é o don mazurenko, finalmente conseguiu trazer a devida exposição ao armwrestling da europa oriental (é lá que estão a maioria dos tops mundiais) - faz um bom tempo que ele organizava, mas nunca tinha acertado a mão, só agora em 2018 que o canal dele cresceu de verdade, ele próprio passou a mostrar mais a cara, criou os produtos dele pra treino como tu falou, assim virou o dana white do esporte rsrsrs (o rival ocidental dele seria o neil pickup, inglês que organiza o armwrestling ocidental/americano). enfim, a nível mundial são basicamente essas duas ligas, o wal (do pickup), e o top 8 (do mazurenko). apesar de gostar muito do wal, vejo mais "credibilidade" na liga do mazurenko, que tem indiscutivelmente os melhores do mundo atualmente em ambos os braços (levan e laletin, nessa ordem pra ambos braços) - e recentemente, como deu pra ver, eles tb conseguiram contratar o chaffee, que é o bracista mais forte dos eua (perdeu pra todd e larratt, mas ambos tiveram que "apelar" pro king's move pra isso rsrsrs).Andy escreveu: ↑19 Abr 2020 09:50Até por ser de outra geração, os métodos de treino do John sempre foram muito precários se comparados aos da geração seguinte a dele. E ainda assim o cara reinou na categoria dele com mais de 40 anos e fez frente aos monstros.
E aquele véio russo que é tipo o chefe da gangue russa de esportistas hein? O cara é muito legal, promove como poucos o esporte né ? Não lembro o nome dele, mas ele também cria ferramentas pra treino.
enfim, é por isso que ainda não vimos levan vs todd, que são os melhores do oriente e ocidente, respectivamente. ligas diferentes, mas acho que em breve eles entram num acordo, por ser um esporte pequeno, não é tão difícil assim. (larratt eu sinceramente não tenho muita curiosidade, ia ser tirado pra nada, em termos de força tá muito atrás dos monstros do leste europeu, como deu pra ver contra o denis, única coisa que resta a ele foi se renovar e copiar o todd com o kings move, mas definitivamente não tem a qualidade/resistência do todd nesse movimento, comparado ao todd, que faz o kings move há mais de uma década, ele é um mero novato nisso, precisa de uns bons anos calejando os ligamentos nesse movimento ainda, e ele tem várias operações em ambos cotovelos já, não sei se aguenta sem ter uma nova lesão séria - ele já quase tinha se aposentado ali por 2014 por causa de lesões tb)
top mundial tb, mas como falei, em termos de força ainda tá consideravelmente atrás dos outros tops superhw, acho que isso complicaria demais pra ele se enfrentasse os caras tops do top 8 - tanto que ele teve que se renovar e "apelar" pro king's move, coisa que ele nunca tinha feito, movimento que ele tem pouca experiência.
só dando um exemplo do que tô falando: até contra o todd huntchins, cara da categoria de baixo (e em fim de carreira) ele foi brutalizado, não perdeu por um triz, mas claramente foi superado na força, foi a partir daí que ele passou a usar o king's move:
sobre essa contra o thor, foda demais mesmo. por mais que strongman tb deixe os caras com ligamentos de aço, não se compara às posições específicas do armwrestling, que envolve movimentos muito específicos de mão/pulso. se o cara não tiver experiência de mesa (ou seja, enfrentando outros caras, "peso vivo"), não adianta, pode pesar 200kg seco (exatamente o caso do thor rsrsrs) que não vence um armwrestler top das categorias de peso de cima nem fudendo.
por curiosidade, o eddie hall (strongman que em seu auge era até mais forte que o thor em termos de força bruta) vai enfrentar o campeão lhw do wal (rob vigeant), tavam com o confronto marcado e tudo, foi adiado tb, mas segue de pé. vai ser engraçado, o ser humano mais forte que já viveu sendo tirado pra nada por um cara de literalmente a metade do peso dele (eddie pesa 180 kg, rob vigeant pesa 90) rsrsrs mas o eddie tá se preparando, o próprio neil pickup que tá treinando ele, com esse adiamento vai ter mais tempo ainda, então não vai estar totalmente cru, o que dá pra ele pelo aquele um 1% de chance rsrsrs
o troço é bem desorganizado, até 2 anos atrás era totalmente underground (eu mesmo, que sempre me interessei, só comecei a conhecer mais agora que veio muita coisa antiga à tona, antes era bem mais foda de achar), então não é fácil montar um cartel certinho estilo mma. mas o cara que é unanimidade, que vencia todo mundo em ambos os braços, e só perdeu uma que outra em campeonatos mata mata por ter tido azar no chaveamento foi com certeza o denis cyplekov. a fama dele não é só pela aparência de anão gigante não, o cara era foda mesmo. de cabeça aqui, os únicos a superarem ele depois que ele atingiu o auge (a partir de 2010 acho) foram o falecido pushkar e o chaffee que eu já citei ali. e isso, repito, em campeonatos mata mata em que ele deu azar no chaveamento e chegou mais cansado que o adversário. tirando isso, venceu tudo em ambos os braços (com a esquerda senão me engano ele nunca tinha perdido, por isso que o vídeo que postei ali do laletin - nome novo no esporte - brincando com a esquerda dele é tão impressionante).
e o denis da atualidade é o levan, que tb depois que atingiu o auge (a partir de 2017), nunca mais perdeu tb. e tem o laletin, claro, que depois que atingiu seu auge recentemente tb, o único cara a conseguir segurar o top roll dele no planeta é o levan rsrsrs