Quero fazer medicina,e agora?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Mengão
Contato:

Re: Quero fazer medicina,e agora?

Mensagem por Mengão » 23 Jun 2015 18:32

Vai se jogar num outro concurso público sem sequer saber se gosta da parada q vai estudar como um todo? Só vai transferir o problema... Já q tu é concurseiro e tá na dúvida, faz o teste estudando 3 meses pesado de medicina legal. E matéria q cai em concurso jurídico w tem um pouco a ver c a área médica. Mas n estuda por cursinho ou vídeo aula não pq aí parece q é mais fácil e gostoso do q realmente é. Pega um livro e encara. E, p ser o mais realista possível c a área médica, tem q pegar um livro específico. O do hygino. O resto é mais tranquilo. O do hygino e voltado p a área médica legal. Boa sorte na sua decisão.

Alienado
Contato:

Mensagem por Alienado » 23 Jun 2015 18:51

Pense bem...
Faculdades de medicina pipocando Brasil a fora. Medicina em um futuro muito próximo será igual odonto.

pauloctba
Contato:

Mensagem por pauloctba » 23 Jun 2015 19:11

Buda, vou te dar um ponto de vista de quem conhece um pouco a área:

Se você quer entrar pensando na comodidade futura, esqueça.
Não existe carreira fácil, a não ser que a sua família seja milionária. A galera de Med ganha pra caramba porque estudou pra caramba e trabalha pra caramba. Não é fácil passar em vestibular, a faculdade é quase tão difícil quanto engenharia e passar numa residência é dificílimo, imagine concorrer com aquela galera que estuda várias horas diariamente. São uns 10 anos de estudo, isso se você passar no vestibular e na residência de primeira, e não reprovar.
Minha irmá é residente e trabalha pra caramba (72 horas/semana só a residencia, sem fazer plantões por fora), além de estar sempre estudando. Tenho ex-colegas em c.geral, trabalham bem mais que ela. Dinheiro e estabilidade tem seu preço...
Claro que existem os migués, que não sabem nada e dão plantão em cidades do interior, e dá pra tirar uns 12-15 k sem se matar de trabalhar. Mas aí a carreira nunca vai pra frente, a não ser que você faça cambalachos, tem muito médico que trabalha em 4 lugares e nunca aparece em nenhum, pois prefeitura não fiscaliza.

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 23 Jun 2015 21:52

Brother, pensa ai, que ninguem aqui e somente voce pode decidir sobre sua vida. Mas lembre-se que tambem tem um monte de gente que desiste de medicina.

Mando junto, poema famoso do Machado de Assis

(sem viadagem, antes que me zoem! :D)

Círculo Vicioso

Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:
- Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
que arde no eterno azul, como uma eterna vela !
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

- Pudesse eu copiar o transparente lume,
que, da grega coluna á gótica janela,
contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela !
Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

- Misera ! tivesse eu aquela enorme, aquela
claridade imortal, que toda a luz resume !
Mas o sol, inclinando a rutila capela:

- Pesa-me esta brilhante aureola de nume...
Enfara-me esta azul e desmedida umbela...
Porque não nasci eu um simples vaga-lume?
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

Rinoceronte
Contato:

Mensagem por Rinoceronte » 23 Jun 2015 21:55

Putz, mais uma chance de ser zoado, mas lembrei desse tambem:

VELHO TEMA
SONETO I - Vicente de Carvalho
Só a leve esperança, em tôda a vida,
disfarça a pena de viver, mais nada;
nem é mais a existência, resumida,
que uma grande esperança malograda.
.
O eterno sonho da alma desterrada,
sonho que a traz ansiosa e embevecida,
é uma hora feliz, sempre adiada
e que não chega nunca em tôda a vida.
.
Essa felicidade que supomos,
árvore milagrosa que sonhamos
tôda arreada de dourados pomos,
.
existe, sim: mas nós não a alcançamos
porque está sempre apenas onde a pomos
e nunca a pomos onde nós estamos.
Site que traz highlights / gifs de lutas, com postagens em tempo real durante eventos:

^:)^ :ymapplause: http://stationfy.com/ :ymapplause: ^:)^

jvb_
Contato:

Mensagem por jvb_ » 23 Jun 2015 22:41

Cheio de dotô no forum.
Também sou médico, residente. E depois de 7,5 anos de estudo fora o de cursinho ganho os R$ 2648,88 pra trabalhar não menos do que 72h por semana, fora estar de sobreaviso 1 semana por mês.
Acho que o folhabranca deu um bom panorama da profissão em um post há algumas páginas atrás.
Depois de formado fiquei um ano no interior. Pronto socorro por vezes é pior que porta de cadeia. Cabe ao médico resolver não só problemas de saúde com um mínimo de recursos, mas sociais, policiais, assistência social e etc.
A maioria das especialidades não te permite sair ganhando rios de dinheiro como afirmaram. Se não trabalhar muitíssimas horas não tem como. Mesmo atendendo planos de saude vai manter um consultorio com custos medios de 5k ganhando 30 ~ 50 pila por consulta? É só fazer as contas.
Vejo seus posta desde o finado forum Buda.
Gostar das disciplinas as quais vai estudar não mais do que 2 anos não é motivo pra escolher uma coisa que vai consumir a maioria do seu tempo pro resto da sua vida. Passamos todos por anatomia, fisiologia, biologia celular, bioquímica.... e hoje não uso quase nada disso.
A rotina da profissão tem que basear sua escolha.
Sua experiência com a sua avó é uma boa motivação. Mas sozinha não basta. Muitas vezes você tem poucos minutos pra dedicar pra um paciente que esperou 4 horas pra consultar e outros 50 doentes do lado de fora esperando. Você acaba se decepcionando por não o
poder dar a cada pessoa a devida atenção e muitas vezes dar o seu máximo e não ser reconhecido por por exemplo ter feito um excelente diagnóstico mas o hospital não fornecer o remédio de graça para o paciente. Culpa de quem? Muitas vezes recai sobre médico.
Mas conhecendo a rotina, converse com profissionais, Essa ainda for a sua escolha. Entre de cabeça. Saiba que é um casamento eterno. Que vai tomar a maioria do seu tempo. Que um agradecimento de um paciente faz compensar semanas de privação de sono, mortes que poderiam ou não serem evitadas e etc. Se isso fizer valer a pena. Vai fundo.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 23 Jun 2015 23:02

Buda, já pensou em biomedicina? No laboratório que faço estágio, tem uma galera que é biomédica, e gostam bastante. A grande diferença - no âmbito geral, claro - para as outras áreas de saúde, ao que parece, é que eles têm mais biofísica na grade, creio eu.

Dá para ser perito após formado, visto que tu falou sobre trabalhar na polícia paginas atrás.
Editado pela última vez por Molecula em 23 Jun 2015 23:14, em um total de 3 vezes.
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 23 Jun 2015 23:05

Bruges escreveu:Eu sou oncologista clínico, fiz 5 anos de residência.

A merda é ver seus amigos ganhando bem ao fazerem outros cursos e você ralando em fds e feriado.

A maioria é idealista e quer se dar bem em uma especialidade. Galera mais velha que estudou comigo fez residência de medicina do trabalho em 2 anos e todo mundo está empregado em grandes empresas tirando uns 15k + benefícios (plano de saúde, 13o salário, férias remuneradas). Aliás, esqueça os direitos trabalhistas. Concurso público paga mal e normalmente em serviços privados vão te contratar como PJ.

Tem muito migué que não se especializa e vive de plantão de emergência por aí, só barrigando e enganando a população. Tem uns mais empreendedores que ganham dinheiro com estética, mapeamento hormonal (wtf???)... Bom, aí cada um age de acordo com a própria consciência.

Tem muito picareta por aí, tem muita gente que explora outros médicos. Mas tem muita gente boa e comprometida.

Só não me comprometam com detalhes... VSF
Puts. Clínica tem até R5? Já achava que era muito, pensando que era até R4. Mas é bastante necessário mesmo, visto a complexidade, dificuldade e importância do trabalho de vocês.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Platão
Contato:

Mensagem por Platão » 23 Jun 2015 23:38

O colega folhabranca e outros foristas médicos deram um belo choque da dura realidade da medicina no Brasil! Provavelmente a profissão mais romantizada por jovens secundaristas...

Na minha área, Química, a coisa tá feia também...

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 23 Jun 2015 23:54

Minha irmã hj em dia mora em Buenos Aires estudando medicina. Ela é formada em enfermagem, trabalhou em psf, clinicas, mas me parece q a questao financeiora pesou. Fazia plantões e ganhava pouco, ai decidiu q se era pra fazer plantões e se desgastar, q fosse como medica. Ela ama essa area de saúde.

Logo qdo ela foi pra lá, ja tem uns 4 anos isso, o curso de medicina, segundo ela, custava menos q fazer ingles no CCAA :fear: :fear:

Hj eu não sei qto ta a mensalidade, mas aumentou. Porem, continua ainda muito mais barato q aqui em Banania.

Sobre ela, tem q ter muita coragem de fazer oq ela fez, largar familia, amigos, profissão e ir pra um outro país começar do zero.

Eureek
Contato:

Mensagem por Eureek » 24 Jun 2015 06:34

Meu irmão fez medicina no Brasil e ta fazendo especialização nos EUA. Não sei exatamente qual foi o esquema, mas no último ano de curso ele fez uma pá de prova e foi aceito pra fazer residência lá . Ele e residente americano e trabalha , mas Todo ano ele tem que ir pro Brasil pra renovar o visto . Além disso , acho que por causa de ter algum acordo com o governo brasileiro ele teria que voltar pro Brasil e trabalhar 2 anos no serviço público pra poder trocar pro visto permanente / Green card

O moleque ta no 12 ano de "estudo" trabalhando como residente a uns 5 anos ( nunca reprovou nada ) mas ele resolveu se especializar em cirurgia pulmonar + UTI e parece que e o mais demorado. desde a residência ele ganha no máximo (hoje) uns 55k dólares por ano. ( da pra viver na boa, mas sem luxo ) Ele e muito dedicado e mesmo tendo semana que ele trabalha 120 horas ( sem exagero ) , ele ta feliz bagarai. Eu fico zoando e perguntando quando ele vai começar a ganhar grana pra justificar tanto tempo estudando e segundo ele, assim que terminar a especialização , na cidade mais merda, no hospital mais merda dos EUA o salário e ~300k por ano. Inclusive ele fala que já dava pra estar ganhando isso desde a ultima especialização , mas ele sempre afirma com muita convicção que não ta na profissão pela grana , sabe que essa vai vir , mas o importante e aprender o máximo, ter contato com os médicos mais sinistros possíveis e virar o melhor médico que ele puder antes de se jogar no mercado.

Ele explicou que nos EUA, o sindicato dos médicos e muito forte e protege o piso salarial .Não tem dessa de fazer por menos, se uma cirurgia custa 50 mil , custa 50 mil. Se não quiser , pede pra um não médico fazer. Não sei se e verdade (galera médica pode confirmar ) , mas segundo ele no Brasil , vc vai num médico o cara fala que e 50 mil, dai outro fala que faz por 40 , dai um terceiro diz 30 e como tem muito picareta , rola uma desvalorização da profissão. Mesmo assim , ele acha que não existe desemprego pra médico nem nunca vai existir.

Ainda segundo ele, diz que comparando a residência que ele fez no Brasil com os EUA chega a ser sacanagem em termos de equipamento , tecnologia e talz . Médico no Brasil tem que ser muito fodao pra mandar bem em condições tão ruins .

Ele e muito a favor de tirar nossos pais do Brasil enquanto eles não dependem se serviços de saúde , porque se algum dia dependerem eles tão não merda ( acho que ele ta um pouco biased pois provavelmente prefere cuidar deles ao invés de outro médico )

Conversando com ele, eu percebo que medicina não e pra qualquer um. O moleque tem o dom , sabe lidar com pessoas como poucos e tem uma paciência infinita . E meu irmão mais novo , mas me enche de orgulho e me espelho nele em vários aspectos

Dei uma desviada , mas acho que a moral da estória e que ser médico na gringa também rala muito , mas ainda e uma profissão fodona.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 24 Jun 2015 07:19

Coloca na lista mais um que é formado em Direito, advogado e desistiu tanto de advogado quanto concurso. Mesma desilusão dos nobres colegas. Tudo errado em todos os sentidos, nada funciona.

E, pelo que li de alguns aqui, estão iludidos com medicina. Medicina tem que ter vocação igual de uma pessoa para ser padre. Médico é uma profissão extremamente desgastante. Quem tem vocação, vai fundo!
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

Vinil
Contato:

Mensagem por Vinil » 24 Jun 2015 19:05

Cara estou passando por uma situação profissionalmente terrível também. Vamos lá , eu me concurseiro muito cedo com 19 anos, sempre quis ser Policial, quando fui aprovado e tomei posse do cargo com Soldado, no início até gostei, me adaptei ao Militarismo e etc, porém com o tempo aquilo foi me desgastando, comecei a ver o PM com outros olhos e no caso aqui em SP, são duas classes distintas, Oficialato e os praças, enfim comecei a estudar após me formar e fiz cursinho por 2 anos, consegui atingir meu Objetivo, ser Investigador, tomei posse em 2013 , fiz Acadepol e me achava o máximo, coloquei o nome na RTP e consegui ir direto para a Homicídios assim que sai do probatório, com o passar do tempo , vi que a Polícia e muito diferente do que eu imagina, tem o lado bom e o lado podre, não vou dizer ruim e sim podre, na época de probatório, chegar a ficar de campana em um sítio , onde tinha dois ladrões sequestrador pela Polícia, sim sequestrados, após uns dias, os Policias me falaram que fazia parte na investigação e eu fiquei na minha... Isso entre outras coisas que vi.... Fora que na Civil, não existe hierarquia nenhuma, eu investigador já cheguei a dirigir e receber ordem de carcereiro antigo, pois o mesmo era Peixe de delegados. Hoje me encontro bem desanimado, mas não tenho currículo no mercado de trabalho, sou formado em Direito, mas não tenho OAB, e nem um pingo de experiência na área, fora que me formei faz uns anos já. Hoje vejo pra mim, que minha solução , e fazer novamente um bom curso e prestar outros concursos... Mas aí vem , de onde tiro a vontade e ânimo de estudar??

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 24 Jun 2015 19:25

Uma dúvida em relação a fazer medicina no exterior: Como fica a validação do diploma??

Conheci um médico argentino formado pela UBA e o cara estava tentando legalizar a situação para trabalhar no Brasil. Isso foi em 2003 e ele já vinha tentando fazia uns 2 anos, mas até então, o processo estava parado. Depois veio aquela prova do Revalida. Um médico formado em uma boa universidade estrangeira (não estou falando dessas picaretas da Bolívia e Paraguai), dando uma boa estudada, mas sem se matar em cima dos livros, consegue passar nessa prova? Vi que os índices de aprovação são baixos.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 24 Jun 2015 19:38

Parceiro, se vc ta com vontade faça, nao e tarde pra isso, pode ter certeza.

Ter uma vida infeliz, uma profissao q n te agrada, acordar td dia tendo q fazer algo q se n gosta, pra q?

Recomece!

Responder