Superburaco negro põe em xeque teoria da evolução galática

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Michael Scofield
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Re: Superburaco negro põe em xeque teoria da evolução galáti

Mensagem por Michael Scofield » 07 Out 2015 22:01

Rinoceronte escreveu:
Opa,

Eu nao sou da area nao, e nao sei quem esta falando 'bobagem' ou nao. De qq maneira, é bacana ter gente aqui interessada nesse tipo de tema :punk: , para a gente poder ir discutindo conceitos e ideias fisicas, mesmo que sabida e intencionalmente estejamos discutindo sem a mair precisao do mundo, o que - claro - nos faz perder um pouco em exatidao, mas talvez torne a coisa ate mais agradavel de discutir

Sobre a discussao de 'tamanho do buraco negro': a noticia fala "Buraco negro é 350 milhões de vezes maior que o Sol", e dai oPhoda, voce e talvez mais alguem estavam discutindo que "A notícia não deixa claro se esse 'maior' é em volume ou em raio". E, bem, o raio da singularidade é teoricamente zero. O horizonte de evento - que nao é o 'astro' em si, e é 'somente' uma regiao onde um efeito do 'astro' está definida - é quem muda de acordo com a massa da singularidade. Mas a singularidade - em si - tem tamanho zero. Portanto, achei que a pergunta que voces estavam se fazendo estava indo para o lado errado. Dai, estava tentando participar da discussao, contribuir :punk: . Mas, como vc falou, se falei bobagem :lol: , desconsiderem
Realmente não estou ligado. Mas acho que se há o conceito de massa e de densidade do buraco negro, tem que haver um volume (não zero) e consequentemente um raio (não zero). Eu tinha em minha mente que a singularidade vai até a fronteira do horizonte de evento, e o astro (o buraco negro) também tem esse raio (não zero), pois é a região de singularidade. Mas realmente o que você falou parece fazer mais sentido, pois a atração gravitacional diminui com o quadrado da distância, então há uma região de influência efetiva do buraco negro que ultrapassaria o seu raio, isso é, um certo raio onde nem a luz escapa.

Penso que é um tema interessante, acho que devíamos criar um tópico onde eu iria poder dar uns pitacos, e, principalmente, iria aprender bastante sobre o assunto.
Parece que está começando a ir embora a questão do vírus - Micto, Bolso. 12/04/2020

Matemático

Mensagem por Matemático » 07 Out 2015 23:22

.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 02:03, em um total de 1 vez.

Michael Scofield
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Michael Scofield » 07 Out 2015 23:32

Matemático escreveu: Só me explica como pode ser maior em volume sem ser em raio, ou maior em raio sem ser em volume.
Hahaha boa. Não tinha pensado nisso, acho que é impossível.
Parece que está começando a ir embora a questão do vírus - Micto, Bolso. 12/04/2020

Matemático

Mensagem por Matemático » 07 Out 2015 23:36

.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 02:03, em um total de 1 vez.

Matemático

Mensagem por Matemático » 08 Out 2015 00:54

.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 02:02, em um total de 1 vez.

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 08 Out 2015 00:56

Michael Scofield escreveu:
Exato. Lembrei da disciplina de Física 2, lecionada por um professor tarado pelo conteúdo de Gravitação - Hallyday & Resnick - Volume 2.

Mas agora responde aí. Os buracos negros e os buracos negros supermassivos estão ligados à morte de estrelas? Isso eu sempre me confundo, o Sol futuramente vai virar uma Super Nova, ou algo parecido (eu sei que a nomenclatura depende do raio da estrela, mas o princípio é sempre o mesmo). O que isso tem a ver com buraco negro? Só por curiosidade.
Os buracos negros comuns estão ligados à morte de estrelas. Quando uma estrela com uma massa no mínimo 8 vezes maior que a do Sol colapsa, seu núcleo remanescente comprime até um raio menor que seu raio de Schwarzschild e ele vira um buraco negro. Já os supermassivos são formados no centro das galáxias.

O Sol tem uma massa suficiente apenas pra formar uma anã branca e não vai virar uma supernova, apenas vai expandir seus gases exteriores, deixando a anã branca no meio.
Matemático escreveu: Só me explica como pode ser maior em volume sem ser em raio, ou maior em raio sem ser em volume.
Minha dúvida era se o buraco negro tinha um raio 350M de vezes maior ou um volume 350M de vezes maior, mas li num site gringo e constatei que era a massa.

Se eu não sei matemática do 2º grau, tu é um matemático analfabeto que não sabe interpretar um simples texto.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Platão
Contato:

Mensagem por Platão » 08 Out 2015 01:02

Não é possível apontar tamanho, volume, forma, etc... para esses objetos estelares. Para além do horizonte de eventos do buraco negro o que conta é nossa imaginação! :D
Pessoal tá fazendo uma confusão aqui o artigo foi mal escrito ...o buraco negro possui 350 milhões de vezes a massa do Sol.

Matemático

Mensagem por Matemático » 08 Out 2015 01:03

.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 02:01, em um total de 1 vez.

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 08 Out 2015 01:11

Tanto eu não soube me expressar que algumas pessoas que pouco entendem do assunto entenderam minha dúvida. Um "matemático como tu" poderia ter entendido também.

E sim, estudei análise na reta, só que com nome análise real, talvez por isso não tenha confirmado. Me graduei na UFRN e faço especialização lá também.

Quanto ao assunto desse tópico, não foi na graduação que estudei, mas por conta própria pois me interessa bastante.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Matemático

Mensagem por Matemático » 08 Out 2015 01:41

.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 02:01, em um total de 1 vez.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 08 Out 2015 02:43

E eis que o phoda é tão bom em matemática

quanto o Shin é phodão em economia
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Igor Vovchanchyn
Contato:

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 08 Out 2015 06:35

#SeLasquem com suas matemáticas

Postem fotos de ppk ou vou banir os dois por mal criação.

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 08 Out 2015 07:52

Matemática de cu eh rola um + um da 11

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 08 Out 2015 09:06

melkor escreveu:Ninguém sabe de nada antes do big bang. Seria como se fosse o tempo = 0. Não temos como medir tempo - 1, saca?
Então, nesse caso, não tem como eu cogitar, por exemplo, o que causou o big bang, se não conhecemos nada antes disso, certo?

Logo eu não posso cogitar que nada causou o big bang, só posso dizer que o big bang foi causado, mas não sei o que causou.

ophoda escreveu:Antimatéria consiste em partículas quânticas com propriedades inversas às de determinada partícula de matéria. Exemplo disso é um pósitron, partícula semelhante a um elétron só que com carga positiva. Quando uma partícula de matéria se choca com uma antimatéria correspondente, a interação libera energia e aniquila-as.

Quanto à primeira pergunta, a resposta é não. A lei da causalidade não se aplica a alguns aspectos da mecânica quântica.
Na questão da antimatéria eu confesso que boiei.

Agora, sobre a lei da causalidade... Então a mecânica quântica poderia ser aplicada ao tempo "0" (como disse o Melkor) ou ao tempo antes do big bang (que entendo como sendo o nada)? Quero dizer, há alguma área da física que tenha interesse em explicar esse algo que está fora dessa, digamos, cadeia de causalidade?
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 13:12

Hall escreveu: Shin, negócio eh q não existe verdade absoluta nenhuma.

Quem acredita na dita ciência cegamente tem tanto fanatismo qto uma testemunha de Jeová.

Cada dia q passa eu acredito mais q não sabemos de PN sobre nada.

O conhecimento eh razo e temos apenas vislumbres da realidade.

Te dou um exemplo: esses dias li q acharam um mundo igual a terra q tem água líquida a não sei qtos anos luz daqui, descobriram pela forma como a luz de uma estrela eh filtrada pelo mundo e sua atmosfera, etc

Pois bem, como nego vai saber se lá na pqp tem água líquida se descobriram somente na semana passada q tinha água líquida aqui do lado em Marte?

Ah mas tem evidências e mimimi.

Bicho, sabemos de nada, eh foda mas eh a realidade.

Big bang eh uma teoria sólida atualmente. Mas certeza mesmo não temos.
Hallzão, não sabemos de nada. Concordo.

Mas eu, particularmente, prefiro acreditar no que tem mínimas ou suficientes evidências a desacreditar tudo o que contradiz crenças religiosas, por mais enraizadas que estas sejam.

Responder