Interestelar - novo filme do Nolan

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Re: Interestelar - novo filme do Nolan

Mensagem por TuPeT » 14 Nov 2014 14:08

Carrapeta escreveu:
Oxe...mas o buraco negro não foi uma estrela q morreu e implodiu?
Mas creio que seja possível que existam mais de uma estrela em um galáxia. Teriam dois "sóis" digamos, uma era mais antiga e implodiu, virando buraco negro. Mas a outra continua firme e forte mantendo o sistema.

Obviamente que manjo porra nenhuma de astronomia. :lol:
“Go then, there are other worlds than these.”

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 14 Nov 2014 14:37

TuPeT escreveu: Mas creio que seja possível que existam mais de uma estrela em um galáxia. Teriam dois "sóis" digamos, uma era mais antiga e implodiu, virando buraco negro. Mas a outra continua firme e forte mantendo o sistema.

Obviamente que manjo porra nenhuma de astronomia. :lol:
O nome desse fenômeno é sistema solar binário e pode ocorrer sim tem tanto o sistema binário com 2 sóis no centro como 1 no centro e outro deslocado

Obs: sóis está correto tupet precisa de aspas não =)
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

TuPeT
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por TuPeT » 14 Nov 2014 15:30

Striker Eureka escreveu:
O nome desse fenômeno é sistema solar binário e pode ocorrer sim tem tanto o sistema binário com 2 sóis no centro como 1 no centro e outro deslocado

Obs: sóis está correto tupet precisa de aspas não =)
Obviamente manjo muito de astronomia e língua portuguesa.

:lol:
“Go then, there are other worlds than these.”

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 14 Nov 2014 16:13

Acabei de ver, achei foda, a parte de ficção e emoção ficaram bem lado a lado.
O curioso foi notar a reação de alguns , teve mundiças reclamando e indo embora no meio e teve muita gente com aquela expressão wtf no final.
"O segundo lugar fede"

Pilantra
Contato:

Mensagem por Pilantra » 15 Nov 2014 00:23

TuPeT escreveu:Véi, quem disse que não tem estrela? Óbvio que tem, só que tem um buraco negro ali perto. O quanto isso vai fuder no futuro é discutível, mas fica subentendido, pelo menos pra mim, que tem um.

Se não, como ia ter luz, dia e noite nos planetas falados? Não é o buraco negro que ilumina nada, até porque seria exatamente o contrário.

O que entendi, é que era um buraco negro, mas que era pequeno ou "fraco", então sua gravidade não era forte suficiente para sugar os planetas e vencer a gravidade da estrela que os iluminava. O problema é que sua presença altera a mecânica do tempo/espaço e por isso que há a relatividade temporal dos planetas que estão ali perto.
Posso tá falando besteira mas eu acho que o buraco negro só é capaz de sugar depois que passa do Horizonte de Eventos.Seria bom se o Alltheway tivesse por aqui pra esclarecer isso pra gente.
O importante é o caixão bem pesado...

DarkFallz
Contato:

Mensagem por DarkFallz » 15 Nov 2014 07:38

Pilantra escreveu: Posso tá falando besteira mas eu acho que o buraco negro só é capaz de sugar depois que passa do Horizonte de Eventos.Seria bom se o Alltheway tivesse por aqui pra esclarecer isso pra gente.
Me corrijam se eu estiver errado, mas até onde eu sei o horizonte de eventos é o limite até onde as coisas podem escapar dele, depois desse limite, nada consegue escapar do buraco negro, nem a luz, por isso ele é negro rs.

Mas ele chupa as coisas antes disso sim.

Striker Eureka
Contato:

Mensagem por Striker Eureka » 15 Nov 2014 08:02

DarkFallz escreveu:
Me corrijam se eu estiver errado, mas até onde eu sei o horizonte de eventos é o limite até onde as coisas podem escapar dele, depois desse limite, nada consegue escapar do buraco negro, nem a luz, por isso ele é negro rs.

Mas ele chupa as coisas antes disso sim.
Sim exato, só que ele tem um limite de alcance gravitacional ou seja depois de uma linha x após o horizonte de eventos sua atração gravitacional cai e nada impede que algum planeta orbite ele pois ele consegue equalizar a atração vs empuxo, de maneira leiga é como a gente consegue colocar um satélite em orbita nós equalizamos a gravidade da terra com a força contraria do satélite

Obs: um outro fenômeno legal mas esse acontece com planetas muito próximos de estrelas é a trava gravitacional onde a gravidade da estrela trava o movimento de rotação do planeta com isso ele só toma radiação solar em uma face do planeta
Tem gente que critica o capitalismo mas coloca senha no wifi

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 15 Nov 2014 09:53

Assim como uma estrela, grande ou pequena, e um planeta, a força de atração gravitacional é relativa à distância entre os dois objetos. Mesmo um buraco negro, que é a gravidade desvairada, pode ter objetos em sua órbita a uma distância segura.

A iluminação do buraco negro que leva luz aos planetas não é dele, já que por obvio, um buraco negro não emite luz alguma. A luz vem do disco de poeira e gás que o circunda em velocidades próximas às da luz. A quantidade de luz emitida por esse disco depende somente da massa do total de partículas que compõem o accreation disk ( esqueci o nome em português). Além disso existe o efeito da lente gravitacional que é criada pelo buraco negro, mas isso eu acho que não é suficiente para produzir tamanha quantidade de luz.

O que mais me chama a atenção no filme é a existência de planetas na órbita do buraco negro. Embora não seja impossível que eles existam de fato, é no mínimo curioso que eles estejam lá. Um buraco negro se forma a partir da morte de uma estrela supermassiva, milhares de vezes maior que o nosso Sol, e quando uma estrela dessas morre acontece a maior explosão do universo: a supernova. Planeta nenhum sobreviveria a uma supernova da sua estrela. Assim, se um planeta orbita um buraco negro, ou ele nasceu depois da morte da estrela, a partir dos dejetos da estrela morta; ou era um planeta solitário que se desprendeu da sua estrela de origem, ficou vagando congelado pelo espaço e foi então agarrado pelo campo gravitacional do buraco negro; ou é um planeta oriundo de uma estrela que foi engolida pelo buraco negro, mas essa última hipótese eu acredito que seja fisicamente a mais improvável de todas, já que imagino ser quase impossível que um planeta sobreviva à sucção da sua estrela por um buraco negro.

Enfim, o filme é fantástico, principalmente porque não exige suspensão de descrença pra ser assistido, como a maioria dos filmes do gênero. A física está toda lá e tudo o que acontece ali está de acordo com o que há de mais novo no mundo da física.

Filme fantástico. Vai ser um daqueles filmes cultuados por décadas, cujos detalhes da historia serão discutidos por muitos anos pelos mais aficcionados.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Interestelar - novo filme do Nolan

Mensagem por Shin » 15 Nov 2014 10:02

O que eu achei mais bacana do filme foi que ele em si contribuiu com algumas pequenas descobertas físicas.

O buraco negro no filme não é mera ilustração. O pessoal de CG teve que criar um programa gráfico todo novo pra gerar o Gargantua. Ele é resultado de uma simulação real de um buraco negro feita a partir das equações que o próprio Kip Thorne forneceu. Levou mais de três meses só pra ser renderizando; com os computadores trabalhando sozinhos.

Ou seja: o buraco negro que aparece no filme é a melhor simulação gráfica já produzida.

Diego Garfield
Contato:

Mensagem por Diego Garfield » 15 Nov 2014 10:26

filme foda vou assistir diversas vezes ainda

rei gabiru
Contato:

Mensagem por rei gabiru » 15 Nov 2014 10:29

NoFunAtAll escreveu:Detesto esses filmes espaciais.

Acho que Gravidade me fez nunca mais querer ver um filme parecido, foi a gota d'água.
Interestelar é bem diferente de Gravidade.
Team Tabajara

Rei Gabiru, o "Maldito"

jiuhu
Contato:

Mensagem por jiuhu » 15 Nov 2014 11:57

Shin escreveu:Assim como uma estrela, grande ou pequena, e um planeta, a força de atração gravitacional é relativa à distância entre os dois objetos. Mesmo um buraco negro, que é a gravidade desvairada, pode ter objetos em sua órbita a uma distância segura.

A iluminação do buraco negro que leva luz aos planetas não é dele, já que por obvio, um buraco negro não emite luz alguma. A luz vem do disco de poeira e gás que o circunda em velocidades próximas às da luz. A quantidade de luz emitida por esse disco depende somente da massa do total de partículas que compõem o accreation disk ( esqueci o nome em português). Além disso existe o efeito da lente gravitacional que é criada pelo buraco negro, mas isso eu acho que não é suficiente para produzir tamanha quantidade de luz.

O que mais me chama a atenção no filme é a existência de planetas na órbita do buraco negro. Embora não seja impossível que eles existam de fato, é no mínimo curioso que eles estejam lá. Um buraco negro se forma a partir da morte de uma estrela supermassiva, milhares de vezes maior que o nosso Sol, e quando uma estrela dessas morre acontece a maior explosão do universo: a supernova. Planeta nenhum sobreviveria a uma supernova da sua estrela. Assim, se um planeta orbita um buraco negro, ou ele nasceu depois da morte da estrela, a partir dos dejetos da estrela morta; ou era um planeta solitário que se desprendeu da sua estrela de origem, ficou vagando congelado pelo espaço e foi então agarrado pelo campo gravitacional do buraco negro; ou é um planeta oriundo de uma estrela que foi engolida pelo buraco negro, mas essa última hipótese eu acredito que seja fisicamente a mais improvável de todas, já que imagino ser quase impossível que um planeta sobreviva à sucção da sua estrela por um buraco negro.

Enfim, o filme é fantástico, principalmente porque não exige suspensão de descrença pra ser assistido, como a maioria dos filmes do gênero. A física está toda lá e tudo o que acontece ali está de acordo com o que há de mais novo no mundo da física.

Filme fantástico. Vai ser um daqueles filmes cultuados por décadas, cujos detalhes da historia serão discutidos por muitos anos pelos mais aficcionados.
Legal sua análise, eu gosto do assunto, mas sou leigo e sempre q pode ou q eu lembro leio.
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 15 Nov 2014 12:39

Vi na 5ª.

Não gosto do gênero ficção, mas fui ver pelo Matthew Mcconaughey, a quem virei fã depois de True Detective.

Achei um filme legalzinho, na minha opinião nota 7.5(Apesar de eu ter noção que com certeza deve virar um Clássico, muito merecido por sinal, pois muitos assuntos abordados na trama são meio que inéditos) . Porém...

O filme é muito inconstante em cenas que não envolvam a ciência. Em algumas a emoção chega a tomar conta de vc, mas em outras, os discursos rasos tornam as cenas muito superficiais. Isso tb tem bastante no último filme do Batman, que tb tem o Nolan na direção, em que a cena da morte da personagem da Marion Cotillard foi muito tosca, fora umas lutas lá com os figurantes..

Nas que envolvem a ciência, eu vou me limitar a falar sobre, pois não saco muito de astronomia e física. Mas o assunto de "O amor quebra barreiras bla bla bla" já é muito batido e clichê. Poderiam se limitar apenas ao uso da ciência pura na conclusão, eu acho. Tipo o filme Pi do Aranofsky.

Enfim, recomendo muito para quem gosta do gênero ficção, pois deve virar um clássico no gênero. Mas para quem não gosta, pode ser que ache overrated, como eu.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Vinci
Contato:

Mensagem por Vinci » 15 Nov 2014 16:34

Assisti ontem no IMAX, o que potencializou, quem puder assistir no IMAX recomendo!

O filme é foda...

Fedor Machida
Contato:

Mensagem por Fedor Machida » 15 Nov 2014 20:40

Vou ver saporra agora..tem uma sessão às 23:30...

______edit_______
Acabei de chegar em casa.. ...brinca com os conceitos da física moderna e coloca elementos de drama e reviravoltas durante o enredo. Fiquei com a impressão de que tenha sido apenas um filme curioso e interessante ao brincar com teorias tal como foi o recente filme Lucy. Preciso rever o final pra tentar pegar melhor os detalhes. Marquei com uma galera e amanhã faço isso.

Filme bom. Um cult? Sinceramente não sei; não saí do cinema com essa sensação.
Editado pela última vez por Fedor Machida em 16 Nov 2014 02:05, em um total de 1 vez.

Responder