Mudar drasticamente de carreira

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Dutch
Contato:

Re: Mudar drasticamente de carreira

Mensagem por Dutch » 16 Mar 2023 13:50

Carrapeta escreveu:
16 Mar 2023 05:36
phpBB [video]

Colocaram esse vídeo num grupo, olha o absurdo disso: esse maluco ai é formado em ENGENHARIA AEROESPACIAL pelo ITA e simplesmente saiu da área dele pra ser auditor de tribunal de contas. Cara, sério, o maluco estudou de graça na mais respeitada instituição do país, se formou numa área sensível, estratégica e carente para o país e simplesmente não rertornou para o país tudo aquilo q ele recebeu do ITA!

Logo no inicio do video, em 1:37 ele responde a pergunta da mulher (q estava pasma) o pq dele sair da area dele pra ser auditor e ele dá umas desculpas esfarrapadas da porra. Era melhor ele ter dito "olha, sai da minha area pra ser burocrata pq queria ganhar mais de 20k liquido por mes e fodassi".

Achei esses comentários cirúrgicos:

"Quero ver ainda nessas entrevistas de aprovados um pelo menos que não minta. Não é pecado/feio/imoral dizer que migrou para a área civil porque paga mais e tem mais retorno. Todo mundo sabe que o mercado não absorve mais tão bem os eng. Do ita, nem mesmo as forças armadas por limitação orçamentária. Esse lance de paixão pelo controle/dir adm,... Tudo migué."

"O cara quer vida tranquila e ficar rico, se o foco fosse ''amar estudar'' ele ficaria na força aérea envolvido com desenvolvimento tecnológico, afinal a geração dele ainda está no pioneirismo."

"Me deu vergonha alheia tbm nessa parte, ama controle e burocraria.... só rindo. Como vc disse...não é crime querer ascender financeiramente."
Não vi a entrevista, mas conheço um pouco da história dele.

O Tibor foi aprovado em diversos Tribunais de Contas e sempre nas primeiras posições. Embora ele seja realmente diferenciado, a maioria dos aprovados no atual cargo dele também são engenheiros de múltiplas áreas. E, ao contrário do que possa parecer, é importante ter esse "pool" de conhecimentos na área de fiscalização para que a instrução técnica do trabalho seja feita de maneira qualificada e sólida. Do contrário, é quase impossível responsabilizar, por exemplo, uma empresa que consiga contratar uma obra com o Estado com sobrepreço.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 16 Mar 2023 16:16

Só vai!
Editado pela última vez por Tartaruga em 16 Mar 2023 21:31, em um total de 1 vez.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 16 Mar 2023 16:28

E aí, Raul, como ta o planejamento? Ta acelerando a parada, já vendeu o caminhao?
Tua jornada vai ser documentada aqui, meu vei. Vamo ver vc ser feliz de camarote!
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 16 Mar 2023 16:33

brunodsr escreveu:
16 Mar 2023 08:44
Primo do meu concunhado é formado no ITA e trabalhou anos fora. Voltou, montou empresa e é muito bem de vida. Mas colhe os louros muito porque corre os riscos de ser empreendedor aqui. Se a área pública te dá rendimentos próximos de um empresário de uma empresa de pequeno para médio porte e sem risco algum, com uma carga horária menor, feriados e férias programas, etc, etc, etc, por que não?

Amigão meu tinha uma empresa de TI e vivia viajando a trabalho, visitando cliente e resolvendo bronca. Conseguiu um contrato com o governo, fez amizade e hoje tá alocado num cargo de confiança em uma das secretarias. As empresa e deixou com os sócios. Disse ele que nunca mais quer largar essa vida, mesmo recebendo menos do que recebia.

Acho que o concurseiro se apega nesses fatores pra largar qualquer possibilidade de empreender ou tentar ascender na vida privada. Os riscos são maiores e você não tem garantia de que chegará lá. Fora que o mercado pode ter uma mudança de rumo e você ficar mal posicionado. Concurso público te remunera e dá condições de trabalho, mesmo nos cargos iniciais, muito maior do que qualquer multinacional. Entendo quem parte pra essa direção, apesar de ser contra essa distorção justamente por sermos um país extremamente pobre e desigual.
Entendi o seu ponto mestre, mas eu tenho certeza q o Tibor da epoca do vestibular e o Tibor da epoca da graduação jamais pensaria em ser servidor publico de tribunal. Uma pessoa q faz um curso como o dele, engenharia aeroespacial, q dever ser extremamente dificil de se formar, pensa ou sonha em trabalhar na NASA, na SpaceX, na Agência Espacial Brasileira (AEB) ou ate mesmo criar a própria empresa dentro deste ramo (e ai cai naquilo q vc falou sobre os riscos do próprio negocio). Um cara q passa num vestibular desses sonha em trabalhar na construção de satélites, foguetes, inovação tecnologica etc.

O ponto da discordia é q esse cara poderia ajudar no desenvolvimento tecnológico do Brasil, se formou pra isso, mas preferiu mudar de ramo pra ganhar seus mais de 20k liquido por mês sem stress e não admitir isso. Pra justificar a mudança de ramo falou varias groselhas sem convicção. Enfim, ele querer ganhar seus + de 20k por mes é sem problema algum, mas ele é um cérebro q a ciência do nosso país não pode ceder assim facilmente, mas agora Inês é morta.
Editado pela última vez por Carrapeta em 16 Mar 2023 17:16, em um total de 1 vez.

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 16 Mar 2023 16:39

Kabeça Grande BJJ escreveu:
16 Mar 2023 16:28
E aí, Raul, como ta o planejamento? Ta acelerando a parada, já vendeu o caminhao?
Tua jornada vai ser documentada aqui, meu vei. Vamo ver vc ser feliz de camarote!
Estou tendo bastante procura. Já tive algumas ofertas. Sábado o cara que me ofereceu o melhor negócio até agora vai vir aqui pra ver o caminhão. Espero fechar negócio.
Hoje a noite tem um evento da associação, vou poder dar uma conversada com uma galera que não vejo a uns meses
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Jeansl
Contato:

Mensagem por Jeansl » 16 Mar 2023 16:46

Pô, mestre, eu não mudei drasticamente de carreira, mas sim de cidade: saí do meu país errejota (by el Cid) e vim pro RS, pra uma cidade de 20 mil habitantes, trabalhar com o q me formei na faculdade.

Tem pouco mais de um mês apenas, mas por enquanto tô me adaptando bem.

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 16 Mar 2023 17:01

O Tibor somente se formou em 2018 em engenharia e, depois, foi direto para a FAB. Duas coisas ficam claras, portanto: a primeira é que ele carrega o gosto pelo estudo desde cedo e a segunda é que ele sempre teve como objetivo o serviço público, seja por vocação própria, seja por influência dos familiares, seja por ambos os lados. Não importa se o serviço público é militar ou civil.

Ademais, o cargo dele não exige dedicação exclusiva, logo, ele pode trabalhar como engenheiro (se houver compatibilidade de horários), bem como até pode empreender (se não for o administrador da empresa, nem praticar ato de gestão nela).

Fato é que ele é muito jovem e tem bastante tempo para pensar no que fazer profissionalmente, que pode ser qualquer coisa, inclusive nada além do que ele já faz.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 16 Mar 2023 17:06

Carrapeta escreveu:
16 Mar 2023 05:36
phpBB [video]

Colocaram esse vídeo num grupo, olha o absurdo disso: esse maluco ai é formado em ENGENHARIA AEROESPACIAL pelo ITA e simplesmente saiu da área dele pra ser auditor de tribunal de contas. Cara, sério, o maluco estudou de graça na mais respeitada instituição do país, se formou numa área sensível, estratégica e carente para o país e simplesmente não rertornou para o país tudo aquilo q ele recebeu do ITA!

Logo no inicio do video, em 1:37 ele responde a pergunta da mulher (q estava pasma) o pq dele sair da area dele pra ser auditor e ele dá umas desculpas esfarrapadas da porra. Era melhor ele ter dito "olha, sai da minha area pra ser burocrata pq queria ganhar mais de 20k liquido por mes e fodassi".

Achei esses comentários cirúrgicos:

"Quero ver ainda nessas entrevistas de aprovados um pelo menos que não minta. Não é pecado/feio/imoral dizer que migrou para a área civil porque paga mais e tem mais retorno. Todo mundo sabe que o mercado não absorve mais tão bem os eng. Do ita, nem mesmo as forças armadas por limitação orçamentária. Esse lance de paixão pelo controle/dir adm,... Tudo migué."

"O cara quer vida tranquila e ficar rico, se o foco fosse ''amar estudar'' ele ficaria na força aérea envolvido com desenvolvimento tecnológico, afinal a geração dele ainda está no pioneirismo."

"Me deu vergonha alheia tbm nessa parte, ama controle e burocraria.... só rindo. Como vc disse...não é crime querer ascender financeiramente."
Isso não se aplica pra todas as carreiras do serviço público. Mta gente sonha em ser juiz, promotor, defensor, delegado e afins não só pela grana, mas pela atribuição mesmo.

Agora, auditor de controle e essas coisas, aí é só grana mesmo kkkkk

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 16 Mar 2023 17:07

palmeirense escreveu:
16 Mar 2023 17:06
Isso não se aplica pra todas as carreiras do serviço público. Mta gente sonha em ser juiz, promotor, defensor, delegado e afins não só pela grana, mas pela atribuição mesmo.

Você se surpreenderia se conhecesse a galera aprovada nesse tipo de concurso.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 16 Mar 2023 17:18

Dutch escreveu:
16 Mar 2023 17:07
Você se surpreenderia se conhecesse a galera aprovada nesse tipo de concurso.
Em qual concurso vc tá se referindo?

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 16 Mar 2023 17:21

palmeirense escreveu:
16 Mar 2023 17:18
Em qual concurso vc tá se referindo?
Para Auditor de Controle Externo. Inclusive, o concurso para o cargo que o Tibor exerce irá abrir novamente em breve. Qualquer um aqui pode estudar, se inscrever e tentar virar colega dele, seja por vocação, seja por interesse meramente financeiro.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 16 Mar 2023 17:30

Dutch escreveu:
16 Mar 2023 17:21
Para Auditor de Controle Externo. Inclusive, o concurso para o cargo que o Tibor exerce irá abrir novamente em breve. Qualquer um aqui pode estudar, se inscrever e tentar virar colega dele, seja por vocação, seja por interesse meramente financeiro.
Meu ponto foi esse mestre, ninguém tem vocação pra esse cargo, diferente dos anteriores.

Ninguém quando criança pensa em ser auditor de controle externo e coisas do tipo, o lance é só a grana mesmo.

Dutch
Contato:

Mensagem por Dutch » 16 Mar 2023 17:36

palmeirense escreveu:
16 Mar 2023 17:30
Meu ponto foi esse mestre, ninguém tem vocação pra esse cargo, diferente dos anteriores.

Ninguém quando criança pensa em ser auditor de controle externo e coisas do tipo, o lance é só a grana mesmo.
Enquanto criança, claro, é complicado. Mas muita gente, sobretudo da área da contabilidade, acaba desenvolvendo um gosto pela área de fiscalização, sim.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 16 Mar 2023 17:41

Carrapeta escreveu:
16 Mar 2023 16:33
Entendi o seu ponto mestre, mas eu tenho certeza q o Tibor da epoca do vestibular e o Tibor da epoca da graduação jamais pensaria em ser servidor publico de tribunal. Uma pessoa q faz um curso como o dele, engenharia aeroespacial, q dever ser extremamente dificil de se formar, pensa ou sonha em trabalhar na NASA, na SpaceX, na Agência Espacial Brasileira (AEB) ou ate mesmo criar a própria empresa dentro deste ramo (e ai cai naquilo q vc falou sobre os riscos do próprio negocio). Um cara q passa num vestibular desses sonha em trabalhar na construção de satélites, foguetes, inovação tecnologica etc.

O ponto da discordia é q esse cara poderia ajudar no desenvolvimento tecnológico do Brasil, se formou pra isso, mas preferiu mudar de ramo pra ganhar seus mais de 20k liquido por mês sem stress e não admitir isso. Pra justificar a mudança de ramo falou varias groselhas sem convicção. Enfim, ele querer ganhar seus + de 20k por mes é sem problema algum, mas ele é um cérebro q a ciência do nosso país não pode ceder assim facilmente, mas agora Inês é morta.
Concordo integralmente contigo, mestre. Sempre incentivo os meus alunos a empreender. Estou uma turma de projetos do último semestre e temos 3 projetos com potencial. Sempre ajudo a montar plano de negócios e ensaiar uma apresentação para uma banca que convido todo fim de semestre. Já tive alguns projetos que bateram na trave, mas nenhum com investimento de fato.

Acho que falta um pouco disso, meio que ensinar aos alunos onde podem empregar os conhecimentos que adquiriram e ajudar a transformar ou desenvolver a comunidade onde estão inseridos. Um dos projetos era sobre um link direto com a segurança regional, para os casos de agressão doméstica (com acompanhamento integrado via app). Quase conseguimos um aporte, mas acabou que a ideia foi meio que "roubada". Nem posso dar mais detalhes, pra não me comprometer. kkkkk

Acho uma pena quando potenciais transformadores são atraídos pelo Estado. Não que o que eles fazem seja pouco importante, mas é que poderiam dar mais. Tipo, um dos antigos donos de uma empresa onde trabalhei era funcionário público e largou tudo pra montar a empresa dele. A família o chamou de maluco na época. Eu mesmo passei em um concurso para uma controladoria de TI do município e não assumi. Na época, depois de trocar ideia com quem trabalhava lá, decidi não assumir. O salário era equivalente ao que eu já recebia e eu estava feliz onde estava. Por que mudar? Pela estabilidade? Uma menina, por exemplo, passava o dia montando aula para as faculdades onde dava aula e discutindo no bolão do CartolaFC. Outro estava alocado em uma secretaria e estava há meses sem nem estação para trabalhar. Passava o dia estudando para outros concursos. Eu não queria aquilo pra mim. Vinha aprendendo um bocado e ascendendo, principalmente. Mas entendo que topa. É questão de perfil mesmo.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 16 Mar 2023 18:06

palmeirense escreveu:
16 Mar 2023 17:06

Muita gente que passou no TCU e CGU também passou no Senado. O último paga consideravelmente mais, mas tem bastante gente que vai preferir ficar na área de controle.

E se isso fosse tão verdade assim, o povo só faria concurso lá para os TCEs do norte e centro oeste, que são os que pagam mais.

Responder