Superburaco negro põe em xeque teoria da evolução galática

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Re: Superburaco negro põe em xeque teoria da evolução galáti

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 13:14

ophoda escreveu: Sim, já ouvi falar nisso, no entanto conheço uma pessoa que está fazendo doutorado em cosmologia que critica a teoria das cordas por ela ser 26-dimensional, ou seja, demasiadamente complexa e sujeita a extremos. Pra mim ela é muito complexa até de discutir, portanto nem tem como eu tratar dela aqui.

Sobre o Universo cíclico, também já ouvi falar, e já considerei essa questão como científica, no entanto, como o próprio cientista Neil Turok que a defende diz, o problema está na singularidade do Big Bang que os cientistas ainda não chegaram a uma equação derivável pra defini-la. É como o problema quântico da posição e velocidade de um elétron em um átomo: quando se observa um deles, o outro é alterado e os resultados divergem, daí não tem como se definir suas órbitas, apenas orbitais que são zonas de probabilidade de um elétron estar em determinada posição em torno do núcleo atômico..
Então pronto. Se a academia estuda conjecturas a respeito do antes do Big Bang, não cabe a você cercear o debate com base no niilismo fora do espaço-tempo em que vivemos. Se a teoria das Branas estiver certa, podemos ter milhões, bilhões de universos como esse, e talvez cada um com um conjunto de leis da física totalmente distinto do nosso.

E até onde eu sei a versão padrão da String Theory prevê 11 dimensões.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 13:19

Hall escreveu:
bom, ainda tem o fato de que o tempo não é absoluto e passa de forma diferente dependendo da gravidade e velocidade envolvida.

Uma singularidade tem uma força gravitacional tao absurdamente forte que a passagem do tempo para quem está de fora dela seria tao devagar que pareceria que um objeto entrando na singularidade está parado no tempo (sim, isso é muito louco).

Um efeito prático do tempo relativo é que os satélites que se movem em velocidades absurdas ao redor da Terra tem de ter seus relógios internos ajustados de tempos em tempos pois ficam desincronizados com o da Terra (o tempo passa mais rápido para eles, ou seja, literalmente viajam para o futuro).

tudo é muito louco. :mf_depressed:
Hall, eu acho que a diferença de tempo entre os satélites e a Terra é por conta da gravidade, e não da velocidade. A velocidade dos satélites não é tão alta a ponto de distorcer o espaço-tempo.

Uma curiosidade que comprova a relatividade geral é que sem essa correção o GPS nunca funcionaria. Todo aparelho de GPS tem que fazer correções instantâneas de tempo sempre que recebe sinais dos satélites por conta dessa diferença relativística.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 13:28

Platão escreveu:Não é possível apontar tamanho, volume, forma, etc... para esses objetos estelares. Para além do horizonte de eventos do buraco negro o que conta é nossa imaginação! :D
Pessoal tá fazendo uma confusão aqui o artigo foi mal escrito ...o buraco negro possui 350 milhões de vezes a massa do Sol.
Sempre que se faz referência a buraco negro o tamanho é referente à massa ou ao raio do horizonte de evento. O tamanho real do astro ninguém sabe. Nem tem como saber. A física simplesmente colapsa antes de explicar aquela porra. Hahahahaha

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 13:30

Baden escreveu:E eis que o phoda é tão bom em matemática

quanto o Shin é phodão em economia
Hahahahaha

Quem saca dos paranauês é tu, né, filhão?

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 08 Out 2015 13:33

Shin escreveu:
Hall, eu acho que a diferença de tempo entre os satélites e a Terra é por conta da gravidade, e não da velocidade. A velocidade dos satélites não é tão alta a ponto de distorcer o espaço-tempo.

Uma curiosidade que comprova a relatividade geral é que sem essa correção o GPS nunca funcionaria. Todo aparelho de GPS tem que fazer correções instantâneas de tempo sempre que recebe sinais dos satélites por conta dessa diferença relativística.
Nope.

Eh a velocidade de 4 km/s q faz o tempo lá em cima passar mais devagar.

" relógios atômicos navegam nos satélites a uma altura média de 20 mil km e velocidade próxima de 4 km/s. De acordo com a relatividade restrita, um relógio movendo-se com essa velocidade marcará o tempo mais lentamente do que um outro estacionário – a freqüência do relógio em movimento é menor, com uma diferença da ordem de uma parte em 10 bilhões. Parece muito pouco, mas está dentro da precisão dos relógios atômicos. Logo, é preciso corrigir os relógios para que todos marquem o tempo na mesma freqüência."

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/d ... -sincronia" onclick="window.open(this.href);return false;

Enviado do meu Tijorola X
Imagem

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 13:35

Queixodevidro escreveu:
Então, nesse caso, não tem como eu cogitar, por exemplo, o que causou o big bang, se não conhecemos nada antes disso, certo?

Logo eu não posso cogitar que nada causou o big bang, só posso dizer que o big bang foi causado, mas não sei o que causou.
Cogitar você pode. Cientificamente é que é impossível.

O fato é que tudo o que existe hoje, desde as partículas que constituem os átomos que te formam até a mais longínqua galáxia foram formados a partir do Big Bang. E isso inclui o espaço-tempo. Então teoricamente antes do Big Bang nada existia, o tempo era 0 e o espaço inexistente.

Se existia alguma coisa antes disso, algo semelhante ou totalmente diferente do espaço-tempo ou, sei lá, ninguém sabe. Teorias existem, mas estão tão longe de ser comprovadas quanto uma formiga de comer um elefante.

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 08 Out 2015 14:15

Shin escreveu:
Cogitar você pode. Cientificamente é que é impossível.

O fato é que tudo o que existe hoje, desde as partículas que constituem os átomos que te formam até a mais longínqua galáxia foram formados a partir do Big Bang. E isso inclui o espaço-tempo. Então teoricamente antes do Big Bang nada existia, o tempo era 0 e o espaço inexistente.

Se existia alguma coisa antes disso, algo semelhante ou totalmente diferente do espaço-tempo ou, sei lá, ninguém sabe. Teorias existem, mas estão tão longe de ser comprovadas quanto uma formiga de comer um elefante.

Gostei disso aí hein rsrsrsrs

É, você tem razão, essas conjecturas ficam entre a crença e a filosofia. Mas fico curioso com essa possibilidade. Oras, se "tudo" existe é porque não existe "nada" logo, acredito eu, o "tudo" não pode ter saído do "nada", mas de alguma coisa. Assim, o big bang teria sido causado por essa coisa atualmente desconhecida e que eu chamaria de... Não, melhor eu não falar, não quero começar mais discussões e desvirtuar mais o tópico rsrsrsrsrs
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 15:08

Hall escreveu: Nope.

Eh a velocidade de 4 km/s q faz o tempo lá em cima passar mais devagar.

" relógios atômicos navegam nos satélites a uma altura média de 20 mil km e velocidade próxima de 4 km/s. De acordo com a relatividade restrita, um relógio movendo-se com essa velocidade marcará o tempo mais lentamente do que um outro estacionário – a freqüência do relógio em movimento é menor, com uma diferença da ordem de uma parte em 10 bilhões. Parece muito pouco, mas está dentro da precisão dos relógios atômicos. Logo, é preciso corrigir os relógios para que todos marquem o tempo na mesma freqüência."

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/d ... -sincronia" onclick="window.open(this.href);return false;

Enviado do meu Tijorola X
Pô, bacana. Me enganei.

Sempre achei que pra causar mudança significativa na passagem do tempo a velocidade tinha que ser absurdamente maior que isso. Hahahaha.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 08 Out 2015 15:15

Queixodevidro escreveu:

Gostei disso aí hein rsrsrsrs

É, você tem razão, essas conjecturas ficam entre a crença e a filosofia. Mas fico curioso com essa possibilidade. Oras, se "tudo" existe é porque não existe "nada" logo, acredito eu, o "tudo" não pode ter saído do "nada", mas de alguma coisa. Assim, o big bang teria sido causado por essa coisa atualmente desconhecida e que eu chamaria de... Não, melhor eu não falar, não quero começar mais discussões e desvirtuar mais o tópico rsrsrsrsrs

Hahahaha. Pois é.

Tipo assim: antes do Big Bang existia a Singularidade, um ponto estupidamente denso que continha tudo o que hoje compõe o nosso universo. Mas o que havia em volta dele? Havia um "em volta"? O que criou a Singularidade? Se não havia tempo como conhecemos, como surgiu o evento que criou o Big Bang, visto que um evento precisa do tempo para acontecer?

Temos teorias sólidas sobre acontecimentos muito próximos do Big Bang, até segundos depois da explosão, mas sobre a Singularidade e o que veio antes dela não sabemos absolutamente nada. Essas e milhares de outras perguntas ainda estão muito, muito longe de serem respondidas.

Talvez no dia em que uma grande teoria de tudo surgir nós possamos começar a tentar entender. Por enquanto, como o Hall disse ali acima, nós ainda não sabemos nada.

melkor
Contato:

Mensagem por melkor » 08 Out 2015 16:01

Queixodevidro escreveu:
Então, nesse caso, não tem como eu cogitar, por exemplo, o que causou o big bang, se não conhecemos nada antes disso, certo?

Logo eu não posso cogitar que nada causou o big bang, só posso dizer que o big bang foi causado, mas não sei o que causou.

Na questão da antimatéria eu confesso que boiei.

Agora, sobre a lei da causalidade... Então a mecânica quântica poderia ser aplicada ao tempo "0" (como disse o Melkor) ou ao tempo antes do big bang (que entendo como sendo o nada)? Quero dizer, há alguma área da física que tenha interesse em explicar esse algo que está fora dessa, digamos, cadeia de causalidade?
Falar sobre antes do Big Bang é falar sobre algo em que simplesmente não temos certeza alguma.
O Big Bang seria o nosso tempo=0, digamos assim. No tempo=0 toda a matéria estava contida em ínfimo pedacinho infinitamente pequeno do universo.
Quando chegamos no tempo=1, que pode dizer que é igual a 1 ano na terra, a matéria se expandiu, ocupando mais espaço.
Quando chegamos no tempo=2, a materia está mais espandida.
Quando chegamos no tempo=N, onde N é o nosso tempo, estamos com o universo do tamanho que conhecemos. Medimos a expansão do universo pela velocidade em que os objetos sem movem no espaço, e podemos traçar uma "rota" até o centro do universo, exatamente onde aconteceu o big bang. Como? Porque os objetos mais distantes do centro se movem mais velozmente que os que estão mais próximos ao centro. É exatamente o mesmo comportamento de uma explosão. Alguns destroços chegam antes, outros destroços chegam depois.
Só que nossas fórmulas matemáticas só chegam no tempo=0. Antes disso não temos dados para calcular nada, pois não há "espaço", entende? O universo estava contido em um espaço infinitamente pequeno, tendendo ao nada.

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 08 Out 2015 17:33

Valeu moçada, vou continuar acompanhando aqui e aprendendo mais sobre física. Mesmo sendo leigo, gosto muito da mecânica quântica e acho que é por aí que aparecerão novas descobertas.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 08 Out 2015 18:00

Shin escreveu:
Pô, bacana. Me enganei.

Sempre achei que pra causar mudança significativa na passagem do tempo a velocidade tinha que ser absurdamente maior que isso. Hahahaha.
é q o atraso é em milionesimos de segundos.

É pouco mas o suficiente para zoar o sistema de satélites que fazem a rede GPS.
Imagem

Michael Scofield
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Michael Scofield » 08 Out 2015 21:27

O que importa é que dentre de alguns milhões de anos (talvez menos) a raça humana já não existirá, e todos os nossos mistérios e dúvidas também já não existirão.
Parece que está começando a ir embora a questão do vírus - Micto, Bolso. 12/04/2020

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 08 Out 2015 21:35

Acho q esse lance do Pré-Big Bang não pode ser analisado de forma científica... pelo menos por enquanto, só "filosófica".

Que existia um algo antes, isso levo como fato. Ciência se faz através da observação dos fenômenos ao redor, que são teorizados e depois comprovados, ou não. Tudo ao nosso redor tem princípio, meio e fim, contudo antes do princípio de qualquer coisa, sempre existe um "algo" antes.

O T igual a zero é um recurso matemático para analisar um fato dentro de uma determinada janela de tempo, na prática ele não existe.

Usando um pouco de filosofia "maluca", e metafora "barata", ouso comparar o Big Bang, ou surgimento do universo como conhecemos, como o resultado de um "ato sexual" cósmico, aonde o espermatozoide ancestral, fecundou o óvulo mater, dando origem a vida desse imenso corpo universal, que foi um zigoto, depois um bebê e talvez hoje esteja na idade adulta.

O T zero pode ser aí, assim como o de um bebê, cuja vida começa no instante da fecundação do óvulo. Porém fica óbvio que antes disso, o tempo já transcorria e as coisas se "moviam" de alguma forma antes disso. Só é foda pra gente, uma célula infinitamente minúscula nesse corpo universal, saber o que rolou antes... quem sabe um dia a gente chega lá? Será que vai dar tempo???

melkor
Contato:

Mensagem por melkor » 09 Out 2015 10:10

Snickt escreveu:Acho q esse lance do Pré-Big Bang não pode ser analisado de forma científica... pelo menos por enquanto, só "filosófica".

Que existia um algo antes, isso levo como fato. Ciência se faz através da observação dos fenômenos ao redor, que são teorizados e depois comprovados, ou não. Tudo ao nosso redor tem princípio, meio e fim, contudo antes do princípio de qualquer coisa, sempre existe um "algo" antes.

O T igual a zero é um recurso matemático para analisar um fato dentro de uma determinada janela de tempo, na prática ele não existe.

Usando um pouco de filosofia "maluca", e metafora "barata", ouso comparar o Big Bang, ou surgimento do universo como conhecemos, como o resultado de um "ato sexual" cósmico, aonde o espermatozoide ancestral, fecundou o óvulo mater, dando origem a vida desse imenso corpo universal, que foi um zigoto, depois um bebê e talvez hoje esteja na idade adulta.

O T zero pode ser aí, assim como o de um bebê, cuja vida começa no instante da fecundação do óvulo. Porém fica óbvio que antes disso, o tempo já transcorria e as coisas se "moviam" de alguma forma antes disso. Só é foda pra gente, uma célula infinitamente minúscula nesse corpo universal, saber o que rolou antes... quem sabe um dia a gente chega lá? Será que vai dar tempo???
Concordo com tudo que você disse.
Porém, matematicamente falando, a matéria de todo o universo pode ser rastreada até o ponto 0. Ou seja, toda a matéria conhecida estava num pontinho infinitamente pequeno, que se expandiu no momento do big bang e continua se expandindo.
Matematicamente falando, se continuarmos reduzindo esse pontinho de matéria, teríamos uma divisão por zero (se tempo = 0).
Matematicamente falando NÃO É POSSÍVEL termos tempo = 0 nessa fórmula.

Aí começamos a falar filosoficamente, mesmo. Aí eu pergunto, porque o universo precisa de uma causa? O big bang não pode ser uma efeito sem causa, o único, justamente por ser uma singularidade?

Responder