um tipo de fibra, se ele repete muito esse treino acaba ficando forte e lento (ruim para a maioria dos esportes), quando eu incluo um exercício de potência logo após as fibras de contração rápida são ativadas e ele consegue usar a força estimulada anteriormente na potência (potência é força multiplicada pela velocidade). A corrida acaba utilizando um produto da fadiga gerada no corpo (lactato) como combustível para as pernas através do ciclo de cori, se vc repetir esse tipo de treino constantemente a sua recuperação acaba sendo cada vez mais rápida pq seu corpo passa a usar a própria fadiga como energia de forma mais rápida e eficiente.

O bagulho é doido rs
Seu conhecimento e vivência na matéria é sempre de um imenso prazer e satisfação testemunhar, Mestre. Muito didático! :ymapplause:

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 06 Mai 2022 12:45

Chander escreveu:
06 Mai 2022 12:35
Cara, muito fácil saber pq existem poucas academias de lutas hoje em dia.

Sou professor de JJ, mas não vivo da luta, tenho minha profissão e tal, e o que eu vejo na academia é um monte de alunos enrolando o máximo que podem pra pagar a mensalidade.

Como não dependo disso pra viver vou levando, agora imagina pro cara que tira o sustento da família da luta.

Ou muda o nicho ou morre de fome.
E mais, faixa preta tem que pagar mensalidade e essa galera que vive visitando academia tem que pagar diária.
A galera não entende que uma faixa preta demora mais do que o dobro de uma graduação e reclamam se vc cobra um valor justo.
Oremos por Bolsonaro

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 06 Mai 2022 13:24

winstrol escreveu:
06 Mai 2022 01:29
Obs.: acabei respondendo sem ler o parágrafo final, o judô é mais lesivo mesmo sem fazer a parte da luta em si, algumas técnicas são treinadas com uma compressão por força de cisalhamento na coluna vertebral imensa, isso te coloca numa posição onde a sua coluna não consegue dissipar as forças.
Que técnica de Judo causa força de cisalhamento na coluna vertebral?

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 06 Mai 2022 14:05

gus77 escreveu:
06 Mai 2022 13:24
Que técnica de Judo causa força de cisalhamento na coluna vertebral?
Muitas.

Vou pegar só uma e explicar.

Seoi-Nage
A sequência do movimento em ordem.
Flexão lateral da coluna e inclinação da pelve.
Rotação para a esquerda com flexão no plano sagital.
Manutenção isométrica da postura de flexão no plano sagital (no fim do movimento)

Na flexão lateral e inclinação da pelve, existem stresses rotatórios e translatórios que causam torção das vértebras, compressão axial e cisalhamento.

O movimento de flexão ocorrido durante a execução do golpe acarreta em uma compressão da parte anterior do disco intervertebral e uma protuberância do anel fibroso também anteriormente, deslocando o núcleo pulposo posteriormente. É ainda pior pq combina o movimento de flexão com o de rotação e isso causa uma série de comprometimentos diferentes.

A coluna não evoluiu para suportar cargas nessa direção, olhando pra ela e suas curvaturas percebe-se que ela suporta uma razoável carga axial, mas quando as forças agem em outras direções é que fode tudo.

Nesse esporte isso acontece o tempo todo e por isso lesiona tanto.
Oremos por Bolsonaro

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 06 Mai 2022 14:18

winstrol escreveu:
06 Mai 2022 12:22

O bagulho é doido rs
Faz sentido sua explicação sim cara. Muito bom. Usando o que você falou, o que eu tô entendendo é que dá pra fazer o tal treino cross, porém tem que ter um cuidado mais específico, um acompanhamento enfim.

Da minha parte, esse tipo de treino não é pro meu momento. Eu lembro que o próprio Felipe tinha muitas ressalvas com o treino do Crossfit, fazia lá algumas críticas de forma mais reservada, mas fazia. Pode ser que ele tenha mudado alguns pontos também... não sei. Até porque ele tá sempre no meio desse pessoal, seja em aulas ou eventos.

O treino dele é ótimo mesmo. Só parei porque tinha planos de voltar a estudar, então não bate com os horários. Mas assim que tiver um tempo mais regular, eu devo voltar.

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 06 Mai 2022 14:23

Dartagnan escreveu:
06 Mai 2022 14:18
Faz sentido sua explicação sim cara. Muito bom. Usando o que você falou, o que eu tô entendendo é que dá pra fazer o tal treino cross, porém tem que ter um cuidado mais específico, um acompanhamento enfim.

Da minha parte, esse tipo de treino não é pro meu momento. Eu lembro que o próprio Felipe tinha muitas ressalvas com o treino do Crossfit, fazia lá algumas críticas de forma mais reservada, mas fazia. Pode ser que ele tenha mudado alguns pontos também... não sei. Até porque ele tá sempre no meio desse pessoal, seja em aulas ou eventos.

O treino dele é ótimo mesmo. Só parei porque tinha planos de voltar a estudar, então não bate com os horários. Mas assim que tiver um tempo mais regular, eu devo voltar.
O planejamento é tudo! O Felipe meio que se rendeu ao Cross pq rende muita grana pra ele, só que ele trabalhou para o crescimento técnico da modalidade e principalmente para a segurança.

Os cursos dele custam em torno de 1 mil reais e estão sempre lotados (20 a 30 pessoas).
Oremos por Bolsonaro

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 06 Mai 2022 17:32

winstrol escreveu:
06 Mai 2022 14:23
O planejamento é tudo! O Felipe meio que se rendeu ao Cross pq rende muita grana pra ele, só que ele trabalhou para o crescimento técnico da modalidade e principalmente para a segurança.

Os cursos dele custam em torno de 1 mil reais e estão sempre lotados (20 a 30 pessoas).
Hehe...imaginava isso. Mas que bom pra ele e pra modalidade então.

Saudade de quando eu pagava 200 conto por mês, aula 2 vezes por semana....inflacionou mesmo. Se bem que isso tem uns 6 pra 7 anos já.... Mas esses 1000 reais é curso fechado no caso? Digo, hoje ele tem vários tipos de aulas, mas a ginástica tradicional mesmo (no meu tempo ele já chamava de calistenia), com aulas regulares tá esse preço também? :( Hoje ele fica viajando e dando aula em tudo que é lugar, por isso a pergunta. O lugar mais 'fixo' dele era em Piratininga, perto de Itaipu. Era um ótimo ginásio ali.

Responder