The Answer escreveu: ↑16 Jun 2018 10:51
Vejo o Daytrade como o topo da pirâmide, como se fosse o auge de um trader, utilizo bastante a biblioteca da universidade para ler sobre análise técnica e de outros conhecimentos necessários, a vontade de fazer economia é por paixão mesmo, entender como tudo ta interligado, como eu disse faz pouco tempo que estudo economia a finco, coisa de um ano, um ano e pouco, sei que ainda vão se alguns meses ou anos para operar em intraday, por enquanto diversifico minha pequena de carteira do jeito que meus conhecimentos limitados permitem.
Muito obrigado pela resposta, me motiva bastante ter contato com alguém q já alcançou um nível que eu almejo alcançar.
Sempre trabalhei em setor financeiro, gestão de finanças e gestão estratégica mas já to PUTO de trabalhar com humanos, puta raça infeliz do caralho kkkkkk.
-----------------------
Sobre o mercado colamos nos 69k de pontos, vale confirmou topo e vou vender algumas fracionárias que eu tenho, acho que tá na hora.
Ta TUDO desabando, os books é de full venda, acho meio forçadas essas previsões apocalípticas mas já to começando a querer sair do jogo por enquanto pelo menos até depois da eleição, usiminas me deu um fumo homérico.
Daytrade só é mais difícil porque o espaço de tempo pra análise e tomada de decisão é muito menor. A análise é a mesma e o que funciona pro swing funciona pro daytrade - falando exclusivamente de análise técnica, claro. A dificuldade, na minha opinião, é você tomar a decisão certa em pouquíssimo tempo. E esse pouco tempo não é só por causa da análise técnica em si. Com algum tempo de tela você bate o olho no gráfico e já forma convicções. O problema do curto prazo mesmo é o emocional, que é o calcanhar de aquiles do trader. Isso é que é foda. Você nunca tá 100% seguro da sua posição porque não há nenhum fundamento relevante que influencie o intraday, salvo raríssimas exceções (e nessas exceções você não tem tempo de tomar lado e só se fode hahaha), e isso faz com que você faça toda sorte de cagadas.
Se eu posso te dizer alguma coisa sobre análise técnica, pela minha experiência, é que menos é mais. Definitivamente. Quanto mais porcaria tu colocar no teu setup mais cagada tu vai fazer. Pode ter certeza. Vais ver sinais de compra e de venda diferentes a cada tick. No fim das contas o que funciona mesmo é o feijão com arroz. Pode até ter um ovo, uma farofa, um vinagrete no teu prato, mas se for muita coisa junto tu perde a mão e estraga o sabor, entende? O segredo não é o MACD, o IFR, o estocástico, as médias, o fibo, o OBV, a LTA, o suporte, a bandeira, o OCOI, o pinbar... É o gerenciamento de risco. Sem ele nada nesse mundo vai evitar que tu quebre, como 95% das pessoas físicas no mercado. Análise técnica não prevê o futuro e tu não vai acertar muito mais que 50% das vezes. Então o fundamental é se certificar de que quando perder tu vais perder pouco e quando ganhar tu vais ganhar muito. É só pra isso que ela serve. Pra mais absolutamente NADA.
E eu não acho saudável que você veja o daytrade como o topo da pirâmide, porque não é. Daytrade, swing, position, buy'n hold são todas formas de operar/investir tão boas umas quanto as outras. O daytrader não necessariamente ganha mais que um swing trader. É no daytrade, aliás, que a vasta maioria quebra no mercado. No fim o que importa é o teu perfil. Se tu faz daytrade e ganha 10k operando todo dia ou se faz uma operação de swing e ganha os mesmos 10k, que diferença fez? Nenhuma. Muitas vezes, aliás, o cara consegue ganhar 10k no swing mas não consegue no daytrade, já que são atividades completamente diferentes. Conheço daytraders monstruosos que não conseguem de jeito nenhum segurar uma posição e só operam se o mercado estiver aberto, que morrem de medo de virar a noite posicionados em qualquer coisa. Um deles disse uma vez que não consegue nem dormir se tiver uma ação sequer na carteira. É questão de perfil psicológico. Nada além disso.
E sobre posições, como quem acompanha a seção de Assuntos Polêmicos provavelmente sabe, eu gosto muito de economia, apesar de a minha formação ser diferente. E por isso eu não me aventuro a formar posição em nada agora. Se tivesse capital suficiente eu o faria em DI. Como não dá, já que esse é um mercado só pra gente muito grande, fico só no daytrade até depois das eleições. Só com alguma previsibilidade, que hoje não existe, é que eu vou voltar a montar carteira.