O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Humpty Dumpty
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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Humpty Dumpty » 26 Jul 2020 22:55

Bayek escreveu:
26 Jul 2020 20:28
O gasto com suspensão (molas apenas) é se vc colocar cilindros muito pesados, 18-20 m3 e seu carro for fraco a ponto de não suportar peso traseiro.

Carro hatch geralmente não aguenta isso tudo, tem que trocar as molas. E sobre a perda de espaço no porta malas, infelizmente é o preço a se pagar pela economia e durabilidade do motor, GNV é um combustível limpo, dá menos desgaste ao motor do que a mijolina brasileira. Geralmente em carros hatch, quem é fominha coloca 2 cilindros de 7,5 m3 e não perde praticamente nada na mala, mas fica pesado e precisa trocar as molas.

Um par de molas reforçadas custa 250 reais em média, isso um valor que pesquisei pra um Honda Fit 2012.

É fisicamente impossível perder 20% de potência, cara que fala isso como esse sujeito lá em cima eu nem perco meu tempo argumentando.

E porra vamos parar com esse papo de Evoque, quem tem dinheiro DE VERDADE pra comprar Evoque tá cagando pra economia, a não ser esses fodidos que compram carro parcelado e querem tirar onda, aí não tem 100 reais pra colocar de gasolina e vai lá meter GNV no carro!

GNV é pra quem roda muito, ou pra quem não roda muito mas busca economia de combustível e IPVA, simples assim.

Se o camarada não quer economizar no combustível e IPVA não coloca GNV e pronto, paga os quase 5 reais na gasolina e dependendo do carro 5 mil de IPVA! Agora vir aqui bostejar que é ruim tendo ZERO de conhecimento é foda!
Você é EStalador de kit GNV ou engenheiro mecânico?

No estudo em que postei eles colocam um carro no dinamometro e aferem essa perda de torque e potência. Lembrando que a perda de torque necessariamente implica em perda de potencia. Qual foi o problema ali? O dina tava descalibrado? O teste foi comprado pelos maléficos vendedores de "mijolina"? Mostre aqui algum teste sério no dinamômetro (que não seja feito por estalador) e daí poderá arrotar essa arrogância toda.

Aldebarã
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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Aldebarã » 26 Jul 2020 23:22

Bayek escreveu:
26 Jul 2020 20:28
O gasto com suspensão (molas apenas) é se vc colocar cilindros muito pesados, 18-20 m3 e seu carro for fraco a ponto de não suportar peso traseiro.

Carro hatch geralmente não aguenta isso tudo, tem que trocar as molas. E sobre a perda de espaço no porta malas, infelizmente é o preço a se pagar pela economia e durabilidade do motor, GNV é um combustível limpo, dá menos desgaste ao motor do que a mijolina brasileira. Geralmente em carros hatch, quem é fominha coloca 2 cilindros de 7,5 m3 e não perde praticamente nada na mala, mas fica pesado e precisa trocar as molas.

Um par de molas reforçadas custa 250 reais em média, isso um valor que pesquisei pra um Honda Fit 2012.

É fisicamente impossível perder 20% de potência, cara que fala isso como esse sujeito lá em cima eu nem perco meu tempo argumentando.

E porra vamos parar com esse papo de Evoque, quem tem dinheiro DE VERDADE pra comprar Evoque tá cagando pra economia, a não ser esses fodidos que compram carro parcelado e querem tirar onda, aí não tem 100 reais pra colocar de gasolina e vai lá meter GNV no carro!

GNV é pra quem roda muito, ou pra quem não roda muito mas busca economia de combustível e IPVA, simples assim.

Se o camarada não quer economizar no combustível e IPVA não coloca GNV e pronto, paga os quase 5 reais na gasolina e dependendo do carro 5 mil de IPVA! Agora vir aqui bostejar que é ruim tendo ZERO de conhecimento é foda!
Brother, sou mecânico, vai por mim. Apaga isso, sério.
Team Cara de Sapato :gunthug:

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Humpty Dumpty » 26 Jul 2020 23:46

Aldebarã escreveu:
26 Jul 2020 23:22
Brother, sou mecânico, vai por mim. Apaga isso, sério.
O cara é vendedor de kit GNV, só pode. :))

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Fpmg
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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Fpmg » 27 Jul 2020 00:16

Bayek escreveu:
26 Jul 2020 20:28
O gasto com suspensão (molas apenas) é se vc colocar cilindros muito pesados, 18-20 m3 e seu carro for fraco a ponto de não suportar peso traseiro.

Carro hatch geralmente não aguenta isso tudo, tem que trocar as molas. E sobre a perda de espaço no porta malas, infelizmente é o preço a se pagar pela economia e durabilidade do motor, GNV é um combustível limpo, dá menos desgaste ao motor do que a mijolina brasileira. Geralmente em carros hatch, quem é fominha coloca 2 cilindros de 7,5 m3 e não perde praticamente nada na mala, mas fica pesado e precisa trocar as molas.

Um par de molas reforçadas custa 250 reais em média, isso um valor que pesquisei pra um Honda Fit 2012.

É fisicamente impossível perder 20% de potência, cara que fala isso como esse sujeito lá em cima eu nem perco meu tempo argumentando.

E porra vamos parar com esse papo de Evoque, quem tem dinheiro DE VERDADE pra comprar Evoque tá cagando pra economia, a não ser esses fodidos que compram carro parcelado e querem tirar onda, aí não tem 100 reais pra colocar de gasolina e vai lá meter GNV no carro!

GNV é pra quem roda muito, ou pra quem não roda muito mas busca economia de combustível e IPVA, simples assim.

Se o camarada não quer economizar no combustível e IPVA não coloca GNV e pronto, paga os quase 5 reais na gasolina e dependendo do carro 5 mil de IPVA! Agora vir aqui bostejar que é ruim tendo ZERO de conhecimento é foda!
Ta zoando né? Em todo carro com gnv, o cabeçote abre o bico com 200mil km, meu Gran Siena abriu, o Cobalt de um amigo tbm, o Fluence de outro camarada, todos instalados em diferentes instaladoras e de diferentes marcas, o meu era BRC, que dizem ser a melhor, gnv é seco, resseca componentes do motor, cabeçote não aguenta, tanto que o Siena Tetrafuel sai de fábrica com cabeçote reforçado por isso.

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por didigo » 27 Jul 2020 06:39

Fpmg escreveu:
27 Jul 2020 00:16
Ta zoando né? Em todo carro com gnv, o cabeçote abre o bico com 200mil km, meu Gran Siena abriu, o Cobalt de um amigo tbm, o Fluence de outro camarada, todos instalados em diferentes instaladoras e de diferentes marcas, o meu era BRC, que dizem ser a melhor, gnv é seco, resseca componentes do motor, cabeçote não aguenta, tanto que o Siena Tetrafuel sai de fábrica com cabeçote reforçado por isso.
Três carros e vc generaliza para todos? Sendo que citou a bomba do fluence. ..
.
Tenho milhões de conhecidos que dão passo no cabeçote e nunca tiveram gnv, isso n significa nsda, trata-se de uma peça e uma hora irá precisar de manutenção.

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Bayek » 27 Jul 2020 09:04

Aldebarã escreveu:
26 Jul 2020 23:22
Brother, sou mecânico, vai por mim. Apaga isso, sério.
Então argumenta ué, só vir aqui falar isso não adianta nada.

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Bayek
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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Bayek » 27 Jul 2020 09:09

didigo escreveu:
27 Jul 2020 06:39
Três carros e vc generaliza para todos? Sendo que citou a bomba do fluence. ..
.
Tenho milhões de conhecidos que dão passo no cabeçote e nunca tiveram gnv, isso n significa nsda, trata-se de uma peça e uma hora irá precisar de manutenção.
Manolo anda a vida toda no etanol, que apesar de mais limpo que a mijolina, contem ÁGUA, que é extremamente prejudicial ao motor!

Vê se stock car, nascar, F1 e outros usam etanol? Não! Ah mas pq não usam GNV? Pq são veículos de alta performance, coisa que o GNV não proporciona, além do peso extra do cilindro!

GNV e alta performance/riqueza não combinam, já falei e repito: GNV é pra quem quer economizar porra, nego parece que se faz de idiota, mas devo isso a anos de doutrinação Paulo Freire nas escolas, um país onde 3 em cada 10 pessoas são analfabetos funcionais.

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Bayek
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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Bayek » 27 Jul 2020 09:14

Humpty Dumpty escreveu:
26 Jul 2020 22:55
Você é EStalador de kit GNV ou engenheiro mecânico?

No estudo em que postei eles colocam um carro no dinamometro e aferem essa perda de torque e potência. Lembrando que a perda de torque necessariamente implica em perda de potencia. Qual foi o problema ali? O dina tava descalibrado? O teste foi comprado pelos maléficos vendedores de "mijolina"? Mostre aqui algum teste sério no dinamômetro (que não seja feito por estalador) e daí poderá arrotar essa arrogância toda.
Ta aí:

phpBB [video]


ah mas é canal de "estalador" (que palavra é essa?).

Carro com GNV de fábrica.

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Fpmg » 27 Jul 2020 11:18

didigo escreveu:
27 Jul 2020 06:39
Três carros e vc generaliza para todos? Sendo que citou a bomba do fluence. ..
.
Tenho milhões de conhecidos que dão passo no cabeçote e nunca tiveram gnv, isso n significa nsda, trata-se de uma peça e uma hora irá precisar de manutenção.
Eu dei 3 de exemplo, conheço muito mais, a própria retifica que fez o cabeçote disse a mesma coisa, gnv vai abrir o bico do cabeçote lá pelos 200mil km, um pouco mais ou menos. Fluence bomba aonde? Mecânica consagrada 2.0 da Renault, câmbio cvt, pode ser uma escola de samba no acabamento, mas em termos de mecânica é um dos mais confiáveis dos franceses.

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Bayek
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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Bayek » 27 Jul 2020 11:51

Fpmg escreveu:
27 Jul 2020 11:18
Eu dei 3 de exemplo, conheço muito mais, a própria retifica que fez o cabeçote disse a mesma coisa, gnv vai abrir o bico do cabeçote lá pelos 200mil km, um pouco mais ou menos. Fluence bomba aonde? Mecânica consagrada 2.0 da Renault, câmbio cvt, pode ser uma escola de samba no acabamento, mas em termos de mecânica é um dos mais confiáveis dos franceses.
Primeiro de tudo, qual era a geração do kit?

3ª geração tem nego que nem gasolina bota, deixando o motor extremamente seco, já o 5ª geração OBRIGATORIAMENTE liga na mijolina e só quando o carro esquenta que ele passa pro GNV, diminuindo bastante o ressecamento.

Outra coisa que recomendo é andar pelo menos 100km por mês na mijolina, justamente pra evitar esse problema.

GNV não fode o motor, pelo contrário, fica a seu critério acreditar ou não.

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... a-o-motor/

Explicação:
Spoiler:
Será que o GNV estraga o motor? Primeiro temos que saber o que é GNV. O GNV ou Gás Natural Veicular é um combustível derivado do petróleo que é amplamente usado em algumas regiões do mundo, sendo um combustível bem mais limpo que a gasolina e o óleo diesel, tendo baixa emissão e custo menor de aquisição do metro cúbico do produto.

O assunto ainda é pauta para discussão, mas está mais relacionado com as vantagens e desvantagens de se utilizar o GNV. Afinal, nem tudo são flores no uso de qualquer combustível que seja. Assim, este artigo procurará responder sobre essa questão importante.

GNV estraga o motor?
Independente das vantagens e desvantagens do uso do GNV, o gás natural veicular não estraga o motor. Vejamos o motivo.

Basicamente, o gás natural veicular é um combustível muito mais limpo que a gasolina e por consequência possui menos impurezas que possam danificar peças e componentes que estão em contato com ele, reduzindo a formação de depósitos e a corrosão, especialmente porque não tem como se misturar com a água, como é o caso da gasolina.

Por manter as partes do motor “secas”, o GNV permite que os dutos fiquem mais limpos e livres de ação nociva de combustíveis líquidos, tanto da gasolina quanto do etanol, sendo que este último pode ainda conter um alto nível de água, bem como propriedades químicas altamente corrosivas, apesar de os motores modernos Flex serem projetados para suportar essa característica do produto.

De qualquer forma, ele não é só mais limpo nos aspectos ambientais, como também o GNV é mais econômico em termos financeiros e em manutenção. Porém, existem algumas cuidados que se deve tomar neste último caso, em virtude de algumas características da utilização do gás natural veicular.

Antes, vejamos como ele é utilizado aqui e lá fora.

Manutenção
Um motor adaptado para uso com GNV requer manutenção diferenciada. Especialistas apontam para uma redução na vida útil das velas de ignição, cuja troca varia de 30.000 a 40.000 km normalmente. No caso do gás natural veicular, o tempo para substituição das mesmas cai para 15 mil km em média.

Outro ponto, no entanto, é que o óleo lubrificante dura mais que no uso com gasolina e etanol, visto que o GNV não entra em contato com este produto, importante para o funcionamento do motor, aumentando assim sua vida útil, geralmente acrescentando algo entre 1.000 e 2.000 km o tempo de troca do fluído.

Além disso, a formação de depósitos na câmara de combustão é reduzida pelo motivo já citado mais acima, garantindo maior vida útil ao motor. Porém, o uso prolongado do GNV pode acarretar em um problema.

O etanol ou gasolina contidos no tanque e necessários para a partida a frio do propulsor, envelhecerão rapidamente e perderão suas propriedades, reduzindo a eficiência e provocando um acúmulo de resíduos no tanque e motor.

Mas, de qualquer forma, o GNV garante um prolongamento de vida útil no geral, especialmente para o escapamento, estimado em 20% a mais. Porém, para que isso ocorra, é necessário manutenção constante e uma adaptação de qualidade e segurança, atestada pelo Inmetro. Com isso o GNV estraga o motor só se a manutenção não for feita.

Adaptação
Boa parte dos problemas que falam sobre o uso do GNV vem da instalação. O recomendado é adquirir um kit certificado pelo Inmetro e instalado em oficinas credenciadas pelo instituto. Seu custo vai variar de acordo com o serviço e tecnologia, indo de R$ 1.500 a R$ 6.000, mais ou menos.

Fazer a instalação de forma certificada é estar colocando um equipamento de qualidade e segurança a bordo do veículo. Feito isso, o recomendável é sempre estar em dia com a manutenção e, logicamente, rodar o máximo possível para que a vantagem financeira seja realmente obtida.

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Fpmg
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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Fpmg » 27 Jul 2020 12:12

Bayek escreveu:
27 Jul 2020 11:51
Primeiro de tudo, qual era a geração do kit?

3ª geração tem nego que nem gasolina bota, deixando o motor extremamente seco, já o 5ª geração OBRIGATORIAMENTE liga na mijolina e só quando o carro esquenta que ele passa pro GNV, diminuindo bastante o ressecamento.

Outra coisa que recomendo é andar pelo menos 100km por mês na mijolina, justamente pra evitar esse problema.

GNV não fode o motor, pelo contrário, fica a seu critério acreditar ou não.

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... a-o-motor/

Explicação:
Spoiler:
Será que o GNV estraga o motor? Primeiro temos que saber o que é GNV. O GNV ou Gás Natural Veicular é um combustível derivado do petróleo que é amplamente usado em algumas regiões do mundo, sendo um combustível bem mais limpo que a gasolina e o óleo diesel, tendo baixa emissão e custo menor de aquisição do metro cúbico do produto.

O assunto ainda é pauta para discussão, mas está mais relacionado com as vantagens e desvantagens de se utilizar o GNV. Afinal, nem tudo são flores no uso de qualquer combustível que seja. Assim, este artigo procurará responder sobre essa questão importante.

GNV estraga o motor?
Independente das vantagens e desvantagens do uso do GNV, o gás natural veicular não estraga o motor. Vejamos o motivo.

Basicamente, o gás natural veicular é um combustível muito mais limpo que a gasolina e por consequência possui menos impurezas que possam danificar peças e componentes que estão em contato com ele, reduzindo a formação de depósitos e a corrosão, especialmente porque não tem como se misturar com a água, como é o caso da gasolina.

Por manter as partes do motor “secas”, o GNV permite que os dutos fiquem mais limpos e livres de ação nociva de combustíveis líquidos, tanto da gasolina quanto do etanol, sendo que este último pode ainda conter um alto nível de água, bem como propriedades químicas altamente corrosivas, apesar de os motores modernos Flex serem projetados para suportar essa característica do produto.

De qualquer forma, ele não é só mais limpo nos aspectos ambientais, como também o GNV é mais econômico em termos financeiros e em manutenção. Porém, existem algumas cuidados que se deve tomar neste último caso, em virtude de algumas características da utilização do gás natural veicular.

Antes, vejamos como ele é utilizado aqui e lá fora.

Manutenção
Um motor adaptado para uso com GNV requer manutenção diferenciada. Especialistas apontam para uma redução na vida útil das velas de ignição, cuja troca varia de 30.000 a 40.000 km normalmente. No caso do gás natural veicular, o tempo para substituição das mesmas cai para 15 mil km em média.

Outro ponto, no entanto, é que o óleo lubrificante dura mais que no uso com gasolina e etanol, visto que o GNV não entra em contato com este produto, importante para o funcionamento do motor, aumentando assim sua vida útil, geralmente acrescentando algo entre 1.000 e 2.000 km o tempo de troca do fluído.

Além disso, a formação de depósitos na câmara de combustão é reduzida pelo motivo já citado mais acima, garantindo maior vida útil ao motor. Porém, o uso prolongado do GNV pode acarretar em um problema.

O etanol ou gasolina contidos no tanque e necessários para a partida a frio do propulsor, envelhecerão rapidamente e perderão suas propriedades, reduzindo a eficiência e provocando um acúmulo de resíduos no tanque e motor.

Mas, de qualquer forma, o GNV garante um prolongamento de vida útil no geral, especialmente para o escapamento, estimado em 20% a mais. Porém, para que isso ocorra, é necessário manutenção constante e uma adaptação de qualidade e segurança, atestada pelo Inmetro. Com isso o GNV estraga o motor só se a manutenção não for feita.

Adaptação
Boa parte dos problemas que falam sobre o uso do GNV vem da instalação. O recomendado é adquirir um kit certificado pelo Inmetro e instalado em oficinas credenciadas pelo instituto. Seu custo vai variar de acordo com o serviço e tecnologia, indo de R$ 1.500 a R$ 6.000, mais ou menos.

Fazer a instalação de forma certificada é estar colocando um equipamento de qualidade e segurança a bordo do veículo. Feito isso, o recomendável é sempre estar em dia com a manutenção e, logicamente, rodar o máximo possível para que a vantagem financeira seja realmente obtida.
O meu era de 5ª geração, gnv é pra quem roda muito e tem um carro com alto consumo de gasolina, podem falar o que for, é uma gambiarra feita no carro, se vier de fábrica, projetado para isso, reforçado, até vá lá, eu daria um voto de confiança, do contrário, é uma gambiarra feita no carro que diminui a vida útil.

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Bayek » 27 Jul 2020 13:30

Fpmg escreveu:
27 Jul 2020 12:12
O meu era de 5ª geração, gnv é pra quem roda muito e tem um carro com alto consumo de gasolina, podem falar o que for, é uma gambiarra feita no carro, se vier de fábrica, projetado para isso, reforçado, até vá lá, eu daria um voto de confiança, do contrário, é uma gambiarra feita no carro que diminui a vida útil.
Tá cara, sua opinião é um fato incontestável, já entendemos isso.

E não, não diminui vida útil alguma.

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por ATARI » 27 Jul 2020 16:57

Na minha opinião estão todos meio certos e errados, uma verdade é que se for do RJ, e ande bastante (acima de 100km) vc precisa de GNV, gasolina à 5 reais e aqui geral anda com ar ligado toda hora.
Agora falar que não muda nada etc, eu não concordo estou tirando um extra de 99 e o carro roda bem ruim no GNV luz amarela acendeu, perde no chutometro uns 10/15%.
Mas fora rodar pior, nunca gastei nenhuma fortuna relacionado ao GNV, no final compensa para mim.

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Bayek » 27 Jul 2020 17:52

ATARI escreveu:
27 Jul 2020 16:57
Na minha opinião estão todos meio certos e errados, uma verdade é que se for do RJ, e ande bastante (acima de 100km) vc precisa de GNV, gasolina à 5 reais e aqui geral anda com ar ligado toda hora.
Agora falar que não muda nada etc, eu não concordo estou tirando um extra de 99 e o carro roda bem ruim no GNV luz amarela acendeu, perde no chutometro uns 10/15%.
Mas fora rodar pior, nunca gastei nenhuma fortuna relacionado ao GNV, no final compensa para mim.
Tua sonda lambda foi pro saco e a culpa é do GNV.

GNV tá igual o Bolsonaro, tudo é culpa do cara, óleo no oceano, clima, nuvem de gafanhoto, vírus chinês...

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Re: O sistema GNV em carros é realmente mais econômico?

Mensagem por Fpmg » 27 Jul 2020 17:53

Bayek escreveu:
27 Jul 2020 17:52
Tua sonda lambda foi pro saco e a culpa é do GNV.

GNV tá igual o Bolsonaro, tudo é culpa do cara, óleo no oceano, clima, nuvem de gafanhoto, vírus chinês...
Nem tanto, mas que muito dos problemas de motor são relacionados a gambiarra do gnv, isso é.
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não pegue ar

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