Treta sobre racismo e cotas na USP

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Buda
Contato:

Re: Treta sobre racismo e cotas na USP

Mensagem por Buda » 19 Mar 2015 17:07

Tonho escreveu:
Você esta enxergando o problema pela ótica errada, tirando os racistas assumidos ninguém ve problemas em negros bem sucedidos.

Todos sabem que alguns negros foram escravizados e isso foi uma injustiça, agora o grande problema é tentar reparar uma injustiça passada com uma injustiça presente, porque os maiores prejudicados com as cotas são os seus semelhantes sociais, podemos exemplificar o caso com dois vizinhos da favela um branco e outro negro, o branco tira uma nota até um pouco melhor que o negro, mas o negro fica com a vaga devido a reserva de cotas, e ai? você realmente acredita que os antepassados deste branco favelado, eram repressores ou um senhor feudal com 200 escravos?

Por que as verdadeiras famílias ricas te garanto que não tem filhos estudando feito loucos para passar em concursos e ganhar7-15k por mês, e também não estão preocupados com vagas na usp se podem mandar seus filhos fazerem universidade nos eua, europa, etc
Mas a cota e proporcional pq você consegue ao mesmo temo promover a inserção do negro sem excluir o branco e outros
Dar uma cota longe de ser metade das vagas não importa em excluir os brancos e outros
Você está pensando num conceito de justiça micro enquanto que o caso se refere a um conceito de justiça macro
Além disso vc está incluindo nessa ponderação um parâmetro que aqui não há
A ponderação é:
A cota e adequada? Ela alcança a sua finalidade ?
Sim
Ela e necessária? Há outro meio mais eficaz?
A princípio nao há outro meio
Eles entenderam que a cota seria a melhor forma de promover o negro sem qu uso resulte em exclusão de outros
E proporcional em sentido estrito?
Sim
Tem mais vantagens do que desvantagens
Os benéficos para os negros são muito maiores do que essa injustiça que vc fala de ter branco com nota pior que não entrou

Rodripe
Contato:

Mensagem por Rodripe » 19 Mar 2015 17:14

Buda escreveu: A questão não e de oportunidade
A questão e de deficit de representatividade e inserção do negro na sociedade
E evidente que várias gerações de negros foram prejudicadas
Qual e o problema de agora tentar promover uma maior inserção deles na sociedade?
A quantidade de negros que exercem profissões de nível superior, tem
Cargos tops de gerência, direção, supervisão, medicina, engenharia..... E muito pequeno em relação a quantidade de negros no Brasil
E desproporcional demais e isso se deve a escravidão
Não me venham falar que não e por isso pq senão a única explicação seria a de qu os brancos são superiores e prosperaram e o negro não
O que seria discurso totalmente racista

Não vejo nenhum problema nas cotas
O problema pode ser a forma pela qual ela se da

A questão é oportunidade sim..

Como eu disse antes, existem oportunidades para que pessoas socialmente vulneráveis cursem um ensino superior, independente se são negras ou não, e é por isso que eu acho totalmente injusto benefícios extras como cotas.

Eu penso que deveriam ser ampliados e melhorados os programas (Sisu, Prouni e Fies) para inclusão de pessoas de baixa renda em universidades. Mas cotas raciais não deveriam existir.

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 19 Mar 2015 17:17

jotaerre escreveu:Eu sou a favor. E não é por questão de divida histórica, não vejo lógica em brancos pagarem o que seus tetravós fizeram com negros.

Eu sou a favor porque acho que as cotas sempre existiram, só que pros brancos. Se você trabalha em um emprego bacana, de nivel superior e salário bom, olhe pro lado e conte quantos negros tem. Faça a mesma contagem em um emprego pior, tipo gari. Conte quantas crianças negras estudam em colégio particular caro e quantas tem na mesma série em uma escola pública. Quantos negros moram em um bairro de elite e quantos existem em uma favela.

As cotas sempre existiram de forma invisível para quem era branco, vejo as cotas raciais como forma de equilibrar a balança. Em duas gerações talvez não precisemos mais delas.
Mas essa ausência de negros nas profissões X e as cotas invisíveis ora brancos as quais vc de refere
São fruto de uma questão histórica
Se vc tem 50 milhões de negros
Todos pobres, excluídos, sem profissão ....
Quais são as chances dos filhos deles se tornarem médicos, executivos , advogados e engenheiros ?
E mínima
Talvez menos de 1%
E dos filhos desses?
E dos filhos das próximas gerações?

A porcentagem foi aumentando muito lentamente
Até os dias de hj

Se a culpa não foi da escravidão então e pq eles são uma raça inferior
Não há outra conclusão
E claro qe a culpa e da escravidão

Diante disso o que pode ser feito?
O que acharam razoável foi criar as cotas
Sob essa ótica não vejo nenhum absurdo
Não acho que seja desproporcional
Acho que e o mínimo e ainda assim e um processo que vai se perdurar por gerações e gerações

E o branco pobre?
O branco pobre e pobre por questões econômicas e não por uma imensa injustiça histórica que comprometeu e excluiu gerações e gerações

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 19 Mar 2015 17:31

Rodripe escreveu:

A questão é oportunidade sim..

Como eu disse antes, existem oportunidades para que pessoas socialmente vulneráveis cursem um ensino superior, independente se são negras ou não, e é por isso que eu acho totalmente injusto benefícios extras como cotas.

Eu penso que deveriam ser ampliados e melhorados os programas (Sisu, Prouni e Fies) para inclusão de pessoas de baixa renda em universidades. Mas cotas raciais não deveriam existir.
Mas vc está pensando na oportunidade só de um lado
A medida tem mais vantagens do que desvantagens
Por isso ela e válida
Esse prejuízo na oportunidade que vc fala representa um prejuízo muito pequeno em relação aos benefícios que a medida pode proporcionar

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 19 Mar 2015 17:37

Eu criei o tópico sem emitir opinião justamente pra não enviesar a discussão, mas agora que ela se desenvolveu, acho que posso expor o que penso.

Eu sempre fui radicalmente contra cotas de todo tipo porque entendo que não se pode combater a consequência ignorando a causa, que é a baixíssima qualidade do ensino público, mas se há que haver cotas, não vejo nada que justifique a necessidade de elas serem raciais.

Os negros são historicamente mais pobres? São. Isso é inquestionável. Mas o são hoje por racismo, porque um avaliador da Fuvest o reprova por preconceito? Óbvio que não. Então por que as cotas têm que ser raciais e não sociais?

Se há mais negros nas classes menos favorecidas, eles serão tão beneficiados por cotas sociais quanto o são por cotas raciais, com a diferença que cotas sociais diminuem o risco de distorções corriqueiras em todos os vestibulares ano a ano de se ter um branco reprovado e um negro aprovado com nota mais baixa mesmo que os dois tenham tido as mesmas oportunidades e sejam da mesma classe social. Além, óbvio, da injustiça inadmissível com aqueles que são brancos e pobres.

Afora isso, cota é só mais um paliativo que trata a consequência em vez da causa, como tudo o que o governo petista faz. Se há uma dificuldade maior de as classes mais baixas - que são compostas predominantemente por negros por uma questão histórica, não segregacionista - terem acesso ao ensino superior de qualidade, é por conta da baixíssima e cada vez pior qualidade do ensino público. Assim, em vez de impor cotas, que se criasse um pacto nacional que realmente melhorasse o ensino fundamental e médio públicos, independente de a responsabilidade ser de estados e municípios ou da união. O problema é de todos.

Continuo sendo contra cotas de todo tipo mas se elas hão de existir, só podem ser sociais; jamais raciais. Segregacionismo estatal está absurdamente errado.

Rodripe
Contato:

Mensagem por Rodripe » 19 Mar 2015 17:42

Buda escreveu: Mas vc está pensando na oportunidade só de um lado
A medida tem mais vantagens do que desvantagens
Por isso ela e válida
Esse prejuízo na oportunidade que vc fala representa um prejuízo muito pequeno em relação aos benefícios que a medida pode proporcionar
Seguindo a mesma linha de raciocínio que você.

quantas pessoas nascidas pobres NÃO negras engenheiros você ?
E em cargos considerados "tops" ?

Se você tirar o fator "negro" a desproporcionalidade é a mesma.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Treta sobre racismo e cotas na USP

Mensagem por Shin » 19 Mar 2015 17:43

Buda escreveu:
Mas essa ausência de negros nas profissões X e as cotas invisíveis ora brancos as quais vc de refere
São fruto de uma questão histórica
Se vc tem 50 milhões de negros
Todos pobres, excluídos, sem profissão ....
Quais são as chances dos filhos deles se tornarem médicos, executivos , advogados e engenheiros ?
E mínima
Talvez menos de 1%
E dos filhos desses?
E dos filhos das próximas gerações?

A porcentagem foi aumentando muito lentamente
Até os dias de hj

Se a culpa não foi da escravidão então e pq eles são uma raça inferior
Não há outra conclusão
E claro qe a culpa e da escravidão

Diante disso o que pode ser feito?
O que acharam razoável foi criar as cotas
Sob essa ótica não vejo nenhum absurdo
Não acho que seja desproporcional
Acho que e o mínimo e ainda assim e um processo que vai se perdurar por gerações e gerações

E o branco pobre?
O branco pobre e pobre por questões econômicas e não por uma imensa injustiça histórica que comprometeu e excluiu gerações e gerações
Não são 50 milhões.

Segundo as taxas do IBGE, postadas pelo gorba, negros são 15,2 milhões de brasileiros, (7,6% de 200 milhões), o que dá algo em torno de 1 a cada 11/12 brasileiros. Assim, numa turma de 50 alunos na USP, é absolutamente proporcional que existam apenas 4, 5 negros na sala, salvo engano mais ou menos o que eles disseram no vídeo que tinha.

Aliás, como alguém bem apontou ai atras, o próprio autor do vídeo pode ser facilmente classificado como pardo.

Veja que eu não nego que exista uma diferença de condições de acesso entre as classes mas essa é uma questão social, jamais racial.

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 19 Mar 2015 18:12

Se eu to la acho q perco a paciência,

Minha tia eh pedagoga de uma escola na periferia de belo horizonte,
ja foi ameaçada de morte pq um dos mlk n passou de ano, ao inves desse pessoal fdp ir numa faculdade pedir cota, tinha q ir em escola de 1 e 2 grau da periferia e tentar mudar a cabeça dos favelado q so querem aterrorizar e matar tempo ao invés de deixar quem quer estudar ter a aula.
as escolas estao cheias de marginais q atrapalham quem quer estudar
a situação tem q ser concertada do começo, nao do meio.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 19 Mar 2015 18:32

Shin escreveu:Eu criei o tópico sem emitir opinião justamente pra não enviesar a discussão, mas agora que ela se desenvolveu, acho que posso expor o que penso.

Eu sempre fui radicalmente contra cotas de todo tipo porque entendo que não se pode combater a consequência ignorando a causa, que é a baixíssima qualidade do ensino público, mas se há que haver cotas, não vejo nada que justifique a necessidade de elas serem raciais.

Os negros são historicamente mais pobres? São. Isso é inquestionável. Mas o são hoje por racismo, porque um avaliador da Fuvest o reprova por preconceito? Óbvio que não. Então por que as cotas têm que ser raciais e não sociais?

Se há mais negros nas classes menos favorecidas, eles serão tão beneficiados por cotas sociais quanto o são por cotas raciais, com a diferença que cotas sociais diminuem o risco de distorções corriqueiras em todos os vestibulares ano a ano de se ter um branco reprovado e um negro aprovado com nota mais baixa mesmo que os dois tenham tido as mesmas oportunidades e sejam da mesma classe social. Além, óbvio, da injustiça inadmissível com aqueles que são brancos e pobres.

Afora isso, cota é só mais um paliativo que trata a consequência em vez da causa, como tudo o que o governo petista faz. Se há uma dificuldade maior de as classes mais baixas - que são compostas predominantemente por negros por uma questão histórica, não segregacionista - terem acesso ao ensino superior de qualidade, é por conta da baixíssima e cada vez pior qualidade do ensino público. Assim, em vez de impor cotas, que se criasse um pacto nacional que realmente melhorasse o ensino fundamental e médio públicos, independente de a responsabilidade ser de estados e municípios ou da união. O problema é de todos.

Continuo sendo contra cotas de todo tipo mas se elas hão de existir, só podem ser sociais; jamais raciais. Segregacionismo estatal está absurdamente errado.
As consequências de uma sociedade historicamente racista estão ai, isso é inegável.

Mesmo excluindo os fatores econômicos, existe também o lado cultural. Os Europeus e Asiáticos trouxeram consigo valores dos seus países de origem, alguma especialização no trabalho, cultura de valorizar a educação, tentar dar um passo para que o filho comece a vida em uma condição mais favorável, etc Enquanto a potencialização dos negros era tomar chibatada, cortar, colher, e carregar peso.

Sujeito que não podia almejar nada, criado feito bicho, e depois solto a própria sorte. É obvio que os negros ficariam na base da piramide, é obvio que teriam na média famílias mais desestruturadas.

Quando guri, fui visitar Curitiba com o meu pai, e ele me solta "Tem lixeiro branco por aqui" O meu velho não é racista, mas é o típico brasileirinho

É justamente esse tipo de pensamento que persiste, de que não é normal os negros em trabalhos mais valorizados. Estão familiarizados com esportistas negros no topo da piramide social, é bem capaz de virar uma tiete ao ver um :)) Mas vão ter a percepção de que não é algo comum nas demais carreiras... Como no caso dos negros cubanos, a jornalista escrota dizendo que eles não tinham cara de médico

Não somente isso, em um país que mais de metade da população é composta por negros e pardos, e serem minorias nas mídias, no padrão de beleza,etc Na porra do seu próprio País! Que porra é essa?

Não sou a favor de cotas raciais, deveriam ter tido a sensibilidade para jogar mais para o lado "social", assim o foco ficaria nos desprivilegiados, cuja maioria da população é negra/parda.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 19 Mar 2015 18:37

Urso_Verde escreveu:
Racista...

E por estas e outras que os marcianos não vem visitar a terra.

Esta verdefobia é terrível

NAO ABRE NEM COTA PARA FUNCIONÁRIO
NO SEU ESCRITORIO, E QUER ME CHAMAR DE RACISTA
NAO ME COMPROMETA COM RACISMO
VSF
KKKKKKK
Shin escreveu:
Não são 50 milhões.

Segundo as taxas do IBGE, postadas pelo gorba, negros são 15,2 milhões de brasileiros, (7,6% de 200 milhões), o que dá algo em torno de 1 a cada 11/12 brasileiros. Assim, numa turma de 50 alunos na USP, é absolutamente proporcional que existam apenas 4, 5 negros na sala, salvo engano mais ou menos o que eles disseram no vídeo que tinha.

Aliás, como alguém bem apontou ai atras, o próprio autor do vídeo pode ser facilmente classificado como pardo.

Veja que eu não nego que exista uma diferença de condições de acesso entre as classes mas essa é uma questão social, jamais racial.
Cara, da uma olhada nos dados da CREMESP dos médicos formados por cor da pele

Tem quase 3x mais asiático do que negro/pardo juntos. Acho que Medicina ainda é referência para o nível superior, não virou putaria com cursos de Uniesquinas, e mostra a dificuldade de um curso integral, onde os alunos precisam ser bancados pelos pais.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 20 Mar 2015 01:07

jotaerre escreveu:Eu sou a favor. E não é por questão de divida histórica, não vejo lógica em brancos pagarem o que seus tetravós fizeram com negros.

Eu sou a favor porque acho que as cotas sempre existiram, só que pros brancos. Se você trabalha em um emprego bacana, de nivel superior e salário bom, olhe pro lado e conte quantos negros tem. Faça a mesma contagem em um emprego pior, tipo gari. Conte quantas crianças negras estudam em colégio particular caro e quantas tem na mesma série em uma escola pública. Quantos negros moram em um bairro de elite e quantos existem em uma favela.

As cotas sempre existiram de forma invisível para quem era branco, vejo as cotas raciais como forma de equilibrar a balança. Em duas gerações talvez não precisemos mais delas.
pq vc acabou com o topico?

teve, um ou dois anos atras, uma aluna branca de harvard qe respondeu a uma outra menina branca que tinha ficado extremamente revoltada qe n tinha entrado em direito na yale "por causa das cotas senao entraria"..

ela fez algo parecido com o que vc postou, listou um zilhao de razoes explicando pq ela n precisava se preocupar em nao ter entrado na yale, qe n ia fazer mt diferença na sua vida, visto qe ela era branca, entao qe ficasse tranquila pois todo o sistema de organizaçao social ainda estaria la, ja pre marcado com cotas para ela, so que outra maneira das da universidade

mas p o negro qe entrou por cota era um divisor de aguas

se eu achar eu posto...

pode fechar

x____
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Pitbulldog
Contato:

Mensagem por Pitbulldog » 20 Mar 2015 01:18

Daqui a 50 anos, teremos a dívida histórica com os descendentes dos brancos pobres, moradores de favelas.
O espírito Samurai nunca morre!!!

Cory Lopez
Contato:

Mensagem por Cory Lopez » 20 Mar 2015 02:23

Legal o vídeo.
Assunto polêmico, que se tocar dá choque.
Se derem uma olhada nos comentários lá no face tb, só treta.
Eu passo..

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 20 Mar 2015 03:37

O problema no Bralixo não é o vitimismo nojento dos negros aproveitadores que roubam vagas dos pobres brancos que nem deviam ser pobres, porque afinal, são brancos. O problema nesse curral, como foi muito bem exemplificado por parte dos nobres floristas, é a BURRICE, que vem disfarçada de racismo, já que o burro tem que culpar a cor do outro por sua incapacidade de raciocinar como homem.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Nile

Mensagem por Nile » 20 Mar 2015 05:51

Vídeo tenso
tem coitadismo , mas o que mais me chocou foi o revanchismo , esses grupos que defendem o direito afro promovem mto o ódio tb , eles não querem igualdade querem privilégios e que se posicionar contra e taxado de racista
Estão querendo ter cotas racial para residência médica , olha o absurdo , duas pessoas que estudaram numa mesma faculdade e tiveram a mesma formação , mas uma teria privilégios por ser negra , tá tenso
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Responder