‘Cantar pior que o Chico Buarque é impossível’, diz Tony Tornado na final do PopStar

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Maverick
Contato:

Re: ‘Cantar pior que o Chico Buarque é impossível’, diz Tony Tornado na final do PopStar

Mensagem por Maverick » 31 Dez 2019 20:10

MPB, Bossa Nova e essas porras são um saco!

Quem entende de música pode chamar de gênio, mas pra mim são um bando de insuportáveis, os músicos e as músicas.

O negócio é o bom e velho rock n’ roll :punk:
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

jiuhu
Contato:

Re: ‘Cantar pior que o Chico Buarque é impossível’, diz Tony Tornado na final do PopStar

Mensagem por jiuhu » 31 Dez 2019 20:14

Maverick escreveu:
31 Dez 2019 20:10
MPB, Bossa Nova e essas porras são um saco!

Quem entende de música pode chamar de gênio, mas pra mim são um bando de insuportáveis, os músicos e as músicas.

O negócio é o bom e velho rock n’ roll :punk:
______jiuhu_______

Falou tudo.
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 31 Dez 2019 20:34

Zé Tempero escreveu:
31 Dez 2019 16:48
E ele não canta mal, só não é um virtuose do vocal. Mas para o que ele se propõe a fazer, dá conta e muito bem do recado.
Ele é mediano. Se ele fosse um violão, seria um violão de uma única corda.
Se você considerar "cantar bem" ser apenas uma pessoa que não canta desafinado, mesmo que cante em tom de voz natural, ok.
Mas veja se ele tem alguma versatilidade cantando. Não tem.
Pede pra ele cantar uma música de qualquer outro cantor (sei lá, um Jorge Vercillo da vida). Ele não vai cantar nem fudendo. Agora pede ao Jorge pra cantar como o Chico e ele vai cantar até deitado.
Na verdade qualquer um que tenha noção básica de canto vai cantar como ele.... Essa é a questão. Óbvio que ele queria ter uma voz dinâmica, mas ele não tem. E também não possui técnica.

Zé Tempero
Contato:

Mensagem por Zé Tempero » 31 Dez 2019 21:25

Smilodon escreveu:
31 Dez 2019 18:37
Chico Buarque não canta bem. Isso é fato.
O fato dele ser excelente compondo músicas não o faz um excelente cantor. Fosse assim, o peninha seria outro gênio.

Um músico bem completo (escreve, canta e toca... Tudo em alto nível) é o Djavan. E além de tudo é um cara bacana, old school, não é mimizento como João Gilberto com um lulu santos da vida.
Pois é. Djavan realmente é um cantor e músico excelente.

E ainda assim, não chega nem perto de CB.

Como disse antes, ser virtuoso não significa absolutamente nada. Nem que seja bom ou ruim.

CB canta bem para o que ele se dispõe a fazer. Porque ele faz isso muito bem feito.

Querer medir a qualidade dele como cantor, tal como Toni Tornado fez, é uma baita dor de cotovelo.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 31 Dez 2019 22:56

Ron escreveu:
30 Dez 2019 15:15
Caralho, agora eu vi...o negão tem 89 anos. Pensava que tinha uns 70-75.
E tem pai vivo... :fear:
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 31 Dez 2019 23:20

Zé Tempero escreveu:
31 Dez 2019 21:25
Pois é. Djavan realmente é um cantor e músico excelente.

E ainda assim, não chega nem perto de CB.

Como disse antes, ser virtuoso não significa absolutamente nada. Nem que seja bom ou ruim.

CB canta bem para o que ele se dispõe a fazer. Porque ele faz isso muito bem feito.

Querer medir a qualidade dele como cantor, tal como Toni Tornado fez, é uma baita dor de cotovelo.
Você que está tomando as dores.
Estamos avaliando apenas o item cantar. Não como ele compõe ou toca.
Seria o mesmo que dizer que o Enzo Ferrari foi um piloto melhor que Michael Schumacher porque ele fundou a Ferrari.
Avaliando o item cantar, e somente isso, o Chico não chega aos pés do Djavan. CB jamais conseguiria cantar uma música do Djavan no tom original, mas o Djavan é capaz de cantar todas as músicas cantadas pelo CB.

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 01 Jan 2020 01:10

FernandoFS escreveu:
31 Dez 2019 17:11
Meu amigo, você deve estar me confundindo com algum outro usuário, pois em nenhum momento eu enfiei política no assunto pra você vir dizer abobrinhas sobre minha opinião estar enviesada pela política. Tudo que eu disse aqui foi sobre técnica de canto. E eu inclusive ressaltei que a falta de técnica pode não necessariamente ser algo pejorativo ao artista, contudo, isso não significa que você vá ser um bom cantor, tecnicamente falando. Não é difícil entender isso cara, você é quem está fazendo salada com coisas que eu não disse.

A técnica é provavelmente a única coisa não subjetiva quando se trata de música. Não importa quantos malabares alguém tente fazer, caras como o Chico Buarque, Chorão, Mustaine, Ozzy Osbourne, jamais serão considerados cantores virtuosos, simplesmente porque lhes falta técnica pra isso. Foi só esse o meu ponto.
E pq vc considera que a musica só tem uma técnica, qualquer outra vc subjuga, como lhe falei, o que vc pensa sobre um cantor gutural? ele se encaixa na sua técnica? na sua cabeça se usarmos como referencial o cantor erudito, todos os cantores populares do mundo não passam de lixo.
TEAM Sagraódio

FernandoFS
Contato:

Mensagem por FernandoFS » 01 Jan 2020 02:00

Qui-Gon Jinn escreveu:
01 Jan 2020 01:10
E pq vc considera que a musica só tem uma técnica, qualquer outra vc subjuga, como lhe falei, o que vc pensa sobre um cantor gutural? ele se encaixa na sua técnica? na sua cabeça se usarmos como referencial o cantor erudito, todos os cantores populares do mundo não passam de lixo.
Quando eu disse que considerava existir apenas uma técnica? Tu distorce todo post meu, velho. kkkkkkkk
Tu tá perguntando o que eu acho de vocal gutural, sendo que o meu avatar é o GOAT desse tipo de vocal (mestre Ben Duerr). Mas vamo lá, gutural é uma técnica, por sinal muito difícil de se fazer com maestria, eu treino a mais ou menos um ano e só consegui ficar "ok" a pouco tempo. Então sim, se encaixa como técnica. Mas gutural não necessariamente é um canto, é uma técnica na qual você usa a respiração diafragmática, distorce o som através do fecho das pregas vocais e modela/tonaliza o som posicionando língua e maxilar de formas diferentes a depender do tipo de som que se quer extrair (grave/médio/agudo/pig squeal que é a voz de porco, Tunnelthroat que é uma variação mais complexa ainda que o gutural comum), enfim. Gutural é algo totalmente a parte do canto, seja ele popular ou lírico. Nem corda vocal pra isso se utiliza e mesmo ele depende de um certo virtuosismo técnico pra ser realizado.

Mas parece que tu se faz de desentendido. O Mustaine não canta daquele jeito por ser uma "técnica", o Chico também não, Chorão também não cantava daquela forma por preciosismo técnico (daí a diferença de quem usa propositalmente o gutural que não é exatamente um canto como eu mencionei), todos eles tentam cantar o melhor que podem, porém, o melhor deles são cantores populares afinados e somente isso. Se eles pudessem cantar melhor do que cantam, tenha certeza que cantariam, não o fazem, por falta de recurso técnico e não por uso proposital da falta de técnica (o caso de todos os cantores citados).

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 01 Jan 2020 05:43

FernandoFS escreveu:
01 Jan 2020 02:00
Quando eu disse que considerava existir apenas uma técnica? Tu distorce todo post meu, velho. kkkkkkkk
Gutural é uma técnica, por sinal muito difícil de se fazer com maestria, eu treino a mais ou menos um ano e só consegui ficar "ok" a pouco tempo. O cara do meu avatar é o GOAT do vocal gutural (mestre Ben Duerr), só pra deixar claro. Então sim, se encaixa como técnica. Mas parece que tu se faz de desentendido. O Mustaine não canta daquele jeito por ser uma "técnica", o Chico também não, Chorão também não cantava daquela forma por preciosismo técnico (daí a diferença de quem usa propositalmente o gutural que não é exatamente um canto), todos eles tentam cantar o melhor que podem, porém, o melhor deles são cantores razoavelmente afinados e são só isso. Se eles pudessem cantar melhor do que cantam, certeza que fariam, não o fazem, por falta de recurso técnico e não por uso proposital da falta de técnica (o caso de todos os cantores citados).
Sugiro vc olhar a historia de João Gilberto, e as implementações técnicas que ele fez para suprir a falta de vozeirão, e corpsegrinder come esse seu GOAT com farinha
TEAM Sagraódio

SKYWALKER
Contato:

Mensagem por SKYWALKER » 01 Jan 2020 15:38

Smilodon escreveu:
31 Dez 2019 23:20
Seria o mesmo que dizer que o Enzo Ferrari foi um piloto melhor que Michael Schumacher porque ele fundou a Ferrari.
Avaliando o item cantar, e somente isso, o Chico não chega aos pés do Djavan. CB jamais conseguiria cantar uma música do Djavan no tom original, mas o Djavan é capaz de cantar todas as músicas cantadas pelo CB.
Perfeito
Painho nos enganou..

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 01 Jan 2020 15:43

Mano, sou o único aqui nesse tópico que não tem nada contra a voz do Chico.
:dunno:
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 01 Jan 2020 15:52

Tony Fla escreveu:
01 Jan 2020 15:43
Mano, sou o único aqui nesse tópico que não tem nada contra a voz do Chico.
:dunno:
A voz e sotaque do Chico são perfeitas para suas composições, que são fodas, digassi di passagi!
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

Zé Tempero
Contato:

Mensagem por Zé Tempero » 01 Jan 2020 17:57

Smilodon escreveu:
31 Dez 2019 23:20
Vc precisa de um curso de interpretação de texto. Dizer que ele canta bem para o que se propõe a fazer não significa que ele seja um tenor.

Kozak
Contato:

Mensagem por Kozak » 01 Jan 2020 18:01

Eu acho engraçado os petistas do fórum acusando quem critica o Chico Buarque de politizar a discussão, kkkk. Esse pessoal não se manca. Hipocrisia é mato.

Chico Buarque é uma bosta de cantor. Como já observado, a defesa parte sempre para outros pontos, o que já é uma admissão por si só. Sim, existem cantores sem grande técnica que são marcantes. Já citaram o Bob Dylan. Vou citar um outro. Vysotsky, provavelmente o principal bardo da Rússia no século XX. Não tinha grande técnica, mas cantava com uma paixão ímpar. Tinha uma voz e um estilo marcantes, inconfundíveis, com personalidade e, ao contrário do Chico Buarque, tinha potência vocal. O CB não conseguiu isso, porque é um lixo de cantor.

E se passar para a parte da composição é até covardia. CB é superestimado demais. As letras do Vysotsky eram "outro patamar". Ele sim era um poeta, na terra dos poetas. Ninguém em sã consciência chamaria o CB de "poeta". É no máximo um cara com domínio da língua acima da média em um país de ignorantes analfabetos. Sem contar a parte instrumental. Pessoal insiste no "letrista" por um motivo né...

Mencionaram até "papel político". Fazer crítica velada em ditamole brasileira é mole. No auge da repressão soviética é outra coisa completamente. Ditadura soviética que, aliás, o CB adorava. O CB é um dos maiores lixos humanos já produzidos. Um embusteiro e um canalha.

Responder