Muito bacana, muito legal, porém tem um grande problema nesse raciocínio... Música não é um esporte, uma competição e sim uma arte. E por isso mesmo o critério emocional pesa muito na equação.Clonaldinho Carioca escreveu: ↑29 Out 2020 21:36com base em que critério vc diz que eles são bons músicos?
vc já estudou formalmente música, ou toca algum instrumento além do meramente básico?
a coisa que eu acho mais interessante pra mudar a percepção musical de alguém, é fazer com que a pessoa se dedique a aprender seriamente um instrumento, e de uma forma mais geral, música em si.
geralmente funciona. de fato, não conheço NINGUÉM que entenda, por exemplo, harmonia funcional e que saiba do que se trata o ciclo das quintas, que curta funk ou nirvana, por exemplo.
o meus critérios para definir bons músicos são extremamente objetivos e não tem nada a ver com o meu gosto pessoal (tanto não tem, que eu DETESTO sepultura, e reconheço que o batera atual deles é muito bom, embora, ao meu ver, esteja desperdiçando seu talento tocando numa latrina como é o sepultura):
1. se o músico é um instrumentista puro (e não um compositor ou improvisador), eu só vou considerá-lo minimamente bom se ele for capaz de executar um determinado repertório mínimo no seu instrumento. esse repertório mínimo deverá incluir músicas representativas de ao menos 3 estilos musicais razoavelmente distintos. note que isso que eu falei aqui está abaixo do nível de exigência que se aplica a um concertista, por exemplo! isso que eu falei aqui o MÍNIMO para que vc possa adjetivar um instrumentista como bom! do contrário, vc simplesmente prostitui o significado do termo "bom" e ele já não tem mais valor algum. é a mesma coisa que ocorre com gente medíocre se autodenominando "inteligente". se a tua inteligência é mediana não se autodeclare "inteligente", deixe esse termo para ser usado apenas por pessoas acima da média! termos como "gênio", as pessoas deveriam ter um grande PUDOR em utilizar, pois a grande maioria jamais conheceu um gênio pessoalmente (seja em que área de atuação humana for).
2. se o músico é um compositor ou um improvisador, ele deverá ser capaz de entender bem teoria musical e ser capaz de compor e/ou improvisar em cima de harmonias não-triviais, incluindo também a utilização de divisões rítmicas variadas.
dentro desses critérios acima, por exemplo, eu não considero o b.b. king um bom guitarrista no geral, pois era um instrumentista EXTREMAMENTE limitado. e olha que eu gosto muito de várias músicas dele. mas, como eu disse, eu não misturo o meu gosto musical com análise crítica musical. se eu disser que o b.b. king é um grande guitarrista, o que eu vou dizer então do george benson, pat metheny, wes montgomery, guthrie govan, stanley jordan, dentre vários outros?
do mesmo modo, eu posso dizer que o paul macartney é um grande cantor só pq eu gosto da melodia de the long and winding road ou de yesterday? claro que não!
então, quando o pessoal deixa esse lugar comum de associar sue gosto pessoal ao talento de alguém como músico no geral, passa a ficar claro o quão ridículo é falar, por exemplo, que duas nulidades na guitarra, como marco túlio, ou frejat, são "bons guitarristas". apenas digam que vcs gostam do som que eles fazem, o que é um outro conceito!
Qual o objetivo da música? Ser o melhor tecnicamente em um instrumento ou causar sentimentos nas pessoas? Tocar diversos estilos com maestria no YouTube ou fazer um show histórico pra 100k pessoas?
O Govan é um guitarrista fenomenal, praticamente perfeito na técnica, porém nao chega na palheta do Angus Young no quesito performance. E ele pode ter os melhores músicos do mundo acompanhando ele que mesmo assim não chega nos pés do ACDC, que move multidões por décadas. O próprio Nirvana que foi citado (que eu pessoalmente não suporto), tecnicamente não chega aos pés do Winery Dogs, e o Kurt nao trocaria um riff do Kotzen, mas o Nirvana é muito mais relevante pra música que qualquer banda que o Kotzen tocou.
Se quiser aplicar o critério de músico ou banda mais técnico, tudo bem. Mas ser o melhor na música envolve muito mais que saber tocar uma música com perfeição ou saber técnicas perfeitas.