Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Latino
Contato:

Re: Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência

Mensagem por Latino » 12 Fev 2020 10:50

Bayek escreveu:
10 Fev 2020 22:27
nunca usei essas porras de ifood

negócio de gordo tetudo e preguiçoso, gosto é de ir no lugar, comer o lanche feito na hora, quente, ver as vadias e ainda traçar algumas.
Difícil é o gordo, tetudo e preguiçoso traçar alguma vadia no shopping.
Só se for uma cracuda a troco de lanche em algum trailer na rua :))
Flamengo

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 12 Fev 2020 11:27

Tuf escreveu:
10 Fev 2020 09:59
https://economia.uol.com.br/noticias/bb ... lencia.htm

Aos 49 anos, Ricardo Masironi desistiu de empreender. Desde novembro, o ex-dono de hamburgueria se tornou cozinheiro de uma cervejaria artesanal em Moema, zona sul de São Paulo. Masironi havia criado a Montanha Burger em 2016 e viu a chance de prosperar a partir do serviço de entrega de comida iFood, que estava expandindo as suas operações na mesma época. Foi uma decisão acertada: com "propaganda" garantida por parte do parceiro de delivery, a Montanha Burger, que tinha um pequeno salão próximo ao metrô São Judas, também na zona sul da capital, chegou a despachar 90 entregas por dia, metade da sua demanda diária, com uma média de R$ 55 por pedido. Nada mau para um negócio de pequ... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/bb ... copiaecola

_----------------------_----------------------------------------------

Essa é uma nova faceta da chamada Uberização? Até agora escutávamos da exploração dos trabalhadores como motoristas de app ou entregadores de delivery.

Mas não tinha noção de que o processo estava afetando negativamente os empresários também.

O que vcs acham disso? Esse modelo de economia é sustentável a longo prazo ou vai enriquecer poucos às custas de muitos?

Não é contraditório ser tão bom para o consumidor e tão ruim para os trabalhadores e empresários?

Parece um pouco com aquela contradição inerente da economia. Todo empresário desejaria pagar o mínimo possível ao seu empregado mas desejaria que os empregados dos outros recebessem o máximo possível.

No caso dessa Uberização, todos nós como consumidores desejamos pagar o mínimo possível por cada serviço. Até um motorista de Uber qdo é passageiro gostaria de pagar baixo. Mas até q ponto o sustento de um trabalhador é viável desse jeito?
Venho estudando o assunto de 1 ano e meio para cá mais ou menos(foi tema do meu TCC da pós), e a visão que eu tenho é ao contrário.

Os donos dos pequenos negócios que estão tirando renda dos gigantes. Hoje o comerciante(desde vendedor de hot dog da esquina ao dono do mc donalds) que não usa o marketing digital e os recursos de tele-entrega existente, dificilmente mantém o seu negócio por muito tempo.

Edit: Essa tendência(de entregas com pedido via apps) é irreversível, o que deve acontecer com o tempo é barateamento da mesma.

Mister pike
Contato:

Mensagem por Mister pike » 12 Fev 2020 16:32

[instagram][/instagram]
Latino escreveu:
12 Fev 2020 10:50
Difícil é o gordo, tetudo e preguiçoso traçar alguma vadia no shopping.
Só se for uma cracuda a troco de lanche em algum trailer na rua :))
Kkkkkkkkkk

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 12 Fev 2020 17:13

Gardenal_JJ escreveu:
12 Fev 2020 11:27
Venho estudando o assunto de 1 ano e meio para cá mais ou menos(foi tema do meu TCC da pós), e a visão que eu tenho é ao contrário.

Os donos dos pequenos negócios que estão tirando renda dos gigantes. Hoje o comerciante(desde vendedor de hot dog da esquina ao dono do mc donalds) que não usa o marketing digital e os recursos de tele-entrega existente, dificilmente mantém o seu negócio por muito tempo.

Edit: Essa tendência(de entregas com pedido via apps) é irreversível, o que deve acontecer com o tempo é barateamento da mesma.
compartilha ae, bro. e parabéns por estudar o tema.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

luizmma
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por luizmma » 12 Fev 2020 17:16

Kabeça Grande BJJ escreveu:
12 Fev 2020 17:13
compartilha ae, bro. e parabéns por estudar o tema.
Desculpa pela pergunta bro, mas já vi tu falando aqui várias vezes que é do guaru, tua lanchonete fica em frente ao Santo Amaro?
Passo por lá direto qdo vou surfa em São Pedro e na volta a larica bate pesada, sabe como é né :bleh: :smoke:
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 12 Fev 2020 17:46

luizmma escreveu:
12 Fev 2020 17:16
Desculpa pela pergunta bro, mas já vi tu falando aqui várias vezes que é do guaru, tua lanchonete fica em frente ao Santo Amaro?
Passo por lá direto qdo vou surfa em São Pedro e na volta a larica bate pesada, sabe como é né :bleh: :smoke:
o surfista de condominio hahahaha.
te mandei MP. cola ae!
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 12 Fev 2020 23:05

Gardenal_JJ escreveu:
12 Fev 2020 11:27

Sim, é o que parece. E pelas declarações até de donos de negócio como tivemos aqui no tópico.

Agora uma observação que parece importante que já deram a letra aqui é de não ficar dependente só do Ifood ou o que seja.

Faço uma analogia com o Uber, por exemplo. Tinha uma época (e muitos dizem que ainda é assim) que o Uber fazia e acontecia com os motoristas - estabelecia valor e política que só beneficiava a própria empresa. Ai chegou a 99, Lyft e a Uber baixou um pouco a bola pq os motoristas começaram a dirigir para as concorrentes tb.

Me parece, como leigo, que o Ifood ajuda bastante o pequeno empresário no início com divulgação e prospecção de novos clientes. Mas como a empresa Ifood é muito grande, a relação é desproporcional e ela passa a estabelecer promoções forçadas e outras políticas que nem sempre agradam e podem até prejudicar (a fonte é a reportagem do UOL) o comerciante.

Neste caso, acredito que a estratégia do comerciante deveria ser usar todos os apps, Rappi, Uber eats e ver qual é mais vantajoso e não ficar na mão de ninguém. Isso supondo que eles não pedem exclusividade. Acho que a Uber (de corrida) tentou exclusividade uma época mas não deu certo. Alguém que faz Uber aí pode dizer se isso procede ou não.

Compartilha alguns insights aí com a gente tb.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 13 Fev 2020 00:03

Tuf escreveu:
12 Fev 2020 23:05
Sim, é o que parece. E pelas declarações até de donos de negócio como tivemos aqui no tópico.

Agora uma observação que parece importante que já deram a letra aqui é de não ficar dependente só do Ifood ou o que seja.

Faço uma analogia com o Uber, por exemplo. Tinha uma época (e muitos dizem que ainda é assim) que o Uber fazia e acontecia com os motoristas - estabelecia valor e política que só beneficiava a própria empresa. Ai chegou a 99, Lyft e a Uber baixou um pouco a bola pq os motoristas começaram a dirigir para as concorrentes tb.

Me parece, como leigo, que o Ifood ajuda bastante o pequeno empresário no início com divulgação e prospecção de novos clientes. Mas como a empresa Ifood é muito grande, a relação é desproporcional e ela passa a estabelecer promoções forçadas e outras políticas que nem sempre agradam e podem até prejudicar (a fonte é a reportagem do UOL) o comerciante.

Neste caso, acredito que a estratégia do comerciante deveria ser usar todos os apps, Rappi, Uber eats e ver qual é mais vantajoso e não ficar na mão de ninguém. Isso supondo que eles não pedem exclusividade. Acho que a Uber (de corrida) tentou exclusividade uma época mas não deu certo. Alguém que faz Uber aí pode dizer se isso procede ou não.

Compartilha alguns insights aí com a gente tb.
Tudo que é novidade inovadora gera concorrência. Isso aconteceu com a Uber no Brasil, quando surgiu pagava muito bem os motoristas(para atrair mais) e custava caro pro passageiro(muita tarifa dinâmica por ter pouco motorista), mas mesmo custando caro pro passageiro era muito mais prático que um táxi e relativamente mais barato. Com o aumento de aplicativos(99pop, Cabify, Indrive, Garupa) passou a ser cada vez mais barato pro passageiro(menos tarifa dinâmica, concorrentes do Uber cobrando menos) e menos rentável pro motorista(aumento expressivo do número de motoristas, menos tarifa dinâmica, baixa no valor da tarifa e etc), tendência que deve permanecer.

A mesma coisa aconteceu com Ifood, com chegada do Uber Eats, Rappi e etc, para um concorrer com o outro eles acabam reduzindo tarifa, isso é inevitável, afinal quando a oferta é semelhante o cliente acaba dando preferência para o mais barato.

A tendencia de app de transporte/app de entrega é ficar cada vez mais barata pro consumidor e menos rentável pro motorista.

Tudo hoje gira em torno do marketing digital. As pessoas hoje geralmente procuram no google o que querem comer, o que querem comprar e isso faz toda diferença na hora de buscar, afinal o google mostra a distância do estabelecimento até você. Se existem 2 barracas de hot dog na mesma quadra vendendo produtos semelhantes de qualidade semelhantes, a que vai prosperar é a que for localizada no google, localizada no ifood, localizada no waze, com anuncio pago na região no facebook/instagram e assim por diante. As pessoas não querem sair de casa para nada, e vão sair de casa para consumir cada vez menos, tem uma porrada de restaurante fechando o espaço físico(economizando agua, luz, funcionarios, limpeza) e montando somente entrega, alguns ainda deixam a sede funcionando mas tendo coisa de 30, 20, 10% do faturamento total lá.

Isso(investimento em mkt digital) é extremamente barato, qualquer comerciante tem condição de fazer, diferente do marketing da televisao, outdoor e etc. O tema do meu TCC é venda em Marketing Digital, falo brevemente dessa evolução da venda, tomando como base artigos científicos(pesquisei muitos), quem quiser ler me manda MP, ele só está publicado no meu linkedin.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 13 Fev 2020 16:13

Gardenal_JJ escreveu:
13 Fev 2020 00:03
Tudo que é novidade inovadora gera concorrência. Isso aconteceu com a Uber no Brasil, quando surgiu pagava muito bem os motoristas(para atrair mais) e custava caro pro passageiro(muita tarifa dinâmica por ter pouco motorista), mas mesmo custando caro pro passageiro era muito mais prático que um táxi e relativamente mais barato. Com o aumento de aplicativos(99pop, Cabify, Indrive, Garupa) passou a ser cada vez mais barato pro passageiro(menos tarifa dinâmica, concorrentes do Uber cobrando menos) e menos rentável pro motorista(aumento expressivo do número de motoristas, menos tarifa dinâmica, baixa no valor da tarifa e etc), tendência que deve permanecer.

A mesma coisa aconteceu com Ifood, com chegada do Uber Eats, Rappi e etc, para um concorrer com o outro eles acabam reduzindo tarifa, isso é inevitável, afinal quando a oferta é semelhante o cliente acaba dando preferência para o mais barato.

A tendencia de app de transporte/app de entrega é ficar cada vez mais barata pro consumidor e menos rentável pro motorista.
Maneiro o tema do teu TCC. Escolheu uma área bem interessante.

Só 2 considerações: seja no Uber ou no Ifood, acredito que esses apps tem 2 clientelas. No caso do Uber são os passageiros e motoristas. No caso do Ifood são os consumidores e os restaurantes.

Não creio numa queda constante de preços pq tem q existir um preço de equilíbrio pra essas plataformas de encontro entre demanda e oferta continuarem a existir. Pra ficar no exemplo de Uber e afins:

Ao mesmo tempo em que se multiplica a oferta de apps de trânsito e de motoristas, tb é crescente o número de usuários (passageiros) pessoas que abandonam o táxi e adererem a esses aplicativos. Então o aumento da demanda pode equilibrar ou mais que compensar o aumento da oferta, freando ou revertendo a queda dos preços.

E outra é que o preço mínimo tem que ser maior do q os custos do motorista pra rodar. Senão não compensa e ele simplesmente para. Aí a oferta cai e o preço tende ao equilíbrio. O mesmo raciocínio é válido para o Ifood.

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 13 Fev 2020 16:34

Eu queria saber como é essa questão de uber em países desenvolvidos.

Aqui o app ainda se mantém apenas pelo cenário de desemprego e falta de oportunidade, daí é melhor ganhar quase nada que nada. E eu ainda acho que muito motorista não faz a conta direito dos custos: deixa de contar manutenção, troca de pneu, óleo, estar mais sujeitos a colisões e assaltso, etc. Deve ter muita gente trabalhando muito próximo do negativo sem saber

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 13 Fev 2020 16:40

jotaerre escreveu:
13 Fev 2020 16:34

Aqui o app ainda se mantém apenas pelo cenário de desemprego e falta de oportunidade, daí é melhor ganhar quase nada que nada. E eu ainda acho que muito motorista não faz a conta direito dos custos: deixa de contar manutenção, troca de pneu, óleo, estar mais sujeitos a colisões e assaltso, etc. Deve ter muita gente trabalhando muito próximo do negativo sem saber
TB acho. Quase certeza isso aí. Provavelmente isso fica mais evidente quando eles precisam trocar de carro. Deve ter muita gente se endividando com banco e não percebe que tá pagando pra trabalhar.

A curto prazo é difícil de perceberem mas a médio e longo prazo deve ter muita gente ficando mais pobre sem aumentar o padrão de vida...
Editado pela última vez por Tuf em 13 Fev 2020 16:45, em um total de 1 vez.

Debulho
Contato:

Mensagem por Debulho » 13 Fev 2020 16:43

jotaerre escreveu:
13 Fev 2020 16:34

Hoje grande parte dos Ubers trabalha com carro alugado. Fica muito mais fácil controlar os custos pois é só o combustível e o aluguel que entram na conta.

Acredito que deva valer a pena se não não teria tanta gente nessa.

Atenagoras
Contato:

Mensagem por Atenagoras » 13 Fev 2020 16:56

Debulho escreveu:
13 Fev 2020 16:43
Hoje grande parte dos Ubers trabalha com carro alugado. Fica muito mais fácil controlar os custos pois é só o combustível e o aluguel que entram na conta.

Exatamente. A maioria é alugado. E ainda vale a pena sim. Obviamente depende das opções que você tem, mas para quem está desempregado, é ótimo. O cara consegue tirar 3k por mês de lucro se trabalhar bastante. A renda média do trabalhador no Brasil gira em torno de 2k.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 13 Fev 2020 20:34

Tuf escreveu:
13 Fev 2020 16:13
Maneiro o tema do teu TCC. Escolheu uma área bem interessante.

Só 2 considerações: seja no Uber ou no Ifood, acredito que esses apps tem 2 clientelas. No caso do Uber são os passageiros e motoristas. No caso do Ifood são os consumidores e os restaurantes.

Não creio numa queda constante de preços pq tem q existir um preço de equilíbrio pra essas plataformas de encontro entre demanda e oferta continuarem a existir. Pra ficar no exemplo de Uber e afins:

Ao mesmo tempo em que se multiplica a oferta de apps de trânsito e de motoristas, tb é crescente o número de usuários (passageiros) pessoas que abandonam o táxi e adererem a esses aplicativos. Então o aumento da demanda pode equilibrar ou mais que compensar o aumento da oferta, freando ou revertendo a queda dos preços.

E outra é que o preço mínimo tem que ser maior do q os custos do motorista pra rodar. Senão não compensa e ele simplesmente para. Aí a oferta cai e o preço tende ao equilíbrio. O mesmo raciocínio é válido para o Ifood.
Acho que o que você disse faz sentido sim referente ao equilíbrio e que os aplicativos precisam ser minimamente rentável para os motoristas ou os motoristas deixarão de querer trabalhar como motoristas/entregadores.

Mas na real mesmo? aqui no Brasil como o desemprego está alto esse tipo de trabalho autônomo vem crescendo absurdos, e a procura ainda é altíssima, toda semana tem MUITA gente se cadastrando na Uber e em aplicativos de entrega, e os responsáveis pelas empresas sabem disso. É um tipo de trabalho que vai ser cada vez mais prostituído, muita gente vai reclamar mas sempre vai ter um mais fudido aceitando, nem que seja pra fazer 1000 reais por mês trabalhando 12h por dia 7 dias por semana.

Tenho experiência como motorista de Aplicativo aqui em Florianópolis, no começo tinha cara fazendo 5 mil liquido na gasolina, 11 liquido no GNV e hoje isso caiu muito. Entregando de bicicleta entao, tinha cara fazendo 300 reais por dia, e hoje você vê matéria em SP onde os caras trabalham quase como "regime escravo", rodando o dia inteiro pra ganhar 20 30 reais.

Realmente Uber e IFood possuem clientela por terem se tornado referência pras pessoas, mas a partir do momento que um concorrente entrega um produto semelhante custando menos, as pessoas acabam optando por eles.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 13 Fev 2020 20:37

Debulho escreveu:
13 Fev 2020 16:43

Isso vai de cidade pra cidade, dependendo de onde for por exemplo não é mais rentável você atuar só com gasolina, muito menos alugar carro a gasolina de uma grande empresa como por exemplo a Localiza.

Em cidade que o GNV e a unica forma de ter lucro liquido decente, as pessoas alugam carro a GNV de pessoa física que monta carro pra levantar uma grana, e pode apostar, os caras trabalham de domingo a domingo porque um carro a GNV aqui em Florianopolis por ex, custa 2000 por mes pelo menos e pra voce recuperar esse valor, sao mais ou menos 2 semanas de trabalho, tendo uma média de 12h por dia descansando 1 dia na semana.
Editado pela última vez por Gardenal_JJ em 13 Fev 2020 20:54, em um total de 1 vez.

Responder