Realmente não estou ligado. Mas acho que se há o conceito de massa e de densidade do buraco negro, tem que haver um volume (não zero) e consequentemente um raio (não zero). Eu tinha em minha mente que a singularidade vai até a fronteira do horizonte de evento, e o astro (o buraco negro) também tem esse raio (não zero), pois é a região de singularidade. Mas realmente o que você falou parece fazer mais sentido, pois a atração gravitacional diminui com o quadrado da distância, então há uma região de influência efetiva do buraco negro que ultrapassaria o seu raio, isso é, um certo raio onde nem a luz escapa.Rinoceronte escreveu:
Opa,
Eu nao sou da area nao, e nao sei quem esta falando 'bobagem' ou nao. De qq maneira, é bacana ter gente aqui interessada nesse tipo de tema, para a gente poder ir discutindo conceitos e ideias fisicas, mesmo que sabida e intencionalmente estejamos discutindo sem a mair precisao do mundo, o que - claro - nos faz perder um pouco em exatidao, mas talvez torne a coisa ate mais agradavel de discutir
Sobre a discussao de 'tamanho do buraco negro': a noticia fala "Buraco negro é 350 milhões de vezes maior que o Sol", e dai oPhoda, voce e talvez mais alguem estavam discutindo que "A notícia não deixa claro se esse 'maior' é em volume ou em raio". E, bem, o raio da singularidade é teoricamente zero. O horizonte de evento - que nao é o 'astro' em si, e é 'somente' uma regiao onde um efeito do 'astro' está definida - é quem muda de acordo com a massa da singularidade. Mas a singularidade - em si - tem tamanho zero. Portanto, achei que a pergunta que voces estavam se fazendo estava indo para o lado errado. Dai, estava tentando participar da discussao, contribuir. Mas, como vc falou, se falei bobagem
, desconsiderem
Penso que é um tema interessante, acho que devíamos criar um tópico onde eu iria poder dar uns pitacos, e, principalmente, iria aprender bastante sobre o assunto.