10 coisas que você não sabia sobre samurais

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Hall
Contato:

Re: 10 coisas que você não sabia sobre samurais

Mensagem por Hall » 10 Abr 2015 17:01

Lancaster escreveu:
Exato, Hall... no Kendô, se o adversário vem pra acertar a cabeça, o outro joga a cabeça para o lado ou para trás e o golpe não sai perfeito, não conta ponto... mas se o cara joga a cabeça para o lado, o shinai pega em algum lugar, seja orelha, pescoço ou ombro... em uma luta com espada verdadeira, em algum lugar vai pegar, e é game over, independente se acertou de jeito ou não... :lol:
e a defesa do men?

"Levante a espada na vertical e deixe que sua armadura vai te proteger!"

A tá!!

já era o braço em uma dessas kkkkkkk

ilustrado o golpe mas não a defesa:

Imagem
Imagem

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 10 Abr 2015 23:08

PHDookie escreveu:
Miyamoto Musashi
(1584-1645) viveu metade final de sua vida na era Tokugawa, onde as armas de fogo começaram a ser introduzidas no Japão. Miyamoto é considerado o melhor espadachim que já existiu entre os samurais, nunca foi derrotado em nenhuma de suas mais de sessenta lutas, mesmo quando lutava contra mais de um oponente ao mesmo tempo. Ele descobriu seu talento quando aos 13 anos derrotou Arima Kihei, um samurai que desafiara a aldeia em que vivia e o matou com um bastão enquanto Arima lutou com uma espada. Miyamoto criou o estilo de luta com duas espadas, Niten Ichi Ryu, uma coisa inédita e mortal que usa outras espadas e o bastão. Miyamoto também era um artista, com escriba, pintura e escultura. Escreveu até livros de esgrima e estratégia, o mais famoso é O Livro dos Cinco Anéis, escrito em 1645, (de gênero parecido com A Arte da Guerra)ano em que Miyamoto vivia como eremita numa caverna e morreu de causas naturais. Miyamoto Musashi até hoje é um herói nacional e serve de inspiração para filmes, séries e games. É também o mais famoso samurai do mundo.

Como disseram, o Musashi era grande para a epoca. Acho que isso é uma informacao historicamente comprovada. Aparentemente a maior envergadura e alcance podem ter favorecido-o.

Spoiler sobre a vida e ultimo combate do Musashi:
Spoiler:
Dizem que o ultimo oponente dele, Sasaki Kojiro, era o melhor espadachim da epoca. Era o tal cara que cortava com a espada andorinhas voando (o Sasaki). Eles teriam marcado um duelo em uma ilha. O Musashi, durante o trajeto em um barco para o embate, refletiu e teria feito uma arma/espada com o remo do barco. Ele foi para o combate e ficou em uma posicao em que escondia o tamanho de sua espada/remo. Eles cruzaram golpes, e o maior tamanho da arma do Musashi teria feito a diferenca, matando o Sasaki com uma paulada no cranio, enquanto o Musashi recebeu um corte superficial na face. Um amigo que fez Kendo me disse que tem um movimento/kata (nao sei como chama) inspirado nessa historia. Nao sei dizer se é verdade.

Nao sei o quanto essas coisas sao fantasia. Isso porque li essas coisas no livro que conta a historia romanceada do Musashi. É um romance, mas é muito legal para saber da cultura samurai e oriental!!! Aconselho!!!!!

http://www.saraiva.com.br/musashi-vol-i-431702.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.saraiva.com.br/musashi-vol-ii-435229.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 11 Abr 2015 00:31

Brutus escreveu:Nessa batalha do Musashi contra o Kojiro, tem uns detalhes interessantes que me lembro de já ter lido a respeito a bastante tempo atrás, portanto posso estar enganado com relação a alguma coisa, mas que teria sido mais ou menos assim:

o Kojiro era um samurai que era mestre no manuseio de uma espada que era maior que a katana, não lembro se existe um nome específico pra essa espada ou se é somente uma katana de tamanho maior. O Musashi reconhecia que isso poderia fazer diferença no combate, já que o Kojiro tinha a fama de derrotar rapidamente seus adversários, acertando-os primeiro com a sua espada mais longa que as katanas tradicionais.

A luta foi marcada numa ilha, e pelo que me lembro, o texto dizia que o Musashi não havia escolhido a estratégia para a luta até o momento em que estava indo de barco para o local da batalha. Nessa travessia, ele viu no remo do barco uma possibilidade de se criar uma arma que fosse mais longa que a espada do adversário. Dizia o texto que ele chegou com o barco próximo da costa, de um lugar visível, e o Kojiro já o estava esperando na praia. Como parte da estratégia que ele acabara de criar, ele ficou esculpindo o remo e transformando-o em um bastão, de dentro do barco, enquanto o seu inimigo o esperava, isso fez com que o Kojiro ficasse bastante irritado antes do combate, enquanto o Musashi esculpia seu remo calmamente, num processo que durou mais de 2h para terminar. Após esculpido o bastão, ele se aproximou com o barco da praia, no momento exato que escolheu para agir, que foi durante o pôr do sol. O Musashi veio de longe da direção do Kojiro, e com o sol em suas costas, e consequentemente o sol de frente para o inimigo, atrapalhando sua visão. Ao se aproximar do Kojiro, o Musahi deu um salto e o acertou com o bastão na cabeça, já que sua arma era muito maior do que a espada do adversário. O Kojiro caiu desacordado e o Musashi bateu mais algumas vezes com o bastão em sua cabeça para matá-lo

Como disse, não tenho certeza se todos os detalhes estão corretos, mas me lembro muito bem de já ter lido essa história contada dessa forma.
Nao manjo nada, mas muito do que voce falou me refresca a memoria!

Pelo que eu tambem me lembro, o Musashi é tipo amado ou adiado. Há quem veja beleza e hombridade nas decisoes dele. Há quem veja covardia e injustica. Eu acredito que ele seja uma pessoa que soube usar as regras para o seu sucesso, mas sem nunca ser 'incorreto'. Mas nunca li coisas a fundo. De qq maneira, o livro 'os 5 elementos'/'os 5 aneis' demontra que era um cara que tinha visao de mundo profunda, com entendimento certeiro sobre estratégia. Eu admiro muito o cara!!!

PS:
Spoiler:
PS: tem a historia dele ter matado o adolescente na ravina, dando a volta por toda a guarda que foi feita para pega-lo. Isso é covardia ou é estratégia (supostamente lutas entre pessoas de menor idade nao seriam profundamente condenadas?)?
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 11 Abr 2015 01:05

do que li aqui, achei esse mousasi um covardão de merda :lol: e acochambrão ainda :))

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 11 Abr 2015 01:51

Brutus escreveu:Existe uma pequena diferença entre a covardia e a estratégia, o Sun Tzu dizia "Quando você não for páreo para o inimigo, tenha a habilidade de evitá-lo", acho que deve ter sido esse o caso dele ter dado a volta na guarda, pois se tratando de batalhas que são decididas com o único golpe, não é muito inteligente estando sozinho vc enfrentar um grupo de guardas (que também deveriam ser Samurais). Não conheço essa história do adolescente, então não sei se houve covardia e injustiça, pode ser que tenha havido sim, o pouco que sei sobre o Musashi foi oq relatei no post anterior.
Supostamente, creio que tenha o que sido covardia foi a emboscada contra o Musashi.

Pelo que sei (?)...
Spoiler:
o Musashi tinha derrotado toda uma linhagem de uma familia, batendo irmaos que eram fodao em espada. Quando aconteceu isso, sobrou somente um adolescente para vingar a familia. A academia lancou um desafio para o Musashi, mas com a prerrogativa de o adolescente ser 'protegido'. Musashi aceitou. E ludibriou todo o esquema feito na ravina (eles esperavam ele descer a ravina -infestada de arqueiros e espadachins - , mas ele deu a volta) e matou o adolescente. Digo, a familia quem colocou o adolescente para vingar o 'sangue', aproveitando para aplicar uma emboscada para o Musashi. O que ele poeria fazer? Se recusar a matar alguem e ficar com uma 'mancha' na honra (a familia quem o desafiou)? ou encarar a emboscada e se mostrar 'superior'? Acho que o que o Musashi fez foi dentro das 'regras', dentro do desafio.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 11 Abr 2015 03:13

Quando se fala da idade média e até Musashi é complicado dizer o que realmente ocorreu, porque simplesmente ele ficou muito tempo no ostracionismo até o Eiji Yoshikawa fazer o famoso livro no começo do século passado que foi usado até pelo exército imperial japones como marketing.

Mas o livro não é fiel a história.

Sobre a morte da criança diz que ele realmente fez, mas em um pensamento racional tinha até lógica já que o moleque era o líder do grupo, ele deixaria a moral baixa dos 100 homens que queriam emboscar que ele enfrentou de peito aberto, ainda sim 100 homens contra 1, então não seria apenas covardia dele. Segundo relatos ele se arrependeu amargamente depois de decaptiar a criança.

Até o duelo do pinheiro solitário que é essa luta tem o número total questionado.

Quanto ao Musashi de fato existe o legado do livro dos 5 aneis e a técnica de duas espadas, se ele é tão foda quanto esse livro relata eu não sei, mas ele tem esse legado deixado na história que até hoje é lido e estudado por exércicitos e escolas de administração, não é para qualquer um.

Os próprios Yagius que são relatados nos livros em alguns lugares são fdps sacanas em outros heróis, então não é fácil descobrir o que realmente ocorreu.
Tapirus terrestris

Lancaster
Contato:

Mensagem por Lancaster » 11 Abr 2015 04:20

Brutus escreveu:Nessa batalha do Musashi contra o Kojiro, tem uns detalhes interessantes que me lembro de já ter lido a respeito a bastante tempo atrás, portanto posso estar enganado com relação a alguma coisa, mas que teria sido mais ou menos assim:

o Kojiro era um samurai que era mestre no manuseio de uma espada que era maior que a katana, não lembro se existe um nome específico pra essa espada ou se é somente uma katana de tamanho maior. O Musashi reconhecia que isso poderia fazer diferença no combate, já que o Kojiro tinha a fama de derrotar rapidamente seus adversários, acertando-os primeiro com a sua espada mais longa que as katanas tradicionais.

A luta foi marcada numa ilha, e pelo que me lembro, o texto dizia que o Musashi não havia escolhido a estratégia para a luta até o momento em que estava indo de barco para o local da batalha. Nessa travessia, ele viu no remo do barco uma possibilidade de se criar uma arma que fosse mais longa que a espada do adversário. Dizia o texto que ele chegou com o barco próximo da costa, de um lugar visível, e o Kojiro já o estava esperando na praia. Como parte da estratégia que ele acabara de criar, ele ficou esculpindo o remo e transformando-o em um bastão, de dentro do barco, enquanto o seu inimigo o esperava, isso fez com que o Kojiro ficasse bastante irritado antes do combate, enquanto o Musashi esculpia seu remo calmamente, num processo que durou mais de 2h para terminar. Após esculpido o bastão, ele se aproximou com o barco da praia, no momento exato que escolheu para agir, que foi durante o pôr do sol. O Musashi veio de longe da direção do Kojiro, e com o sol em suas costas, e consequentemente o sol de frente para o inimigo, atrapalhando sua visão. Ao se aproximar do Kojiro, o Musahi deu um salto e o acertou com o bastão na cabeça, já que sua arma era muito maior do que a espada do adversário. O Kojiro caiu desacordado e o Musashi bateu mais algumas vezes com o bastão em sua cabeça para matá-lo

Como disse, não tenho certeza se todos os detalhes estão corretos, mas me lembro muito bem de já ter lido essa história contada dessa forma.
Cara, me lembro de um filme que assisti que era exatamente essa história, mas não me lembro dos nomes, então não sei se é o mesmo do livro que você leu.
Dois samurais marcaram um duelo em uma ilha, durante a travessia para a ilha em um barco com remador, um deles esculpiu com uma faca uma espada de madeira... chegando na ilha ao amanhecer, o que esculpiu a madeira se posicionava sempre de forma que a espada do oponente refletisse o sol diretamente nos olhos do oponente, cegando-o... e venceu a luta com uma espada de madeira... a diferença da sua história é que a espada que ele esculpiu tinha corte e não matou o outro na base da paulada, foi fincando a espada de madeira mesmo... e não me recordo se foi ao nascer do sol ou ao pôr do sol, mas eu me lembro de ter assistido, com diferenças em pequenos detalhes.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 11 Abr 2015 12:17

Dúvida total de leigo aqui..

Existe alguma história famosa entre ninjas e samurais?

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Ganjah Man

Mensagem por Ganjah Man » 11 Abr 2015 13:02

Ih rpz, depois dessa perderam minha admiração.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 11 Abr 2015 13:09

Molecula escreveu:Dúvida total de leigo aqui..

Existe alguma história famosa entre ninjas e samurais?

Abraço!
Hattori hanzou o ninja mais famosos de todos os tempos:

Imagem

Imagem

Referencias famosas:

Imagem
Tapirus terrestris

DOSTRY
Contato:

Mensagem por DOSTRY » 11 Abr 2015 13:20

Tópico muito foda :punk:

Crono
Contato:

Mensagem por Crono » 11 Abr 2015 14:07

Os OVAS de Rurouni Kenshin mostravam como as lutas eram rápidas (diferente do anime)
phpBB [video]

Achei relativamente realista essa animação

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 11 Abr 2015 17:49

No romance o final dessa batalha é vago. Supostamente Kojiro estaria vivo e o autor faz alusão que Musashi poupou sua vida e se evadiu do lugar. Em relatos históricos a história é outra, alguns dizem que o Kojiro morreu e outros que ele viveu, porém, Musashi se evadiu do campo de batalha temendo os discipulos do Kojiro, que estavam postos para atacá-lo no caso de derrota do seu mestre.
Rinoceronte escreveu:
Como disseram, o Musashi era grande para a epoca. Acho que isso é uma informacao historicamente comprovada. Aparentemente a maior envergadura e alcance podem ter favorecido-o.

Spoiler sobre a vida e ultimo combate do Musashi:
Spoiler:
Dizem que o ultimo oponente dele, Sasaki Kojiro, era o melhor espadachim da epoca. Era o tal cara que cortava com a espada andorinhas voando (o Sasaki). Eles teriam marcado um duelo em uma ilha. O Musashi, durante o trajeto em um barco para o embate, refletiu e teria feito uma arma/espada com o remo do barco. Ele foi para o combate e ficou em uma posicao em que escondia o tamanho de sua espada/remo. Eles cruzaram golpes, e o maior tamanho da arma do Musashi teria feito a diferenca, matando o Sasaki com uma paulada no cranio, enquanto o Musashi recebeu um corte superficial na face. Um amigo que fez Kendo me disse que tem um movimento/kata (nao sei como chama) inspirado nessa historia. Nao sei dizer se é verdade.
Nao sei o quanto essas coisas sao fantasia. Isso porque li essas coisas no livro que conta a historia romanceada do Musashi. É um romance, mas é muito legal para saber da cultura samurai e oriental!!! Aconselho!!!!!

http://www.saraiva.com.br/musashi-vol-i-431702.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.saraiva.com.br/musashi-vol-ii-435229.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 11 Abr 2015 17:56

Vi que a galera citou o filme "7 Samurais" do Kurosawa que é muito bom. Eu recomendaria "Yogimbo" do mesmo autor. O filme sobre Zatoichi tem com o autor e diretor Takeshi Kitano, é muito bom também. Ele é conhecido por fazer filmes sobre a Yakuza, são excelentes.

De literatura a galera comentou dos livros sobre a história do Musashi e sobre o Cinco Anéis. Eu recomendo o livro "Hagakure" (Yamamoto, Tsunetomo), muito bom. Eu gostei muito quando o li.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 11 Abr 2015 18:01

Só uma observação: a espada do Kojiro tinha o nome de "varal" pelo tamanho.

Responder