Gastronomia Amadora - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
fee
Mensagens: 1553
Registrado em: 13 Out 2014 15:36
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por fee » 14 Jul 2016 10:34

renatomp escreveu:pow, acho que é assim que minha mãe faz.
outra hora vou ver a receita completa como é e vou adaptar ela com carne moída e purê de batata.
Não tem muito erro não Renatão, cozinha e amassa a batata, faz uma carne moída refogada eu curto com um pouco de molho de tomate também(não põe muito para não ficar muito líquido), coloca a carne numa travessa, cobre com a batata e por cima pode colocar um pouco de parmesão e coloca no forno para dar uma dourada.

No caso da carne seca tem que tirar o sal dela, ai dá um pouquinho mais de trabalho pois você tem de colocar de molho em água e trocar essa água pelo menos umas 2x.

como o AEGIS falou no outro dia fica melhor ainda!
AEGIS escreveu: Fermento velho. Ta aí a chave.

Dissolva em água/ leite morno, isso é absolutamente imprescindível.

Muito quente = mata o fermento, nao cresce.

Muito frio = não ativa o fermento, não cresce.

Uma sovada é suficiente. Totalmente desnecessário duas sovas.

Sem erro man. boa sorte.
Vou continuar tentando, acho que o erro foi colocar a água quente demais então, um dia chego lá!
Imagem

Avatar do usuário
Gregory
Mensagens: 918
Registrado em: 22 Nov 2014 19:31
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Gregory » 14 Jul 2016 11:37

fee escreveu:

Vou continuar tentando, acho que o erro foi colocar a água quente demais então, um dia chego lá!
Olha, eu não acredito que precise esquentar água de maneira alguma, nem muito nem pouco. Esse negócio de ativar o fermento é loucura, coisa de país frio. No Brasil, a grande maioria dos lugares tem a temperatura boa para o fermento se desenvolver, que é por volta dos 36°. Vou falar aqui como faço o meu pão e quem quiser julga. Esse pão último da foto.

Ingredientes.
500g de farinha integral (eu compro integral e orgânica da Mirella. Gosto bastante)
500g de farinha refinada (dona benta, primor, tanto faz aqui)
10g de fermento biológico (seco. Se for fresco, use 15g.)
2 ou 3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal (rasa, sem fazer montanha de sal)
60 a 80ml de óleo ´
2 ovos (ou 1, ou nenhum. Dá certo de todo jeito. Eu acho que o ovo dá uma maciez a mais no pão)
500ml de água na temperatura ambiente mesmo (você pode fazer, como eu faço, fazer metade água e metade leite)

Preparo

Em uma vasilha grande, jogue toda a farinha integral e 450g da farinha refinada (se for fazer tudo com refinada, reserve essas 50g para jogar na mesa na hora de sovar). Aqui tem um toque. Ao invés de ficar dissolvendo fermento em água quente e correndo o risco de matar os bichos, simplesmente jogue no trigo que está na vasilha e pegue porções e vá esfregando na sua mão, como se estive lavando as mãos no trigo com fermento. Faça isso até ter garantia de que não tem mais "pedacinhos" e está tudo misturado. Jogue o açúcar e o sal. Misture tudo. Agora vem a parte molhada. Misture a água e óleo e ovo em um pote separado. Jogue na massa e misture. Após estar mais ou menos homogêneo, salpique um pouco daquele trigo que sobrou na bancada e jogue a sua massa.
É hora de trabalhar a massa.
Aqui tem outro toque que aprendi no livro do Bertinet.
Você vai notar que massa está grudando pra caramba e bem possivelmente esses 50g de trigo não vai ser suficiente para "alisar" a massa. Isso realmente não importa. O trigo, após um tempo de trabalho, incorpora os líquidos. É preciso ter paciência de trabalhar a massa grudando e não ficar jogando trigo de caminhão. A gente quer um pão levinho.
A forma que eu trabalho a massa é essa:

phpBB [video]


Essa é a forma padrão de se trabalhar uma massa. Fazendo cobertor. A missão não é regaçar a massa, mas fazê-la ficar homogênea e prender ar dentro dela. Isso vai dar uma leveza no seu pão e você vai notar isso.
Bem trabalhada a massa, talvez por uns 10min, você vai notar que ela parou de grudar como antes. Salpique trigo na mesa, faça uma bolota com a massa, jogue trigo a vasilha, coloque a massa lá e salpique trigo em cima. Bote um pano para cobrir a vasilha e arrume um lugar fechado na sua cozinha, forno do fogão ou forno microondas, e bote sua massa.

O tempo aí é o tempo da massa. Como eu faço com farinha integral, as vezes passa desse padrão de uma hora. Depois de mais ou menos uma hora, de uma olhada na massa. Cresceu mais que 3x o tamanho anterior? Se sim, bora montar o pão. Não cresceu? Deixa a massa escondida mais um pouquinho até dar as 3x.

Hora de montar. Pegue a sua massa, que nesse momento vai estar com umas bolhas bem bonitas de ar e jogue na mesa salpicada de trigo. Apenas vire a vasilha na mesa, não pegue com os dedos, pois vai acabar com a estrutura da massa. Parece brincadeira, mas faz diferença. Corte a massa em 3 porções iguais.

Estique uma das massas na bancada com trigo, sempre com trigo. Vá esticando a massa com cuidado, usando, quando necessário, a palma da sua mão para abrir. Não é necessário força, nem abrir a massa até ficar parecendo uma pano. Abra só para poder enrolar. Agora enrole na forma de um pão caseiro e bote na sua assadeira. Tenha certeza que o pão tem lugar para crescer. Os meus no início cresciam demais e acabavam "entortando" na forma.

Colocou os pães montados na forma, cubra com o pano e guarde para descansar. Outra vez, observe os pães. Umas 2 ou 3x o tamanho é o esperado de crescimento.

Na hora de assar, pré aqueça o forno em 180°. Aqui tem uma dica de gosto pessoal. Eu borrifo água com um borrifador assim que eu boto o pão no forno e fecho a porta imediatamente. Essa umidade dá uma casquinha no pão. Uma hora de forno é suficiente. Se seu forno não é profissional, evite ficar abrindo a porta para não perder calor. Se quiser aumentar a temp. do forno nos 5 min finais para dar uma cor no pão, pode fazer.

Espero que gostem da receita e qualquer coisa perguntem aqui.

Abraço.

Avatar do usuário
fee
Mensagens: 1553
Registrado em: 13 Out 2014 15:36
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por fee » 15 Jul 2016 09:29

Gregory escreveu:Olha, eu não acredito que precise esquentar água de maneira alguma, nem muito nem pouco..
Valeu pelas dicas Gregory, vou tentar coloca-las em pratica agora no fim de semana!
Imagem

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por malaca » 28 Jul 2016 13:22

Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Queixodevidro » 29 Jul 2016 14:08

Imagem

Coisa linda de Deus. Se eu fizer isso não sobra nada kkkkkk
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
malaca
Mensagens: 1182
Registrado em: 14 Jun 2014 18:12
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por malaca » 29 Jul 2016 14:26

Queixodevidro escreveu:[img]https://s31.postimg.org/g3ufzya57/20160721_215534.jpg
Coisa linda de Deus. Se eu fizer isso não sobra nada kkkkkk
até a minera repetiu!!! ficou muito bom bicho!
agora to com uma galinha caipira aqui vou fazer com quiabo e polenta tbm!!!
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Zé Tempero » 30 Jul 2016 13:53

Costelas de porco assadas.

Fiz fim de semana passado, pra acompanhar o UFC. Temperei com páprica defumada, alho desidratado, sal (pouco) e pimenta do reino.

Cobri com papel alumínio e deixei assar por 3h30min em fogo baixíssimo, depois tirei o papel alumínio e dourei por uns 20 min. Fica desmanchando.

A batata temperei com sal e pimenta do reino e rego azeite.

Imagem

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Zé Tempero » 30 Jul 2016 13:55

Aqui foi uma linguiça de lombo, (bem) menos gordurosa, com batata. Mas nessa temperei a batata com páprica e alho desidratado, pra dar mais sabor, e pimenta do reino.

Esse molho vermelho foi um barbecue que eu fiz. Fica bom demais e dá pra congelar.

Imagem

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Zé Tempero » 30 Jul 2016 13:56

Eu sempre faço coisas assadas, por serem mais práticas e não precisarem de acompanhamento.

rsrsrsrsrsrs

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Queixodevidro » 30 Jul 2016 18:33

Sacanagem Tempero! Olhando essas delícias a essa hora e ainda nem sei o que vou comer kkkkkk
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
RFAbdo
Mensagens: 5638
Registrado em: 01 Out 2014 20:23
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por RFAbdo » 30 Jul 2016 20:12

Esse tópico é de fuder...nego é mestre demais...

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Violence » 07 Ago 2016 11:46

Voa Como Um Falcão escreveu:É o que terá para hoje :D

Imagem
Voa como um falcão, e come como um leão?! kkkkkkkkkkkkkkkk

Tá bonita essa costela aí, mano. :ymapplause:

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Zé Tempero » 07 Ago 2016 14:54

Acabei de comer esse rango. Dessa vez, acertei em cheio. Filé com molho de cogumelos e vinho tinto. Com macarrão alho e óleo. Agora vou beber o que restou do vinho hehehehe

Imagem

Avatar do usuário
Zé Tempero
Mensagens: 6789
Registrado em: 09 Jan 2015 11:27
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Zé Tempero » 07 Ago 2016 14:57

Voa Como Um Falcão escreveu:É o que terá para hoje :D
Pavão, essa crosta é sal? Não faço churrasco com frequência, muito menos costela.

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Petiscos e Bebidas.

Mensagem por Queixodevidro » 07 Ago 2016 22:17

Voa Como Um Falcão escreveu:É o que terá para hoje :D
Delícia, uma das partes do boi que mais gosto. :-bd
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: didigo, marofa e 122 visitantes