Nunca ouvi falar nessa guria, mas ela não fez análise alguma ai, só falou do head voice como eu já havia comentado ali anteriormente. Ela passou o vídeo todo molhando a calcinha pela performance e vocal do AndréJackmAtAll escreveu: ↑17 Jun 2019 20:02Com o falecimento vários gringos começaram a fazer review e falar sobre o Andre matos e como ele cantava pra caralho, esse video é de uma coach(não esses enganadores do brasil) de vocal:
Ela quase ovula, esse show foi uma das melhores gravações ao vivo de uma banda br...

Ela é britânica, né? Tem o sotaque britânico, todas britânicas são bem fofas. Eu trabalho com uma guria escocesa e é muito engraçado o acento do dela.
Ademais, essa é uma das canções menos complexas que o André e os músicos que o acompanharam sua carreira fizeram e mesmo assim, você nota o quão 'colorido' em detalhes a música é (como ele preenche o instrumental com as características da voz dele), o performer que o André era, conseguia cativar o público e ao mesmo tempo não se perder, estar imerso e concentrado na execução da música. É um nível de excelência musical que você só encontra em música clássica.
Nesse vídeo - ao vivo, o que impressiona ainda mais - você percebe toda a complexidade e nível vocal de um cara que cantava daquele jeito brincando. O som e tonalidade, o timbre e a clareza (mesmo quando distorcia a voz), a variação de tom e as transições perfeitas que ele fazia. E tudo isso tocando um instrumento

Acredito que o André conseguia essas transições até pelo fato de ser compositor, de compôr no piano, o cara tinha um conhecimento teórico/prática foderoso de música. É muito estudo pro cara alcançar esse nível, o povo não faz ideia.
Se fosse apenas questão de potência vocal, mas não é isso. É muita técnica, muito conhecimento nesses detalhes que passam despercebidos para a maioria.
Acho que o André deve ter estudado Bel Canto, mas não usava tanto. Que eu me lembre, só percebi características como essa em cantores como o Freddy Mercury no rock. Mas há cantores excepcionais no rock, como aquele o Ronnie James Dio, que era fora de série e pegando um mais contemporâneo, que eu gostava muito da riqueza vocal dele, era o Jeff Buckley. Ele tinha essa característica do André de usar a voz como um instrumento e também ter características de uma voz feminina. Era também, assim como o André, um estudioso da música, num grau bem menos erudito que o André.
Um cara que é 'vocal coach' pica que eu me lembre é esse aqui, já até fiz algumas aulas com há muitos anos atrás que me ajudaram bastante. Olha aqui o que é análise ("coach" que não canta não é coach, ok?

Um dos melhores desses coachs que me lembre é um italiano, mas não lembro o nome dele. Eu tinha video aulas, o cara era insano, ele era tutor desde cantores/cantoras de ópera e também cantores de outros estilos, como pop/rock/metal. Tinha uma voz insana, também. Não sei se está vivo ainda, vou ver se lembro o nome e depois posto aqui.