Todos esses caras eram peso pesados grandes e bem mais jovens, nessa época não existia mais bobo e os Gracies sabiam disso. Todo esse marketing fez parte da história da família desde sempre, depois dos primeiros UFCs e dos primeiros Prides o objetivo dos caras já tinha sido atingido. Querer que um cara com mais de 40 anos lute contra caras bem mais jovens e que pesam mais de 30 kgs chega a ser engraçado, não estamos falando dos leigos dos primeiros UFCs, são atletas que já estavam treinando de tudo e que iniciaram uma nova geração no MMA.FCB escreveu: ↑30 Jun 2020 15:17Mais ou menos...
Já existiam nomes muito fortes la no Japão, como Bas Rutten (que chegou a desafiar o Rickson) que lutava no Pancrase desde 1993, assim como o Frank Shamrock (Desde 1993 tb).
A última luta do Rickson foi em 2000, contra o Funaki (o melhor nome do seu cartel). Nessa época já tinham nomes como Igor Vovchanchyn, Mark Kerr, Ruas, Mark Coleman, Sakuraba, Fujita, Heath Herring e outros.
Ademais, o Rickson sempre se vangloriava e vinha com o papo de quase invicto e o cartel fictício de 400 lutas (que sabemos ser ridículo), vivia dando pitaco em lutas e falando sobre os campeões da época (até o Wanderlei desafiou ele por esse motivo), bem como se dizia o melhor. Tudo bem, todos sabemos que existe o fator marketing e q o dinheiro é q faz a diferença no final das contas, mas é preciso ter coerência, pois é engraçado que se fala em macheza dos Gracies (algo factual pra vários membros da família), de honrar a família, de ser ter palavra de homem, mas o FATO é q no vale tudo o Rickson NUNCA se provou contra um grande nome, e tampouco quis efetivamente lutar com alguém renomado, e se escondia atrás de bolsas.
"Ah mas o Rickson falava muito!", sim e por isso estamos falando aqui sobre ele e sobre sua família. Acho que temos que parar de romantizar e entender a história como ela realmente aconteceu, os caras deram o pontapé nisso tudo e se recolheram pq sabiam que não dariam mais conta, o último desafio vencível da família foi o sakuraba e nesse eles foram derrotados. Isso diminuí o que eles fizeram? Não, pois sem eles talvez estivéssemos discutindo se o Jet li venceria o Jackie Chan.
E como expliquei, não sou e nunca fui do Jiu-jitsu, mas como vivi mais de 20 anos nesse meio eu entendo o valor de cada personagem dessa história.