Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no Piauí

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Jappz
Contato:

Re: Mortalidade infantil chega a zero após Mais Médicos no P

Mensagem por Jappz » 09 Jan 2015 03:47

FROST escreveu:Amigo, se eu não tiver autocad, eberick, ou qualquer programa que facilite a execução do meu trabalho com certeza não poderei ter a mesma eficiência que teria se pudesse usufruir dos mesmos mas, não eh por isso que deixarei de fazer aquilo que estiver ao meu alcance para cumprir o que me for atribuído, tenho pra mim que nos ambientes mais difíceis é onde aprendemos as maiores lições.
Uma coisa eh vc ter todo um aparato ao seu dispor e simplesmente negligenciar por má vontade ou outro motivo, outra coisa é independente das condições desempenhar o melhor de si independe do ambiente que esteja inserido.

PS: triste que o tópico já tenha descambado para richas políticas.
FROST, eu usei esse exemplo pq meu melhor amigo é um engenheiro civil, e ele me disse que dependendo do projeto, se não existissem programas para ajudar, o projeto seria inviavel. E vc entendeu o grau de dificuldade que vc teria. Pode ter certeza que mesmo nao tendo todos esses aparatos muitos medicos brasileiros trabalham em lugares assim, não recebem os tão sonhados 20k, mas estao la, exercendo a medicina de maneira nobre. Agora, uma coisa é vc ter que calcular varias coisas de cabeça, outra é vc ver uma pessoa morrendo e vc incapaz de ajudar.

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 09 Jan 2015 09:08

acho q podemos resumir da seguinte forma:

1) o mais médico é melhor com ele do q sem ele.
2) os salários oferecidos pelas prefeituras são RIDICULOS. E os altos salários, qdo ofertados, não são pagos.
3) a situação dos médicos cubanos é RIDICULA, fere os direitos humanos e não tem como apoiar.

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 09 Jan 2015 10:21

FCB escreveu:acho q podemos resumir da seguinte forma:

1) o mais médico é melhor com ele do q sem ele.
2) os salários oferecidos pelas prefeituras são RIDICULOS. E os altos salários, qdo ofertados, não são pagos.
3) a situação dos médicos cubanos é RIDICULA, fere os direitos humanos e não tem como apoiar.
Não concordo com o item 02.

Na grande maioria dos casos, o médico é contratado para receber por plantões realizados ou para uma carga horária de 20/30 horas semanais, salário mensal por volta de R$ 6.000,00. Porém, a maioria não cumpre a jornada e já vi notícia de "acordo" para melhorar o salário com pagamento de "horas extras não realizadas". O pior, se é aberto um PAD ou mesmo uma sindicância para apurar o cumprimento da jornada o infeliz pede desligamento e é contratado por outra Prefeitura.

Na região de Campinas vários concursos não tiveram interessados mesmo com salário superior a R$ 10.000,00 (incluindo extras e adicionais, vantagens, etc). Sabe porque? Pro médico é mais negócios em termos fiscais (IRPF) e previdenciário (já recolhem o teto do INSS) não ter vínculo estatutário e/ou empregatício com o Estado (municípios, Estados, etc), prefere ser "contratado" precariamente por essas OS e OSCIPs da vida e receber por RPA.

SALINHO
Contato:

Mensagem por SALINHO » 09 Jan 2015 17:53

Carl escreveu: Caro colega forista, Ou vc é ptista ou mal informado. Abs
Caro forista, pra dizer isso você dever ser médico brasileiro ou mal informado.
BÓ VOVÔ!!!!

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 09 Jan 2015 19:55

Blagoi Ivanoff escreveu:
Não concordo com o item 02.

Na grande maioria dos casos, o médico é contratado para receber por plantões realizados ou para uma carga horária de 20/30 horas semanais, salário mensal por volta de R$ 6.000,00. Porém, a maioria não cumpre a jornada e já vi notícia de "acordo" para melhorar o salário com pagamento de "horas extras não realizadas". O pior, se é aberto um PAD ou mesmo uma sindicância para apurar o cumprimento da jornada o infeliz pede desligamento e é contratado por outra Prefeitura.

Na região de Campinas vários concursos não tiveram interessados mesmo com salário superior a R$ 10.000,00 (incluindo extras e adicionais, vantagens, etc). Sabe porque? Pro médico é mais negócios em termos fiscais (IRPF) e previdenciário (já recolhem o teto do INSS) não ter vínculo estatutário e/ou empregatício com o Estado (municípios, Estados, etc), prefere ser "contratado" precariamente por essas OS e OSCIPs da vida e receber por RPA.
Me desculpe, mas se ele é estatutário, a aposentadoria não é regida pelo INSS. A aposentadoria do estatutário é integral, logo, a sua observação não tem respaldo nesse item. E, por curiosidade, vc tem o link desses editais de R$10mil sem candidatos?

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 09 Jan 2015 19:58

SALINHO escreveu: Caro forista, pra dizer isso você dever ser médico brasileiro ou mal informado.
anazuS tem 2 nomes aqui? De qq forma, garanto que vivo a saúde pública há mais de 20 anos, inclusive tendo desenvolvidos teses e trabalhos referentes a isso, não sou um curioso com "achismos".

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 09 Jan 2015 21:23

Bruges escreveu:
Tá errado, pelo contrário.

O vínculo com o governo é uma das únicas chances de conseguir uma aposentadoria e não trabalhar até morrer.

Fora que recebendo por RPA você não tem nenhum direito trabalhista, como férias remuneradas, 13º salário, etc etc.

O fato é que é MUITO mais vantajoso trabalhar no sistema privado, onde as condições são muito melhores e os honorários também são melhores, ou seja, uma pessoa que trabalha em um grande serviço em SP capital (Oswaldo Cruz, Einstein, Sírio, 9 de Julho) nunca vai largar para ir ganhar muito menos em periferias.

É um assunto muito delicado e vão me atacar por dizer isso, tenho certeza. Mas enfim, todo mundo tem filho, quer dar educação de qualidade, quer lazer, etc. Mas a realidade é que o abismo social é imenso. Nos EUA, as cidades pequenas são excelentes e com ótima qualidade de vida. No Brasil, mesmo em capitais, as cidades são precárias. Por isso, eu reforço a idéia do concurso público federal e que mais da metade dos médicos do Brasil trabalhem em saúde da família (atenção básica), migrando para grandes centros ao passar dos anos.
Muito bem colocado, era só fazer concursos no mesmo esquema do magistratura e o pessoal ia sair no tapa pra ir pro interior, mas infelizmente, é mais fácil atacar o profissional do que o sistema. "Hate the game, not the player"

Ary
Contato:

Mensagem por Ary » 09 Jan 2015 23:12

É triste você se dedicar 13 anos a sua formação ganhando uma merreca e atendendo pacientes no SUS quase que de graça e sem estrutura nenhuma. Se expondo a ameaças de morte, contaminações, mortes na sua mão por falta de recurso do hospital..e ver que o governo fez direitinho o trabalho..demonizar o médico brasileiro.

Existe sim vagabundo, existe sim mau caráter, existe sim estelionatário. Mas saibam que fora do Brasil, o médico brasileiro é visto com ótimos olhos, como um dos melhores profissionais que tem.

Eu sou pós-graduado (mestrado e doutorado), sou pesquisador colaborador de uma Universidade em Amsterdam (onde a saúde pública funciona de VERDADE), trabalho em um grande hospital particular mas também trabalho de graça no SUS orientando acadêmicos, residentes, alunos e ajudando pacientes...sem ganhar nada, simplesmente pelo prazer de ajudar e ensinar.

Ai com tudo isso você tem que ler barbaridades como "o médico brasileiro é horroroso", "o médico brasileiro não quer trabalhar", "o cubano é o máximo".

Vocês não tem noção da qualidade técnica dos médicos cubanos. Independente de ser contra ou achar que eles não ajudam. Não estou falando disso. Estou simplesmente comentando a qualidade técnica.

Mas é isso ai, esperar o que de um governo aonde a presidente falsifica diploma de pós-graduação e seu antecessor se vangloria de nunca ter lido um livro. Reflexo do povo.

Continuem xingando e achando que médico é tudo fdp e não quer nada com nada...enquanto isso os grandões ai se consultam conosco nos grandes hospitais e não passam nem perto dos cubanos que tanto defendem...

Jappz
Contato:

Mensagem por Jappz » 10 Jan 2015 02:09

Ary escreveu:É triste você se dedicar 13 anos a sua formação ganhando uma merreca e atendendo pacientes no SUS quase que de graça e sem estrutura nenhuma. Se expondo a ameaças de morte, contaminações, mortes na sua mão por falta de recurso do hospital..e ver que o governo fez direitinho o trabalho..demonizar o médico brasileiro.

Existe sim vagabundo, existe sim mau caráter, existe sim estelionatário. Mas saibam que fora do Brasil, o médico brasileiro é visto com ótimos olhos, como um dos melhores profissionais que tem.

Eu sou pós-graduado (mestrado e doutorado), sou pesquisador colaborador de uma Universidade em Amsterdam (onde a saúde pública funciona de VERDADE), trabalho em um grande hospital particular mas também trabalho de graça no SUS orientando acadêmicos, residentes, alunos e ajudando pacientes...sem ganhar nada, simplesmente pelo prazer de ajudar e ensinar.

Ai com tudo isso você tem que ler barbaridades como "o médico brasileiro é horroroso", "o médico brasileiro não quer trabalhar", "o cubano é o máximo".

Vocês não tem noção da qualidade técnica dos médicos cubanos. Independente de ser contra ou achar que eles não ajudam. Não estou falando disso. Estou simplesmente comentando a qualidade técnica.

Mas é isso ai, esperar o que de um governo aonde a presidente falsifica diploma de pós-graduação e seu antecessor se vangloria de nunca ter lido um livro. Reflexo do povo.

Continuem xingando e achando que médico é tudo fdp e não quer nada com nada...enquanto isso os grandões ai se consultam conosco nos grandes hospitais e não passam nem perto dos cubanos que tanto defendem...
Concordo com absolutamente tudo. Parabéns pelo seu post Doutor, e parabens também pelo seu trabalho na formação de novos médicos e pesquisas.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Jan 2015 05:30

Jappz escreveu: FROST, eu usei esse exemplo pq meu melhor amigo é um engenheiro civil, e ele me disse que dependendo do projeto, se não existissem programas para ajudar, o projeto seria inviavel. E vc entendeu o grau de dificuldade que vc teria. Pode ter certeza que mesmo nao tendo todos esses aparatos muitos medicos brasileiros trabalham em lugares assim, não recebem os tão sonhados 20k, mas estao la, exercendo a medicina de maneira nobre. Agora, uma coisa é vc ter que calcular varias coisas de cabeça, outra é vc ver uma pessoa morrendo e vc incapaz de ajudar.
Vc está sendo seletivo e criando situações para validar sua argumentação. Eu tentei usar a situação de maneira geral, é óbvio que se eu tiver a chance de escolher ir pra um local onde a estrutura do ambiente for boa ou um lugar sem condições, optarei pela primeira. A grande diferença está na quantidade de profissionais que existem para determinada área, tudo gira em torno da necessidade, se tivesse sobrando profissionais no mercado de trabalho, tenho certeza que o assunto "condições de trabalho" nem seria cogitado.

Sobre a última parte do seu comentário, deixou transparecer que medicina é mais importante do que outro trabalho, nem vou discutir até mesmo por que isso é totalmente pessoal.
É triste você se dedicar 13 anos a sua formação ganhando uma merreca e atendendo pacientes no SUS quase que de graça e sem estrutura nenhuma. Se expondo a ameaças de morte, contaminações, mortes na sua mão por falta de recurso do hospital..e ver que o governo fez direitinho o trabalho..demonizar o médico brasileiro.

Existe sim vagabundo, existe sim mau caráter, existe sim estelionatário. Mas saibam que fora do Brasil,

Muito subjetiva essa parte sobre "merreca".
Tirando um caso e outro, como vc mesmo disse, ninguém criticou a qualidade técnica dos médicos brasileiros em sua totalidade.
Para a última parte, discordo sobre ver gente falando de médico BR ser horroroso e cubano ser o máximo. Sobre médico brasileiro não querer trabalhar é lógico que não dá pra generalizar mas justamente pelo que falei sobre oferta e demanda no setor é que existem atitudes de muitos profissionais de medicina como ir ao PS bater cartão e voltar embora ou até mesmo trabalhar em sua clínica particular.

Growing
Contato:

Mensagem por Growing » 10 Jan 2015 07:22

Durante os anos de formação se ganha apenas bolsa do governo, sem direitos trabalhistas. A bolsa deve estar por volta de 2 a 3k por mês para trabalhar cerca de 60 horas semanais.

Sobre discordar da alegação de que o médico brasileiro é horroroso ouvimos até da boca da presidente que os cubanos são mais "humanos" do que os brasileiros.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Jan 2015 07:36

Durante os anos de formação do meu curso, só consigo bolsa se pegar iniciação científica ou monitoria, e mesmo assim preciso ter sorte para receber pela iniciação, sobre o valor? Meros 400 reais mensais.

Se for levar cada frase mágica que sai da boca do Lula como verdade absoluta...:D

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 10 Jan 2015 08:46

Eu acho engraçado é alguns foristas defenderem a situação dos médicos cubanos no Brasil... sério, dá medo.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Jan 2015 09:22

Não sei se foi pra mim mas eu não defendo o programa em sua totalidade, só vou repetir o que já foi dito diversas vezes aqui.

A forma como eles são remunerados, tratados eh totalmente absurda, mas para a população carente está sendo de grande valia. O governo conseguiu cagar em uma situação que poderia ser vista com excelentes olhos com exceção a classe médica.

Antes que digam, não sou PTista, PSDBista, "PARTIdista" nem porra nenhuma.

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 10 Jan 2015 09:26

FROST escreveu:Não sei se foi pra mim mas eu não defendo o programa em sua totalidade, só vou repetir o que já foi dito diversas vezes aqui.

A forma como eles são remunerados, tratados eh totalmente absurda, mas para a população carente está sendo de grande valia. O governo conseguiu cagar em uma situação que poderia ser vista com excelentes olhos com exceção a classe médica.

Antes que digam, não sou PTista, PSDBista, "PARTIdista" nem porra nenhuma.
O meu post foi geral, mas de qualquer forma, é absurda essa situação dos cubanos.
Indefensável.

De resto, é meio óbvio tb q o Programa Mais Médicos mais ajuda do q prejudica.

Responder