Brutus escreveu:Nessa batalha do Musashi contra o Kojiro, tem uns detalhes interessantes que me lembro de já ter lido a respeito a bastante tempo atrás, portanto posso estar enganado com relação a alguma coisa, mas que teria sido mais ou menos assim:
o Kojiro era um samurai que era mestre no manuseio de uma espada que era maior que a katana, não lembro se existe um nome específico pra essa espada ou se é somente uma katana de tamanho maior. O Musashi reconhecia que isso poderia fazer diferença no combate, já que o Kojiro tinha a fama de derrotar rapidamente seus adversários, acertando-os primeiro com a sua espada mais longa que as katanas tradicionais.
A luta foi marcada numa ilha, e pelo que me lembro, o texto dizia que o Musashi não havia escolhido a estratégia para a luta até o momento em que estava indo de barco para o local da batalha. Nessa travessia, ele viu no remo do barco uma possibilidade de se criar uma arma que fosse mais longa que a espada do adversário. Dizia o texto que ele chegou com o barco próximo da costa, de um lugar visível, e o Kojiro já o estava esperando na praia. Como parte da estratégia que ele acabara de criar, ele ficou esculpindo o remo e transformando-o em um bastão, de dentro do barco, enquanto o seu inimigo o esperava, isso fez com que o Kojiro ficasse bastante irritado antes do combate, enquanto o Musashi esculpia seu remo calmamente, num processo que durou mais de 2h para terminar. Após esculpido o bastão, ele se aproximou com o barco da praia, no momento exato que escolheu para agir, que foi durante o pôr do sol. O Musashi veio de longe da direção do Kojiro, e com o sol em suas costas, e consequentemente o sol de frente para o inimigo, atrapalhando sua visão. Ao se aproximar do Kojiro, o Musahi deu um salto e o acertou com o bastão na cabeça, já que sua arma era muito maior do que a espada do adversário. O Kojiro caiu desacordado e o Musashi bateu mais algumas vezes com o bastão em sua cabeça para matá-lo
Como disse, não tenho certeza se todos os detalhes estão corretos, mas me lembro muito bem de já ter lido essa história contada dessa forma.
Cara, me lembro de um filme que assisti que era exatamente essa história, mas não me lembro dos nomes, então não sei se é o mesmo do livro que você leu.
Dois samurais marcaram um duelo em uma ilha, durante a travessia para a ilha em um barco com remador, um deles esculpiu com uma faca uma espada de madeira... chegando na ilha ao amanhecer, o que esculpiu a madeira se posicionava sempre de forma que a espada do oponente refletisse o sol diretamente nos olhos do oponente, cegando-o... e venceu a luta com uma espada de madeira... a diferença da sua história é que a espada que ele esculpiu tinha corte e não matou o outro na base da paulada, foi fincando a espada de madeira mesmo... e não me recordo se foi ao nascer do sol ou ao pôr do sol, mas eu me lembro de ter assistido, com diferenças em pequenos detalhes.