Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por palmeirense » 27 Mai 2020 08:44

Não leio mtas gramáticas, mas recomendo e mto a do Fernando Pestana: A Gramática para concursos públicos. Qualidade absurda. Posso dizer que mudou a minha forma de enxergar a língua portuguesa. Eu era muito ruim -não que agora esteja bom-, e o livro me ajudou mto.

Como dica de estudo, recomendo que aprendam mto bem morfologia, especialmente pronomes, conjunções e verbo. Caso não aprendam bem esses temas, ficará complicado entender sintaxe.

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 10 Jun 2020 12:42

Também vou fazer o de delegado da PCPR, 697 concorrentes por vaga, assustador.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 12 Jun 2020 13:33

Agora ta parado, acredito que quando passar o corona vai sair uma porrada de concurso num curto periodo..

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 13 Jun 2020 22:00

adauto_mma escreveu:
10 Jun 2020 12:42
Também vou fazer o de delegado da PCPR, 697 concorrentes por vaga, assustador.
Mano, nem liga pra isso. Concorrência sempre é mínima, não se iluda. Menos de 10% estão realmente preparados. 850 pessoas irão pra segunda fase, bom número.

Vc deve torcer para prova ser bem difícil e exigir mais doutrina e jurisprudência do que lei. Acho mais fácil passar em uma prova objetiva para promotor, juiz e defensor do que para analista, delegado e cargos de nível médio - estas carreiras costumam ter provas mais fáceis e, por conseguinte, possuem notas de corte altíssimas, qualquer erro costuma ser fatal.

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 13 Jun 2020 22:15

CJS escreveu:
13 Jun 2020 22:00
Mano, nem liga pra isso. Concorrência sempre é mínima, não se iluda. Menos de 10% estão realmente preparados. 850 pessoas irão pra segunda fase, bom número.

Vc deve torcer para prova ser bem difícil e exigir mais doutrina e jurisprudência do que lei. Acho mais fácil passar em uma prova objetiva para promotor, juiz e defensor do que para analista, delegado e cargos de nível médio - estas carreiras costumam ter provas mais fáceis e, por conseguinte, possuem notas de corte altíssimas, qualquer erro costuma ser fatal.
Mas tu colocou analista na mesma prateleira de Delegado?
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

fethai
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por fethai » 13 Jun 2020 22:22

CJS escreveu:
13 Jun 2020 22:00

Com uma concorrência dessa de quase 700 pessoas por vaga só vai passar quem estuda no mínimo 6 horas líquidas por dia, e grande parte dos aprovados com certeza serão os que atingem as 8 horas. Um concurso como esse requer MUITO estudo, dedicação fora do comum

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 13 Jun 2020 22:22

Aquiles escreveu:
13 Jun 2020 22:15
Mas tu colocou analista na mesma prateleira de Delegado?
Exceto penal e processo penal - as quais exigem um pouco mais de aprofundamento, o resto é o mesmo. Até pq não há sentindo em exigir conhecimentos profundos em controle de constitucionalidade, teoria constitucional.

Aliás, alguns editais para analistas são mais profundos do que os de delegado.
Editado pela última vez por palmeirense em 13 Jun 2020 22:30, em um total de 1 vez.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 13 Jun 2020 22:24

fethai escreveu:
13 Jun 2020 22:22
Com uma concorrência dessa de quase 700 pessoas por vaga só vai passar quem estuda no mínimo 6 horas líquidas por dia, e grande parte dos aprovados com certeza serão os que atingem as 8 horas. Um concurso como esse requer MUITO estudo, dedicação fora do comum
Mano, hora líquida não é nada. O lance é a consistência e a velocidade da leitura. Estudar e mto demandante, não conheço ninguém que consiga ler ativamente durante 6 horas. É possível estudar 4 e gastar o resto do tempo em questões.

Ps: assistir aula não é estudar. Videoaula já vi nego assistir 12 h.

fethai
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por fethai » 13 Jun 2020 22:32

CJS escreveu:
13 Jun 2020 22:24
Mano, hora líquida não é nada. O lance é a consistência e a velocidade da leitura. Estudar e mto demandante, não conheço ninguém que consiga ler ativamente durante 6 horas. É possível estudar 4 e gastar o resto do tempo em questões.

Ps: assistir aula não é estudar. Videoaula já vi nego assistir 12 h.
Sim, eu quis dizer somando tudo. Lendo a teoria, fazendo o resumo e resolvendo questões, o concurseiro competitivo, que passa dentro das vagas, tem que dá conta desse pacote, por isso demanda muitas horas

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 13 Jun 2020 22:42

fethai escreveu:
Vc faz resumo mano? Acho uma técnica excelente, mas demanda mto tempo. Prefiro grifar e ler só os grifos depois na hora de revisar.

fethai
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por fethai » 13 Jun 2020 22:54

CJS escreveu:
13 Jun 2020 22:42
Vc faz resumo mano? Acho uma técnica excelente, mas demanda mto tempo. Prefiro grifar e ler só os grifos depois na hora de revisar.
Eu tbm não faço pra economizar tempo, a revisão por trechos marcados ou grifados é bem mais rápida, mas tô considerando a realidade de quem possui um cenário ideal no qual disponha de 6 a 8 horas pra estudar.

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 13 Jun 2020 23:01

São só 50 vagas e o salário é bom, concorrência vem em peso.

Só pra ter noção, se eu não me engano na PCSP em 2018 não foram nem 100/vaga pra Delegado.
250 vagas e salário baixo. Foram pra segunda fase com 75 questões.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Aquiles
Contato:

Mensagem por Aquiles » 14 Jun 2020 00:08

CJS escreveu:
Exceto penal e processo penal - as quais exigem um pouco mais de aprofundamento, o resto é o mesmo. Até pq não há sentindo em exigir conhecimentos profundos em controle de constitucionalidade, teoria constitucional.

Aliás, alguns editais para analistas são mais profundos do que os de delegado.
Vou discordar de ti. Vejo que hoje em dia Delegado tá mais pra promotor e defensor do que pra baixo. Concorrência absurda, galera muito bem preparada.
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.

Foda-se

AçoitaBjj
Contato:

Mensagem por AçoitaBjj » 14 Jun 2020 00:15

Aquiles escreveu:
14 Jun 2020 00:08
Vou discordar de ti. Vejo que hoje em dia Delegado tá mais pra promotor e defensor do que pra baixo. Concorrência absurda, galera muito bem preparada.
Penso semelhante... Nível já era alto e a falta de concursos de outras carreiras jurídicas acaba por estimular o pessoal a tentar para delegado.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 14 Jun 2020 00:44

Aquiles escreveu:
14 Jun 2020 00:08
Não discordo quanto a concorrência, me referia a complexidade. Devo ter me expressado mal, veja bem: passar em um prova objetiva de defensor, promotor e juiz costuma ser mais fácil - visto o grau de dificuldade das provas- do que as provas de delegado, analista e algumas de nível médio, nestas provas já vi nego meter 90%, Nota quase impossível de ser alcançada em concursos de carreiras jurídicas.

Veja bem, as provas para delegado e afins não são difíceis, o problema é que vc tem uma porcentagem mto pequena de erros, visto que geralmente a nota de corte e mto alta. Por outro lado, as provas das carreiras jurídicas costumam ser bem difíceis e, portanto, não será uma questão ou outra mais difícil que irá te eliminar, visto que o corte geralmente fica em 65% a 75% de acerto das provas.

Dessa forma, não da para comparar o grau de complexidade e sim de concorrência por número de candidatos e, nesse aspecto, se duvidar, delegado deve ser até maior, mas quanto a complexidade e profundidade dos conteúdos são universos distintos. Veja esse edital da PCPR, matérias como constitucional - que costumam ser gigantescas- com 10 itens no edital. Pesquise qualquer edital de uma carreira jurídica, qualquer matéria no edital cobra 20 temas mais.

No final, a pergunta que fica é: prefere fazer uma prova difícil e se dar o luxo de errar algumas questões ou uma prova mais fácil sem poder errar nenhuma?? Eu prefiro as primeiras, mas vai de cada um.

Responder