STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
jcmora
Mensagens: 448
Registrado em: 04 Out 2014 17:57
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por jcmora » 31 Dez 2017 15:28

XYXYX escreveu:
30 Dez 2017 22:03
Acho que o filme tem qualidades inegáveis e defeitos inegáveis. E também há coisas que foram simplesmente o caminho que os roteiristas decidiram tomar. Considerando o contexto como um todo (como, por exemplo, o interminável desafio de agradar os velhos fãs, mas ao mesmo tempo sendo atrativo para atrair novos fãs), achei excelente a escolha por mostrar esse Luke mais fragilizado e uma Rey filha de ninguém. Sei que muita gente não vai gostar, e eu entendo totalmente, mas eu, particularmente, achei ótimo.
Concordo integralmente com o forista.

noclaf3
Mensagens: 121
Registrado em: 04 Jan 2015 19:46
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por noclaf3 » 01 Jan 2018 16:11

VagabondMusashi escreveu:
30 Dez 2017 18:03
Sobre Luke

Luke não é ninguém. Ele é o perfeito everyman. Ele sou e, ele é você. Olhando pro horizonte, sonhando com o futuro. Ele é todo garoto que já quis ser soldado, astronauta. No IV, ele não era filho do Jesus da galáxia nem um supergênio. Ele era um garoto, que por acaso se viu na guerra e munido de uma mística obsoleta que lhe foi passada por um velho eremita que ainda usava espadas, conseguiu salvar o dia.

A maior parte das críticas vem de fãs que sentem que o filme não fez jus ao mito. Pessoas que sentem que seus heróis foram diminuídos, emasculados, literalmente desvirtuados: despidos de suas qualidades e virtude. Isso primariamente com Luke Skywalker. Eu entendo. Esse tipo de anticlímax geralmente deixa um sabor amargo na boca e vai contra a estrutura narrativa da maioria dos filmes cujo protagonista é um qualquer-homem evoluído ao status de super-homem. Eu lembro desse gosto amargo porque lembro na infância quando assistia a seriados japoneses cuja estrutura narrativa era muito diferente da ocidental. Kamen Rider Black passa a série toda tentando converter o irmão, Nobuhiko, pro lado do bem mas no fim o irmão se reconcilia com o fato de que seu verdadeiro eu é Shadowmoon e Kamen Rider precisa matá-lo. Os órfãos Flashman jamais encontram seus pais e precisam sair da terra no final da série, sem que seu arco principal seja satisfeito. Em vários seriados, um herói tem uma epifania seguida de um acesso sentimental de valentia mas é indignamente assassinado ali mesmo sem glória ou significância. Até mesmo o vilão: Macgaren chora para Satan Goss, implora ao seu "papai" pela força para vencer Jaspion. Até eu fiquei com pena dele quando criança.

Isso acontece em Battle Royale, Evangelion, Dragonball Z, Cavaleiros do Zodíaco e tantos outros. Todos estes anticlímax foram devastadores pra meu lado criança que gostava de acreditar que o bem sempre vence e que, quando a música atinge um crescendo e o herói faz seu discurso de superação, ele certamente vai revelar todo o seu potencial e arrasar o inimigo de uma maneira super cool. Afinal, foi assim com O Grande Dragão Branco, Karate Kid, Power Rangers, e basicamente todo o resto que acompanhei na mídia ocidental. É o arco Jesus, que permeia toda nossa cultura: a pequena derrota, a pequena vitória, a grande derrota e por fim a vitória completa. Você pode ver este arco em todo filme de everyman que existe.

Este arco é o lugar comum e traz profunda satisfação para quem segue um personagem everyman, pois o sucesso dele é seu próprio. Não é o mesmo do que acompanhar de fora um personagem inscrutável como o Coringa.

Digo isso porque creio que o filme deixou um gosto amargo na maioria das pessoas não pela estrutura, não pela cinematografia ( excelente), nem sequer pela trama, mas sim porque não seguiu este arco com O quintessencial everyman do século 20: Luke Skywalker. No universo estendido, Luke é quase um deus. Todos os jogos e literatura o tratam como um super-herói, com poderes inimagináveis. É isso o que se espera dele, afinal é isso o que se espera do protagonista de qualquer série. Mas não foi isso o que o episódio 8 fez.

No episódio 8 , Luke não é um semideus. Ele é um jedi velho, cínico, cansado. Pra muitos, isto é difícil de engolir, mas pra mim não foi, por dois motivos: um, olhei ao redor e vi que na minha vida os planos jamais vão como queremos. Os pequenos sucessos se misturam com tragédias. O primo talentoso morreu de drogas, o tio mais querido cometeu suicídio, seu pai traiu sua mãe, o presidente roubou o país.... seus heróis vão caindo um por um. Segundo, porque eu não gosto do arquetípico everyman/Jesus, isso já está batido demais. Eu entendo que muitos gostariam que Luke terminasse seu arco de tal maneira, pois começamos a acompanhar a estória quando éramos crianças e portanto é com olhos de criança que vemos o filme, mas eu não faço questão e não preciso disso. Entendo perfeitamente como muitos precisam. Entendo perfeitamente como muitos querem ver Luke ser o onisciente e perfeitamente sábio super-herói, capaz de vencer Kylo Ren e qualquer um sem o menor esforço e tendo atingido a plenitude após uma vida de acerto seguido de acerto. Isso é muito satisfatório.

Mas eu não desgosto do amargo não, e só lembro de Kamen Rider até hoje e não de Spielvan, Goggle 5, e dos outros. Eu lembro dos tristes, lembro de Flashman e Kamen Rider. Lembro quando Jiban morreu, lembro quando ao final de Cybercops Jupiter volta para seu futuro destruído ao lado de Tomoko pra lutar uma guerra já perdida. Isso é o que me marca.

Eu achei muito corajoso da parte de Rian Johnson colocar amargura e subverter as expectativas dos fãs da maior franquia midiática de todos os tempos. Eu achei realista. Luke deixou de ser Jesus pra ser humano igual ao meu pai, meus ídolos com falhas e fracassos, medos e inseguranças. Foi amargo na vida também.

Eu -entendo- como alguns não podem gostar. Acho que o amargor foi demais pra muitos. Daí não é difícil racionalizar este sentimento, alegando que Luke morreu de insolação, ou que não faz sentido uma coisa ou outra. Se o personagem é complexo, então tudo faz sentido pois ele não nos pertence e não é obrigado a agir como desejamos. Também lembro como me senti desapontado ao ver Yoda lutar com o sabre de luz. Eu não achei cool, achei supérfluo e bobo. Achei fanservice do pior tipo. Eu não sou de sentar e tentar determinar quem é mais poderoso do que quem e por quê, eu não viajo no consciente coletivo do cânon e não busco reforçá-lo ou criticá-lo com os outros. Não achei necessário ele lutar, mas como muita gente queria ver o quão forte ele seria, ganharam essa alegria.

O filme desapontou muita gente neste sentido, e eu entendo perfeitamente. Mas eu gostei do amargor. Apreciei a fraqueza de Luke, assim como sua decisão no final, e principalmente a cena da morte dele. Yoda morreu na cama e Obi-Wan se desfez em pleno ar, todos por escolha própria.

Mas estou pronto a argumentar de que isto não foi ruim, apenas amargo, e não só foi coerente como o amargor me agradou. Não é preciso que haja acordo nisso.

O lado social

Muita gente criticou as prequelas por quão irreal foi a guerra. Ao final da guerra, a celebração em vários planetas não mostrou nada devastado. Os horrores da guerra nos povos da galáxia jamais se manifestaram. A rebelião , até onde vimos, foram algumas batalhas no espaço em bases do Império ou planetas insólitos onde só havia rebeldes.

Mostrar os outros atores nisso foi uma boa idéia. Fazê-lo como foi feito não foi uma boa idéia. Estética terráquea não funcionou, o arco não foi engajante. Acho que sobre isso há consenso.

O lado racial

Quem tiver problema com a presença de negros, gordos, gagos, mulheres, como algo "excepcional" ou "irreal" é tapado e preconceituoso. Pessoas "diversas" ou "incomuns" estão entre nós e em todos os lugares e posições do mundo. Pra mim tanto faz, e se tanto fizesse pra todos, então não haveria problema nenhum. Que as pessoas se incomodem com isso, pra mim é a prova maior de que diversidade deliberada é necessária ainda.

O humor

Para alguns o filme teve humor demais. Concordo que destoou algumas vezes, mas me diverti bastante.

Rey e Kylo

Gosto da Rey. Gosto de que ela não seja ninguém. Voltamos a estaca zero. Já chega de Jesus da galáxia. O filme é sobre gente comum. No final o garoto olhando pras estrelas também não é ninguém. Somos todos ninguém. Luke não era ninguém no IV. Ótimo.

Poe

Teve um arco. Foi de piloto esquentadinho a lider da Rebelião. Achei excelente.

Seria Rey uma Mary Sue?

Não. Ela não vence Luke, ele tropeça e flutua. Não, ela não conseguiria vencê-lo, a julgar pelo duelo dele com Kylo. Ela só venceu Kylo no sabre porque ele tinha tomado um tiro de bowcaster e sido ferido por Finn. O poder dela com a Força não é nada demais. Luke treinou com Yoda por menos tempo do que ela treinou com Luke, e Luke não treinou nada com Obi-Wan. Anakin pilotava os pods sozinho. E se quiser entrar no universo expandido então há mil exemplos de gente mais poderosa do que ela sem tentar nada. Starkiller, por exemplo.

O poder dela é um pouco acima do esperado de alguém sensitivo. Já que ela vai protagonizar a série, isto é mais do que justo!



------------

Para todo ponto há um contraponto. O filme vai gerar reações em pessoas de acordo com suas espectativas. Eu creio sinceramente que o filme vai envelhecer muito bem, e ganhar status com o passar do tempo como um dos mais maduros e interessantes da série. É só minha opinião.

Abraço
A galera ta batendo na tecla de Luke, Luke, Luke... cara, o arco do Luke foi apenas uma das coisas que foram consideradas ruins por muitos fãns da franquia. Não vi ninguém com quem eu conversei achando o filme ruim por causa só do Luke, a questão é que, como filme, tem que se fazer muito esforço pra achar Star Wars 8 bom. A morte do Snoke foi ridícula, Rey sem treinamento e super poderosa, leia super homem, Yoda virou o Thor, vários furos no roteiro, cena no cassino desnecessária... eu acho que gostar do filme é uma coisa, agora defender a todo custo qualquer merda usando argumentos como "luke não é ninguém, rey não é ninguém, snoke era superpoderoso mas a morte dele foi bem feita porque ele não era ninguém, qualquer um pode matar um superpoderoso na trairagem" soa ridículo. Detalhe que só quero ver a cara de alguns aqui quando revelarem no episódio 9 que na verdade o Kylo mentiu e a Rey é uma concebida pela força ou algo do tipo, quero ver esse argumento de "ninguém".

A cinematografia evolui. Não é porque várias coisas dos filmes antigos são ruins que nesses novos tem que ser igual com o argumento que "na trilogia antiga era assim, assim e assado". Peguem alguns filmes antigos considerados sucesso, tipo O Cubo, e vejam hoje em dia. Na época esses filme fizeram sucesso, mas se fossem lançados hoje iriam engolir críticas, simplesmente porque as coisas evoluem.

De qualquer forma, o filme será sucesso de bilheteria, como a série Resident Evil foi, como os filmes da marvel são, como a franquia Velozes e Furiosos é, mesmo sendo ruim e fugindo do padrão. A moda é essa, eles pegam uma franquia renomada igual foi com Resident Evil, atraem o público que não é fã e o que é fã, mudam o filme, cagam pros fãns antigos (que por sinal são os que mantém a franquia viva ao longo dos anos) e fazem sucesso as custas dos novos fãns e dos fãns antigos, já que esses irão ao cinema para assistir o filme de qualquer jeito, como eu irei ao cinema assistir o próximo Star Wars já que sou louco pela franquia. É um modelo de negócio, ta dando lucro, eles irão continuar fazendo. Não adiantar espernear.

Bom pra quem gostou que nem o vagabondmusashi, ruim pra mim que não gostei e achei o filme ridículo em diversos pontos.
Editado pela última vez por noclaf3 em 01 Jan 2018 16:37, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Batman
Mensagens: 8115
Registrado em: 01 Out 2014 16:29
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Batman » 01 Jan 2018 16:23

VagabondMusashi escreveu:
01 Jan 2018 15:39
Star Wars The Last Jedi passa da marca de 1 bilhão em menos de duas semanas , e é o filme de maior bilheteria nos EUA do ano de 2017 em apenas 2 semanas com 517 milhões de dólares até o momento.

Foi o terceiro filme mais rápido ao 1 bilhão, atrás apenas de Jurassic World e Star Wars : The Force Awakens

As preocupações com a bilheteria do filme se mostram desnecessárias até o momento :D
viu, é muita desonestidade kkkkkkk
nem tento mais

Vitaao
Mensagens: 1465
Registrado em: 03 Out 2014 12:41
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Vitaao » 01 Jan 2018 22:42

O filme tem varios defeitos, mas acho que boa parte do haterismo é nostalgia da galera, eu reassisti a trilogia original com a mineira pra apresentar o universo e irmos ver o the last Jedi. As semelhanças sao bizarras dos 2 novos com os antigos, no original ngm sabe que caralho é o imperador, qual a sua motivação , ele nao mostra um décimo dos poderes e morre sendo arremessado na "força bruta" no reator, o darth vader mata nego por vídeo conferência, os 2 jedis principais se isolaram do mundo e tem mortes "bestas" (obi-wan pra eles fugirem, yoda de velho), o Luke só atirava em toca de rato e explodiu a estrela da morte. Eu realmente achei vários peoblemas no ultimo flme, especialmente não deixarem o.finn se explodir ou que pelo menos a japa se jogasse no lugar dele e o roteiro ser baseado na galera ficar sem gasosa, mas a galera parece cara que terminou a tempos com a ex e so lembra do.lado bom.
Ps. Eu acho a trilogia original fantástica e não acho que o que citei sejam defeitos, só fazendo o paralelo msm.

Avatar do usuário
kempe
Mensagens: 597
Registrado em: 01 Out 2014 12:14
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por kempe » 01 Jan 2018 22:52

Han Solo - O filme
Conta a historia da Hana Solo uma menina que queria ser contrabandista, como o mundo é extremamente machista ela foi obrigada a trocar de sexo para seguir seu sonhos, ela queria demonstrar para o mundo que as mulheres também podem ser contrabandistas. :D
60% de chance do filme ser mais ou menos isso. :D

Falando serio, acho que se o the last jedi fosse uma trilogia inedita nao seria ruim, o problema é que cagaram para os filmes antigos.

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por TuPeT » 02 Jan 2018 10:27

Qui-Gon Jinn escreveu:
28 Dez 2017 20:18
Cara quem ta falando que luke teve final digno ta louco de toxico
Incrível não enxergarem o óbvio.

Tenho um primo fanático por Star Wars, o cara tem desculpa pra todos os furos. Nem para as bombas caindo como se tivesse gravidade ele abre. :lol:
“Go then, there are other worlds than these.”

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por TuPeT » 02 Jan 2018 10:43

JackmAtAll escreveu:
29 Dez 2017 17:14
Única cena que eu falei:"Carai!!!" foi aquele da nave da resistência partindo ao meio a nave da nova ordem, cena foda.
Cena espetacular, mas parou pra pensar no que isso indica? Criar uma arma com potencial de destruição desse porte com as simples nave depois de 8 filmes?

Isso muda tudo, e aliás, nem precisa de tripulante. Com o tanto de tecnologia que se tem, é só colocar duas naves para chegar em light speed na frente da frota imperial e imediatamente após fuder geral. Não escapa nada.

Aliás, a véia da paróquia deveria ter feito logo isso com a primeira nave a perder combustível e salvado as outras duas que poderiam fazer o jump sem problema nenhum.
“Go then, there are other worlds than these.”

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Paulo J. » 02 Jan 2018 10:44

kempe escreveu:
01 Jan 2018 22:52
Han Solo - O filme
Conta a historia da Hana Solo uma menina que queria ser contrabandista, como o mundo é extremamente machista ela foi obrigada a trocar de sexo para seguir seu sonhos, ela queria demonstrar para o mundo que as mulheres também podem ser contrabandistas. :D
60% de chance do filme ser mais ou menos isso. :D

Falando serio, acho que se o the last jedi fosse uma trilogia inedita nao seria ruim, o problema é que cagaram para os filmes antigos.
Han Solo vai ser reduzido na trama. Talvez ele vire um bocó romântico(Arrow), talvez vire um retardado esquentadinho(Poe), talvez até nem saiba se gosta de meninas ou meninos(Capitão América), mas uma coisa é certa, vai ter uma personagem feminina forte e poderosa na trama roubando a cena dele e do Chewbacca.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por TuPeT » 02 Jan 2018 10:49

café c/ leite escreveu:
30 Dez 2017 03:10
Isso é algo que me incomoda desde o Force Awakens, o fato de 30 anos depois da Guerra Civil a dinâmica da Galáxia não ter mudado, segue a mesma luta por poder exceto que o que antes era o Império e Aliança Rebelde agora é a Primeira Ordem e Nova República.

Eu esperava um mundo em paz com pequenas rixas servindo como plot para os filmes, isso daria peso aos feitos dos personagens da primeira trilogia e se comunicaria com a realidade do século 21, acho que seria um mundo mais interessante de se explorar, as brigas dos personagens da Força seriam menos políticas e mais interpessoais.
Rapaz, fora que a primeira ordem é gigantesca e sem limites, mesmo tendo surgido dos restos do Império.

Os caras perderam recursos, financeiros, tecnológicos e pessoal enormes no final do episódio VII e no VIII, que foi uma continuação direta, já estão dominando toda a galáxia. A república não tinha qualquer posto ou representantes fora daquele planeta que foi explodido, não há qualquer batalha ou frente de combate, só os 200 rebeldes que no fim do filme viram 17.

Tá doido.
“Go then, there are other worlds than these.”

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por TuPeT » 02 Jan 2018 10:52

VagabondMusashi escreveu:
01 Jan 2018 15:39
Star Wars The Last Jedi passa da marca de 1 bilhão em menos de duas semanas , e é o filme de maior bilheteria nos EUA do ano de 2017 em apenas 2 semanas com 517 milhões de dólares até o momento.

Foi o terceiro filme mais rápido ao 1 bilhão, atrás apenas de Jurassic World e Star Wars : The Force Awakens

As preocupações com a bilheteria do filme se mostram desnecessárias até o momento :D
Acho que já cansaram de falar que o sucesso comercial não é e nunca foi posto a prova. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
“Go then, there are other worlds than these.”

Avatar do usuário
TuPeT
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 4688
Registrado em: 14 Jun 2014 15:19
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por TuPeT » 02 Jan 2018 11:18

VagabondMusashi escreveu:
30 Dez 2017 18:03
Sobre Luke

Luke não é ninguém. Ele é o perfeito everyman. Ele sou e, ele é você. Olhando pro horizonte, sonhando com o futuro. Ele é todo garoto que já quis ser soldado, astronauta. No IV, ele não era filho do Jesus da galáxia nem um supergênio. Ele era um garoto, que por acaso se viu na guerra e munido de uma mística obsoleta que lhe foi passada por um velho eremita que ainda usava espadas, conseguiu salvar o dia.

A maior parte das críticas vem de fãs que sentem que o filme não fez jus ao mito. Pessoas que sentem que seus heróis foram diminuídos, emasculados, literalmente desvirtuados: despidos de suas qualidades e virtude. Isso primariamente com Luke Skywalker. Eu entendo. Esse tipo de anticlímax geralmente deixa um sabor amargo na boca e vai contra a estrutura narrativa da maioria dos filmes cujo protagonista é um qualquer-homem evoluído ao status de super-homem. Eu lembro desse gosto amargo porque lembro na infância quando assistia a seriados japoneses cuja estrutura narrativa era muito diferente da ocidental. Kamen Rider Black passa a série toda tentando converter o irmão, Nobuhiko, pro lado do bem mas no fim o irmão se reconcilia com o fato de que seu verdadeiro eu é Shadowmoon e Kamen Rider precisa matá-lo. Os órfãos Flashman jamais encontram seus pais e precisam sair da terra no final da série, sem que seu arco principal seja satisfeito. Em vários seriados, um herói tem uma epifania seguida de um acesso sentimental de valentia mas é indignamente assassinado ali mesmo sem glória ou significância. Até mesmo o vilão: Macgaren chora para Satan Goss, implora ao seu "papai" pela força para vencer Jaspion. Até eu fiquei com pena dele quando criança.

Isso acontece em Battle Royale, Evangelion, Dragonball Z, Cavaleiros do Zodíaco e tantos outros. Todos estes anticlímax foram devastadores pra meu lado criança que gostava de acreditar que o bem sempre vence e que, quando a música atinge um crescendo e o herói faz seu discurso de superação, ele certamente vai revelar todo o seu potencial e arrasar o inimigo de uma maneira super cool. Afinal, foi assim com O Grande Dragão Branco, Karate Kid, Power Rangers, e basicamente todo o resto que acompanhei na mídia ocidental. É o arco Jesus, que permeia toda nossa cultura: a pequena derrota, a pequena vitória, a grande derrota e por fim a vitória completa. Você pode ver este arco em todo filme de everyman que existe.

Este arco é o lugar comum e traz profunda satisfação para quem segue um personagem everyman, pois o sucesso dele é seu próprio. Não é o mesmo do que acompanhar de fora um personagem inscrutável como o Coringa.

Digo isso porque creio que o filme deixou um gosto amargo na maioria das pessoas não pela estrutura, não pela cinematografia ( excelente), nem sequer pela trama, mas sim porque não seguiu este arco com O quintessencial everyman do século 20: Luke Skywalker. No universo estendido, Luke é quase um deus. Todos os jogos e literatura o tratam como um super-herói, com poderes inimagináveis. É isso o que se espera dele, afinal é isso o que se espera do protagonista de qualquer série. Mas não foi isso o que o episódio 8 fez.

No episódio 8 , Luke não é um semideus. Ele é um jedi velho, cínico, cansado. Pra muitos, isto é difícil de engolir, mas pra mim não foi, por dois motivos: um, olhei ao redor e vi que na minha vida os planos jamais vão como queremos. Os pequenos sucessos se misturam com tragédias. O primo talentoso morreu de drogas, o tio mais querido cometeu suicídio, seu pai traiu sua mãe, o presidente roubou o país.... seus heróis vão caindo um por um. Segundo, porque eu não gosto do arquetípico everyman/Jesus, isso já está batido demais. Eu entendo que muitos gostariam que Luke terminasse seu arco de tal maneira, pois começamos a acompanhar a estória quando éramos crianças e portanto é com olhos de criança que vemos o filme, mas eu não faço questão e não preciso disso. Entendo perfeitamente como muitos precisam. Entendo perfeitamente como muitos querem ver Luke ser o onisciente e perfeitamente sábio super-herói, capaz de vencer Kylo Ren e qualquer um sem o menor esforço e tendo atingido a plenitude após uma vida de acerto seguido de acerto. Isso é muito satisfatório.

Mas eu não desgosto do amargo não, e só lembro de Kamen Rider até hoje e não de Spielvan, Goggle 5, e dos outros. Eu lembro dos tristes, lembro de Flashman e Kamen Rider. Lembro quando Jiban morreu, lembro quando ao final de Cybercops Jupiter volta para seu futuro destruído ao lado de Tomoko pra lutar uma guerra já perdida. Isso é o que me marca.

Eu achei muito corajoso da parte de Rian Johnson colocar amargura e subverter as expectativas dos fãs da maior franquia midiática de todos os tempos. Eu achei realista. Luke deixou de ser Jesus pra ser humano igual ao meu pai, meus ídolos com falhas e fracassos, medos e inseguranças. Foi amargo na vida também.

Eu -entendo- como alguns não podem gostar. Acho que o amargor foi demais pra muitos. Daí não é difícil racionalizar este sentimento, alegando que Luke morreu de insolação, ou que não faz sentido uma coisa ou outra. Se o personagem é complexo, então tudo faz sentido pois ele não nos pertence e não é obrigado a agir como desejamos. Também lembro como me senti desapontado ao ver Yoda lutar com o sabre de luz. Eu não achei cool, achei supérfluo e bobo. Achei fanservice do pior tipo. Eu não sou de sentar e tentar determinar quem é mais poderoso do que quem e por quê, eu não viajo no consciente coletivo do cânon e não busco reforçá-lo ou criticá-lo com os outros. Não achei necessário ele lutar, mas como muita gente queria ver o quão forte ele seria, ganharam essa alegria.

O filme desapontou muita gente neste sentido, e eu entendo perfeitamente. Mas eu gostei do amargor. Apreciei a fraqueza de Luke, assim como sua decisão no final, e principalmente a cena da morte dele. Yoda morreu na cama e Obi-Wan se desfez em pleno ar, todos por escolha própria.

Mas estou pronto a argumentar de que isto não foi ruim, apenas amargo, e não só foi coerente como o amargor me agradou. Não é preciso que haja acordo nisso.

O lado social

Muita gente criticou as prequelas por quão irreal foi a guerra. Ao final da guerra, a celebração em vários planetas não mostrou nada devastado. Os horrores da guerra nos povos da galáxia jamais se manifestaram. A rebelião , até onde vimos, foram algumas batalhas no espaço em bases do Império ou planetas insólitos onde só havia rebeldes.

Mostrar os outros atores nisso foi uma boa idéia. Fazê-lo como foi feito não foi uma boa idéia. Estética terráquea não funcionou, o arco não foi engajante. Acho que sobre isso há consenso.

O lado racial

Quem tiver problema com a presença de negros, gordos, gagos, mulheres, como algo "excepcional" ou "irreal" é tapado e preconceituoso. Pessoas "diversas" ou "incomuns" estão entre nós e em todos os lugares e posições do mundo. Pra mim tanto faz, e se tanto fizesse pra todos, então não haveria problema nenhum. Que as pessoas se incomodem com isso, pra mim é a prova maior de que diversidade deliberada é necessária ainda.

O humor

Para alguns o filme teve humor demais. Concordo que destoou algumas vezes, mas me diverti bastante.

Rey e Kylo

Gosto da Rey. Gosto de que ela não seja ninguém. Voltamos a estaca zero. Já chega de Jesus da galáxia. O filme é sobre gente comum. No final o garoto olhando pras estrelas também não é ninguém. Somos todos ninguém. Luke não era ninguém no IV. Ótimo.

Poe

Teve um arco. Foi de piloto esquentadinho a lider da Rebelião. Achei excelente.

Seria Rey uma Mary Sue?

Não. Ela não vence Luke, ele tropeça e flutua. Não, ela não conseguiria vencê-lo, a julgar pelo duelo dele com Kylo. Ela só venceu Kylo no sabre porque ele tinha tomado um tiro de bowcaster e sido ferido por Finn. O poder dela com a Força não é nada demais. Luke treinou com Yoda por menos tempo do que ela treinou com Luke, e Luke não treinou nada com Obi-Wan. Anakin pilotava os pods sozinho. E se quiser entrar no universo expandido então há mil exemplos de gente mais poderosa do que ela sem tentar nada. Starkiller, por exemplo.

O poder dela é um pouco acima do esperado de alguém sensitivo. Já que ela vai protagonizar a série, isto é mais do que justo!



------------

Para todo ponto há um contraponto. O filme vai gerar reações em pessoas de acordo com suas espectativas. Eu creio sinceramente que o filme vai envelhecer muito bem, e ganhar status com o passar do tempo como um dos mais maduros e interessantes da série. É só minha opinião.

Abraço
É tanto argumento prolixo pra tentar esconder o simples.

Luke sempre foi alguém, apenas nunca soube de sua origem. É o comum que descobre sua origem e através do trabalho árduo atinge a grandeza. É tudo que o herói deve ser.

A questão não é homenagear ou não o Luke, é pegar tudo que foi desenvolvido em anos e três filmes e jogar fora. O personagem não teve qualquer coerência com a sua história.

Ele veio do nada, mas que sempre sonhou contra todas as possibilidades com as estrelas. Um jovem talentoso e batalhador, rebelde que peita seus mentores ainda que os tenha em maior estima, mas que aprende com seus erros e cresce para superar seus obstáculos. É a mais pura história de superação.

E além de tudo é um sonhador, é aquele que acredita em si e na bondade dos outros. E vai até onde for por essas convicções.

É pegar esse personagem, que teve a coragem de enfrentar os dois mais poderosos seres do universo (Sidious e Vader) sozinho, que apostou sua vida na ínfima possibilidade de conseguir redimir o Hitler do Star Wars até o final, e fazer com ele ele vislumbrasse a possibilidade de matar uma criança (seu sobrinho ainda) porque ele tem o coração mau.

Bem diferente dessa sanha de empurrar propaganda vazia que fizeram nesse filme.

Não há problema de lado social ou racial nesse filme, essa é uma pecha que querem colocar em quem não gostou.

São apenas partes muito ruins do filme. MUITO. E a japa é inútil e ainda consegue tirar o clímax de uma das cenas mais fodas que não aconteceram quando impede a redenção do Finn. E ainda tentam criar um conflito amoroso ridículo com aquele beijo deles, e como a Rey olha pro fim quando ele está ao lado da japa na nave.

E como a Rey não é Mary Sue? Tá doido?

O Kylo com tirombaço ou não, deveria ter zuluzado uma menina que nem sabia ao certo o que era a força. Ele era o estudante prodígio do Luke, e ainda teve treinamento com o Snoke com o lado negro. Zero chances ali.

Aí ele teve uma aula com o Luke, depois balançou o sabre de luz por vinte minutos sozinha e já é mestre Jedi que botou o luke de costas no chão com o sabre no gogó. Se deu melhor que ele na luta com os soldados do Snoke e quando explodem o sabre, enquanto o cuzão está desmaiado, ela acordou, pegou o sabre e fugiu.

Tenta justificar o injustificável.
“Go then, there are other worlds than these.”

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 26371
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por JackmAtAll » 02 Jan 2018 11:47

A argumentação de Luke Jesus tanto não tem nexo que ele foi justamente substituida por uma autentica Jesus, ninguem sabe origens dela, porrou o Kylo treinado do nada(Luke toma uma sova do Vaider e ainda perde a mão na primeira luta for real fora que não luta de sabre no primeiro filme), ela surgiu do nada? Luke se caga ao ver ela manipulando a força, menina aprende do nada a lutar som sabre, controla mentes e da para fazer uma lista enorme de feitos milagreiros.

Resumo, Jesus mesmo seria a Rey. kkkk
Auditor de tretas

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Paulo J. » 02 Jan 2018 12:31

JackmAtAll escreveu:
02 Jan 2018 11:47
A argumentação de Luke Jesus tanto não tem nexo que ele foi justamente substituida por uma autentica Jesus, ninguem sabe origens dela, porrou o Kylo treinado do nada(Luke toma uma sova do Vaider e ainda perde a mão na primeira luta for real fora que não luta de sabre no primeiro filme), ela surgiu do nada? Luke se caga ao ver ela manipulando a força, menina aprende do nada a lutar som sabre, controla mentes e da para fazer uma lista enorme de feitos milagreiros.

Resumo, Jesus mesmo seria a Rey. kkkk
Não se esqueça que ela pilota a nave do Han melhor que o próprio.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Vitaao
Mensagens: 1465
Registrado em: 03 Out 2014 12:41
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Vitaao » 02 Jan 2018 12:58

Esse papo do luke morrer sem levar a paz na galáxia pra mim e o mais bizarro. Nunca vai existir paz na galáxia pq a força sempre se equilibra, tanto para.o.mal quanto para o bem. Com o bem se fortalecendo o mal vai renascer, invariavelmente.

Avatar do usuário
Boxing
Mensagens: 2707
Registrado em: 02 Out 2014 12:35
Contato:

Re: STAR WARS VIII | Os Últimos Jedi - SPOILERS A PARTIR DA PÁG 27

Mensagem por Boxing » 02 Jan 2018 13:09

JackmAtAll escreveu:
02 Jan 2018 11:47
A argumentação de Luke Jesus tanto não tem nexo que ele foi justamente substituida por uma autentica Jesus, ninguem sabe origens dela, porrou o Kylo treinado do nada(Luke toma uma sova do Vaider e ainda perde a mão na primeira luta for real fora que não luta de sabre no primeiro filme), ela surgiu do nada? Luke se caga ao ver ela manipulando a força, menina aprende do nada a lutar som sabre, controla mentes e da para fazer uma lista enorme de feitos milagreiros.

Resumo, Jesus mesmo seria a Rey. kkkk
Vc pode pontuar a "lista enorme" de feitos milagreiros? pq de verdade eu não consigo ver ela TÃO OP assim...

Ela já era ninja com luta de bastão, dai pra um sabre ela leva alguma skill já... o Kylo tava bem baleado quando lutou com ela tb!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, heberbbf, Jeansl, Rasta, Turbo e 315 visitantes