Forrest, falando por mim, não exijo tal coisa. Só que antes de se eximir de qualquer possível futura culpa, entregar os dados requeridos sendo que ainda estava na primeira semana de vacinação lá fora. Depois disso, pau no cu da Anvisa se ficar de mimi por pouca coisa, ainda mais à medida que a vacinação ocorre nos outros lugares.Forrest escreveu: ↑18 Dez 2020 21:12Sinceramente... Parece que ninguém morreu ou está morrendo de covid-19. Melhor: parece que as vítimas fatais de covid-19 estão há trocentas milhas de nós.
É óbvio ululante que as vacinas produzidas contra o covid-19, sejam elas chinesas, japonesas, inglesas ou americanas, são resultado de um esforço sem precedentes da comunidade científica, que tem corrido contra o tempo em busca da imunização. A ideia é mitigar os gigantescos danos causados à comunidade global. Afinal, mais de 1.500.000 pessoas já morreram de covid-19.
Como o colega Tonio enfatizou, em diversos países está sendo concedida autorização da vacina para USO EMERGENCIAL. A razão é cristalina: estamos diante de uma emergência global de saúde pública, decorrente do coronavirus. Outra obviedade: uma situação de emergência demanda intervenção imediata (o que obviamente não é possível no presente caso).
Alguns colegas foristas parecem esquecer que o tempo exíguo para o desenvolvimento e a produção das vacinas não permite avaliar com precisão matemática os efeitos dessa vacina em nosso organismo, especialmente a médio e longo prazo. Então não considero justo exigir de quem produz a vacina a realização de um ato impossível. No mundo jurídico, a gente usa a expressão "prova diabólica" para se referir àquela prova impossível de ser produzida. Acho que é isso que alguns colegas querem: que seja provado por a + b que a vacina é 100% segura e que nenhum efeito colateral possa vir a surgir, após certo período.
Para quem ainda está lidando com o coronavirus como se fosse um vírus menor, uma espécie de gripezinha, vale informar que algumas pessoas estão apresentando problemas de saúde vários meses após terem sido infectadas pelo covid-19. Gente que estava "completamente curada" há um bom tempo e que agora está apresentando comprometimento dos pulmões, trombose, etc... Eu tenho duas amigas nessa situação.
No mundo real, normalmente esperaríamos anos pela vacina "perfeita", mas quem em sã consciência pode esperar esse tempo todo, quando milhares de pessoas morrem diariamente?
Obviamente, isso é levando em conta que o que a Anvisa pediu e não recebeu é necessário mesmo em caráter emergencial.