Mensagem
por Fefo » 31 Out 2014 16:40
Vou abrir uma parada aqui, uma coisa particular da minha família, mas talvez ajude a entender o caso da rinha de galo.
E não vou tolerar ofensas a minha família por isso, é apenas um modo de explanar a situação.
Vamos falar de uma pessoa, que logo vou perder, que visito aos fins de semana numa clínica de idosos, que não anda mais, que tem dificuldades pra falar, que se caga todo, que não consegue usar mais as mãos ... meu avô.
Ele foi sempre um exemplo de caráter pra mim, inteligência, disposição.
Foi um dentista bem sucedido, mas que tinha um paixão, mas uma paixão sem igual pela briga de galos.
Eu sempre acompanhei ele lidando com os galos, e tinha uma paixão nisso, que vocês não tem idéia.
Agora, me junto a vocês, quando eu passei a ter mais idade, a gente se liga né ... e vê que isso é uma coisa TOTALMENTE sem noção, um absurdo. Hoje eu ajudo todo mês ong de proteção a animais, mas para meu vô, na época dele, era um "esporte" que de certa forma dava até status. Era socialmente aceito.
Nós depois de mais esclarecidos, tentávamos o convencer da barbárie que era aquilo, mas para ele, ele não via, não tinha como enfiar na cabeça do velho que aquilo era ruim.
Pra ele, ele estava cuidando dos galos, como nós cuidamos de uma coleção que muito gostamos. E não estava fazendo nenhum mal com os bichinhos.
Pois bem, o galinheiro dele ficava no centro da cidade, e como a cidade cresceu, foi denunciado.
O galinheiro foi invadido pela polícia, já com uma reportagem da EPTV, que transmitiu tudo, no jornal noturno, e caso ... ele não fosse um senhor já aposentado, e conhecido na cidade, ele seria preso.
Eu como neto dele, concordei com a ação da polícia, se está errado, errado não pode ficar.
Mas, nada de muito ruim aconteceu no momento, ele foi processado, e pagou uma cesta básica simbólica, e "condenado" a desativar o local.
Eu e meus primos que o fizemos, demolimos as paredes dos viveiros a marretadas, nos livramos do entulho, e até meio rápido, mudamos a terra do local, e montamos uma horta. No intuito de mantê-lo ocupado.
Pois bem, não demorou muito, ele começou a definhar, questão de meses, ele teve um derrame, que não o afetou muito, mas, foi um presságio.
Uns 2 anos depois, teve outro derrame, que já o afetou mais seriamente, e foi definhando, e era nítido, que boa motivação que ele tinha, era pra cuidar daquelas porras de galos, e motivação essa, que se foi, e ele se entregou as consequências da idade, e está se encaminhando para um descanso merecido.
Tudo isso pra quê ?
Julgar o caráter de uma pessoa por um erro que ela cometeu, e que na cabeça dele, era certo ?
Meu avô foi um modelo de caráter, honestidade e perseverança, pra mim, agora, amanhã ou depois quando ele se for (e vai logo, infelizmente) um imbecil falar pra mim.
- Ele fazia briga de galo, já vai tarde !!
Eu juro, que gasto tudo que eu tiver pra quebrar esse imbecil na porrada.
Se alguém que é esclarecido, nos dias de hoje, fizer uma merda dessa, po, não tem como defender, mas na época do Carlson, e do meu querido avô, era socialmente aceito, e os próprios não conseguiam se enxergar como culpados da barbárie que cometiam.
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.