É preciso diferenciar alguns tipos de área verde: jardins, parques e reservas.leofla escreveu:Na verdade não é nenhum dos dois é sim o parque estadual da pedra branca com 12.500 hectares enquanto a serra da Cantareira tem 7.900 hectares
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/M ... sta_Urbana
Jardins, que são áreas verdes muito bonitas, com foco nas flores ou no paisagismo, às vezes associadas a um palácio ou prédio público. Aí você tem o Jardim de Luxemburgo em Paris (cidade que pra mim é imbatível nesse quesito), Volksgarten, Belvedere ou Schoubrunn em Viena...
Parques urbanos,localizados no coração das cidades, onde se associa grama e árvores, mas não há mais vegetação nativa em sua maioria. Concentram grande população. Podem associar outras atrações: teatros, ginásios, etc Ex: Ibirapuera, Central Park... (são o meu tipo preferido)
Reservas: Grandes áreas, localizadas na periferia da cidade, em que você tem trilhas e muita vegetação nativa. Ex: Cantareira, Tijuca, Água Branca.
É claro que algumas áreas concentram características de uma ou outra... mas pra mim, me parece descabido querer comparar o Ibirapuera com a Tijuca... são coisas completamente diferentes. Eu por exemplo, visitei o Cantareira e não vi muita graça, achei um montão de mato, tudo bem é mata atlântica nativa, mas é um negócio que é voltado mais pra preservação do que para uso intenso pelo cidadão. Pô, gosto muito mais de um Ibirapuera, você vê muitas gatinhas, rico, pobre, atleta, sedentário, emo, RPG, o caralho a quatro,... quer ambiente mais democrático que esse?
O Rio tem a Tijuca que é fantástica, mas é muito pobre em jardins e parques... São Paulo tem muito mais: Ibirapuera (o Rio não tem uma área genuinamente urbana, de fácil acesso, como essa), Aclimação, parque do Povo, etc.