Tópico de Livros

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Maestro
OSS
OSS
Contato:

Re: Tópico de Livros

Mensagem por Maestro » 05 Jun 2021 20:09

Alekson lima escreveu:
04 Jun 2021 22:04
Acabei de ler uma biografia do Napoleão Bonaparte escrita pelo Adam Zamoyski, "Napoleão: O Homem por Trás do Mito". O livro se dedica muito à formação do Napoleão, parte do seu nascimento na ilha de Ajaccio, fala dos pais e irmãos, do tempo de academia militar, do aprendizado do francês (descobri que ele começou a aprender francês somente a partir dos 10 anos de idade), das várias mulheres, da ascensão na carreira militar, primeiro como tenente até se tornar general, das primeiras batalhas, dos primeiros anos assim que assumiu o poder na França, das primeiras batalhas etc.
O livro não trata muito a respeito da guerra contra a Russia, que é ponto crucial do declínio do Napoleão, e praticamente não trata da batalha de Waterloo, que representa o golpe fatal na sua carreira. Para quem se interessa muito por essas duas campanhas, melhor procurar livros específicos, o Bernard Cornwell escreveu um sobre Waterloo, e nos Miseráveis o Victor Hugo trata em detalhes dessa batalha, na edição que eu li da companhia das letras eram mais de 100 páginas só sobre isso (quem já leu os miseraveis sabe que o Victor Hugo faz muitas pausas na história para falar de política, religião, política, esgoto de paris kkkkk).
Sobre a biografia, apesar do historiador ser britânico, é inegável que ele é um pouco tendencioso a favor do Napoleão e contra os próprios britânicos, mas nada que prejudique a qualidade da obra, que é ótima. Achei bem interessante saber da história do Napoleão desde o início, e da carreira política.
Napoleão sempre teve um péssimo francês, tanto que muitos adversários para diminui-lo pronunciavam seu nome em italiano para provoca-lo.

Fora o papo de que a certidão dele foi trocada com a do irmão, José, nascido em 1767 por conta do nascimento, (Napoleão nasceu em 1769, a Córsega se tornou território francês oficialmente no mesmo ano, as pretensões ao topo do mesmo seriam enormemente enfraquecidas caso ele não fosse visto como francês "legítimo".

Num tempo onde a França estava desiludida tanto com a monarquia, quanto com a loucura política(os caras tiveram o inferno de intrigas políticas referentes a uns 100 anos em pouco mais de 10) o militar, diferenciado, foi visto como uma opção viável.

É uma história fascinante, muito pela riqueza de detalhes, pouquíssimas as figuras que tiveram a mesma atenção da história.

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 06 Jul 2021 22:18

Estou lendo o volume 2 de escravidão, do Laurentino Gomes. Considero que o livro é sobre história do Brasil com um enfoque maior da escravidão, pois não tem como dissociar uma coisa da outra, afinal nosso país dependia totalmente da escravidão.
Tenho outros dois livros de escravidão para ler, Manual Jurídico da Escravidão, volumes 1 e 2, do André Barreto Campello. Uma das poucas obras no mercado que analisa a escravidão do ponto jurídico.

Sambo
Contato:

Mensagem por Sambo » 10 Ago 2021 19:51

Comprei o super atletas... best seller do new york times se não tiver enganado... 79 conto usado... antes sempre tava na faixa de 200 conto pra cima
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 11 Ago 2021 00:09

Alekson lima escreveu:
06 Jul 2021 22:18
Estou lendo o volume 2 de escravidão, do Laurentino Gomes. Considero que o livro é sobre história do Brasil com um enfoque maior da escravidão, pois não tem como dissociar uma coisa da outra, afinal nosso país dependia totalmente da escravidão.
Tenho outros dois livros de escravidão para ler, Manual Jurídico da Escravidão, volumes 1 e 2, do André Barreto Campello. Uma das poucas obras no mercado que analisa a escravidão do ponto jurídico.
Dê um parecer quando finalizar.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Shakur
Contato:

Mensagem por Shakur » 16 Ago 2021 12:35

Alguém já leu "Sapiens - Uma breve história da humanidade"? Recomenda?
Nada detém a marcha inexorável do tempo!

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 16 Ago 2021 15:03

.
Msg duplicada
Editado pela última vez por FL28 em 16 Ago 2021 15:04, em um total de 1 vez.

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 16 Ago 2021 15:03

Shakur escreveu:
16 Ago 2021 12:35
Amigao meu sempre me recomendou os livros do Yuval... Outro que recomendou aqui algumas vezes foi o Malícia, se volta umas páginas deve encontrar a sugestão dele. Pretendo pegar pra ler quando sair de férias... Esse ano ta foda

Shakur
Contato:

o

Mensagem por Shakur » 16 Ago 2021 16:03

FL28 escreveu:
16 Ago 2021 15:03
Amigao meu sempre me recomendou os livros do Yuval... Outro que recomendou aqui algumas vezes foi o Malícia, se volta umas páginas deve encontrar a sugestão dele. Pretendo pegar pra ler quando sair de férias... Esse ano ta foda
Acho que vou comprar. Terminei de ler "os irmãos karamazov", que livro foda. Daí to a procura de outro que me prenda tanto quanto esse. O último livro que li foi "galveston" do nic pizzolato, gostei bastante tbm, li em 3 dias, a história prende bem sua atenção.

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: o

Mensagem por FL28 » 16 Ago 2021 17:22

Shakur escreveu:
16 Ago 2021 16:03
Acho que vou comprar. Terminei de ler "os irmãos karamazov", que livro foda. Daí to a procura de outro que me prenda tanto quanto esse. O último livro que li foi "galveston" do nic pizzolato, gostei bastante tbm, li em 3 dias, a história prende bem sua atenção.
Boa sorte entao hahahaha
Karamazov eu comecei a ler quando era bem novinho, mas nao terminei nem o primeiro livro... Eu tinha 15 anos, acho que nao tinha amadurecimento o suficiente para ler essa obra... Ainda está em minha biblioteca, pretendo pegar ele em um futuro próximo
Quando eu terminei de ler Guerra e Paz... Foram uns 3 baita livros q li na sequencia e achei todos regulares, depois do guerra e paz fica difícil.

SUICIDAL
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por SUICIDAL » 16 Ago 2021 17:56

Shakur escreveu:
16 Ago 2021 12:35
Recomendo sim. Têm umas partes mais chatas e complicadas, mas é um bom livro.
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!

The Walrus
Contato:

Re: o

Mensagem por The Walrus » 16 Ago 2021 18:01

Shakur escreveu:
16 Ago 2021 16:03
Meu autor favorito, pretendo reler Irmãos no futuro, mas estou lendo as demais obras do Fiodor, já que sua obra prima é um apanhado de personagens psicologicamente apresentados anteriormente. Recomendo "Pais e Filhos" de Ivan Turguêniev, escritor russo que foi influência para Dostoiévski.

Shakur
Contato:

Mensagem por Shakur » 16 Ago 2021 20:14

Vlw pelo feedback, rapaziada. E quem não leu ainda “os irmãos karamazov”, pode ir sem medo. São quase 1100 pág, mas você não “sente” o tempo passar. O livro é uma obra prima.

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 27 Ago 2021 20:49

Terminei Política é Para Todos, da Gabriela Prioli. Quem é formado em direito costuma ler muito sobre política, pode achar o livro meio básico, mas acho que é essa a proposta, passar conceitos básicos de política, de direito constitucional e de teoria geral do estado. É um livro pequeno, dá para ler em menos de 1 semana. Paguei R$ 44,00, achei um pouco caro.

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 30 Ago 2021 10:52

Alekson lima escreveu:
27 Ago 2021 20:49
Terminei Política é Para Todos, da Gabriela Prioli. Quem é formado em direito costuma ler muito sobre política, pode achar o livro meio básico, mas acho que é essa a proposta, passar conceitos básicos de política, de direito constitucional e de teoria geral do estado. É um livro pequeno, dá para ler em menos de 1 semana. Paguei R$ 44,00, achei um pouco caro.
Ela consegue ser imparcial no livro?

Alekson lima
Contato:

Mensagem por Alekson lima » 30 Ago 2021 20:54

jitsunaja escreveu:
30 Ago 2021 10:52
Ela consegue ser imparcial no livro?
Achei que ela conseguiu ser imparcial, o livro é muito voltado para a análise jurídica dos temas, a partir da Constituição Federal e as leis. Não costumo acompanhar a Gabriela Prioli na CNN, só fiquei sabendo que ela existia depois que vi o livro no site da companhia das letras.

Responder